Bolsa e investimentos

Por acaso gostava (agora em máximos não é lá grande investimento, mas gostava de ter o conhecimento) de comprar ouro para diferenciar. Partilha por aqui (tenho conta no Best e no Activo Bank) alguns títulos que possa adquirir. Obrigado desde já.
No ativo tinham uns certificados do ouro e vários ETF's.

Mas honestamente para investimento a longo prazo o que faz sentido é ouro físico, não produtos com risco de crédito.

Se é para investir em papéis, investe em ações, não em ouro.

Boas,

Queria começar a investir mensal e paulatinamente num ETF, valores baixos. De uma breve pesquisa julgo que para não ver os potenciais lucros esmifrados por comissões a Degiro e o Banco Carregosa seriam as melhores opções. Alguém me poderia elucidar das vantagens e desvantagens de cada um bem como experiência pessoal e até outras sugestões? Agradeço desde já qualquer ajuda.

Risco de crédito?

Se investes num papel que tem lá escrito "Isto vale X gramas de ouro" esse papel só tem valor enquanto o emitente conseguir honrar os seus créditos. Ouro é ouro, derivados são meros contratos entre duas partes, o emitente e o subscritor.

Se investes no ouro para especulação e trading, os curtos prazos em principio protegem-te desse risco de credito e acaba por ser MUITO mais prático e barato do que especular com ouro físico. Se investes no longo prazo, como uma solução de refugio que em principio mantém o valor independentemente do que acontecer à nossa economia, ao dolar, ao euro, ou ao diabo a quatro. Para mim só faz sentido investir em ouro físico, porque só ai tens o tal refúgio e não estás dependente de uma entidade terceira cumprir os seus compromissos.

Só para te dar um exemplo muito prático:

Muitas das nossas avós, ou bisavós deixaram à família um cordão de ouro, ou libras em ouro. Imagina que em vez disso deixavam um talão da ourivesaria local da altura a dizer que valia um cordão em ouro. Agora podias emoldurar esse talão como recordação de uma péssima decisão. Já o ouro, é ouro e vale como ouro...

No ativo tinham uns certificados do ouro e vários ETF's.

Mas honestamente para investimento a longo prazo o que faz sentido é ouro físico, não produtos com risco de crédito.

Se é para investir em papéis, investe em ações, não em ouro.

Para mim também só faz sentido investir em ouro fisico, no entanto devido á legislation em portugal, para os portugueses em geral pode não ser tão rentavél como julgam porque irão encontrar dificuldades na hora que quiserem vender..

Para mim também só faz sentido investir em ouro fisico, no entanto devido á legislation em portugal, para os portugueses em geral pode não ser tão rentavél como julgam porque irão encontrar dificuldades na hora que quiserem vender..
Que dificuldades? Não tem imposto. Só tens que cumprir normas de AML, para garantir que não é lavagem de dinheiro, mas se comprares num banco por exemplo, tens a factura de compra pelo que nunca tens problema nenhum em vender de novo o ouro.

Não tenho presente, mas ou esta semana ou na semana passada o David Almas referiu que o Ouro não era um investimento tão bom quanto poderia parecer, se bem me recordo, os motivos eram o preço de venda ser bastante diferente da cotação para compra + onde guardar (custo associado) + muitos bancos não disponibilizam a compra de barras mas sim de ourivesaria (aí ele referiu que ainda era pior o investimento).

O spread dos bancos em quantidades minimamente decentes (+100 gramas) é inferior a 5%. É enorme se for para especulação de curto prazo, se for para comprar e guardar durante anos, não é nada. Para quem comprou há 20 anos e vender hoje é insignificante.

Do que conheço acho que os bancos não negoceiam ourivesaria, só mesmo outro fino, em barras, ou moedas como as libras, ou as moedas de 1 onça como as Eagle, as krugerrand, etc.. Eventualmente também compram ouro derretido em lingotes ou cintas, desde que seja cunhado por alguma fundição reconhecida, aqui na zona norte do conheço a Albino Moutinho em Gondomar.

O armazenamento sim, é uma coisa que tem que ser bem pensada. Ou num local seguro em casa, ou num cofre de banco. Um cofre no banco dos mais pequenos são +/- 60€ por ano.

O spread dos bancos em quantidades minimamente decentes (+100 gramas) é inferior a 5%. É enorme se for para especulação de curto prazo, se for para comprar e guardar durante anos, não é nada. Para quem comprou há 20 anos e vender hoje é insignificante.

Do que conheço acho que os bancos não negoceiam ourivesaria, só mesmo outro fino, em barras, ou moedas como as libras, ou as moedas de 1 onça como as Eagle, as krugerrand, etc.. Eventualmente também compram ouro derretido em lingotes ou cintas, desde que seja cunhado por alguma fundição reconhecida, aqui na zona norte do conheço a Albino Moutinho em Gondomar.

O armazenamento sim, é uma coisa que tem que ser bem pensada. Ou num local seguro em casa, ou num cofre de banco. Um cofre no banco dos mais pequenos são +/- 60€ por ano.

E não garante nada. Conheço uma caso de uma pessoa que perdeu rios de dinheiro em barras de ouro que estavam guardadas no cobres do Santander. (Aquele assalto polémica de Braga no S João que até foi filmado pela polícia).
Não há qlq seguro que o banco tenha dado que não há forma de provar que x indivíduo tinha y no cofre.

E não garante nada. Conheço uma caso de uma pessoa que perdeu rios de dinheiro em barras de ouro que estavam guardadas no cobres do Santander. (Aquele assalto polémica de Braga no S João que até foi filmado pela polícia).
Não há qlq seguro que o banco tenha dado que não há forma de provar que x indivíduo tinha y no cofre.
O que um cofre de banco te garante é que são seguidos determinados padrões de segurança que à partida em casa não são fáceis de seguir. Só isso...

De qualquer forma, assaltos a casas em que cofres são levados ou arrombados conheço alguns casos, assaltos a cofres de bancos só conheço esse caso. E aí, se bem me lembro, foi um caso bastante particular porque havia obras na agência, e foi durante os saltos populares (inside job?), tanto é que o Santander na altura dizia que nos casos comprovados ia assumir o prejuízo, o que por norma não teria que fazer se não houvesse negligência de funcionários seus. Não sei como ficou depois.

O que um cofre de banco te garante é que são seguidos determinados padrões de segurança que à partida em casa não são fáceis de seguir. Só isso...

De qualquer forma, assaltos a casas em que cofres são levados ou arrombados conheço alguns casos, assaltos a cofres de bancos só conheço esse caso. E aí, se bem me lembro, foi um caso bastante particular porque havia obras na agência, e foi durante os saltos populares (inside job?), tanto é que o Santander na altura dizia que nos casos comprovados ia assumir o prejuízo, o que por norma não teria que fazer se não houvesse negligência de funcionários seus. Não sei como ficou depois.

Nao assumiu a totalidade. Encarou os bens como depósitos a prazo e pagou a garantia que os depósitos a prazo dão - até 100k.

Alguém que invista a sério em ouro em lingotes, facilmente terá 100k. Neste caso pagou apenas uma parte das barras que tinha fatura, mas à cotação de 2011 (datada na fatura).

Essa pessoa perdeu umas centenas de milhar nesse caso e vai morrer e não vai ver dinheiro nenhum.

Que dificuldades? Não tem imposto. Só tens que cumprir normas de AML, para garantir que não é lavagem de dinheiro, mas se comprares num banco por exemplo, tens a factura de compra pelo que nunca tens problema nenhum em vender de novo o ouro.

Alguma vez tentaste vender? Pois...

Os bancos não to compram. Em PT se quiseres vender tens que ir aquelas lojas tipo a “valores” que vão te dar sempre um valor muito inferior à cotação porque por lei são obrigados a guardar o ouro durante 30 dias. Como 30 dias é muito tempo no mundo dos investimentos deste tipo, estas casas por salvaguarda, são obrigadas a pagar um valor muito abaixo da cotação real.

Já no UK isso não aconteçe e as refinarias além de Poderem comprar a particulares, lutam entre si para comprar o máximo possível, acabando por pagar um preço muito próximo da cotação real.

Em PT a legislação por ser tão restrita acaba por estragar o negócio aqueles que vêm no ouro um investimento de refúgio.

Alguma vez tentaste vender? Pois...

Os bancos não to compram. (...)

Claro que compram. Não sei se todos o fazem, mas os principais vendem e compram.

Tu é que nunca deves ter tentado vender pelo que dizes.

Volto a repetir, a única dificuldade é se tentares vender uma quantidade grande sem ter justificação para a origem, porque os bancos estão sempre sujeitos às leis de prevenção do branqueamento de capitais. De resto é pedir a cotação, entregar e passado 2 ou 3 dias tens o dinheiro na conta.

Claro que compram. Não sei se todos o fazem, mas os principais vendem e compram.

Tu é que nunca deves ter tentado vender pelo que dizes.

Volto a repetir, a única dificuldade é se tentares vender uma quantidade grande sem ter justificação para a origem, porque os bancos estão sempre sujeitos às leis de prevenção do branqueamento de capitais. De resto é pedir a cotação, entregar e passado 2 ou 3 dias tens o dinheiro na conta.

Aos bancos não, nunca vendi nem tentei vender.

Já vendeste a algum banco? Se já partilha a experiência.

Continuo na minha que os bancos não compram, mas isso é fácil de exclarecer, qualquer um pode fazer essa pergunta ao seu gestor de conta.

Já expliquei como funciona, conheço aquilo de que falei, não estou a falar só porque ouvi dizer. Agora não vou estar a entrar em mais pormenores porque estaria a expor detalhes da minha vida que não me apetece partilhar aqui.

Mas se tiveres alguma questão concreta manda MP e posso tentar ajudar-te.

Voltar
Superior