Bolsa e investimentos

É óbvio que ter um plano não quer dizer que tudo corra como eles esperam, as coisas depois são o que são e há que esperar pelas reações dos outros lados. A reação do mercado das treasuries parece ser uma dessas coisas em que esperavam menos impacto ou uma intervenção mais musculada da FED. As ameaças ao Powell parece que também já testaram até onde podiam ir sem desacreditar o dólar e começaram a recuar. Isso é normal em política, outra coisa é dizer que não fazem ideia do que estão a fazer.

Nenhum de nós sabe o que se está a passar nas negociações, cada um cá fora diz o que lhe apetece ou o que acha que lhe dá vantagem negocial.

É que eu já vi essa cena no primeiro mandato, e depois, afinal quem andava a navegar à vista era a Europa, o caminho deles continuou o mesmo sem alterações.

Para os esquecidos recordo só esta cena que acho que é icónica:

https://www.washingtonpost.com/vide...ed3d1a-c0e4-11e8-9f4f-a1b7af255aa5_video.html

E volto a dizer, eu não concordo com o que tem sido feito e em especial com a forma como tem sido feito, não achem que estou aqui a defender de alguma forma a política desta administração americana.

Só digo três coisas:

- Acho imprudente assumir que os EUA estão num caminho de auto destruição por capricho e que não sabem o que estão a fazer.

- Há um desiquilíbrio externo que precisava de ser corrigido e na verdade não vi ninguém com uma solução melhor, ou sequer alternativa.

- E estamos todos a discutir sem saber o que vai resultar de toda esta situação e quais as reais implicações.

Dito isto, é deixar passar o tempo e daqui a uns tempos podemos olhar para trás e verificar quem tinha uma estratégia ou quem só andava a navegar à vista. Neste momento nenhum de nós sabe como isto vai acabar, quem vai ganhar e perder e quais serão os equilíbrios que vão sair daqui.

- O que o Trump esta a fazer com a america e um "Deja Vu", olha para o que o Boris (e o Farage) fez com Brexit. Nao existiu maior ato de auto destruicao na historia (ate o Trump entrar em accao...) maior que o brexit. O Trump e varias vezes mais toxico que o Boris, a guerra das tarifas e um ato de auto destruicao com danos ainda maiores nao so para o proprio pais, mas infelizmente tambem para o mundo.

- O desiquilibrio da balanca comercial e um problema interno. O crescimento economico americano assenta essencialmente no consumo, ainda por cima com recurso ao credito (23% dos americanos tem divida superior a 20 mil USD so em cartoes de credito) e aqui e que reside o verdadeiro problema. Se calhar, seria melhor restringir o acesso ao credito facil, ou criar um imposto tipo IVA, ou um misto dos dois, para refriar o consumo interno ao inves de abril uma guerra comercial com o mundo inteiro.. O resultado seria o mesmo (reducao das importacoes por via do encarecimento dos bens) mas sem criar atritos com os parceiros comerciais.

- Ainda nao sabemos o que vai resultar mas ja vamos tendo uma ideia. E de uma coisa ja temos a certeza, ja nada ira ser como dantes. Isto porque ja comecamos a assistir a movimentacoes e aproximacoes entre paises com vista a libertar da dependencia dos estados unidos. O "Make America Great Again" e um slogan vazio e um flop a toda a linha tal como o "Make England Great Again" foi...

Mundano Trump tal como um relógio por muitas asneiras que faça 2 vezes ao dia acerta.
OS EUA obviamente não estão num caminho de auto drestruição, isso não existe, muito menos num país daquela dimensão.
Mas estão a destruir muitas das pontes que construíram nos últimos 80 anos.
Vão-se fechar sobre eles prórpios? Ok, que o façam. No fim saem a ganhar? Tenho dúvidas, muitas dúvidas. Mas mesmo que o saiam, será assim tão relevante a vitória para provocar este caos em todo o mundo? E assumir a perda de poder pelo mundo fora? Isto não tem preço.
Podem-se fechar sobre eles próprios? Tenho ainda mais dúvidas, principalmente aos dias de hoje. A não ser que arranjem escravos americanos para fazer o trabalho que hoje é feito em países de 3ºmundo.

Sobre o que vai resultar daqui, obviamente ninguém sabe, nunca houve nada parecido com isto no passado. Por isso é que o plano americano não pode existir, estão a navegar à vista, e logo se vê o que acontece.
Para já recuaram em praticamente tud, sendo verdade que não voltamos ao ponto zero, mas recuaram.
Os países terceiros vão aceitar as tarifas se elas não forem altas, sabes porquê? Quem as paga são os americanos... por isso é que a balança comercial é o que é.

Edit: não tinha ouvido as declarações deTrump sobre a China, mas só lhe faltou dizer que ia beijar o rabo do Xi e pedir desculpa.
Se isto não é navegação á vista, não sei o que será.

Last edited:
Edit: não tinha ouvido as declarações deTrump sobre a China, mas só lhe faltou dizer que ia beijar o rabo do Xi e pedir desculpa.

O trump deve estar a ser pressionado pelos milhares de empresas que de repente ficaram sem produtos para vender e pelas cadeias de produção que de repente viram os preços dos componentes duplicar.

Como em tudo, a realidade acaba sempre por vencer a propaganda.

O trump deve estar a ser pressionado pelos milhares de empresas que de repente ficaram sem produtos para vender e pelas cadeias de produção que de repente viram os preços dos componentes duplicar.

Como em tudo, a realidade acaba sempre por vencer a propaganda.

Obviamente o problema não são as tarifas e o seu fim, o problema é como Trump quer fazer as coisas e no tempo que as quer fazer.
Já o disse e repito, é completamente impossível que resulte pela globalização existente aos dias de hoje. Os impactos nos EUA seriam gigantes e incalculáveis no curto e médio prazo. A longo prazo ninguém sabe.
E não me aprece que a população esteja disposta a correr esse risco durante vários anos.

Ó Prelude, aprecia esta preocupação cínica, a verdade é que está preocupado com os interesses próprios, quer lá saber dos norte-americanos.

A farsa da indignação, cómico.

Este descobriu a pólvora...
Já paraste para pensar nas implicações destas medidas aleatórias no teu bolso?

- O que o Trump esta a fazer com a america e um "Deja Vu", olha para o que o Boris (e o Farage) fez com Brexit. Nao existiu maior ato de auto destruicao na historia (ate o Trump entrar em accao...) maior que o brexit. O Trump e varias vezes mais toxico que o Boris, a guerra das tarifas e um ato de auto destruicao com danos ainda maiores nao so para o proprio pais, mas infelizmente tambem para o mundo.

Peço desculpa, mas a actuação dos Quislings europeus às ordens dos neocons americanos batem isso tudo aos pontos.

Ficámos (nós europa ocidental) sem a nossa parte leste até ao Pacífico, mais uma parte milenar da nossa civilização cristã, só porque uns gananciosos queriam desfazer a Rússia em várias Ucrânias corruptas, para refocilarem à vontade.

Agora que os americanos recalibraram e deram umas chapadas na criadagem, andam aí a chorar.

Gj_qtLAX0AAMHsI

P.S. de passagem dão-se ao luxo de impôr censura em países onde a constituição não a permite, afastar candidatos a eleições, etc.

Last edited:
  • Like
Reactions: AMR
Que implicações são essas? Podes descrever?

Assim, daqui a 6 meses logo vemos se aconteceu.

Não te deves ter apercebido da erosão de riqueza que a queda dos índices e do dólar fizeram só no último mês mas se tens de vir para um tópico sobre bolsa perguntar...[8b]

Não te deves ter apercebido da erosão de riqueza que a queda dos índices e do dólar fizeram só no último mês mas se tens de vir para um tópico sobre bolsa perguntar...[8b]

Mas o que é que o TURBO tem a ver com o dólar baixar? Se calhar até é bom para ele, eu sei lá.

Isso não são implicações. São constatações!

Constatações são factos observados.

Implicações são as consequências.

Mas o que é que o TURBO tem a ver com o dólar baixar? Se calhar até é bom para ele, eu sei lá.

Isso não são implicações. São constatações!

Constatações são factos observados.

Implicações são as consequências.

Agora é uma questão de semântica...

Constatações: observa-se que as medidas políticas de Trump levaram à queda dos índices bolsistas e do dólar.
Consequências: erosão de riqueza, fuga de capitais dos EUA, aumento das yields das bonds americanas, etc.

Conserva as tuas motivações e crenças políticas para outros tópicos pf.

Agora é uma questão de semântica...

Constatações: observa-se que as medidas políticas de Trump levaram à queda dos índices bolsistas e do dólar.
Consequências: erosão de riqueza, fuga de capitais dos EUA, aumento das yields das bonds americanas, etc.

Conserva as tuas motivações e crenças políticas para outros tópicos pf.

Não é semântica. É como as coisas são.

Sempre que puxam um pouco por ti, tentas fugir para não te coprometeres com opinião. É fácil debater assim.

Mas explica lá como é que a fuga de capitais dos EUA influencia o TURBO ? Não sabes. Até pode ser bom para ele...

Tudo o que está a acontecer é mau para uns e bom para outros. Sabes disso.

E terá certamente consequências futuras. Por isso falei em 6 meses mas fingiste que não percebeste.

As observações diárias são fáceis. Mas acho que tens potencial para mais do que andar aqui a fazer de Capitão Óbvio.

Não é semântica. É como as coisas são.

Sempre que puxam um pouco por ti, tentas fugir para não te coprometeres com opinião. É fácil debater assim.

Mas explica lá como é que a fuga de capitais dos EUA influencia o TURBO ? Não sabes. Até pode ser bom para ele...

Tudo o que está a acontecer é mau para uns e bom para outros. Sabes disso.

E terá certamente consequências futuras. Por isso falei em 6 meses mas fingiste que não percebeste.

As observações diárias são fáceis. Mas acho que tens potencial para mais do que andar aqui a fazer de Capitão Óbvio.

A resposta foi dada, não vale a pena andares a mudar a narrativa a meio do filme.

Só digo três coisas:

- Acho imprudente assumir que os EUA estão num caminho de auto destruição por capricho e que não sabem o que estão a fazer.

- Há um desiquilíbrio externo que precisava de ser corrigido e na verdade não vi ninguém com uma solução melhor, ou sequer alternativa.

- E estamos todos a discutir sem saber o que vai resultar de toda esta situação e quais as reais implicações.

Dito isto, é deixar passar o tempo e daqui a uns tempos podemos olhar para trás e verificar quem tinha uma estratégia ou quem só andava a navegar à vista. Neste momento nenhum de nós sabe como isto vai acabar, quem vai ganhar e perder e quais serão os equilíbrios que vão sair daq

Ponderação e bom senso!

Até este post, o que se tem lido por aqui é o oposto.

Eu antes ficava chateado quando via algo que ia acontecer e ninguém à minha volta acreditava ou previa.
Mas deixei de ficar chateado quando percebi que isso é uma coisa boa, não é uma coisa má.

Principalmente em materia de investimentos, para a teoria dos efeitos do Trump na America a longo prazo, parece-me obvio onde por o dinheiro. Certo ou errado o mercado logo me dirá depois.

Tendo em conta que muita das pessoas aqui no forum (aprendi a manter um track record mental das pessoas) mais favoráveis aos resultados positivos da acção desta administração também eram as mesmas que eram muito positivas em relação ao Brexit e aos planos do UK de desregulmantação e acordos internacionais e de uma Singapura da europa em poucos anos.

Ainda hoje estava a ler um artigo no Bloomberg sobre os efeito da incerteza nos mercados das politicas de tarifas do Trump, que muita gente aqui disse que não fazia diferença porque o mundo de negócios é marcado pela incerteza (ignorando propositadamente ou não vários conceitos).

Last edited:
Ponderação e bom senso!

Até este post, o que se tem lido por aqui é o oposto.

Falar em Bom senso num post em que se afirma que não se viu ninguém com solução melhor ou sequer alternativa aquilo que o que Trump fez... enfim, vale o que vale.

Querer inventar novas teorias económicas com base em radicalismos em 2025 não tem uma ponta de bom senso, bem pelo contrário.
Os efeitos de alterações de tarifas na economia são estudados há décadas, ninguém vai inventar nada aos dias de hoje, muito menos com medidas radicais.
Se nada mudar nas tarifas por exemplo com a China, os EUA irão ter problemas graves a vários níveis, não é preciso ter nenhum doutoramento para o perceber.
E sendo os EUA o maior player económico mundial os efeitos serão nefastos em todo o lado.

Isto não tem nada a ver com bom senso, é conhecer minimamente como funciona a economia mundial aos dias de hoje.

O hecho tocou num ponto interessante, é ir ver o que se dizia sobre o Brexit por aqui e o que aconteceu nos anos seguintes. É ir ler as teorias económicas que se inventavam na altura para o novo poderia económico do RU depois de estar sozinho e os milagres que iria conseguir nas negociações de tarifas sozinhos fora da UE.
Ia ser tudo um sucesso e iam conseguir acordos fantásticos, muitos melhores que a UE, passaram 5 anos e toda a gente sabe o que aconteceu.

Fica o tópico onde se discutiam tarifas e afins para quem quiser recordar.
https://forum.motorguia.net/forum/m...u-sair-da-união-europeia/page155#post12399233

Last edited:
Esse artigo da Wiki até tem lá uns links a falar dos shutdowns desde a década de 80 mas ok...o problema é o Biden!

eu nao disse que o problema era o Biden; lê lá outra vez.

Mas repito, o que estava a ser feito pelo Biden, até então, nao era sustentável...o que está longe de coincidir com a validação de que este Trump está a fazer bem, ou até melhor.

Certo é que o caminho seguido por Biden e sua Administração nao era sustentavel, mas isso quase nem é tema...agora.

2023 United States debt-ceiling crisis - Wikipedia

Isso é obviamente factual, não apenas com Biden, mas com todos os últimos gestores americanos, incluindo Trump.
O problema foi não conseguir recuperar (no caso baixar ) depois da pandemia.
E obviamente o caminho tem que ser mudado, penso que ninguém questionou isso. Questionou-se a forma como se pretende fazer.

Com tempo penso que com mais ou menos facilidade os EUA conseguem introduzir medidas. Obviamente terão impacto no crescimento e consequentemente nos salários, não há como fugir disso, mas com um plano suave a médio e longo prazo. Se Portugal conseguiu, porque não hão-de conseguir os EUA?

Last edited:
Back