Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Voltando à conversa do petróleo, a Arabia Saudita prepara-se para fazer uma grande operação de financiamento em Eurobonds à semelhança do q fizeram diversos outros países do médio oriente.
Basicamente os génios do petróleo (haha) preciso dele a 80$ para equilibrar o orçamento. Deste modo, previsivelmente o reino dos Saud vai ter défice este ano superior a 10%.
Para quem fazia alarde de ter triliões de dólares em liquidez, rapidamente estão a ter q ir aos mercados.
Os q os safa para já é q as taxas de juros estão a preços convidativos.
Fui eu que postei há umas páginas atrás sobre a jogada da Arábia Saudita na questão do petróleo.
Ter um défice superior a 10%, num país que apresenta um endividamento de 30% do PIB (estando a pensar aumentar para 50%), não é propriamente o fim do mundo, especialmente, como dizes, as taxas de juro não são muito altas...
Tantos países por esse mundo fora que vão ter endividamentos bem superiores...
O problema é que eles tentam aumentar o preço do petróleo com o corte da produção, algo que os outros países se recusam a fazer (estão a tentar aguentar ao máximo, até existir um aumento da procura).
A questão é que entretanto, as petrolíferas vão caindo (então o Shale Oil nos EUA vai ser uma desgraça), não existe espaço para armazenar tanto petróleo, e os custos continuam a aumentar.
Mas veremos a evolução. Continuo a afirmar que vão sair muito fortes...
Excerto de uma explicação que me deram há uns tempos. No caso actual o factor preponderante, para mim, é a última circunstância. Extremo cozinhar de preços em Londres pelos Árabes:
leo mais sulfúreo (shale oil e off-shore). O pior petróleo do mundo, em qualidade, é o venezuelano. O melhor, é de apenas dois sets de poços na Arábia Saudita (ideal para refinar para F1 e aviões de competição). Como nos vinhos, paga-se normalmente mais por um Châteaux Lafitte do que por um Bordeaux.
Link: CALDEIRÃO DE BOLSA - Ver Tópico - Petróleo...
Gostei muito da explicação....mas o Chateaux Lafitte é um Bordéus. Um premier-cru,sim....mas de Bordéus... [][
]. É outro tipo de petroil.
Não há chateaux q lhos valha! Haha.
Wti a perder 25% para os $13 e pouco.
Agora já vai abaixo dos $12 a perder 37%.
Muita economia vai sofrer com estes preços baixos.
A parte boa: combustível barato nos próximos tempos (ou até o Estado decidir aumentar os impostos sobre os produtos petrolíferos...)
Aumentar impostos sobre produtos petroliferos nos EUA?
Pelo contrário, vai dar subsídios às petroliferas para estas sobreviverem. Tudo o que é produção de crude por fracking vai à vida sem estas ajudas...
https://www.jornaldenegocios.pt/mer...talhe/ja-caiu-a-primeira-empresa-de-shale-oil
Estava a falar no Estado Português.
Nós como país importador, vamos ter combustível relativamente barato nos próximos tempos.
Mas como o preço baixo do combustível significa menos arrecadação de impostos, vamos a ver quando o Estado vai decidir aumentar os impostos sobre produtos petrolíferos.
Mas estás correcto, e é algo já referido por mim algumas páginas atrás: o shale oil / fracking nos EUA está completamente fora de corrida.
Os EUA vão ter de subsidiar para aguentar as empresas, caso contrário será falência atrás de falência...
https://www.jornaldenegocios.pt/mer...ma-ficar-nos-pocos?ref=HP_DestaquesPrincipais
EUA a ponderaram subsidiar as empresas produtoras para...ficarem paradas.
Anyway adorava ver o preço do wti no digito único.