Se não gostam de quedas tão grandes têm de fazer gestão do risco que correm. Ou apostam em ações mais defensivas, como as de dividendos altos, ou escolhem com base em critérios de valor.
Só a titulo de exemplo, no YTD, tanto o FTSE All-World High Dividend Yield como o MSCI World Value Factor, estão a sair cerca de 6% e 7%, já os índices "mãe" de cada um deles, o FTSE All-World e o MSCI World, estão a cair 13% e 14% respetivamente. É claro que se alargarmos o prazo e olharmos para Jan/2020 até hoje, temos 37% e 30% nos índices com fatores de dividendos ou valor e respetivamente 50% e 57% nos globais.
Outra alternativa, que é a que eu uso desde há bastante tempo é ter obrigações no portfólio. Além de estabilizar permitem ter sempre pólvora disponível para poder disparar nos momentos de oportunidades. Para quem investe no longo prazo, há poucas coisas mais tristes do que ver tudo a cair e não ter dinheiro disponível para ir aos saldos.
Eu como cheguei à conclusão que para ganhar dinheiro tinha de tirar o lado emocional de todas as decisões de investimento, além de ter alguma preocupação com o risco, tenho uma folha de Excel onde com base nos múltiplos do mercado vai determinando se tenho maior ou menos percentagem em obrigações, entre cerca de 10% a 40%. Como o SP500, que é o índice de maior peso mundial, andava com múltiplos em relação aos lucros absolutamente estratosféricos também na minha carteira tinha uma percentagem de bonds bastante acima do normal, neste momento só com as desvalorizações das ações já tenho sobre exposição a bonds em relação à minha alocação objetivo, e quando atualizar o meu excel com os valores de fecho de Março, onde os múltiplos dos vários índices caíram já um bom bocado, de certeza que vou ter uma boa margem de rebalanceamento para vender obrigações e comprar ações, provavelmente SP500 que é o que mais se desviou da minha alocação central com estas quedas.
Agora, se fazem um portfólio só com mega caps, Nasdaq, Crypto e afins, provavelmente vão ganhar mais do que eu, mas nestas alturas têm de se agarrar firmes porque a montanha russa vai ser dura.