Bolsa e investimentos

quem é que disse que estou metido nisso?

É errado ter expectativas de evoluçao da cotaçao de um título?!?!? se é nisso que se baseia a maior parte do jogo da bolsa!!!

Compras se pensas que vai subir ou vendes se pensas que vai descer....

A estratégia de baixar o preço médio da carteira pode ter sentido nalgumas situaçoes, o outro user tinha pedido para explicar em que consistia e foi isso que fizemos, ninguém disse que era a melhor maneira de gerir a sua carteira.... mas até pode ser. Tudo depende!!

Imagina que tens a acçao A que compraste a 2 euros. Por motivos de mercado o preço desta acçao baixa para 1,5 e em seguida para 1 euro mas nao baixa de 1 euro. Se no momento em que chega a 1 euro ainda nao vendeste as acçoes que tinhas (porque estavas distraído ou de férias ou outro motivo qualquer) é momento de comprar e baixar o valor médio da tua carteira, para por exemplo 1,6 euros por acçao, porque tens a expectativa de que partir de 1 euro vai começar a subir. Deste modo nao tens de esperar a que as acçoes subam acima de 2 euros para vender com lucro, basta que cheguem a 1,7 por exemplo...

desfazer-te da tua carteira para ir voltar a comprar a 1 euro resulta se o fazes no inicio da queda, porque quando já está perto do limite minimo podes nao ter nenhuma vantagem em vender para limitar perdas já que nesse caso estás mesmo a maximizar essas perdas.

claro que tudo isto depende da acçao ou fundo em questao... com a Pararede.. melhor estar quieto e fazer uma bela fogueira!!

LOL

Desde que as tuas expectactivas se baseiem em fundamentais muito fortes e/ou análise técnica e n em "feelings"

O problema do preço médio n é o seu conceito, mas a cotação do título em questão.

No espaço de pouco mais de15 dias o fundo de acções do meu pai foi de um lucro de +/- 3500€ para agora não ter sequer 1000€ de lucro...
Como isto vai:( !

Bem, o pacote dele engloba isto...

EDP - ENERGIAS DE PORTUGAL, S.A.
JERONIMO MARTINS S.G.P.S.
BCP NOM
TEIXEIRA DUARTE-ENG. E CONSTR. SA
SONAE INDUSTRIA, SGPS, SA
CIMPOR NOM.
BANCO BPI, SA
MOTA - ENGIL , SGPS , SA
SEMAPA
BANCO ESPIRITO SANTO, SA

Bem, o pacote dele engloba isto...

EDP - ENERGIAS DE PORTUGAL, S.A.
JERONIMO MARTINS S.G.P.S.
BCP NOM
TEIXEIRA DUARTE-ENG. E CONSTR. SA
SONAE INDUSTRIA, SGPS, SA
CIMPOR NOM.
BANCO BPI, SA
MOTA - ENGIL , SGPS , SA
SEMAPA
BANCO ESPIRITO SANTO, SA
Então não é um fundo.

Possivelmente o teu Pai investe em acções e querias dizer a sua carteira.

A minha pequena carteira está a recuperar lentamente do tombo da semana passada.
O problema são os fundos de investimentos baseados em acções que teimam em não sair do vermelho.

Cumprimentos,

Pessoal, como já disse anteriormente, tenho cerca de 2000 euros no BPI Reestruturações. De momento, estou inclinado em investir mais uns 1000 euros noutro fundo, mas não sei bem o que escolher.

Tenho lido aqui sobre diversificação de investimento. A diversificação passa por por exemplo, fundos de acções com tipos de risco diferentes, ou antes, tem a ver com o tipo de títulos que compõem os fundos? Ou os dois?

Aconselham algum tipo de fundo, tendo em conta que não estou avesso a algum risco a médio prazo?

Qdo é q passará a crise do Subprime?
É q disseram q as taxas de juro americanas iriam baixar e até li q o BCE iria ser obrigado a baixar a Euribor.
Para qdo esse alivio da crise?
UM Mes? Seis meses? 1 Ano?

Pessoal, como já disse anteriormente, tenho cerca de 2000 euros no BPI Reestruturações. De momento, estou inclinado em investir mais uns 1000 euros noutro fundo, mas não sei bem o que escolher.

Tenho lido aqui sobre diversificação de investimento. A diversificação passa por por exemplo, fundos de acções com tipos de risco diferentes, ou antes, tem a ver com o tipo de títulos que compõem os fundos? Ou os dois?

Aconselham algum tipo de fundo, tendo em conta que não estou avesso a algum risco a médio prazo?

Isto de dar conselhos aos outros é muito complicado...

Mas, falo da minha experiência.
Eu tinha dinheiro investido em fundos de acções e no principio do mês transferi o dinheiro para um fundo sem acções dada a instabilidade do mercado.

Os fundos de acções são de alto risco(basta ver estes últimos 15 dias) e no actual momento entrar é ainda de mais alto risco.

Daí que se entrares em acções podes ganhar mais pois as UP desceram bastante, mas ainda podem descer mais...:confused:

Pessoalmente, (vou fazer o mesmo) aguentaria um pouco até as coisas acalmarem e depois pensava em acções...
De momento colocaria o dinheiro em depósitos de curto prazo e com taxas de mínimo 4%.

Um bom fundo de momento parece ser o energias renováveis da CGD...

No teu caso diversificar seria investir em produtos com diferentes riscos/rentabilidades.

Qdo é q passará a crise do Subprime?
É q disseram q as taxas de juro americanas iriam baixar e até li q o BCE iria ser obrigado a baixar a Euribor.
Para qdo esse alivio da crise?
UM Mes? Seis meses? 1 Ano?

Muita confusão e algum desconhecimento dos conceitos...

Ninguém sabe quando termina pois também ninguém sabe da dimensão...

As taxas de juro americanas vão baixar(dizem os experts), previsivelmente em setembro, caso a FED não faça surpresas...

Em relação à euribor, esta não é controlada pelo BCE (pelo menos directamente), aliás basta ver que o BCE não subiu as taxas e no entanto a euribor subiu drasticamente este mês...

A euribor, grosso modo, é a taxa de referência para os bancos emprestarem dinheiro entre si...ou seja, são os bancos que a controlam.

Infelizmente a crise americana fez com que os bancos subissem a euribor, logo este mês que é o meu de referência para a prestação de Outubro.[8b][8b][s)]

Enfim...

É o mercado!

Ainda ninguem sabe ao certo o que está para acontecer nem a dimensão do que pode (ou não) acontecer.

As crescentes operações de hedging, titularizações, vendas de créditos, etc., têm levado a que ninguém saiba onde está o risco, nem qual a forma de o reduzir.

Pode ser que a aparente acalmia dê para tentar perceber alguma coisa... se bem que está tudo louco e em turbilhao...

Eu como sou algo conservador esperava mais uns dias, pois cheira-me que as bolsas ainda descem mais um pouco...

Há quem defenda que isto foi o 1º sinal de uma crise financeira grave... nao partilho dessa opinião. Acho que estamos perante um "susto" e uma boa oportunidade de comprar.

Ainda ninguem sabe ao certo o que está para acontecer nem a dimensão do que pode (ou não) acontecer.

As crescentes operações de hedging, titularizações, vendas de créditos, etc., têm levado a que ninguém saiba onde está o risco, nem qual a forma de o reduzir.

Pode ser que a aparente acalmia dê para tentar perceber alguma coisa... se bem que está tudo louco e em turbilhao...

Eu como sou algo conservador esperava mais uns dias, pois cheira-me que as bolsas ainda descem mais um pouco...

Há quem defenda que isto foi o 1º sinal de uma crise financeira grave... nao partilho dessa opinião. Acho que estamos perante um "susto" e uma boa oportunidade de comprar.

Pois eu não resisti e estou quase a 100% dentro...[:D]

Mas, como isto anda...
É um grande risco, ora ganho muito ou perco muito.:confused:

e momento está a compensar.apr:)

Voltar
Superior