Tomix,
A minha carteira é, tradicionalmente composta [variando no tempo], por um 'mix' de acções com particular predominância no investimento em empresas-plataforma, tecnológicas, sector bancário e petroliferas que, com especial relevo, operem maioritariamente na Europa, USA, países emergentes e de leste.
Não defino, ao nivel da rentabilidade, algo que possa ser apelidado por esse nome, o maior de todos é manter, no tempo, os ganhos com um mínimo de consistência e segurança [isto é uma heresia em relação a
tudo o que se faz, IMO, inclusive, se não mais, o trabalho por conta de outrém, mas Ok].
Invisto, com especial relevância, no principio ['long'] e fim dos
Bull's ['short'] e é, por tradição, quando mais dinheiro emprestado peço [ou dou tal passo com mais facilidade].
Tenho um horizonte de médio, longo prazo, no entanto, se, no momento, tomar como favorável, não deixo, também, de investir [especular para muitos], no curto [quantas vezes o faço].
Na 'G'rande maioria das situações, faço uso de médias-baixas alavancagens e 'N'unca invisto sem stop's 'B'em 'D'efinidos antes, baseado nas euforias, 'conselhos' ou medos de quem fôr nem em 'small cap's'.
Queres dar um exemplo onde aplicar?
Neste momento apenas quero segurar capital e não crescer pois não me apetece grandes riscos, mas este é o tópico errado para se discutir isto
Tem razão, respondo-lhe no outro tópico, mas não espere nada em concreto, não quero ficar com o Nuno156 e o user Tomix 'agarrados à perna'. [

][

] ; )
JDEM,
Não posso, pois a meu ver não faz sentido, dar sugestões concretas onde investir, fica, no entanto, a sugestão de replicar uma carteira com composição e estratégia [já descritos] baseada/semelhante na/à minha.
Cash @ 5/01/2012, 68.567€ / +52.34% average 2011 / +7.598€ December.
Mais importante, para mim, que isso, com um pagamento de impostos sobre o rendimento de [bem] menos de 1/2 do que pagava enquanto trabalhador por conta de outrém [!].
Sobre as despesas também reduzi moderadamente a média dispendida em tal 'categoria', chamemos-lhe assim, mas tal não possui, a meu ver, [particular] relevância para o caso/tópico.
Cumprimentos.