Bolsa e investimentos

Eu compro na posição de "casa de ouro usado", por isso naturalmente o preço tem de ser ajustado tendo em conta o risco. O objectivo não será vender na mesma situação como sugeres. Aliás, a maioria dos investimentos que faço são de oportunidade, seja em que área for. Se surge a oportunidade ou vejo algo em ouro a preço interessante, não viro as costas por ser ouro usado.

E quando entender, farei o ponto 4, para o transformar em algo melhor transaccionável e melhorar a taxa de retorno. Neste ponto foi o que disse, não sei ainda preços de refinação/certificação, mas não tenho qualquer pressa. É para longo prazo.
Resumindo, o que estás a falar não é de investimento. É de aproveitar as margens de comércio, ou aproveitar o desconhecimento ou desespero de alguém, ou fazer de receptador para comprar abaixo do preço justo. E esperas que essa diferença em relação ao preço de mercado compense todas as desvantagens que existem em relação a simplesmente comprar ouro fino certificado e vender ouro fino certificado.

Não ponho em causa que ganhes dinheiro com isso, se essa prática não desse dinheiro não havia tantas casas de compra de ouro, mas isso não é uma forma de investimento, é uma atividade de comércio, ainda por cima oportunistica, porque o que estás a dizer não é que investes quando entendes investir, estás a dizer é que ganhas porque compras abaixo da cotação quando surge uma pechincha.

Também, mas sem ser dinheiro... [:D]

É claro que beneficia quem tem dívidas, de repente o montante de dívida contraído passa a valer muito menos.

A falta de inflação também teve muito a ver com a crise das dívidas soberanas.

Depende Avant.

Se na altura em que fores fazer o rollover das obrigações que estão a expirar* tiveres inflação significativa, o mais provável é que leves com cupões brutais nas novas emissões usadas para fazer o rollover.
Por outras palavras: se a dívida for uma dívida "estática" como uma dívida entre amigos em que não ficou acordado o pagamento de valores actualizados, ou num crédito a habitação em que tens uma taxa fixa, o que referes é válido.

Se estás a falar de dívidas soberanas ou empresariais feitas com base em emissão de obrigações, na altura em que fizeres o rollover vais levar na cabeça.

*tudo isso num cenário normal, em que não tens os BCs com planos gigantescos de compra de activos, logo a alterar a dinâmica do mercado obrigacionista.

153572320_783762398910633_2446260698751838473_n-4692736980.jpg

Muito bom [:D]

Resumindo, o que estás a falar não é de investimento. É de aproveitar as margens de comércio, ou aproveitar o desconhecimento ou desespero de alguém, ou fazer de receptador para comprar abaixo do preço justo. E esperas que essa diferença em relação ao preço de mercado compense todas as desvantagens que existem em relação a simplesmente comprar ouro fino certificado e vender ouro fino certificado.

Não ponho em causa que ganhes dinheiro com isso, se essa prática não desse dinheiro não havia tantas casas de compra de ouro, mas isso não é uma forma de investimento, é uma atividade de comércio, ainda por cima oportunistica, porque o que estás a dizer não é que investes quando entendes investir, estás a dizer é que ganhas porque compras abaixo da cotação quando surge uma pechincha.

Quando fazes uma qualquer compra, com o objectivo de valorização, rendimento, e retorno, não é investimento? E está errado ser uma actividade de comércio, porque eu não vendo nada. A lógica é a mesma de andares sempre a reforçar um qualquer produto financeiro sem nunca venderes. Como disse, o foco é o longo prazo.

E claro que os investimentos interessantes surgem quando os preços estão simpáticos, seja no ouro, num imóvel, ou num produto financeiro em queda. Nem entendo o celeuma disto.

Pegando no exemplo de um imóvel, é a diferença entre comprar um imóvel novo para investimento/revenda, ou comprares algo usado para remodelar, com os riscos que isso acarreta, mas com preço muito mais simpático, e potencial de ganho muito superior.

Se apenas se considera investimento a compra de material high end, novo, certificado e em alta, então não tenho qualquer investimento.

Não há celeuma nenhuma.

Só estás a confundir conceitos. Se te aparece um negócio espetacular de uma peça de ourivesaria usada, claro que até podes ganhar muito mais do que com ouro fino, mas estás a assumir riscos inerentes a esse comercio e estás a ganhar no negócio da compra e venda, não no investimento.

Agora, se tiveres 10.000€ e quiseres investir em ouro para vender na próxima alta é MUITO melhor ir a um banco comprar barras do que ir a uma ourivesaria comprar ouro usado. É que nem tem comparação. E os únicos riscos que corres são os de mercado e da guarda do ouro, não corres riscos de má avaliação da peça, riscos de comprar algo roubado e ter a polícia à perna, risco de comprar latão banhado a ouro, etc, etc.

Por isso é que eu digo: investimento é com ouro fino. Sem prejuízo que no mercado de ouro usado existam oportunidades de negócio interessantes.

E continuas a confundir conceitos quando falas em material high end, novo certificado. Ouro é ouro, é tudo igual. Só pagas o peso. É no ouro que estás a investir. Quando compras ourivesaria é que se colocam essas questões.

Do que estive a ver o melhor local para comprar parece ser o Carregosa, será que eles vendem a não clientes?

https://www.bancocarregosa.com/banc...metais-preciosos/barras-de-ouro-investimento/
O Millennium também tem uma unidade de negociação de ouro no Porto, e oferecem o transporte até, ou a partir de qualquer balcão. No site só aparece barras pequenas mas eles vendem até 1Kg e compram qualquer quantia de ouro ou prata certificado.

Sei que também dá para não clientes, mas é mais complicado por causa dos requisitos de verificação de origem de fundos e branqueamento de capitais.

A CGD não sei se ainda tem, mas pelo menos há uns anos tinha também.

Não há celeuma nenhuma.

Só estás a confundir conceitos. Se te aparece um negócio espetacular de uma peça de ourivesaria usada, claro que até podes ganhar muito mais do que com ouro fino, mas estás a assumir riscos inerentes a esse comercio e estás a ganhar no negócio da compra e venda, não no investimento.

Agora, se tiveres 10.000€ e quiseres investir em ouro para vender na próxima alta é MUITO melhor ir a um banco comprar barras do que ir a uma ourivesaria comprar ouro usado. É que nem tem comparação. E os únicos riscos que corres são os de mercado e da guarda do ouro, não corres riscos de má avaliação da peça, riscos de comprar algo roubado e ter a polícia à perna, risco de comprar latão banhado a ouro, etc, etc.

Por isso é que eu digo: investimento é com ouro fino. Sem prejuízo que no mercado de ouro usado existam oportunidades de negócio interessantes.

E continuas a confundir conceitos quando falas em material high end, novo certificado. Ouro é ouro, é tudo igual. Só pagas o peso. É no ouro que estás a investir. Quando compras ourivesaria é que se colocam essas questões.

E como é que ganhas na compra de barras de ouro fino? Não tens de comprar e vender?

O exemplo que dei de imóveis usados é a mesma coisa. Compras e só vendes depois de remodelar. Com o ouro acontece o mesmo, compras e só vendes em barras de ouro fino. No meio, tens o processo de obras, num caso, ou de refinação no outro.

E como é que ganhas na compra de barras de ouro fino? Não tens de comprar e vender?
.

Vou por de forma simples e pela última vez porque já chateia esta conversa, se não queres entender, não entendas.

Investimento: compras pela cotação de hoje, esperas um tempo, o ouro valoriza. Vendes pelo valor que compraste mais a valorização. Assumes apenas o risco de mercado.

Comércio: tentas comprar abaixo da cotação ou vender acima da cotação. Para isso tens que assumir um esforço e dispender o tempo para procurar negócios de oportunidade e vais ter que assumir outros riscos, como o risco de fraude e de contrafação, os riscos ligados à possibilidade de estar a receber peças roubadas, o risco de poder estar a entrar sem saber num esquema de branqueamento de capitais, etc.. etc.. etc.. além naturalmente dos riscos inerentes ao investimento caso guardes as peças durante algum tempo.

São coisas diferentes.

Este tipo de notícias deixa-me sempre atónito (pela sua grandeza, em comparação com a nossa fraca e pequena economia portuguesa):

https://www.wsj.com/articles/tsmc-t...n-2022-to-beef-up-chip-production-11642076019

Ou seja, a maior fabricante de chips a nível mundial, responsável por aproximadamente metade da produção global, vai investir só este ano qualquer coisa como 40 mil milhões de Euros para aumentar a sua capacidade de produção. Isto depois de ter investido 30 mil milhões de Euros no ano passado.
Para termos uma noção destes números, esta empresa vai investir qualquer coisa como 10 vezes o valor que o Estado Português vai meter na TAP para esta companhia de aviação sobreviver.
Esta empresa prevê um crescimento médio de 20% ao ano nos seus resultados durante os próximos 5 a 10 anos.

A minha questão é a seguinte: Porque razão o Estado Português insiste em estoirar dinheiro em empresas e sectores concorrenciais com baixos lucros, com imensos riscos associados (como é o caso da aviação), e não usa esse dinheiro para atrair este tipo de empresas de sectores bem mais lucrativos?

Última edição:
Vou por de forma simples e pela última vez porque já chateia esta conversa, se não queres entender, não entendas.

Investimento: compras pela cotação de hoje, esperas um tempo, o ouro valoriza. Vendes pelo valor que compraste mais a valorização. Assumes apenas o risco de mercado.

Comércio: tentas comprar abaixo da cotação ou vender acima da cotação. Para isso tens que assumir um esforço e dispender o tempo para procurar negócios de oportunidade e vais ter que assumir outros riscos, como o risco de fraude e de contrafação, os riscos ligados à possibilidade de estar a receber peças roubadas, o risco de poder estar a entrar sem saber num esquema de branqueamento de capitais, etc.. etc.. etc.. além naturalmente dos riscos inerentes ao investimento caso guardes as peças durante algum tempo.

São coisas diferentes.
A partir do momento que compras uma barra de ouro fino para depois revenderes com lucro, estás também a falar de comércio. O que estás a baralhar é com esforço e tempo, e risco, o que não tem nada a ver. Eu posso demorar muito mais tempo e colocar mais esforço na procura e compra de um produto financeiro, por exemplo. E os risco existem sempre em qualquer investimento e não ficam limitados ao mero risco de mercado. Se compras ouro físico tens risco de posse, roubo, perda, entre outros.É que se formos a definir o que é investimento com base no risco, então o VC nem poderia sonhar ser chamado de investimento, por exemplo.Investimento pressupõe sempre a obtenção de lucro e maximização de rendimento, e não se reduz a uma mera troca comercial, e muito menos, neste caso, se insere na categoria de comércio entre produção e consumidor.

Definições da infopédia
Investimento:

1.
ato ou efeito de investir

2.
ECONOMIA afetação de recursos com vista à aquisição de meios de produção ou à maximização do seu rendimento

3.

ECONOMIA aplicação de capital com vista à obtenção de lucro

4.
ECONOMIA conjunto dos capitais assim aplicados

5.
ECONOMIA conjunto das verbas aplicadas num dado setor, atividade, etc.

Comércio:
1.
troca de produtos por dinheiro com intuito lucrativo

2.
ECONOMIA atividade económica que se interpõe entre a produção e o consumo, colocando os bens à disposição dos consumidores em tempo útil

3.
mercado

4.
troca de valores; permuta

5.
classe dos comerciantes

6.
conjunto dos estabelecimentos que exercem a atividade comercial

O exemplo que dei de imóveis usados é a mesma coisa. Compras e só vendes depois de remodelar. Com o ouro acontece o mesmo, compras e só vendes em barras de ouro fino. No meio, tens o processo de obras, num caso, ou de refinação no outro.

Como é que angarias os particulares que têm ouro para vender?
Como fazes para avaliar o quilate e o valor do mesmo naquele dia?

Imagina que eu tenho uma peça de ouro de 18Kt com 20gr de peso que te quero vender. Quanto pagas à grama e como fazes para ter certeza que o ouro é mesmo de 18Kt?

Como é que angarias os particulares que têm ouro para vender?
Como fazes para avaliar o quilate e o valor do mesmo naquele dia?

Imagina que eu tenho uma peça de ouro de 18Kt com 20gr de peso que te quero vender. Quanto pagas à grama e como fazes para ter certeza que o ouro é mesmo de 18Kt?
Angariar implica procura activa. Não faço isso.

O Millennium também tem uma unidade de negociação de ouro no Porto, e oferecem o transporte até, ou a partir de qualquer balcão. No site só aparece barras pequenas mas eles vendem até 1Kg e compram qualquer quantia de ouro ou prata certificado.

Sei que também dá para não clientes, mas é mais complicado por causa dos requisitos de verificação de origem de fundos e branqueamento de capitais.

A CGD não sei se ainda tem, mas pelo menos há uns anos tinha também.

como assim, se for comprar ao banco carregosa onde nao tenho conta como vou provar de onde vem o dinheiro...

eu se possivel nem quero deixar lá a minha morada...

como assim, se for comprar ao banco carregosa onde nao tenho conta como vou provar de onde vem o dinheiro...

Os bancos não podem colaborar em atividades que possam constituir formas de lavagem de dinheiro, nem mantém relações comerciais com indivíduos não identificados.

Como é óbvio têm que cumprir as regras de KYC e dependendo dos montantes as normas de AML.

Os bancos não podem colaborar em atividades que possam constituir formas de lavagem de dinheiro, nem mantém relações comerciais com indivíduos não identificados.

Como é óbvio têm que cumprir as regras de KYC e dependendo dos montantes as normas de AML.

quer dizer vais comprar ouro e deixas lá a morada como convite para te virem assaltar a casa [:)]

Nada como ligares para lá e esclareceres essas dúvidas, mas para comprar dúvido que precises quer de conta quer de provar de onde vem o dinheiro, especialmente se o pagamento fôr através de TB.

Em relação ao preço, parece ter os melhores preços do mercado em Pt mas de qualquer forma convêm sempre pesquisar antes de avançar.
Outra situação são a marca das barras, no ato da compra há marcas mais caras do que outras mas na venda têm todas exatamente o mesmo valor. Isto para dizer que convêm sempre optar pelas que estiverem com melhor preço independentemente da marca.

quer dizer vais comprar ouro e deixas lá a morada como convite para te virem assaltar a casa [:)]
Se a quantia de ouro o justificar nem sequer trazes para casa, deixas logo lá num cofre do banco. E voltas lá quando for para vender.

É assim que faz quem investe a sério em ouro físico.

Aqui pela conversa que leio estamos nitidamente a falar de brincadeiras de meia dúzia de gramas e de umas libras ou de umas pulseiras no caso do Obtuso, não precisas de ter medo de te assaltarem a casa.

Nada como ligares para lá e esclareceres essas dúvidas, mas para comprar dúvido que precises que de conta quer de provar de onde vem o dinheiro, especialmente se o pagamento fôr através de TB.

Depende do montante. Se for pouco, uma transferência de uma conta em que tu sejas titular em princípio chega, porque partem do princípio que o banco de origem tem os dados necessários em caso de necessidade e já fez as verificações de origem de fundos.

Se fores comprar kilos isso não chega.

Voltar
Superior