FZX
New member
É óbvio que ter um plano não quer dizer que tudo corra como eles esperam, as coisas depois são o que são e há que esperar pelas reações dos outros lados. A reação do mercado das treasuries parece ser uma dessas coisas em que esperavam menos impacto ou uma intervenção mais musculada da FED. As ameaças ao Powell parece que também já testaram até onde podiam ir sem desacreditar o dólar e começaram a recuar. Isso é normal em política, outra coisa é dizer que não fazem ideia do que estão a fazer.
Nenhum de nós sabe o que se está a passar nas negociações, cada um cá fora diz o que lhe apetece ou o que acha que lhe dá vantagem negocial.
É que eu já vi essa cena no primeiro mandato, e depois, afinal quem andava a navegar à vista era a Europa, o caminho deles continuou o mesmo sem alterações.
Para os esquecidos recordo só esta cena que acho que é icónica:
https://www.washingtonpost.com/vide...ed3d1a-c0e4-11e8-9f4f-a1b7af255aa5_video.html
E volto a dizer, eu não concordo com o que tem sido feito e em especial com a forma como tem sido feito, não achem que estou aqui a defender de alguma forma a política desta administração americana.
Só digo três coisas:
- Acho imprudente assumir que os EUA estão num caminho de auto destruição por capricho e que não sabem o que estão a fazer.
- Há um desiquilíbrio externo que precisava de ser corrigido e na verdade não vi ninguém com uma solução melhor, ou sequer alternativa.
- E estamos todos a discutir sem saber o que vai resultar de toda esta situação e quais as reais implicações.
Dito isto, é deixar passar o tempo e daqui a uns tempos podemos olhar para trás e verificar quem tinha uma estratégia ou quem só andava a navegar à vista. Neste momento nenhum de nós sabe como isto vai acabar, quem vai ganhar e perder e quais serão os equilíbrios que vão sair daqui.
- O que o Trump esta a fazer com a america e um "Deja Vu", olha para o que o Boris (e o Farage) fez com Brexit. Nao existiu maior ato de auto destruicao na historia (ate o Trump entrar em accao...) maior que o brexit. O Trump e varias vezes mais toxico que o Boris, a guerra das tarifas e um ato de auto destruicao com danos ainda maiores nao so para o proprio pais, mas infelizmente tambem para o mundo.
- O desiquilibrio da balanca comercial e um problema interno. O crescimento economico americano assenta essencialmente no consumo, ainda por cima com recurso ao credito (23% dos americanos tem divida superior a 20 mil USD so em cartoes de credito) e aqui e que reside o verdadeiro problema. Se calhar, seria melhor restringir o acesso ao credito facil, ou criar um imposto tipo IVA, ou um misto dos dois, para refriar o consumo interno ao inves de abril uma guerra comercial com o mundo inteiro.. O resultado seria o mesmo (reducao das importacoes por via do encarecimento dos bens) mas sem criar atritos com os parceiros comerciais.
- Ainda nao sabemos o que vai resultar mas ja vamos tendo uma ideia. E de uma coisa ja temos a certeza, ja nada ira ser como dantes. Isto porque ja comecamos a assistir a movimentacoes e aproximacoes entre paises com vista a libertar da dependencia dos estados unidos. O "Make America Great Again" e um slogan vazio e um flop a toda a linha tal como o "Make England Great Again" foi...