Bolsa e investimentos

Coisas destas:
file.png

Valem zero. Tretas. Na realidade, ninguém consegue prever a evolução dos mercados.

Tenho um colega de trabalho que tem algum aí investido, e está muito satisfeito. Já lhe disse que vai ser o fundo de reforma dwle��

Quer esses quer a xpev já tiveram alguma correcção. Em dezembro entregaram 7007 veículos. Um record. E têm"backup" do governo chinês.
a 9 de janeiro será o NIO day. Há bastante hype à volta disso.
A longo prazo parece-me bom investimento. Tudo (tudo não... nkla e outros que nem um protótipo têm fujam) que é EV ou relacionado deve ter um bom 2021.

O problema dessas empresas é o governo chinês, como se viu recentemente com Ant Group, Ali Baba e agora o desaparecimento do Jack Ma... É sinistro.

Eu já me arrependi de ter acreditado na China e no que investi em BABA... Aquilo pode ir tudo com o baralho... Investir é em sítios com leis...

O problema dessas empresas é o governo chinês, como se viu recentemente com Ant Group, Ali Baba e agora o desaparecimento do Jack Ma... É sinistro.

Eu já me arrependi de ter acreditado na China e no que investi em BABA... Aquilo pode ir tudo com o baralho... Investir é em sítios com leis...
Tenho amigos que ainda ganharam uns trocos jeitosos na Nio e Xpeng mas fiquei de fora. É uma das minhas regras de ouro: não invisto em empresas chinesas.

Tenho amigos que ainda ganharam uns trocos jeitosos na Nio e Xpeng mas fiquei de fora. É uma das minhas regras de ouro: não invisto em empresas chinesas.
Uso essa regra também!!

No fundo é tudo propriedade do governo e vai continuar a ser.

Uso essa regra também!!

No fundo é tudo propriedade do governo e vai continuar a ser.
É isso. Não me sinto nada confortável em investir em empresas que andam ao sabor de caprichos de um governo totalitarista (o caso do Jack Ma é o melhor exemplo).

Para ajudar à missa, com esta história da guerra EUA/China não me surpreendia que continue a aumentar deslistadas dos índices americanos.

Uma coisa que não sei até que ponto é do conhecimento geral é que quando compras acções da BABA, por exemplo, não estás a compras acções da Alibaba. O governo chinês não permite que estrangeiros sejam donos de empresas chinesas, estás a investir numa empresa sediada nas Ilhas Caimão ou qualquer assim que recebe uma parte dos lucros da Alibaba. Até ao dia que o PCC decida que não sai mais guito de lá.

Quanto a este último ponto, alguém deu-se ao trabalho de explicar isso melhor do que eu com fontes e tudo: https://www.reddit.com/r/investing/...ders/?utm_medium=android_app&utm_source=share

Entretanto, estamos assim: https://www.theguardian.com/busines...-chinese-telecom-firms-alleged-military-links

A cena é, as pessoas acham que ao comprar ações de empresas chinesas em bolsas não chinesas, estão a comprar uma % da empresa, mas não estão!

Todas as empresas chinesas listadas nas bolsas dos Estados Unidos são listadas como empresas de fachada nas Cayman.

A lei chinesa proíbe que estrangeiros possuam ativos estratégicos no país, e a Alibaba não seria capaz de manter suas licenças se, digamos, um fundo de hedge americano comprasse diretamente a empresa.
Ou seja as ações da Alibaba compram uma participação numa entidade registada nas Ilhas Cayman que está sob contrato para receber o lucro dos ativos chineses da Alibaba, mas não possui nada dela.

Comprar ações é sempre um risco, ações de empresas chinesas é um risco ainda maior.

edit: o TILT já disse tudo [:D]

Last edited:
É isso. Não me sinto nada confortável em investir em empresas que andam ao sabor de caprichos de um governo totalitarista (o caso do Jack Ma é o melhor exemplo).

Para ajudar à missa, com esta história da guerra EUA/China não me surpreendia que continue a aumentar deslistadas dos índices americanos.

Uma coisa que não sei até que ponto é do conhecimento geral é que quando compras acções da BABA, por exemplo, não estás a compras acções da Alibaba. O governo chinês não permite que estrangeiros sejam donos de empresas chinesas, estás a investir numa empresa sediada nas Ilhas Caimão ou qualquer assim que recebe uma parte dos lucros da Alibaba. Até ao dia que o PCC decida que não sai mais guito de lá.

Quanto a este último ponto, alguém deu-se ao trabalho de explicar isso melhor do que eu com fontes e tudo: https://www.reddit.com/r/investing/...ders/?utm_medium=android_app&utm_source=share

Entretanto, estamos assim: https://www.theguardian.com/busines...-chinese-telecom-firms-alleged-military-links
Nem é preciso ir tão longe. A informação dos shareholders está no annual report da empresa. Só não vê quem não quer!

No meu caso, sei perfeitamente o que comprei com Baba, mas estava tudo estável e arrisquei, obviamente não investi a fortuna da família. Hoje estou a +28%, já estive quase a +50%, mas entre Trump e agora a história de Ant Group não há forma de aquilo disparar para o valor que deve ter.

Vou continuar com aquilo, se perder, são 10k, se se manter igual, espero um dia ir buscar pelo menos o dobro.

Desconhecia o “desaparecimento” do Ma.

Sobre as listadas chinesas nos eua é uma vergonha é uma vergonha ainda maior é o governo Chinês ter elevadas participações em sectores estratégicos Europeus. A Ren é um exemplo disso.

Mas sim o potencial de elevadas perdas para os investidores nas cotadas descritas como Chinesas é mto elevado.

É difícil não haver alguma exposição à China, empresas como a Tencent e Baba estão em muitos produtos e índices. Eu estou exposto, mas com uma percentagem baixa de investimento. Directamente, num ETF geográfico (que nem tem tido performances por aí além) e noutros ETF, indirectamente, por exemplo num ETF sectorial (videojogos) que tem sido um dos meus melhores ETF.

Fiz estreia hoje em accoes e nao podia ter escolhido pior dia, parece que nesta altura muita gente vende para efeitos de impostos

Back