Bolsa e investimentos

Sim, mas estas te a esquecer de um pormenor:Estrategia de cobertura.
Imagina que um fundo e constituido pela acção X e pela acção Y;se a X subir 5% e a Y descer 2%, tens uma valorização de 3%.
Agr imagina isto com um conjunto vasto de acções.Agr se o fundo for composto por 10 acções e todas descerem....chapeu

Estás apenas a colocar a hipótese mais optimista! E se a acção X desvalorizar 5% e a Y valorizar 2% já tens o inverso, -3%.

No conjunto vasto vale a mesma forma de "pensar" a média negativa em relação à media positiva.

Sou inexperiente nesta área mas vou começando a compreender alguns mecanismos, esses acho que são básicos. Não podemos apenas pensar positivo, é preciso é ter consciência da realidade, não é so somar!

À pouco mais de um mês investi pouco mais do que o user Super, logo na primeira semana ganhei mais de 100€ em acções e um fundo de investimento. Investir apenas num fundo de investimento é totalmente desaconselhável, eu sei, mas foi um risco que assumi e que à partida estava preparado para deixar perder até um limite, é preciso é ter coragem de o resgatar mesmo estando a perder ou então deixar estar a longo prazo com perspectivas de voltar a valorizar. Desses dois riscos tomei a decisão de, se chegar a cotação negativa, faço o resgate.

Actualmente esse investimento está abaixo do que ganhei na primeira semana mas com resultados positivos, o fundo nunca esteve com resultados negativos bem como o conjunto de acções. O conjunto de acções está com um resultado positivo de 4,7% e o fundo com resultado positivo de 2,8%.

Num mês 3,75% de ganhos não é mau. Podia ser mais? Acho que sim, mas prefiro ir mantendo isto e só avançar para outros possiveis investimentos se tiver um conhecimento minimo para investir conscientemente. Sei ainda que hoje tenho esse lucro mas que amanhã pode estar a metade e dificilmente estará no dobro, porque apanhei um grupo de acções que cresceu relativamente bem nos ultimos tempos. Já vendi acções com cotação negativa porque vi que aquelas não dariam nada, era só sobe e desce mas sem perspectivas de crescimento sustentado (falo das acções de clubes de futebol).

Última edição:
Sim, especular é a palavra correcta.... para descrever afirmaçoes deste tipo:

o problema é que pode haver alguém a ler e que acredite.... e vai a correr investir em acçoes ou fundos ou o que quer que seja.

se para ti um electrodoméstico ou um carro sao investimento, nao há mais nada a dizer.

Epah ms tu lês mal ou eu escrevo em chines?

Ja postei não sei quantos posts a dizer que acções são arriscadas e que pode existir ganho ou perdas, e que por isso e que os super depositos são mais indicados para quem não quer arriscar.

Quanto aos carros, epah deves querer mm que te faça um desenho.
Para já há carros com menor desvalorização que outros, por isso na hora de comprar um carro há que ter em conta este factor.

Agr tas a mandar bitaites de que tamos a falar de investimentos como se fosse certo ganharmos dinheiro.
Epah é obvio que não, mas só um atrasado mental investe dinheiro a pensar que vai perder.

Por isso é que existem varias estrategias a adoptar antes de investir.Ainda queres que te faça um desenho?

Vamos então fazer te um desenho:

Eu quando compro um electodomestico ( não sei onde leste que eu diss que electrodomesticos eram um investimento, mas enfim), se for a pensar "ah e tal, compro isto e passado 1 mes avaria, mas valia tar quieto.

O mm se passa nos investimentos: se eu pensar que vou investir em X e que vou perder dinheiro, mais vale ficar quieto.

Percebeste agr ou queres que abra o paint?

como é giro ver a malta dar conselhos sobre o dinheiro dos outros... ainda por cima com todas as certezas do mundo sobre coisas que sao imprevisíveis!!!!

[;)] Já estava a ficar assustado por não ver ninguém a reagir a algumas coisas que aqui se disseram...

A euforia às vezes pode ser lixada. Recomendar acções e warrants (!) a alguém que quer ganhar algum mas nunca perder, ainda por mais sem horizontes temporais definidos é um bocado perigoso...

o seguinte excerto tem a ver com as recomendações que eu dei ao user que queria investir os 3000 eurs sem risco.

"""""""""Investe num fundo indexado á Euribor.
Podes consultar aqui o "super deposito" do banco popular: http://www.bancopopular.pt/?idm=1328.
Isto para investimentos a curto prazo.

Se quiseres a longo prazo, tens sp os produtos estruturados que têm maior rentabilidade, mas corres o risco de que quando atingir a maturidade, ficares com o mesmo dinheiro que lá puseste.

Eu expliquei me mal.
O que eu quis dizer foi que seja qual for o tipo de deposito ou fundo (seja ele de baixo risco, médio risco ou risco elevado), o pior que pode acontecer é que findo o prazo estipulado, ficar com a mesma quantia que depositou anteriormente.
Como o user referiu que queria um investimento onde n perdesse o dinheiro que iria depositar, eu falei nos fundos, pk de facto, se depositar 3000 eurs, na pior das hipoteses irá ficar a mesma com os 3000 euros.

Agr se achares que daqui por 5 anos n precisas do dinheiro, eu investia num fundo de medio/alto risco.

Agr se precisares do dinheiro daqui por 6 meses, investe num de baixo risco.

Já sabes é que a percentagem de juros é baixa, ms se o dinheiro tiver a "apodrecer" na conta a ordem, sp é melhor 2% ao ano do que nada.

Agr se quiseres arriscar a serio, tens sp a bolsa, nomeadamente acções e Warrants, mas ai corres o risco de ficares sem dinheiro nenhum.""""""""""""""

ONDE RAIO É QUE VOCES LERAM QUE EU DISS PARA ELE INVESTIR EM ACÇÕES OU WARRANTS?

Qto ao post inicial depende. Se quiseres estar descansado e com ideias de deixar os € durante bastante tempo e não tens tempo para acompanhar e estudar a bolsa com pés e cabeça aconselho os certificados de aforro.

Se te queres lançar na bolsa lê livros e tem sempre a noção de que o risco de entratarmos em bear market é bem real.

Sugiro ainda que verifiques o banco com comissões mais comedidas.

Eu há uns 6 meses andei a ver e escolhi o big.

O q posso dizer dele é q tem boas campanhas para novos aderentes, não há despesas relativas à conta principal, as comissões de corretagem são boas e com preçarios especiais consoante o caso e tem também a super conta (que é inerente à conta base) em que se pode (des)mobilizar o € quase instantaneamente (é preciso ter em conta a noite, feriados e fds) e dá 3% de juros que são creditados trimestralmente em razão do saldo médio.

P.S. No big a subscrição dos fundos internacionais não tem qq comissão de resgate.

Epah ms tu lês mal ou eu escrevo em chines?

Ja postei não sei quantos posts a dizer que acções são arriscadas e que pode existir ganho ou perdas, e que por isso e que os super depositos são mais indicados para quem não quer arriscar.

Quanto aos carros, epah deves querer mm que te faça um desenho.
Para já há carros com menor desvalorização que outros, por isso na hora de comprar um carro há que ter em conta este factor.

Agr tas a mandar bitaites de que tamos a falar de investimentos como se fosse certo ganharmos dinheiro.
Epah é obvio que não, mas só um atrasado mental investe dinheiro a pensar que vai perder.

Por isso é que existem varias estrategias a adoptar antes de investir.Ainda queres que te faça um desenho?

Vamos então fazer te um desenho:

Eu quando compro um electodomestico ( não sei onde leste que eu diss que electrodomesticos eram um investimento, mas enfim), se for a pensar "ah e tal, compro isto e passado 1 mes avaria, mas valia tar quieto.

O mm se passa nos investimentos: se eu pensar que vou investir em X e que vou perder dinheiro, mais vale ficar quieto.

Percebeste agr ou queres que abra o paint?

abre o paint porque conselhos sobre investimentos nao será a tua área de excelencia....

quanto à forma como escreves, penso que nao é preciso dizer muito mais...

o teu erro foi que a pessoa pediu um conselho para investimento sem risco e tu respondeste como se ele fosse igual a ti, como se tivesse o mesmo perfil de investidor. Para além disso afirmar que fundos de ALTO RISCO no fim de contas até nem têm tanto risco... é no mínimo brincar com o assunto, e só se percebe num fórum de internet em que cada um pode dizer o que lhe apetecer sem consequências directas.

PS: Nao te irrites tanto que nao vale a pena

[;)] Já estava a ficar assustado por não ver ninguém a reagir a algumas coisas que aqui se disseram...

A euforia às vezes pode ser lixada. Recomendar acções e warrants (!) a alguém que quer ganhar algum mas nunca perder, ainda por mais sem horizontes temporais definidos é um bocado perigoso...

a malta é jovem e entusiasma-se

"ah e tal, as .com sao o futuro e sobem sempre, até ao infinito e mais além...."

depois afinal valem menos do que o papel em que estao impressas....

"ah, isto é um índice de mercados emergentes, teve uma valorizaçao de 40% no ano passado....porreiro!!"

depois vem uma crise na Ásia e o índice fecha.... e nada de capital, nem lucros.... zero...

"Mas podes investir em vários indices para compensar uns e outros"
E depois wall-street vem por aí abaixo e arrasta todos no turbilhao....

Moral da História:

cuidado com os entusiasmos e seguir a febre alheia

Com o que se tem passado com o BCP o que lhes parece que vai acontecer às acções?
Vão continuar a subir ou tendo em conta que no ultimo mês teve uma subida considerável vão descair um pouco?

Comprei acções do BCP quando estavam a 2,91€. Poderia ter comprado uma quantidade considerável mas como inexperente fui entrando aos poucos, a verdade é que já deu um bom lucro. Se houver perspectivas de continuarem a subir talvez seja altura de um reforço!!!

Última edição:
Com o que se tem passado com o BCP o que lhes parece que vai acontecer às acções?
Vão continuar a subir ou tendo em conta que no ultimo mês teve uma subida considerável vão descair um pouco?

Comprei acções do BCP quando estavam a 2,91€. Poderia ter comprado uma quantidade considerável mas como inexperente fui entrando aos poucos, a verdade é que já deu um bom lucro. Se houver perspectivas de continuarem a subir talvez seja altura de um reforço!!!

As que já tens aguenta mais uns tempos.. se será bom reforçar agora.. ao preço actual.. talvez seja.. tudo depende desta eventual fusão com o bpi (que na minha opinião não vai para a frente) se isto se verificar de certo que virá outro banco com uma opa hostil (bbva.. la caixa) e ai assim as acções poderão subir bastante[;)]

abre o paint porque conselhos sobre investimentos nao será a tua área de excelencia....

quanto à forma como escreves, penso que nao é preciso dizer muito mais...

o teu erro foi que a pessoa pediu um conselho para investimento sem risco e tu respondeste como se ele fosse igual a ti, como se tivesse o mesmo perfil de investidor. Para além disso afirmar que fundos de ALTO RISCO no fim de contas até nem têm tanto risco... é no mínimo brincar com o assunto, e só se percebe num fórum de internet em que cada um pode dizer o que lhe apetecer sem consequências directas.

PS: Nao te irrites tanto que nao vale a pena

Com retardados mentais não vale a pena falar.

Se te tivesses dado ao trabalho de leres o meu primeiro post, tinhas lido que eu aconselhei ao user em questão investir no netprazo do banco popular (que até á data é um deposito de baixo risco).

E quanto ao facto de investimentos n serem a minha área de excelência...parece que não irá ser contigo que vou aprender, porque ainda não disseste nada de util, para além de criticar.

Duro, pede para ***** e sai[;)]

Voltar
Superior