Bolsa e investimentos

Eu tenho lido que os do "rio forte" estão lixados.

Sendo assim há uma perfeita analogia entre papel comercial e os Valores mobiliários do Fundo espirito santo financier (luxemburgo)?

Ou seja, em ambos os casos n há solução ou a haver será no reembolso somente de poucos milhares ou nem isso?

O gestor de conta também disse que essa obrigação está no Banco Bom... Enfim

Última edição:
Tenho obrigações num cabaz de 3 empresas. Se uma delas falir, como fico? Penso não estar explicito, mas devo perder a mesma proporção, ou seja um terço, certo?

Tenho obrigações num cabaz de 3 empresas. Se uma delas falir, como fico? Penso não estar explicito, mas devo perder a mesma proporção, ou seja um terço, certo?

Depende! Se é num fundo não tens controlo sobre a gestão. Portanto as perdas são ... as que te quiserem dar.

Se são activos individuais: Cada ganho é um ganho, cada perda é uma perda. Portanto se uma cai, perdes só o valor que nela meteste. Mas agora isto é mais ou menos assim - desculpa ser directo - se suspeitas que uma das empresas das quais tens obrigações vai cair, vende-a já.

Há obrigações a render 6%, depois com comissões e impostos fica bem menos do que isso, cerca de 4 a 4.5%. Contudo tens de ter 40 olhos para escolher bem.

Era mera curiosidade. Tenho alguma confiança nas empresas, já que qualquer uma delas por si só penso produzirem mais que o PIB português. Mas nunca se sabe...

Eu tenho lido que os do "rio forte" estão lixados.

Sendo assim há uma perfeita analogia entre papel comercial e os Valores mobiliários do Fundo espirito santo financier (luxemburgo)?

Ou seja, em ambos os casos n há solução ou a haver será no reembolso somente de poucos milhares ou nem isso?

O gestor de conta também disse que essa obrigação está no Banco Bom... Enfim

RioForte, ESFIL (Espírito Santo Financiaire), ESFG e Espirito Santo Internacional, estão todas falidas... O pagamento aos credores será assegurado pela liquidação da massa falida, caso haja dinheiro para isso, como não há dinheiro para pagar a todos, vai receber uma proporção do que investiu, provavelmente quase nada, porque os únicos activos interessantes da ESFG\ESFIL eram o BES e a Tranquilidade e o BES também está insolvente e já não têm a Tranquilidade.

Havia alguma expectativa que o Novo Banco assumisse esses pagamentos aos clientes, mas não parece que venha a ser o caso dados os desenvolvimentos.

Era mera curiosidade. Tenho alguma confiança nas empresas, já que qualquer uma delas por si só penso produzirem mais que o PIB português. Mas nunca se sabe...

Sabes, até o tema do colega que postou antes de mim serve de exemplo: Dimensão não é sinonimo de qualidade. Obrigação é algo que como o próprio nome diz, quem emite está obrigado a pagar. O problema é que se a empresa cai a obrigação também cai e o seu valor como activo torna-se zero.

Sem querer escrever imenso, a regra número 1 de bom senso perante uma obrigação é ver o seu prazo e pensar se durante o seu prazo a empresa poderá ter problemas. Por exemplo uma tecnologica tipo a Rim dos Blackberries, aqui à seis anos "estava na berra", hoje está no fundo do poço. Um fabricante de aviões, tipo a Boeing - tem encomendas até 2027 ... por isso parece mais tranquila. Mas sendo mais estavel e tendo mais qualidade, tem menor risco - se tem menor risco o juro das obrigações é muito menor. E depois existe outro colateral da obrigação: O Euro versus o Dolar. Se o dolar sobe face ao Euro até ganhas, mas se não perdes. Então tens de vir para território Europeu à procura de uma empresa com a qualidade da Boeing. Nota que não precisa de ser aviões: Podes por exemplo estudar farmaceuticas alemãs, mas tens sempre de pensar o que lhes vai acontecer a 5 anos, a 10 anos ou até mais. Elas costumam ter planos de negócio detalhadissimos o que ajuda alguma coisa.

Mesmo cá em Portugal quando vês emissões, por exemplo da EDP, vê sempre o prazo ... e vê sempre no plano de negócios da empresa, no periodo em que corre a tua obrigação, que risco ela tem de se transformar numa PT.

A meu ver, para um investidor particular, mais importante do que estar atento a esses pormenores e detalhes todos, é diversificar. Até porque é quase impossível a alguém que tem um trabalho para o ganha pão dedicar o tempo necessário a tudo isso.

Tudo o que seja exposições em risco de acções, ou risco de crédito superior a 5% a uma só empresa ou grupo, é excessivo.. Olhando para o exemplo que foi posto em cima, quanto a mim, e numa gestão adequada dos riscos, 300 mil euros em risco de crédito de um só grupo, só faz sentido, se for uma carteira de investimento global de mais de 6 milhões de euros.

É claro que quando falamos de obrigações com muito bom rating, uma vez que as agências de rating já viram todos esses detalhes, podemos flexibilizar um bocado e assumir exposições maiores... No caso do BES as obrigações tinham rating de lixo há muito tempo por causa dos riscos envolvidos, que neste caso em concreto se vieram a materializar da pior forma...

Última edição:
Mas vendeste? É que se não vendeste ainda não ganhaste nada.

Eu para já ando a perder uns 2 ou 3 % nuns investimentos a médio prazo, mas não vou vender e esperar que recuperem.

Há quem diga que os mercados já descontaram o pior cenário... Há quem diga que iremos entrar em mar revolto... Há quem diga que esta incerteza é que tem causado a instabilidade e as desvalorizações dos últimos tempos, tanto no mercado de acções, mas em especial no mercado de obrigações, e que quando tudo ficar definido, se houver uma resposta coesa de quem ficar tudo vai voltar ao normal, porque os fundamentais são positivos...

Resumindo... É tudo muito incerto.. Como diz o Draghi: estamos a entrar em águas nunca antes navegadas.

Vale o que vale como sinal, mas não deixa de ser curioso que hoje que a Grécia praticamente pôs os dois pés fora do Euro e parece quase certo que no fim do mês vai acontecer a primeira falha de pagamento dentro da zona EURO, tanto o EUR\USD como o índice Eurostoxx50 valorizaram consideravelmente e os futuros tanto do Eurostoxx como do EUR\USD estão bastante positivos, pelo que se nada de novo surgir amanhã as bolsas devem abrir a subir 1% ou mais...

Voltar
Superior