Nightwisher
Well-known member
A forma de bolha é coincidência? 
A forma de bolha é coincidência?![]()
Que inverse semiconductors ETF recomendam?
Eu sei que dinheiro não tem cara, mas apostar na queda é apostar sempre na desgraça alheia.
Não sei se me está a escapar alguma coisa, mas fazer short contribui de alguma forma para fazer baixar o valor das ações ? Há algum impacto direto no valor das ações?
Não sei se me está a escapar alguma coisa, mas fazer short contribui de alguma forma para fazer baixar o valor das ações ? Há algum impacto direto no valor das ações?
Quando uma empresa está sobre-valorizada mais cedo ou mais tarde vai cair para um valor mais realista, independentemente de haver posições short ou não.
Ou estou a ver mal a coisa?
Supondo que comprar faz subir o preço, e vender faz descer ... sim.
Se houver um movimento de carneirada poderá despoletar um movimento de venda grande.

A meu ver, ainda é cedo para apostar contra o mercado.
É verdade que há empresas sobrevalorizadas e até possíveis bolhas em segmentos específicos, mas, dadas as condições atuais, o mais provável é uma correção natural de 10 a 15% ou até 20% em algumas empresas outras até mais! Mas é vulgar em tech, mas não uma desvalorização profunda a pique.
Não me parece que estejamos perante um cenário de pré-crise como em 2008. A situação financeira global é mais sólida, o sistema bancário está bem capitalizado e não há sinais de alavancagem excessiva.
Assim, mesmo que surjam ajustes nos preços, estes devem refletir uma normalização das valorizações e não o início de um colapso. Se vier uma crise, dificilmente será originada pelos mercados em si.
Se vier uma crise vem de outro lado e tem um nome: Donald Trump!
Se a situação sair fora controle