Tu podes pensar o que quiseres, espero que os negociadores europeus não vão para lá com essa presunção de que nós é que somos inteligentes e estamos a lidar com um burro, porque essa é a melhor maneira de ser encavado.
O que estão a fazer pode não resultar, pode ser um plano idiota, sem dúvida que é um plano à moda de um negociador javardo e egocêntrico, mas o Trump mesmo que não perceba nada de economia, finanças ou geopolítica tem 40 ou 50 gajos formados na elite das universidades mundiais a aconselha-lo. Achar que tudo isto é feito só por capricho, ou ou idiotice e que não fazem ideia do que pretendem ou que não há um plano de fundo é uma infantilidade perigosa que espero que não traia os nossos negociadores.
Já discutimos algo à volta disto... mas deixo 2 perguntas, quem são esses 50 gajos que Trump tem a trabalhar com ele que sejam referencias mundiais na economia?
Do que se vai vendo como "ministros" tem apenas bajuladores e pouco mais.
Qual é esse plano de fundo que ninguém conhece, nem mesmo nos EUA?
O que tu estás a apresentar como factual, parece-me que não passa de um ato de fé neste momento, baseado num passado, que compreendo, é história e a história é sempre importante na defenição do futuro, mas que com Trump não tem qualquer sustentabilidade em algo que seja palpável, pelo menos que se veja nestes 3 meses.
Tanto que faz uma coisa num dia e outra completamente oposta no dia seguinte. Não é um plano idiota, porque o que aparenta é que não existe plano nenhum. E não existe, porque o que ele quer fazer é simplesmente impossível aos dias de hoje.
No resto dizer que metermos tarifas à China ou ao Reino Unido (se saíram da europa e não quiseram manter ou fazer acordos como existem com outros países europeus, que não estão na UE querias o quê? que saíssem da europa e tivessem mais benefícios que estando dentro?), enfim vale o que vale, ou seja muito pouco ou nada. Tarifas sempre houveram e vão haver entre os vários países incluindo a China. Não nasceram em 2018 com Trump nem vão acabar ou vão ser inventadas em 2025 com Trump.
Sempre foram uma forma de regular e proteger produtos e mercados que interessam a cada país.
Custa-me acreditar que havendo 40 ou 50 génios de universidades de topo mundial na casa branca a única coisa que conseguiram tirar daquelas cabeças para resolver o problema da divida americana é isto que temos hoje... diria que é muito pobrezinho e está muito longe de ser uma amostra daquilo que são os EUA.
Vamos esperar o que vai sair daqui, mas parece-me que as tarifas no imediato (e imediato é no mínimo vários anos) não vão resolver nada porque está criada uma interdependência mundial nas trocas impossível de ultrapassar. Sendo que nalguns produtos nem há interesse que o sejam.
edit: Obviamente quem for negociar com Trump deve ir preparado para tudo, nunca na vida desprezar um bully daqueles, é meio caminho para dar asneira. No caso da europa obviamente tem um dos maiores mercados mundiais e será sempre importante para os EUA, tal como os Eua o são para a europa.
Os pinguins é que não sei o que vão negociar , mas lá devem arranjar alguma coisa (obviamente piada off topic)