Bolsa e investimentos

Essas decisões são complexas e dependem do "dono do dinheiro". Num cenário em que o dinheiro é teu ( e só teu) tudo se torna mais simples e podes facilmente gerí-lo como te apetecer. Tratando-se duma quantia destas, as menores mais valias não devem ser problema uma vez que se isso fosse importante, o dinheiro estaria certamente investido em aplicações mais diversificadas de risco +- maior e não nos colocarias a questão a nós.[;)]

Num cenário em que é dinheiro de outras pessoas, o caso muda de figura pois assumes um papel ingrato e arriscado de pseudo-gestor de conta. Isso é péssimo pois em caso de problema és tu o culpado da desgraça mas em caso da mais valia ser baixa, é tb tu o burro que está a fazer perder dinheiro. [:D]

Em qualquer dos casos, estamos num momento em que se devem espalhar os ovos. Nunca antes na história isso foi assim tão obvio.

Não é que não seja importante, mas estou satisfeito com as mais valias que tenho vindo a obter. Mas tenho perfeita noção que poderiam ser mais altas, no entanto também mais suscetíveis ao risco..e eu sou um tipo convervador [:D]

Em relação aos bancos que oferecem 7%..desconheço [:D]

Hj foi um sell off à moda antiga. Alguém sabe algo que eu não sei, mas pressinto que vá ficar a saber brevemente...

Hj foi um sell off à moda antiga. Alguém sabe algo que eu não sei, mas pressinto que vá ficar a saber brevemente...

Também estou curioso. Não me parece que tenha algo a ver com a decisão do TC... Os bancos foi quem mais sofreu...

Que ha info relevante para conhecer nos próximo dias, nao tenho duvidas nenhumas.

assim de repente, diria o mais obvio, que o TC vai chumbar o orçamento, e que o Passos Coelho, se vai demitir, abrindo caminho a um 2o resgate. Se isso acontecer, os juros da divida devem subir em flecha, e quem tem muito desse activo, vai ser penalizado. O BES enquadra se neste perfil.

mas nao sei porque, acho que deve ser outra coisa, porque o BES tem perdido muito mais que BCP e BPI. Sera que e desta que o BES vai pedir dinheiro ao estado? Resta aguardar...

É o efeito-Chipre. Isto já andava tudo a entrar no eixos no mercado monetário interbancário mas tinham que vir os iluminados do Eurogrupo mexer na ferida outra vez. Com amigos destes... O MMI/SG tem estado um caos. Diz-se que há bancos com dificuldade em fechar as suas posições no final do dia. Não sei se isso é verdade mas sei que tenho tido dificuldades em obter liquidez para fazer umas operações que noutras alturas seriam de rotina. E as Euribor parece que estao outra vez a ser fixadas administrativamente. Mas, enfim, não há-de ser nada. O Euro já passou por fazes bem mais loucas nos últimos 5 anos.

A questão dos juros da dívida continua a ser muito mal explicada porque Itália está sem governo há semanas, não há solução à vista e as taxas de juros apesar de ligeiramente pressionadas não aconteceu a catástrofe que muitos previam. E que era natural que acontecesse se analisarmos bem a situação política Italiana....

Deus queira que não sejamos "Chiprados", pelo menos até Setembro. A partir daí podem fazer o que quiserem porque para mim será indiferente.

Last edited:
Prefiro não dizer. É um banco qualquer de outro país do Norte, nada de especial, basta pesquisares os países com economia mais forte, pesquisar os bancos e seu ratings e escolher aquele que exige menos papelada e que tenha opção de comunicação em Inglês e contas para não residentes ( nem sempre é o caso).[;)]

Curiosamente o sistema de login no netbanking é mais elaborado do que os dos bancos nacionais e inclui uma chave hardware token.

Nota curiosa: foi mais fácil de abrir conta lá do que em Portugal. Contudo, fizeram-me perguntas estranhas e assinar um disclaimer bastante elaborado.

Por exemplo não convém receber transferências de contas que não estejam em meu nome pois podem depois bloquear contas ao abrigo dum legislação qq de anti-branqueamento até ser esclarecida a origem do capital.
Perguntaram-me o nome do banco e conta a partir do qual eu iria efetuar transferências ( partem do pressuposto que recebo vencimento nesse banco).

Não é como abrir conta na suíça onde ng pergunta nada. [;)]

Em relação à abertura de contas no UK, devo em principio ir hoje ao Barclays ( balcão) ver como é o esquema e se necessário passo para lá conta ordenado.

Daquilo que vi ( na net) parece-m bastante mais complicado abrir conta no UK ( lloyds, Barclays etc) do que na zona €. Por isso é que vou ao balcão...

Holandês? Que começa com a letra I?[:D]

Esse sell off que estão a falar, de que empresas foi, principalmente?

Principalmentre dos bancos, mas todas sofreram e bem.

Entretanto hj o mercado está a dar um sinal excelente ao ter voltado agora à zona dos 5700, a qual, para os seguidores de análise técnica, configura a grande diferença entre bear e bull.

No entanto interessará sobretudo o valor de fecho de hj, por isso ainda é cedo para tirar grandes ilações definitivas.

De acordo com o site da DECO dizem que mais valias que podemos ter em aplicações em bancos fora de Portugal devem ser declarada no IRS em Portugal havendo portanto dupla tributação ( no pais onde está o cacau e cá)

Isso ainda é assim?
Não forma de escapar...[:D]

Principalmentre dos bancos, mas todas sofreram e bem.

Entretanto hj o mercado está a dar um sinal excelente ao ter voltado agora à zona dos 5700, a qual, para os seguidores de análise técnica, configura a grande diferença entre bear e bull.

No entanto interessará sobretudo o valor de fecho de hj, por isso ainda é cedo para tirar grandes ilações definitivas.

Parece que foi sol de pouca dura.
Hoje já entrou novamente em modo descendente á espera da decisão do TC e também das varias noticias sobre dificuldades da banca em vários países, nomeadamente Espanha e UK.

De acordo com o site da DECO dizem que mais valias que podemos ter em aplicações em bancos fora de Portugal devem ser declarada no IRS em Portugal havendo portanto dupla tributação ( no pais onde está o cacau e cá)

Isso ainda é assim?
Não forma de escapar...[:D]

As coisas não são bem assim. Vamos lá ver se eu não digo nenhuma asneira porque a Fiscalidade não é a minha especialidade, mas as coisas funcionam genericamente do seguinte modo:

Em primeiro lugar, aos olhos da lei tu tens sempre a obrigação de declarar no teu território de residência todos os teus rendimentos, incluindo os que foram obtidos no estrangeiro. Mas como é lógico, se não houver risco do fisco vir a saber nada, só declara quem quer (veja-se o caso do Ricardo Salgado e os seus 8,5Mio).

No caso das contas bancárias no estrangeiro há que diferenciar 2 situações diferentes:
1) Contas em países signatários da Directiva da Poupança (UE + Suiça + Luxemburgo e mais uns 3 ou 4)
2) Contas em países terceiros

No caso 2) a melhor opção é pagar os impostos locais e esquecer o assunto. Não se declara nada ao fisco nacional e estes países também não vão informar o fisco nacional de nada. Excepto no caso de ser o Fisco a pedir formalmente informação específica sobre a pessoa A ou B, e aí é possível que a informação seja obtida, mas depende do país. De todo o modo isto só sucede se estiveres a ser investigado pelo fisco.

No caso 1) tens 2 opções:
a) Ou optas pelo englobamento dos rendimentos no teu IRS, e nesse caso pagas zero no país onde tens a conta, mas és obrigado a declarar no teu IRS esses rendimentos e englobar esses rendimentos no teu rendimento total.

b) Ou optas por pagar a taxa liberatória do país em causa, sendo que neste caso o Fisco português tem o direito de te cobrar o diferencial (se for positivo) entre a taxa paga lá e a de cá. Por exemplo, no caso de Inglaterra, a taxa liberatória é de 20%. Como em Portugal é de 28%, neste regime o Fisco português pode cobrar-te os 8% em falta.

Em ambos os casos, sendo países signatários da Directiva da Poupança (Dp), isto significa que os respectivos Bancos comerciais têm a obrigação de coomunicar aos respectivos fiscos os rendimentos de todos os seus clientes não residentes, e o Fisco do país comunica estes dados ao fisco português (no caso das contas de portugueses não residentes). Desta forma se garante que nada escapa a cada um dos países signatários da Dp.
Só que não prática isso nem sempre sucede. Entre os países da zona euro julgo que se faz. Mas por exemplo a Suíça ainda não o faz, e penso que Inglaterra também ainda não o faz.

Ora, se não o fazem, então abre-se uma janela de oportunidade. Podemos escolher a opção a) e pura e simplesmente não declaramos os rendimentos cá em Portugal. O problema é que isso constitui um crime grave, se formos apanhados. Por exemplo, a declaração que é preciso assinar em Inglaterrra quando se opta por a) é tão intimidatória que é preciso alguma coragem ou loucura para a assinar.
Por isso é que a melhor solução de compromisso é a opção b).

Back