Bolsa e investimentos

Quem tem capital investido na Degiro em ETF´s e ações, sente-se confortável em ter mais de 20.000€ lá investidos ou prefere abrir conta em outra corretora para diminuir o risco e a garantia de salvaguarda de capital em caso de falência da instituição?

Em caso afirmativo, qual a corretora que recomendam para investir? XTB, IB ou Trading 212?

Last edited:
Assim se vê a iliteracia financeira que se vê por Portugal (atenção que não é nenhuma crítica directa ao user)...

Grandes parte dos meus amigos quando digo que tenho algumas ações ou etfs olham para mim como se andasse metido na droga.
Triste, mas é verdade. Literacia financeira devia ser uma disciplina obrigatória no ensino secundário.

Quem tem capital investido na Degiro em ETF´s e ações, sente-se confortável em ter mais de 20.000€ lá investidos ou prefere abrir conta em outra corretora para diminuir o risco e a garantia de salvaguarda de capital em caso de falência da instituição?

Em caso afirmativo, qual a corretora que recomendam para investir? XTB, IB ou Trading 212?
Tenho lá muito mais que isso.

Agora a pergunta estúpida, o fundo de garantia não cobre 50k?

Não, apenas 20k.
O que muita gente faz é, quando atinge o valor, transfere para banco PT. Se bem que, dada a nossa supervisão, não me sinto desconfortável em ter parte do investimento na Degiro...

Cobre 90% até 20mil.
No entanto à partida e na teoria espera-se que os ativos estejam protegidos de mais alguma forma que garanta que eles são entregues ao cliente (pelo menos a grande parte) e os 20mil deveriam ser apenas e só para as perdas. Por exemplo tens 50mil, a degiro só consegue devolver 30mil, os outros 90% dos 20mil em falta podem ser pagos pelo estado alemão.

Entre ter na degiro e num banco em Portugal... deve ser igual ou semelhante.

(os depósitos vão até 100mil)

Então e o pessoal que tem 100k, 200k e por aí fora investidos na DEGIRO?
Ou em exchanges de criptomoedas?

Se fossem pensar que ia falir…

Eu optei por abrir conta noutra corretora, para dividir o mal pelas aldeias. Não é apenas por causa da cobertura da garantia, há outras vantagens, nomeadamente ter acesso a tickers/mercados que a degiro não tem (assim de cabeça, LMT, O e outros), se uma corretora não estiver operacional, ficas sempre com uma alternativa para investir, princing, entre outras.

Eu abri na Trading212 mas não recomendo, estou neste momento a fechar posições. Entretanto abri na IB e estou a gostar da experiência, quem quiser comprar ações europeias (excepto nacionais) fica mais barato. Além disso há mais opções de investimento e a plataforma dá quinze a zero à da Degiro, na minha opinião, é claro.

Investimento em ações americanas acima dos 1,5k também fica mais barato quando comparado com a degiro e tem outra grande vantagem: és tu que controlas o câmbio.

Para já vou ficar a trabalhar com estas duas (mais umas posições antiga que tenho no meu banco).

Eu optei por abrir conta noutra corretora, para dividir o mal pelas aldeias. Não é apenas por causa da cobertura da garantia, há outras vantagens, nomeadamente ter acesso a tickers/mercados que a degiro não tem (assim de cabeça, LMT, O e outros), se uma corretora não estiver operacional, ficas sempre com uma alternativa para investir, princing, entre outras.

Eu abri na Trading212 mas não recomendo, estou neste momento a fechar posições. Entretanto abri na IB e estou a gostar da experiência, quem quiser comprar ações europeias (excepto nacionais) fica mais barato. Além disso há mais opções de investimento e a plataforma dá quinze a zero à da Degiro, na minha opinião, é claro.

Investimento em ações americanas acima dos 1,5k também fica mais barato quando comparado com a degiro e tem outra grande vantagem: és tu que controlas o câmbio.

Para já vou ficar a trabalhar com estas duas (mais umas posições antiga que tenho no meu banco).

e o ibkr nao cobra nada no cambio se for no ambito de compra de accoes.

enquanto que a degiro e trading 212 cobra hidden fees na taxa de conversao

para alem disso se venderes uma accao em dolars para comprares outra em dolares cobram-te fees duas vezes a converter a moeda...

paguei 127€ de taxas no trading 212 o ano passado, em conversao de moeda, free trading dizem eles, grande treta, o ibkr é mais barato.

Last edited:
Abri conta no IB e queriam começar a cobrar comissões de guarda, fechei conta na hora.

nao cobram comissoes de guarda, não sei do que falas.

isso dos 10€ mensais acabou ha 1 ano... e mesmo assim ficava mais barato que o T212

nao cobram comissoes de guarda, não sei do que falas.
Dear Client,

We are sending this notice as a reminder that your account UXXXXX will soon be subject to a monthly activity fee that is intended to offset the costs of maintaining inactive accounts. The fee of USD 10 per month, or USD 20 if your account balance is below USD 2,000, is waived during your first three months following the funding of your account to allow you time to familiarize yourself with our platform.

Please note that the fee is offset by any commissions you generate during the month. In addition, the fee may be reduced if your account balance is in excess of USD 100,000 or you are age 25 or younger.

Additional detail regarding monthly activity fees can be found on our website.

Dear Client,

We are sending this notice as a reminder that your account UXXXXX will soon be subject to a monthly activity fee that is intended to offset the costs of maintaining inactive accounts. The fee of USD 10 per month, or USD 20 if your account balance is below USD 2,000, is waived during your first three months following the funding of your account to allow you time to familiarize yourself with our platform.

Please note that the fee is offset by any commissions you generate during the month. In addition, the fee may be reduced if your account balance is in excess of USD 100,000 or you are age 25 or younger.

Additional detail regarding monthly activity fees can be found on our website.

isso ja acabou

https://www.reddit.com/r/literaciaf...6/última_hora_interactive_brokers_acabou_com/

Se fosse à falência tinham que entregar os títulos que são teus, nada mais. Se vendessem os teus títulos ou os fizesse seus, então estaria a cometer um crime.

A alfabetização financeira é o que separa os ricos dos pobres. As estatísticas dizem que se uma pessoa financeiramente alfabetizada não tem dinheiro, logo o terá. E vice-versa, se uma pessoa analfabeta financeiramente tem dinheiro, com certeza vai perdê-lo em breve! Por que isso acontece e como melhorar sua alfabetização financeira - continue lendo.

A alfabetização financeira é o que separa os ricos dos pobres. As estatísticas dizem que se uma pessoa financeiramente alfabetizada não tem dinheiro, logo o terá. E vice-versa, se uma pessoa analfabeta financeiramente tem dinheiro, com certeza vai perdê-lo em breve! Por que isso acontece e como melhorar sua alfabetização financeira - continue lendo.

Ate deixar o dinheiro parado perde, neste momento uns 10% ao ano para a inflacao

Olá pessoal. Não tenho muita experiência em investimentos e queria uma ajuda sobre se vale a pena ou se é um risco muito grande, avançar para outro tipo de mercados como o das moedas. A única experiência que eu conheço é o de investimento em ETF. Muito básico, eu sei, mas foi sempre algo que me dava algum grau de confiança, tendo uma margem de lucro superior a estar parado no banco. Um colega meu no trabalho que tem criptos e assim, falou-me em forex trading, tipo https://www.robomarkets.pt/forex-trading/trading/cent-account/, e não sei se é aconselhável para alguém no meu nível.

Last edited:
Back