Bolsa e investimentos

O que é que não percebes daqui?
"
You must ensure that the amount in your Trading Account exceeds the Maintenance Margin
in order to keep a Transaction open, otherwise, if our price moves against you, you may
need to deposit additional funds
, at short notice, to maintain your open position(s). If you
fail to do this, we will be entitled to close or partially close one or more or all of your
trades and you will be responsible for any losses that may be incurred."

Se não tiveres dinheiro eles fecham a posição. Qual é a dúvida? Se investes ALGUM dos 3000€ em alavancagem e perderes, só perdes 3000€ no máximo.

Qual é a parte que não entendes que eles não te vão penhorar o salário, não te OBRIGAM a depositar mais dinheiro para manter a posição aberta, se não meteres eles fecham a posição e perdes no máximo os 3000€ que meteste lá.

Se achas que não preciso de meter em letras maiúsculas então começa a ler em condições.

Qual foi a parte que ainda não percebeste?

Última edição:
O que é que não percebes daqui?
"
You must ensure that the amount in your Trading Account exceeds the Maintenance Margin
in order to keep a Transaction open, otherwise, if our price moves against you, you may
need to deposit additional funds, at short notice, to maintain your open position(s). If you
fail to do this, we will be entitled to close or partially close one or more or all of your
trades and you will be responsible for any losses that may be incurred."

Se não tiveres dinheiro eles fecham a posição. Qual é a dúvida? Se investes ALGUM dos 3000€ em alavancagem e perderes, só perdes 3000€ no máximo.

Qual é a parte que não entendes que eles não te vão penhorar o salário, não te OBRIGAM a depositar mais dinheiro para manter a posição aberta, se não meteres eles fecham a posição e perdes no máximo os 3000€ que meteste lá.

Se achas que não preciso de meter em letras maiúsculas então começa a ler em condições.

Caro Paffy,
Modéstia e humildade nunca fizeram mal a ninguém. Torna-se complicado explicar a alguém que apenas sabe responder com a arrogância que tens respondido.

Lê exactamente o que está lá escrito:
"
need to deposit additional funds, at short notice, to maintain your open position(s). If you
trades and you will be responsible for any losses that may be incurred.
"

Apesar de já vários users (não sou só eu) terem alertado para os perigos dos produtos alavancados, tu continuas a insistir num erro, que só perdes até ao máximo que tens lá depositado. A Bolsa não é o Placard...

Vamos a um exemplo prático considerando os teus valores:
Tens 3000€ na tua conta. Desse montante, só aplicaste uma pequena parte (pode ser desde 0,01€ a 2999,99€, escolhe o montante que quiseres) em produtos alavancados (não interessa qual, pode ser qualquer um).
Por alguma razão, o mercado abre em GAP DOWN ou em GAP UP (como aconteceu ontem e hoje). Imaginemos que aplicaste num produto alavancado e a reacção do mercado foi exactamente contrária ao teu produto.
Sem tu teres qualquer hipótese, a plataforma fechou automaticamente a tua posição logo na abertura do mercado, porque o colateral era inferior ao mínimo exigido para a margem.
Imaginemos que o prejuízo é superior a 3000€.
Podes ter a certeza que terás uma dívida por pagar, referente à diferença entre os 3000€ na tua conta e o valor do prejuízo (e sem contar que já perdeste os 3000€)...
A plataforma vai exigir que pagues/saldes essa dívida.
Num caso extremo, podem vir atrás do teu património ou rendimentos.

E já agora, se quiseres mais esclarecimentos, tens aqui este link (o primeiro quadro está bem explicíto):
https://www.cmvm.pt/pt/SDI/Produtos...idores-em-Produtos-Financeiros-Complexos.aspx

Mais uma vez, boa sorte nos teus investimentos.

Última edição:
Caro Paffy,
Modéstia e humildade nunca fizeram mal a ninguém. Torna-se complicado explicar a alguém que apenas sabe responder com a arrogância que tens respondido.

Lê exactamente o que está lá escrito:
"
trades and you will be responsible for any losses that may be incurred.
"

Apesar de já vários users (não sou só eu) terem alertado para os perigos dos produtos alavancados, tu continuas a insistir num erro, que só perdes até ao máximo que tens lá depositado. A Bolsa não é o Placard...

Vamos a um exemplo prático considerando os teus valores:
Tens 3000€ na tua conta. Desse montante, só aplicaste uma pequena parte (pode ser desde 0,01€ a 2999,99€, escolhe o montante que quiseres) em produtos alavancados (não interessa qual, pode ser qualquer um).
Por alguma razão, o mercado abre em GAP DOWN ou em GAP UP (como aconteceu ontem e hoje). Imaginemos que aplicaste num produto alavancado e a reacção do mercado foi exactamente contrária ao teu produto.
Sem tu teres qualquer hipótese, a plataforma fechou automaticamente a tua posição logo na abertura do mercado, porque o colateral era inferior ao mínimo exigido para a margem.
Imaginemos que o prejuízo é superior a 3000€.
Podes ter a certeza que terás uma dívida por pagar, referente à diferença entre os 3000€ na tua conta e o valor do prejuízo (e sem contar que já perdeste os 3000€)...
A plataforma vai exigir que pagues/saldes essa dívida.
Num caso extremo, podem vir atrás do teu património ou rendimentos.

E já agora, se quiseres mais esclarecimentos, tens aqui este link (o primeiro quadro está bem explicíto):
https://www.cmvm.pt/pt/SDI/Produtos...idores-em-Produtos-Financeiros-Complexos.aspx

Mais uma vez, boa sorte nos teus investimentos.

Pelo que percebi ele acha simplesmente que a casa fica com as perdas e ninguém vem atrás de ti para cobrar o que deves... [:D]

"Vieram penhorar-me o salário? Não. Fizeram queixas na segurança social de mim? Não. Levaram-me a tribunal? Não."

https://www.marketwatch.com/story/t...or-help-with-10644556-e-trade-debt-2015-11-20

Pelo que percebi ele acha simplesmente que a casa fica com as perdas e ninguém vem atrás de ti para cobrar o que deves... [:D]

"Vieram penhorar-me o salário? Não. Fizeram queixas na segurança social de mim? Não. Levaram-me a tribunal? Não."

https://www.marketwatch.com/story/t...or-help-with-10644556-e-trade-debt-2015-11-20

Nao é isso.
O que eu entendo das palavras do PAFFY é que só perde até ao montante que tem lá depositado na plataforma.
Ele não consegue perceber que em produtos alavancados pode perder bem mais do que o valor depositado.

Nao é isso.
O que eu entendo das palavras do PAFFY é que só perde até ao montante que tem lá depositado na plataforma.
Ele não consegue perceber que em produtos alavancados pode perder bem mais do que o valor depositado.

É isso. Ele não percebeu o conceito de "alavancado". Se só perde o que tem não é alavancado e ponto final.

Bem, voltando à nossa bolsa, é de aproveitar os saldos ou quê?
Arriscar investir algum por estes dias?

Eu vou aproveitar para gastar mais uns trocos no BCP ( eu sei que é de risco), mas assim baixo o valor médio das acções em carteira, para ver se recupero o dinheiro investido mais rapidamente..........é a chamada fuga para a frente [;)] De outra forma não vejo jeito.

Eu vou aproveitar para gastar mais uns trocos no BCP ( eu sei que é de risco), mas assim baixo o valor médio das acções em carteira, para ver se recupero o dinheiro investido mais rapidamente..........é a chamada fuga para a frente [;)] De outra forma não vejo jeito.

Comprar mais acções de um título para baixar o custo médio é uma questão de comportamento psicológico e não uma estratégia de investimento.
O averaging down significa que o investidor está a meter mais dinheiro num título que está a perder valor. Ou tem uma grande confiança na recuperação do título baseada em fundamentais ou qualquer coisa concreta, ou então se só está a meter dinheiro para poder ver no Excel uma perda relativa menor está a cometer um erro crasso.
A maneira de um investidor lidar com as armadilhas que o cérebro cria quanto às percepções de perdas e ganhos e olhar sempre para a carteira e não para um título em particular.

Comprar mais acções de um título para baixar o custo médio é uma questão de comportamento psicológico e não uma estratégia de investimento.
O averaging down significa que o investidor está a meter mais dinheiro num título que está a perder valor. Ou tem uma grande confiança na recuperação do título baseada em fundamentais ou qualquer coisa concreta, ou então se só está a meter dinheiro para poder ver no Excel uma perda relativa menor está a cometer um erro crasso.
A maneira de um investidor lidar com as armadilhas que o cérebro cria quanto às percepções de perdas e ganhos e olhar sempre para a carteira e não para um título em particular.

Tens razão. O average down pode ser um receita para o desastre, mas em investimentos de longo prazo pode dar frutos se forem orientados para o valor, mas se isso foi a intenção inicial, há muito tempo que deixou de o ser.

Como esta baixa é pelos motivos que sabemos, a recuperação para valores antes da crise é credível que aconteça, o que já me permitiria realizar o valor investido, que é só o que me interessa.

Mas ainda vou esperar pela evolução no spróximos dias, porque estou com a expectativa que isto ainda vai piorar.

É preciso ter muito cuidado com o averaging.

Quem não se lembra dos idos tempos da crise do subprime em que BCP a 2,5 euros era barato, cantava-se aos 7 ventos que a 2 euros era um negócio da china (inclusivé aqui no fórum), dos 1,5 euros é que não descia mais e depois parou nos 4 cêntimos.

O Berardo nem pode ouvir falar nessa palavra [:D]

É preciso ter muito cuidado com o averaging.

Quem não se lembra dos idos tempos da crise do subprime em que BCP a 2,5 euros era barato, cantava-se aos 7 ventos que a 2 euros era um negócio da china (inclusivé aqui no fórum), dos 1,5 euros é que não descia mais e depois parou nos 4 cêntimos.

O Berardo nem pode ouvir falar nessa palavra [:D]

E depois foi preciso ir ao aumento de capital para não ficar quase a zero.

Ontem por acaso andei nas alavancagens com 1000 euros... Estive a vermelho mas acabei com 200 euros isto num minuto.
Por norma a Plus500 fecha a posição mas também pode deixar aberta e fica lá a divida.
Basicamente eles têm lá toda a informação para chegar até nós.

Também acho que devem ter cuidado com a alavancagem.

Na Betfair é bem mais seguro. [:D]

Bolsa e investimentos

os mercados andam a pique...

tenho algum € em CTPM ainda com as taxas porreiras.

com isto do COVID, resgatavam? ainda é cedo? deixavam estar?

Vou deixar estar.

As yields da república foram pouco afectadas.

As we speak estão a 0,55% portanto a percepção de risco por essa banda é inexistente.

ERRADO.

Começa a ler as coisas como deve ser. "Se eu invisto 3000€ e coloco ALGUM em alavancagem" nunca as minhas perdas podem ser mais que 3000€.

Ninguém vai a tua conta a ordem tirar mais que os 3000€ que colocaste em degiros, plus500s, etoros, etc. O QUE TU COLOCASTE LA PARA INVESTIR É O MAXIMO QUE PODES PERDER.

Espero que nao invistas, porque não estás preparado.

Em aberturas Gap Down podes perder muito mais do que aquilo que tens na conta. Como é óbvio não são os bancos que vão assumir o prejuízo dos teus investimentos. A não ser que sejas o Berardo, aí calo me já.

O que tu estás a dizer e verdade nos períodos que o mercado está aberto. Aí sim, se as tuas perdas alcançarem máximo que os teus fundos permitem sustentar, dependendo da situação, podem te pedir para reforçares a conta ou se for uma queda abrupta durante o mercado fecham te a posição.

Agora, tu na sexta abres umas posições longas ( e quando mais acontecem estas coisas ), e na segunda ela abre num gap down de 20% como abriu o petróleo na segunda que passou, quem vai suportar esses prejuízos es tu, não é a correctora ou o banco. E não importa o que tens na conta.

Para para pensar. Compras uma coisa por 10€, e tens fundos que te permitem suportar perdas até o preço atingir os 9,5€. Agora imagina que logo no início da sessão os compradores só estão nos 8€, e a esse preço que o teu activo e vendido. Achas que a correctora e que vai suportar esse prejuízo???

Senao era uma papinha. Nos mercados ninguém suporta nada por ti. Tu é que suportas todas as consequências dos teus investimentos. As boas e as más.

Última edição:
Voltar
Superior