Bolsa e investimentos

Se tiveres o terreno e arranjares um empreiteiro em condições e com agenda para entregar nos próximos 3 anos, força nisso...
Já está tudo contratado e prestes a arrancar, só falta a aprovação dos projectos de especialidade e a licença de construção. O projecto de arquitectura já passou.

A poupança na Europa sofreu mais um golpe da política repressiva dos bancos centrais..

Deduzindo a inflação ao benchmark da rentabilidade sem risco na Europa que são as obrigações alemãs a 10 anos temos a taxa de retorno real mais baixa de sempre de -2,12%:

2VYF4Jr.jpg

Isso acreditando minimamente nos números da inflação. Porque para mim é altamente suspeito ver os grandes tickets do orçamento das famílias como a habitação, energia, educação ou saúde e mais recentemente até a alimentação a terem aumentos de preços superiores a 10% e depois dizem-nos que a inflação é inferior a 1%.... Certo...

Isso é o que "eles" querem que a malta pense com esta pressão.

No final deste ciclo de juros estupidamente baixos iremos uma outra vez assistir a uma transferência brutal de riqueza entre os coitados que trabalham, que juntaram algum pouco dinheiro e que desesperados com o cenário de fala de rentabilidade tomaram decisões estúpidas para os abutres de sempre.

Para mim há uma coisa que é certa, os juros vão ter que subir e há bolhas especulativas a serem criadas em todo o lado que nesse momento irão ficar expostas. Não tomo qualquer decisão de investimento que não leve isso em conta.

E isso traduziu-se em que tipo/activos de investimento?

Quanto mais pesquiso sobre este tipo de investimentos na bolsa, fundos etc... menos vontade tenho.
Retornos muito pequenos para o investimento feito e sem garantias.

Sou mais do género de investir em algo do tipo que esteja na moda, como por exemplo no passado, com a importação de carros da alemanha. A margem de lucro é bem maior (20/30%) e não existe o risco de perder o capital, quando muito perdemos o lucro ou parte do lucro previsto.
Ao mesmo tempo, podemos "desfrutar do investimento" enquanto não se vende.

Obviamente que nem toda a gente gosta ou se quer dar ao trabalho de fazer este tipo de coisa, mas para quem gosta é exelente.

Então e agora o que achas que está na moda?

O NB bem me tem chateado para desmobilizar a conta poupança programada a 10 anos, está com 4,5% anual, e poderá aumentar 0,25% anual, não percebo porque me ligam para resgatar o dinheiro , e posso fazer reforços mensais de 2000€, tenho duas poupanças destas, posso sempre aceitar o vosso dinheiro e pago vos 2% ano lol

E isso traduziu-se em que tipo/activos de investimento?
Neste momento estou à espera....

Tirando um ppr que tenho, está quase tudo em liquidez e tenho apenas feito algumas entradas pontuais no mercado quando há estes mini crashes que tem havido.

Agora, vejo muita gente a sair dos investimentos financeiros para entrar por exmplo no imobiliário quando neste momento para rentabilizar minimamente já é preciso rendas que o mercado português nunca vai conseguir sustentar. No dia em que os juros começarem a subir quero ver essa malta a fazer contas...

Então e agora o que achas que está na moda?

Provavelmente muita coisa... atualmente sei de uma que descobri por acaso e que já anda muita gente a fazer.

Em junho/Julho andava á procura de " algo" e foi aí que me apercebi da potencialidade da coisa. Comprei sem hesitar e 1 mês depois tive um retorno de 27% limpos.
Enquanto houver procura, vou repetindo o processo que envolve comprar, importar, vender.

Provavelmente muita coisa... atualmente sei de uma que descobri por acaso e que já anda muita gente a fazer.

Em junho/Julho andava á procura de " algo" e foi aí que me apercebi da potencialidade da coisa. Comprei sem hesitar e 1 mês depois tive um retorno de 27% limpos.
Enquanto houver procura, vou repetindo o processo que envolve comprar, importar, vender.
Diz lá ao pessoal que "algo" é [:p]

Garagens amplas são um luxo porque ou são em anexo, ou então é muita área desperdiçada.

Mas neste projecto fiz questão de ter garagem para 3 carros.
Também ando numa de construir ou de comprar nova casa. Mas para construir teria de ter garagem para seis carros pelo menos. Tipo uma vivenda de 300m2 em dois pisos, usando a maioria do piso inferior para garagem ampla.

O meu problema é encontrar o terreno certo para comprar.

Que idade tens? Qual o teu plano, meter lá um valor? Ou fazer entregas mensais? Com que banco trabalhas?
Boas

Já nos quarenta, começar com um valor a volta de 2k e depois fazer entregas mensais penso que o mínimo é de 25€.
Tenho conta em 3 bancos , CGD, NB, e activobank.
Mas preferia talvez com o activobank.
O problema disto é que há uma infinidade de PPRs, falta é saber qual o mais interessante

25 por mês? E já tens quarenta anos? Não te quero desanimar, mas isso não vai dar quase nada.

eu (+ a empresa para a qual trabalho) coloco no meu PPR à volta de 1800 por mês e mesmo assim as simulações para a reforma são uma miséria.

todos esses bancos têm simuladores, vai lá e vai mudando os valores para perceberes a relação entre os montantes aplicados e a mensalidade recebida na reforma.

25 por mês? E já tens quarenta anos? Não te quero desanimar, mas isso não vai dar quase nada.

eu (+ a empresa para a qual trabalho) coloco no meu PPR à volta de 1800 por mês e mesmo assim as simulações para a reforma são uma miséria.

todos esses bancos têm simuladores, vai lá e vai mudando os valores para perceberes a relação entre os montantes aplicados e a mensalidade recebida na reforma.
Ei pá eu quando chegar a reforma (e se chegar) não quero ser o milionário das redondezas
Quero por algum de lado para a dita reforma.
Agora a parte mais complicada é escolher o dito PPR

não é ser milionário, é teres uma expectativa real do que vais receber. Porque agora é a altura em podes decidir meter mais dinheiro em vez dos 25.

com 25 euros por mês num PPR, reforma aos 67 anos, subscrição com 2k e entregas de 25, vais ter cerca de 17k na pensão (considerando uma valorização de cerca de 3% anual).

ora 17000 não é quase nada, já que por um lado 17k daqui a 27 anos vão valer muito mas muito menos, e por outro, estamos a falar de uma esperança de vida de mais uns 20 anos, logo dá cerca de 70 euros por mês.

eu só quero que as pessoas tenham uma ideia realística do que vão receber, porque a maioria das vezes as pessoas não têm, e colocar de lado 25, 50 ou mesmo 100 por mês às vezes não é assim tão difícil e mais tarde faz toda a diferença.

Boas

Já nos quarenta, começar com um valor a volta de 2k e depois fazer entregas mensais penso que o mínimo é de 25€.
Tenho conta em 3 bancos , CGD, NB, e activobank.
Mas preferia talvez com o activobank.
O problema disto é que há uma infinidade de PPRs, falta é saber qual o mais interessante
No ativo bank penso que só tem fundos de investimento, como os fundos PPR são todos harmonizados pouco diferem, normalmente as várias casas de investimento têm uma estratégia mais agressiva e outra mais conservadora, tendo em conta que no teu caso ainda será investimento para os próximos 25 anos eu iria por uma estratégia mais agressiva. Depois é só ver qual o fundo que nos últimos anos mais rendeu, será o melhor gerido em princípio.

No Millennium que é o pai desse banco tenho um PPR com entregas mensais num produto que é um seguro ligado a fundos. Tem as vantagens fiscais dos seguros de vida ppr, mas com as rentabilidades dos fundos de investimento. É o Reforma Ativa PPR. No ativo bank não tenho a certeza se comercializam, mas podes perguntar.

Os PPR com capital garantido ainda tão longe da idade da reforma não me parecem ser uma escolha sensata, com a inflação perto dos 2% e rentabilidades anunciadas inferiores a 1% é sempre a perder.

Mas o sistema de reforma é feito exclusivamente por esse meio? Ou isso ainda é apenas um complemento para reforma?

Bolsa e investimentos

Mas o sistema de reforma é feito exclusivamente por esse meio? Ou isso ainda é apenas um complemento para reforma?

complemento.

mas a pensão que recebes do Estado na Irlanda é de valor único (1000 euros) para toda a gente, por isso tens de complementar.

além disso, estas contribuições não são obrigatórias, mas o dinheiro que colocas no fundo de pensões é antes de impostos, logo o benefício fiscal é bastante apetecível.

complemento.

mas a pensão que recebes do Estado na Irlanda é de valor único (1000 euros) para toda a gente, por isso tens de complementar.

Esse valor único de 1000 € para toda a gente é um pouco estranho!

Na Irlanda penso que são considerados 12 meses por ano de salários!?
Esses ~1800€ a 12 meses correspondem a 21600€ anuais descontados. São +- equivalentes a ter um salário cá de 4450€, em que o empregado desconta 11% e a empresa/patrão desconta 23,75%, perfazendo 34,75% de descontos mensais para a SS, numa base de 14 meses por ano.
4450€*0,3475 = 1546€. 1546 * 14 = 21644€

Última edição:
Voltar
Superior