Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Esta privatização da participação de 21,5% do Estado na EDP foi provavelmente o negócio mais simples e fácil de fazer de todas as privatizações previstas que vão acontecer.
Qualquer das propostas era boa em termos de valores, com algumas pequenas diferenças nas contrapartidas e clausulas.
Optou-se pela proposta dos chineses que se cumprirem integralmente as contrapartidas, poderão empurrar Portugal para fora da crise. Agora só depende do Governo em "espremer" esta venda ao máximo para conseguir trazer o dinheiro da China para investir no país.
Por alguns comentários que leio, acho que a grande generalidade da população anda iludida com o valor actual das empresas públicas portuguesas e respectivas privatizações. Já aconteceu com o BPN (um autêntico buraco), com a EDP (altamente endividada embora com grandes lucros), vai acontecer o mesmo com a REN, CP, TAP e RTP (falando das mais mediáticas e conhecidas). Achamos todos que estamos a vender diamantes e jóias da coroa, mas podem ter a certeza que qualquer investidor interessado nas privatizações portuguesas, vai fazer as contas várias vezes para ver se compensa comprar as empresas públicas portuguesas. Todas elas, sem excepção, são negócios arriscados no panorama económico mundial actual.
As empresas públicas portuguesas estão altamente endividadas porque contraíram montantes avultados de créditos, oferecendo garantias do Estado. No entanto, o Estado faliu e deixou de ser um fiador/avalista/parceiro sólido e viável aos olhos das instituições financeiras. Logo, a partir daí, o crédito acabou, e estas empresas não têm lucros suficientes para conseguir pagar as suas dívidas, nem poder suficiente para renegociar os créditos contraídos. A juntar a tudo isto, muitas destas empresas têm ou tiveram modelos de negócios ultrapassados e estratégias ruinosas. (CP é um caso gritante).
Respondendo a esta pergunta:
O Estado, actualmente falido e a precisar de dinheiro como pão para a boca, para regularizar as suas contas para evitar males maiores, acordou com os seus financiadores (Troika) em despachar tudo o que dá prejuízo (em que o accionista Estado tem cobrir com fundos próprios que não possui), e infelizmente, também as empresas que dão lucros (porque na realidade, estas privatizações é que colocam dinheiro dentro do país).
Não é pecado o Estado ter acções, mas como qualquer accionista, quando as empresas estão mal, os accionistas têm de entrar com dinheiro ou suportar os prejuízos ou mesmo possíveis falências. Actualmente o Estado não pode nem entrar com dinheiro, nem suportar mais prejuízos...
Desculpem o longo post, mas espero ter sido explicito.
Let me google that for youBoas pessoal, apesar de ter bastante curiosidade e interesse neste meio (Bolsa e investimento), eu não pesco nada! nem sequer consigo perceber!
Será que alguém me poderia dar umas dicas de como é que funciona a bolsa etc....e ex´s...
é que eu na maior parte das vezes para perceber uma coisa, têm mesmo que me fazer um desenho( estou a falar a sério, acontece-me montes de vezes)
Também Peço muitas desculpas por tamanha ignorância!
Cumps
Boas TiagoLeal, obrigado pela ajuda;
Mas eu gostaria mesmo de saber como funciona, o porquê? de certas coisas, porque valoriza e porque desvaloriza, etc...
o melhor mesmo é falar por PM, para não encher o Tópico com as minhas Dúvidas e perguntas!
Cumps
Face à incerteza do Euro e para não ter "os ovos todos no mesmo saco", que pensam de investir em moeda estrangeira, dolares, francos suiços, coroa norueguesa, yuan chineses, reais brasileiros, qual o melhor ?
Bancos nunca colocaram tanto dinheiro no BCE em depósitos overnight desde o início do euro- Banca & Finanças - Jornal de negócios online
Interessantes os tempos actuais.
O BCE empresta 500 milhões a vários bancos de forma a aumentar a confiança e a estimular empréstimos.
Na semana seguinte os bancos depositam 700 milhões no BCE, pq preferem esta solução em vez de emprestarem aos outros bancos...:sh)
(Para conhecedores):
![]()
Cumprimentos.
Nuno156,
Não percebi a relação com o meu meme.
Cumprimentos.
Caro,
Mas pode explicar qual por favor, duma vez por todas?
O fórum tem algum tópico sobre mercados (para não fazermos mais OT)?
Se tiver, responda lá, s.f.f. Caso contrário mande pm, se assim o entender, claro.
Obrigado, de qualquer das formas.
Cumprimentos.
Nuno156,Caro,
Obrigado! Agora podia explicar lá a relação entre um meme e o outro, por favor.
Cumprimentos.
Nuno156,
Ficaria agradecido (sério). ; )
Cumprimentos.
Caro,No tópico onde coloquei esse post, a avaliar pelos likes que deram ao post, houve uns quantos
que perceberam pelo menos parte da piada. Aqui deve haver mais uns quantos a compreender.
Pode ser que alguém explique, mas a realidade é que só vais efectivamente compreender
daqui a uns 10 anos, mesmo que alguém dê uma explicação.
Tem a ver com as fases do conhecimento, e essas só o tempo (cerca de 10 anos) consegue
mudar.
Entretanto...
- procura saber mais sobre WISDOM, KNOWLEDGE e EXPERIENCE
- não estejas tão seguro sobre os teus conhecimentos bolsistas
Boas.
Onde investir 15.000€ por um ano?
Estava a pensar no "deposito já" do Millennium BCP, 4.5% por um ano.
Nuno156,
Investe ou já investiu em algum mercado?
Cumprimentos.
Caro,Este ano ainda não.