Acho que te vai dar uma coisa quando vires o market cap de ouro e bitcoin [] https://8marketcap.com/
E são coisas comparáveis?
Pergunta honesta.
Acho que te vai dar uma coisa quando vires o market cap de ouro e bitcoin [] https://8marketcap.com/
E são coisas comparáveis?
Pergunta honesta.
Mesmo numa empresa sólida pode existir uma bolha especulativa, tudo depende do market cap.
Por exemplo, o market cap atual da Tesla é 1,4 trillion US $
Isto é simplesmente insano! Nunca na vida eles vão ter lucros que justifiquem este market cap.
Estás a interpretar mal as minhas palavras, ou então não me expliquei bem.
Eu não estou a dizer que as empresas não estão sobrevalorizadas e que não possa haver uma enorme correção, é óbvio que pode. O que eu estou a dizer é que há poucos paralelos entre a dinâmica de outras bolhas e a que se observa nesta corrida à IA, as empresas no centro desta bolha são empresas muito sólidas, os investimentos no geral não estão a ser feitos com crédito, etc.. etc.. Por isso acho perigoso fazer comparações lineares e tentar adivinhar o que vai acontecer nos próximos meses.
Repara que numa bolha alimentada essencialmente pelo afluxo de crédito e de novos investidores, esses investidores muito rapidamente podem tentar sacar o seu dinheiro caso exista um choque externo qualquer. Quando tens empresas extremamente sólidas a investir com planos multianuais, em muitos casos em circuitos de investimento circular, já que compram o hardware umas às outras, depois investem o lucro a comprar posições umas nas outras, etc... mesmo que pelo caminho da IA existam fortes contratempos, é mais difícil acreditar que vão retirar os investimentos feitos de um dia para o outro.
Isto não quer dizer que as valorizações extremamente esticadas de muitas dessas empresas não possam encolher e até rápido, e que isso não possa queimar os investidores de retalho. Mas será mais difícil que tenha o efeito devastador de outras bolhas com falências em sequencia, defaults de crédito em larga escala, etc...
Mas... eu como não adivinho, aconselho simplesmente a ter um plano sólido e continuar a segui-lo.
Michael Burry a shortar forte e feio NVDIA e PALANTIR....
Brace! Brace for Impact!!!
:sh):sh)
Michael 'Big Short' Burry Rage-Quits Market, Liquidates Hedge Fund
[...]
We'll begin with the famous quote from economist John Maynard Keynes: "The market can stay irrational longer than you can stay solvent."
It's a reminder that even the smartest traders in the room, the ones who've built entire careers calling bubbles and shorting tops, can be steamrolled when markets detach from reality.
[...]
By Thursday night, Burry's X post clarified details about his recent bearish bet on Palantir, noting he bought 50,000 option contracts at $1.84 each, representing 100 shares per contract, for a total outlay of about $9.2 million, not the $912 million figure circulated online. The contracts give him the right to sell Palantir shares at $50 in 2027.
"That was done last month. On to much better things, Nov. 25," he wrote.
[...]
Estás a interpretar mal as minhas palavras, ou então não me expliquei bem.
Eu não estou a dizer que as empresas não estão sobrevalorizadas e que não possa haver uma enorme correção, é óbvio que pode. O que eu estou a dizer é que há poucos paralelos entre a dinâmica de outras bolhas e a que se observa nesta corrida à IA,
Mas... eu como não adivinho
Descobri que se pode comprar uma cópia assinada disto: https://shop.kaltoons.com/products/buy-sell-print
Quase que ia apostar que se valoriza []
![]()
Ok, perfeitamente de acordo, não tinha interpretado bem o sentido da tua intervenção.
Acho que há algumas coisas mais ou menos consensuais nos mercados:
- É quase impossível adivinhar o que vai acontecer com as cotações
- Se alguma coisa pode ser antecipada com algum grau de certeza, o valor atual do ativo reflete logo essa previsão
- Os mercados têm uma grande dose de irracionalidade e de espírito de manada
Espero que o Michael Burry tenha fechado o short à NVIDIA antes dos resultados.
Outra coisa que pode ser um pouco preocupante são os juros da divida do Japão. País com uma divida de ~240% do GDP
Com juros históricamente baixos a rondar sempre o zero(não podem ser comparados aos dos EUA ou zona Euro), ainda assim têm vindo a subir e nas últimas sessões intensificou-se, estando a aproximar os máximos da altura de 2006-2007.
Essa anedota já é contada há várias décadas. Mas não passa disso, uma anedota. O problema é que depois os chineses não querem Reais, nem que venham enrolados em rolos e com picotado, porque não confiam, os Brasileiros não querem Rublos, porque não confiam, os indianos não querem yuans, porque não confiam... E os árabes que lhes vendem a energia, também não confiam em nenhuma dessas moedas. No fim, para fazerem a compensação de negócios entre eles, imagina lá o que usam?
Apesar do surgimento do euro, e de uma importância crescente do yuan nas últimas duas décadas, que tem de se reconhecer, o dólar é absolutamente dominante mas transações internacionais.
Eu creio que tens razão e até concordaria, mas o que vejo a acontecer, principalmente nos últimos meses, leva-me a acreditar que não vai continuar a ser assim.
Até quase que sei, como se vai processar a alternância do dólar para a nova moeda...