Bolsa e investimentos

pergunta para queijinho:

é esta uma má altura para investir em ETFs acumulativos, uma vez que está tudo em alta?

Curto e grosso: é sempre muito difícil saber se é boa altura para investir ou não num determinado instante de tempo.

Se alguém te responder de forma confiante "sim", ou "não", é porque não faz a mínima ideia do que são os mercados.

É arriscado investir agora.

Espera por um pullback de 20 ou 30 por cento.

Depois disso entra no mercado com parcelas mensais. Vulgo DCA.

É complicado.
Faz me lembrar o caso num antigo fórum de finanças pessoais de um user que também estava à espera de entrar no SP500 mas apenas quando o mesmo passasse abaixo dos 2400 pontos (há alguns anos atras). Facto é que os dias iam passando e o mercado só se afastava desse target. Não sei se o mesmo conseguiu entrar no ponto em que queria (2400) ou se teve que entrar a um preço mais alto eventualmente....

pergunta para queijinho:

é esta uma má altura para investir em ETFs acumulativos, uma vez que está tudo em alta?

Pensando em long-term, como deve ser com um ETF, nunca é má altura. Lê sobre "dollar cost averaging".
Nao esperas pela altura perfeita, ninguém tem bola de cristal.

É complicado.
Faz me lembrar o caso num antigo fórum de finanças pessoais de um user que também estava à espera de entrar no SP500 mas apenas quando o mesmo passasse abaixo dos 2400 pontos (há alguns anos atras). Facto é que os dias iam passando e o mercado só se afastava desse target. Não sei se o mesmo conseguiu entrar no ponto em que queria (2400) ou se teve que entrar a um preço mais alto eventualmente....

E pior, esses normalmente sao aqueles que esperam pelo momento absolutamente perfeito ... para depois investir meia duzia de tostoes. Parece o topico das crypto

Eu sigo o príncipio "time in the market beats timing the market". Como costumo fazer DCA, vou comprando e não ligo muito se está caro ou barato.

Eu sigo o príncipio "time in the market beats timing the market". Como costumo fazer DCA, vou comprando e não ligo muito se está caro ou barato.

E estou sempre a comprar. Todos os meses ETF Global. Sem ver preço.

Mas não sou capaz de um lump sum em ATH. :confused:

pergunta para queijinho:

Se me disseres assim.
Tenho 10k para investir num etf e depois quero fazer investimentos mensais de 100€ , coloco os 10k todos de uma vez ?

Eu diria que neste momento como está em máximos metia apenas uma parte desses 10k, se calhar só 10%, e vais colocando os 100€ todos os meses.
O resto guardas para entrar forte quando houver uma correção.

Aí também concordo que seja uma asneira.

Mas começar um DCA em ATH não me parece errado. Se os preços caírem, o preço médio de compra também vai cair.

Se me disseres assim.
Tenho 10k para investir num etf e depois quero fazer investimentos mensais de 100€ , coloco os 10k todos de uma vez ?

Eu diria que neste momento como está em máximos metia apenas uma parte desses 10k, se calhar só 10%, e vais colocando os 100€ todos os meses.
O resto guardas para entrar forte quando houver uma correção. Também é interessante que a abordagem ao planeamento e à afetação estratégica de fundos possa ser utilizada não só para investimentos em instrumentos financeiros, mas também para apostas, por exemplo, na plataforma 20bet.express . É importante ter uma estratégia clara e não arriscar todo o capital de uma só vez, quer se trate de um investimento em ETF ou de um investimento em apostas.

Como é que vai escolher os ETF? Em que pretende concentrar-se - índices regionais ou sectores?

Last edited:

O problema é que um ATH não significa que traga uma descida logo em seguida. No início deste ano de 2024 também estávamos em ATH's e no entanto o SP500 subiu mais de 30%...

Hoje está a 6000 (números redondos). Ninguem sabe se em Janeiro vai estar a 6100 ou 5900.
É seguir uma fezada pessoal e pronto. E se optar por apostar numa descida, por um "stop" temporal para quando vai ter que entrar mesmo que não desça, para evitar perder o comboio...

Boas, voltei a ter convites .

Ainda não tens conta na XTB? Queres criar e ganhar 30€ em NVIDIA?

Passos: 5-6 minutos

1- Efetuar registo pelo Link (partilho por MP)

2- Fazer download da app.

3- Completar KYC.

4- Depositar 1€ ( por cartão é instantâneo )

5- Já está! Em 5 minutos acabas de ganhar 30€. O prémio é atribuído logo após o depósito contudo, caso seja fora do horário de funcionamento da bolsa de NY, a ação é recebida no horário de abertura seguinte!

6- Poderás vender a ação na hora e resgatar todo o dinheiro para a tua conta .

ainda tens convites?

Back