Bolsa e investimentos

E são coisas comparáveis?

Pergunta honesta.

Meh, são coisas que se compram na esperança que no futuro alguém pague mais por elas. Como as obras de arte, que também não produzem nada. A Amazon não paga dividendos, o que dá alguns resmungos, é só inchar o preço da acção.

Às vezes corre mal, como nas conchas e nos bolbos de túlipa. O ouro, que essencialmente não serve para nada (excepto decoração e revestir contactos eléctricos), já anda nisso há milhares de anos e o pessoal habituou-se, mas se perdessem a fé ...

Mesmo numa empresa sólida pode existir uma bolha especulativa, tudo depende do market cap.

Por exemplo, o market cap atual da Tesla é 1,4 trillion US $

Isto é simplesmente insano! Nunca na vida eles vão ter lucros que justifiquem este market cap.

Estás a interpretar mal as minhas palavras, ou então não me expliquei bem.

Eu não estou a dizer que as empresas não estão sobrevalorizadas e que não possa haver uma enorme correção, é óbvio que pode. O que eu estou a dizer é que há poucos paralelos entre a dinâmica de outras bolhas e a que se observa nesta corrida à IA, as empresas no centro desta bolha são empresas muito sólidas, os investimentos no geral não estão a ser feitos com crédito, etc.. etc.. Por isso acho perigoso fazer comparações lineares e tentar adivinhar o que vai acontecer nos próximos meses.

Repara que numa bolha alimentada essencialmente pelo afluxo de crédito e de novos investidores, esses investidores muito rapidamente podem tentar sacar o seu dinheiro caso exista um choque externo qualquer. Quando tens empresas extremamente sólidas a investir com planos multianuais, em muitos casos em circuitos de investimento circular, já que compram o hardware umas às outras, depois investem o lucro a comprar posições umas nas outras, etc... mesmo que pelo caminho da IA existam fortes contratempos, é mais difícil acreditar que vão retirar os investimentos feitos de um dia para o outro.

Isto não quer dizer que as valorizações extremamente esticadas de muitas dessas empresas não possam encolher e até rápido, e que isso não possa queimar os investidores de retalho. Mas será mais difícil que tenha o efeito devastador de outras bolhas com falências em sequencia, defaults de crédito em larga escala, etc...

Mas... eu como não adivinho, aconselho simplesmente a ter um plano sólido e continuar a segui-lo.

Eu não estou a dizer que as empresas não estão sobrevalorizadas e que não possa haver uma enorme correção, é óbvio que pode. O que eu estou a dizer é que há poucos paralelos entre a dinâmica de outras bolhas e a que se observa nesta corrida à IA, as empresas no centro desta bolha são empresas muito sólidas, os investimentos no geral não estão a ser feitos com crédito, etc.. etc.. Por isso acho perigoso fazer comparações lineares e tentar adivinhar o que vai acontecer nos próximos meses.

Repara que numa bolha alimentada essencialmente pelo afluxo de crédito e de novos investidores, esses investidores muito rapidamente podem tentar sacar o seu dinheiro caso exista um choque externo qualquer. Quando tens empresas extremamente sólidas a investir com planos multianuais, em muitos casos em circuitos de investimento circular, já que compram o hardware umas às outras, depois investem o lucro a comprar posições umas nas outras, etc... mesmo que pelo caminho da IA existam fortes contratempos, é mais difícil acreditar que vão retirar os investimentos feitos de um dia para o outro.

Isto não quer dizer que as valorizações extremamente esticadas de muitas dessas empresas não possam encolher e até rápido, e que isso não possa queimar os investidores de retalho. Mas será mais difícil que tenha o efeito devastador de outras bolhas com falências em sequencia, defaults de crédito em larga escala, etc...

Mas... eu como não adivinho, aconselho simplesmente a ter um plano sólido e continuar a segui-lo.

O investidor inteligente de Graham e o mais importante para o investidor de Howard Marks

Michael Burry a shortar forte e feio NVDIA e PALANTIR....
Brace! Brace for Impact!!!
:sh):sh)

E bate em retirada, aparentemente só lerpou 9 milhões ("cheap", como dizia o Mad Magazine por baixo do preço): https://www.zerohedge.com/markets/b...e-fund-after-warning-sometimes-we-see-bubbles

Michael 'Big Short' Burry Rage-Quits Market, Liquidates Hedge Fund

[...]
​We'll begin with the famous quote from economist John Maynard Keynes: "The market can stay irrational longer than you can stay solvent."

It's a reminder that even the smartest traders in the room, the ones who've built entire careers calling bubbles and shorting tops, can be steamrolled when markets detach from reality.

[...]

By Thursday night, Burry's X post clarified details about his recent bearish bet on Palantir, noting he bought 50,000 option contracts at $1.84 each, representing 100 shares per contract, for a total outlay of about $9.2 million, not the $912 million figure circulated online. The contracts give him the right to sell Palantir shares at $50 in 2027.

"That was done last month. On to much better things, Nov. 25," he wrote.
​[...]
​​

Eu não estou a dizer que as empresas não estão sobrevalorizadas e que não possa haver uma enorme correção, é óbvio que pode. O que eu estou a dizer é que há poucos paralelos entre a dinâmica de outras bolhas e a que se observa nesta corrida à IA,

Ok, perfeitamente de acordo, não tinha interpretado bem o sentido da tua intervenção.

Mas... eu como não adivinho

Acho que há algumas coisas mais ou menos consensuais nos mercados:

- É quase impossível adivinhar o que vai acontecer com as cotações

- Se alguma coisa pode ser antecipada com algum grau de certeza, o valor atual do ativo reflete logo essa previsão

- Os mercados têm uma grande dose de irracionalidade e de espírito de manada

Last edited:
Descobri que se pode comprar uma cópia assinada disto: https://shop.kaltoons.com/products/buy-sell-print

Quase que ia apostar que se valoriza [:p]

book_buy_sell_sell_new_1024x1024@2x.jpg

Ok, perfeitamente de acordo, não tinha interpretado bem o sentido da tua intervenção.

Acho que há algumas coisas mais ou menos consensuais nos mercados:

- É quase impossível adivinhar o que vai acontecer com as cotações

- Se alguma coisa pode ser antecipada com algum grau de certeza, o valor atual do ativo reflete logo essa previsão

- Os mercados têm uma grande dose de irracionalidade e de espírito de manada

As vezes é necessário ter paciência e fazer as coisas simplesmente e estúpidamente simples.
As vezes a oportunidade simplesmente não está lá, é preciso ter paciência

Espero que o Michael Burry tenha fechado o short à NVIDIA antes dos resultados.

Desta vez nem uns tremendos resultados do maior player conseguiram travar o rumo das coisas.
Já têm os paraquedas preparados?

Outra coisa que pode ser um pouco preocupante são os juros da divida do Japão. País com uma divida de ~240% do GDP
Com juros históricamente baixos a rondar sempre o zero(não podem ser comparados aos dos EUA ou zona Euro), ainda assim têm vindo a subir e nas últimas sessões intensificou-se, estando a aproximar os máximos da altura de 2006-2007.

As quedas da tarde estão relacionadas com o desempenho surpreendentemente forte do mercado de trabalho americano que levou a que os analistas comecem a achar que não vai haver mesmo corte nos juros da FED em dezembro.

Não foi em reação aos resultados da NVIDIA, porque esses continuam a ser absolutamente brilhantes, e não é propriamente por más notícias. É óbvio que no imediato uma política que injecta liquidez no mercado faz subir os mercados, daí que acabe por ser natural que se desconte as perspectivas de uma política mais restritiva, quando o cenário de muitos investidores já era o de descida dos juros. Mas no longo prazo o que vai acabar por determinar as cotações são os lucros e os dividendos, pelo que notícias de um mercado forte não deverão ser ainda o gatilho para o crash que o YouTube da como certo há umas semanas.

Outra coisa que pode ser um pouco preocupante são os juros da divida do Japão. País com uma divida de ~240% do GDP
Com juros históricamente baixos a rondar sempre o zero(não podem ser comparados aos dos EUA ou zona Euro), ainda assim têm vindo a subir e nas últimas sessões intensificou-se, estando a aproximar os máximos da altura de 2006-2007.

Cerca de 90% da dívida pública japonesa é interna, o que limita eventuais danos e os ativos externos excedem largamente os passivos externos.

Essa anedota já é contada há várias décadas. Mas não passa disso, uma anedota. O problema é que depois os chineses não querem Reais, nem que venham enrolados em rolos e com picotado, porque não confiam, os Brasileiros não querem Rublos, porque não confiam, os indianos não querem yuans, porque não confiam... E os árabes que lhes vendem a energia, também não confiam em nenhuma dessas moedas. No fim, para fazerem a compensação de negócios entre eles, imagina lá o que usam?

Apesar do surgimento do euro, e de uma importância crescente do yuan nas últimas duas décadas, que tem de se reconhecer, o dólar é absolutamente dominante mas transações internacionais.

Eu creio que tens razão e até concordaria, mas o que vejo a acontecer, principalmente nos últimos meses, leva-me a acreditar que não vai continuar a ser assim.

Até quase que sei, como se vai processar a alternância do dólar para a nova moeda...

[:D]

Já tens a empresa de nanotecnologia nesse local da nova moeda?

E a nova moeda de reserva é ?

E como é que se vai processar?

Eu creio que tens razão e até concordaria, mas o que vejo a acontecer, principalmente nos últimos meses, leva-me a acreditar que não vai continuar a ser assim.

Até quase que sei, como se vai processar a alternância do dólar para a nova moeda...

Se o dólar neste momento caísse por algum motivo, a alternativa não era a substituição por uma outra moeda, a alternativa era o caos nas finanças e comercio mundial e provavelmente íamos ver os países do mundo todo a começarem à batatada uns com os outros.

Back