Bolsa e investimentos

O preco da PTMultimedia e da NOS não pode ser comparado porque tudo depende do numero de shares disponíveis no mercado.

A Berkshire Hathway tem um preco por accao de 352.000€ e não vale mais que a Amazon que tem preço de 3000€. A amazon tem mais acções no mercado.

Assim como concerteza que a NOS tem muitas mais acções no mercado que a PT Multimedia tinha

Pessoal, uma dúvida.

O fundo Alves Ribeiro não tinha duas modalidades de subscrição, uma como fundo normal e outra como fundo ppr (com as limitações para o seu resgate), ou estou a confundir?
A subscrição é igual, tu é que decides se o queres declarar no IRS ou não.

Só vim aqui partilhar convosco que esta sexta feira adquiri a segunda casa para colocar no mercado de arrendamento[;)]

Agora é só realizar as beneficiações e colocar para arrendar. [:cool:][:cool:]

Para mim, 2020 foi um grande ano em termos de investimentos e crescimento de portfolio, tanto mobiliário como imobiliário.

Só lamento o falecimento de uma grande referência na minha vida, o meu primeiro grande mentor nesta jornada financeira da minha vida: O meu Pai - Obrigado por tudo...

Um grande 2021 a todos!!

PS: Obrigado a todos que ao longo destes últimos anos me foram apoiando e ajudando por PM - Vocês sabem quem são[;)]

Pessoal, uma dúvida.

O fundo Alves Ribeiro não tinha duas modalidades de subscrição, uma como fundo normal e outra como fundo ppr (com as limitações para o seu resgate), ou estou a confundir?

O JFernandes já respondeu.
Queria só acrescentar que o Invest lançou um novo PPR, ligado a ETF´s que parece interessante. 3 níveis de risco (acções/obrigações). Penso que têm maior exposição à europa. Aguardo informações mais concretas do portfolio.

pessoal, estava a pensar investir algum dinheiro em algumas accoes a longo prazo e ir colhendo os dividendos em vez de ter no banco a render 0, podem-me esclarecer esta questão para ver se vale a pena?

apos andar a procura em montes de sites não consegui perceber uma coisa definitivamente.

em relação a dividendos obtidos no estrangeiro (e o broker tb é estrangeiro).
Para além da retenção na fonte que já é feita no país de origem (15% no caso dos EUA), ao declarar no IRS é cobrado mais alguma coisa?

ja experimentei ir ao portal das financas e simular mas não está disponivel simulacao para accoes no estrangeiro

pessoal, estava a pensar investir algum dinheiro em algumas accoes a longo prazo e ir colhendo os dividendos em vez de ter no banco a render 0, podem-me esclarecer esta questão para ver se vale a pena?

apos andar a procura em montes de sites não consegui perceber uma coisa definitivamente.

em relação a dividendos obtidos no estrangeiro (e o broker tb é estrangeiro).
Para além da retenção na fonte que já é feita no país de origem (15% no caso dos EUA), ao declarar no IRS é cobrado mais alguma coisa?

ja experimentei ir ao portal das financas e simular mas não está disponivel simulacao para accoes no estrangeiro
Tens que declarar os dividendos no IRS e será feito o acerto para os 28%, isto se não optares pelo englobamento.

Pois, eu estava a confundir umas coisinhas então.

O que eu estava a pensar apenas para o PPR AR, aplica-se de forma geral a qualquer PPR.

Significa que posso levantar o dinheiro de um (qualquer) PPR em qualquer altura (de acordo com as penalizações associadas, claro, e eventual comissão de resgate).

Isto é, a taxa de fiscalidade ao resgatar um PPR até aos cinco anos de posse é de 21,5%
Entre os cinco e 8 anos, 17,2%.
A partir de oito anos 8,6%.

E se o tiver declarado em IRS, além das taxas anteriores, tem de ser devolvido o valor do benefício fiscal mais 10% por cada ano declarado.

Caso seja resgatado nas condições "normais" de um PPR (a partir dos 60 anos, reforma ou pagar prestação crédito habitação, desemprego, etc), paga-se apenas 8%.

Deve ser isto, resumidamente.

hoje uma agente do meu banco (caixa geral de depósitos) ligou-me para me falar de uma situação, e ela no final aproveitou e falou-me de um fundo de investimento que eu desconhecia completamente..eu nao percebo nada dessas coisas portanto ela vai-me ligar daqui a uma semana...
basicamente do que eu consegui perceber é investir o dinheiro em accções...ou seja uma alternativa ao investimentos nas contas de poupança
...ela disse que eu posso resgatar o dinheiro quando quero e para não corrrer riscos que posso partir o dinheiro que quero investir em diferentes acções..
está aqui um print das accções que ela me falou

Capturar.jpg
eu sempre quis investir em acções, e não sei porquê sendo atraves da caixa sinto-me mais segura.....

resumindo, vale a pena me meter nisto? alguem conhece essas accoes? são arriscadas?

e já agora se alguem tiver paciência pode me explicar,POR FAVOR, o que é aquilo do prazo recomendado e das rentabilidades nos ultimos 5 anos e da cotação?[:D]

Last edited:
Tem risco de perda de capital, tens consciência disso certo?

A gestora tem de te esplicar tudo, presencialmente (difícil agora) e se possível por escrito.

E nisso tanto faz ser a CGD ou noutro banco qualquer.

Tem risco de perda de capital, tens consciência disso certo?

A gestora tem de te esplicar tudo, presencialmente (difícil agora) e se possível por escrito.

E nisso tanto faz ser a CGD ou noutro banco qualquer.
eu sei que há risco mas eu fiquei com a sensação que essas acções são boas pela maneira como ela falou..ou seja fiquei com a sensação que não acarretam muitos riscos
mas dos investidores daqui do fórum acredito que exista pelo menos um que conheça essas acções da cgd portanto precisava de um feedback
gostava de tirar um mini curso sobre accções, queria muito perceber sobre estas coisas[s)]

Last edited:
Acções boas? A PTIF, da PT e que passou para a Oi, também o era. E foi o que foi

Cuidado com que te dizem. Investe, se quiseres, mas com a consciência que os mercados são instáveis e não há garantias. Aliás em Março de 2020 houve muitos produtos associados à índices a estourar

Acções boas? A PTIF, da PT e que passou para a Oi, também o era. E foi o que foi

Cuidado com que te dizem. Investe, se quiseres, mas com a consciência que os mercados são instáveis e não há garantias. Aliás em Março de 2020 houve muitos produtos associados à índices a estourar

então vou investir 500 euros naquela accão que tem os 10.9%...quem não arrisca não petisca lol

hoje uma agente do meu banco (caixa geral de depósitos) ligou-me para me falar de uma situação, e ela no final aproveitou e falou-me de um fundo de investimento que eu desconhecia completamente..eu nao percebo nada dessas coisas portanto ela vai-me ligar daqui a uma semana...
basicamente do que eu consegui perceber é investir o dinheiro em accções...ou seja uma alternativa ao investimentos nas contas de poupança
...ela disse que eu posso resgatar o dinheiro quando quero e para não corrrer riscos que posso partir o dinheiro que quero investir em diferentes acções..
está aqui um print das accções que ela me falou

View attachment 152907
eu sempre quis investir em acções, e não sei porquê sendo atraves da caixa sinto-me mais segura.....

resumindo, vale a pena me meter nisto? alguem conhece essas accoes? são arriscadas?

e já agora se alguem tiver paciência pode me explicar,POR FAVOR, o que é aquilo do prazo recomendado e das rentabilidades nos ultimos 5 anos e da cotação?[:D]
Desses fundos de ações já os tive a todos, neste momento só tenho ativo o ações EUA e um PPR/OICVM arrojado.

Não sei qual o teu perfil de investidor, mas este tipo de fundos fazem sentido numa ótica de diversificação do investimentos. Estamos a falar de fundos de gestão ativa, cabendo à caixagest/CGD a gestão e acompanhamento dos mesmos. Da experiência que tive, eles são relativamente conservadores no que toca à composição das carteiras.

Um fundo que gosto muito é o líderes globais, mas estou à espera que haja uma quebra acentuada para abrir nova posição. Lembro-me que o fundo tinha uma exposição considerável à Boeing e quando começou a haver problemas com os 737 Max, foram muito rápidos a agir, desfazendo-se da posição. Da última vez que li o relatório, a maior exposição era à Samsung, Walt Disney e UPS.

Nada como leres com calma a informação disponível no cx direta.

E lembra-te que a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. É muito provável que os fundos baixem nos próximos tempos, o que pode ser bom para iniciar posições ou reforçar.

Desses fundos de ações já os tive a todos, neste momento só tenho ativo o ações EUA e um PPR/OICVM arrojado.

Não sei qual o teu perfil de investidor, mas este tipo de fundos fazem sentido numa ótica de diversificação do investimentos. Estamos a falar de fundos de gestão ativa, cabendo à caixagest/CGD a gestão e acompanhamento dos mesmos. Da experiência que tive, eles são relativamente conservadores no que toca à composição das carteiras.

Um fundo que gosto muito é o líderes globais, mas estou à espera que haja uma quebra acentuada para abrir nova posição. Lembro-me que o fundo tinha uma exposição considerável à Boeing e quando começou a haver problemas com os 737 Max, foram muito rápidos a agir, desfazendo-se da posição. Da última vez que li o relatório, a maior exposição era à Samsung, Walt Disney e UPS.

E lembra-te que a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. É muito provável que os fundos baixem nos próximos tempos, o que pode ser bom para iniciar posições ou reforçar.

Por isso odeio gestão activa (mais cara) e adoro gestão passiva (quase gratuita)... andaram anos a comprar Boing caríssima, agora que podiam aproveitar uns anos para comprar BA em saldos... vendem e fecham posições para mostrar short term gains... Não admira que no long term, nunca batam gestão passiva.

então vou investir 500 euros naquela accão que tem os 10.9%...quem não arrisca não petisca lol

Atenção aos custos e comissões associados. Já verificaste?
Fugia das acções PT. Atenção que o mercado está bastante sobreaquecido. Não te assustes se descer e sobretudo não entres em panico a resgatar. Claro está, não invistas se não te sentes confortável se o fundo descer 20 ou 30%....

Atenção aos custos e comissões associados. Já verificaste?
Fugia das acções PT. Atenção que o mercado está bastante sobreaquecido. Não te assustes se descer e sobretudo não entres em panico a resgatar. Claro está, não invistas se não te sentes confortável se o fundo descer 20 ou 30%....

Por isso odeio gestão activa (mais cara) e adoro gestão passiva (quase gratuita)... andaram anos a comprar Boing caríssima, agora que podiam aproveitar uns anos para comprar BA em saldos... vendem e fecham posições para mostrar short term gains... Não admira que no long term, nunca batam gestão passiva.

estão todos a falar chinês para mim[:)]

@INSIGHT dizme só uma coisa, com esses investimentos ganhaste ou perdeste dinheiro?

Compreendo, eu também não morro de amores por fundos de gestão passiva, mas de volta e meia coloco uns trocos neste tipo de fundos.

Não sei se a Boeing foi comprada caríssima, sei que a posição foi fechada antes do Crash da pandemia e efetivamente não se notou grande impacto na valorização do fundo.

Eu acho que eles alinham a estratégia ao tipo de cliente típico da Caixa, ou seja, uma vertente mais conservadora.

Mas o líderes globais era um fundo que estava sempre no top dos melhores fundos de gestão ativa (nacional). Agora não sei como anda.

Também vejo muita malta maravilhada com as valorizações dos fundos da Cathie Wood e nem sabem bem o que têm em mãos e o porquê da valorização.

No momento do resgate ganhei em todos, mas alguns estiverem negativos durante um bom período.

Se eu investir 500 euros nas ações que tu investiste e se tiver a mesma “sorte” que tiveste em resgatar dinheiro e não a perder, qual seria o meu lucro ?
Só pra ter uma ideia se vale a pena me meter nisto...
Óbvio que não vou ter coragem de investir mais que 500 euros

Também vejo muita malta maravilhada com as valorizações dos fundos da Cathie Wood e nem sabem bem o que têm em mãos e o porquê da valorização.

Tesla....eu tenho ARKK e ARKF e estou com belos ganhos se bem que a posição é pequena....por acaso até reforcei esta semana. Mas também tenho enorme receio da bolha. Estes fundos estão estratosféricos e, pelo que leio, muita da malta que está a investir lembra-me o seguidismo de algumas seitas....muita euforia e fé na C.Wood.

Back