Bolsa e investimentos

Já ando para escrever aqui há algum tp mas como a pesquisa não funcionava não o fiz.

Na 5ª feira da semana anterior tive um feeling e decidi tirar td o que tinha no assador. Era pco mas estava em plena reentrada. E como eram fundos, com a dilação natural, ainda pensei q fosse perder algo com a desvalorização entetanto. Tive sorte e perdi apens €80. Logo depois veio td por água abaixo!

Os motivos da retirada foram umas coisas que andei a ler e ver os bancários todos preocupadissimos.

Continuo com a carne no assador, apesar de estar a ficar um pouco para o queimado, como são fundos que não necessito, aguardo com serenidade o próximo Bull para realizar mais valias.

Agora o mais dificl é acertar na reentrada do bull.

Para já fico quedo.

As noticias da América são dramáticas! É incrivel a cotação de um dos maiores bancos dos EUA cair 50%, qdo já antes havoia descido bastante.

Agora no JdN está a noticia que os bancos Espanhóis tb estão a pedir mtos milhões emprestados ao BCE. Cheira-me a esturro novamente.

E se tivessemos politicos e bancos centrais em quem confiar podia não ser tão grave.

Se o Bush fosse outro já se tinha metido, informando da possibilidade de fazer os que os Ingleses fizeram com o Northern.

Prova do problema de liquidez na europa é novamente a subida drástica da euribor...

E a dificuldade que os bancos portugueses têm no seu próprio financiamento lá fora.
Não é por acaso que todos andam a arranjar dinheiro alternativamente, obrigações ou aumentos de capital.

Sinceramente estou muito pessimista...
E com a tremenda alta do petróleo e outras comodities, assim como o euro em alta, não me parece que as coisas melhorem rapidamente.

Como já tenho dito, o dinheiro é de cada um e as decisões devem ser tomadas pelos próprios, mas que a tendência é claramente de descida, não há dúvidas...

O brasil tem sido um dos mercados que se tem aguentado, mas mesmo este não será capaz de resistir se as américas continuar a descer...

Enfim...
Bons negócios!

Para os entendidos na materia queria uma opinião sff..

O unico banco q tenho conta a prazo/fundos é o BCP vejam lá a minha sorte lol

Ja tenho ah 2 anos,mas sao poucos euros. ah 7 meses ganhava mais de 100€ agora perco 85€, que faziam?desinvestir, manter ou investir?Espero que aqueles senhores atinem não sou rico como eles.

Obg

Mike

Ja tenho ah 2 anos,mas sao poucos euros. ah 7 meses ganhava mais de 100€ agora perco 85€, que faziam?desinvestir, manter ou investir?Espero que aqueles senhores atinem não sou rico como eles.

Obg

Mike

Na minha modesta opinião, devias resgatar o fundo (tem em atenção se irás ter ou não penalização por resgate antecipado), porque esse fundo deve estar indexado a um benchmark qualquer e eu pessoalmente não gosto de investir em indices e isto não está para brincadeiras.
Se depois quiseres reenvestir, eu optaria por algo que tivesse por base commodities.
Mas isto é símplesmente a minha opinião e não tomes nenhuma decisão baseada somente nela.

Bem...

Quero saber a vossa opinião...

Como já falei umas páginas atras,o meu pai tem investido 17.5k€, que neste momento valem 14.2k.

Desde aquela queda à uns meses atrás que elas nunca subiram mais do que 15k e pouco.

A questão é a seguinte, será que devo retirar o investimento (mesmo perdendo dinheiro), para depois o tentar recuperar , numa altura que isto esteja mais calmo?

Bem...

Como já falei umas páginas atras,o meu pai tem investido 17.5k€, que neste momento valem 14.2k.

Desde aquela queda à uns meses atrás que elas nunca subiram mais do que 15k e pouco.

A questão é a seguinte, será que devo retirar o investimento (mesmo perdendo dinheiro), para depois o tentar recuperar , numa altura que isto esteja mais calmo?

Dadas as minhas expectativas actuais, Sem qualquer dúvida que o plano mais conservador e acertado será provavelmente sair do mercado.

Apesar de não perceber nada de economia,o meu conselho foi esse.Retirar agora, e depois investir quando isto estiver mais calmo.

Acredito que quando se souber quem será o novo presidente dos EUA, a bolsa vai subir (isto se o presidente fôr democrata).

Possivelmente dará um impulso que fará com que o dólar suba de preço e pode ser que os investidores tenham "fé" no futuro.

Bem...

Creio q respondeste à tua pergunta.

Devemos minimizar as nossas perdas, e na actual conjuntura não sabemos onde está crise irá parar.

O problema nessa lógica é que houve variadissimos avisos antes dos fundos descerem 30%!

Agora já estão em baixa é duvidoso que desçam mais. Mas como acredito que vão descer mais eu retiraria.

Bem...

A melhor estratégia é sempre cortar nos prejuízos e deixar correr os lucros...
Relativamente à tua situação, no que toca a investimentos, a tua decisão será sempre a melhor.

O que quero dizer com isto é que quando o teu pai investiu esse dinheiro, deveria de ter uma estratégia, tipo:
-vou investir esta parte do dinheiro em produtos de risco
- o prazo de investimento é x meses
- o meu objectivo de ganho será tanto
- se o mercado descer, estou disposto a perder este dinheiro

E com estas e outras condicionantes decide o que será melhor...
Isto é, se hoje nenhuma das metas está cumprida, deve resgatar e partir para outra. Não é resgatar a perder capital que faz de uma pessoa mau investidor, bem pelo contrário... na situação actual devemos assumir as nossas posições.

Agora do ponto de vista psicológico é sempre muito mais fácil resgatar com ganho do que a perder...

Mas, devem de ser vocês a assumirem as decisões e não tomarem as decisões em função dos outros...

Posso-te dizer que os meus investimentos estão divididos por categorias:
-fundos
-acções
-Depósitos

Neste momento, e está a falhar, segundo o meu ponto de vista, não do "meu" gestor, tenho um fundo dos mercados emergentes que tem descido bastante...
Mas, como há boas perspectivas futuras(dizem os entendidos...) e esse dinheiro, que não é muito, não me fazerá falta, mantenho o fundo...

Relativamente a acções, está muito mal para arriscar, eu estou 100% liquido, e a coisa não parece que vá melhorar rapidamente.

O meu conselho para o teu pai, a situação actual dos mercados é de descida e portanto têm que estar preparados para perderem mais...

Se têm todo o dinheiro aplicado na bolsa, devem de resgatar uma parte significativa e manter outra minima de presença se o dinheiro não fizer falta.

Relativamente à tua situação, no que toca a investimentos, a tua decisão será sempre a melhor.

O que quero dizer com isto é que quando o teu pai investiu esse dinheiro, deveria de ter uma estratégia, tipo:

Isto é, se hoje nenhuma das metas está cumprida, deve resgatar e partir para outra. Não é resgatar a perder capital que faz de uma pessoa mau investidor, bem pelo contrário... na situação actual devemos assumir as nossas posições.

Agora do ponto de vista psicológico é sempre muito mais fácil resgatar com ganho do que a perder...

Mas, devem de ser vocês a assumirem as decisões e não tomarem as decisões em função dos outros...

-fundos
-acções
-Depósitos

Neste momento, e está a falhar, segundo o meu ponto de vista, não do "meu" gestor, tenho um fundo dos mercados emergentes que tem descido bastante...
Mas, como há boas perspectivas futuras(dizem os entendidos...) e esse dinheiro, que não é muito, não me fazerá falta, mantenho o fundo...

Relativamente a acções, está muito mal para arriscar, eu estou 100% liquido, e a coisa não parece que vá melhorar rapidamente.

O meu conselho para o teu pai, a situação actual dos mercados é de descida e portanto têm que estar preparados para perderem mais...

Se têm todo o dinheiro aplicado na bolsa, devem de resgatar uma parte significativa e manter outra minima de presença se o dinheiro não fizer falta.

Um dos melhores negócios que já fiz até hj foi vender o BPI a 6,46 (sem lucro nem prejuízo é verdade). Agora é ver ao valor que estão!

-fundos
-acções
-Depósitos

Excelente explicação[;)]
No meu caso tenho investimentos em:
Acções
Produtos estruturados

Nas acções como referi anteriormente, não preciso daquele dinheiro por isso mantenho as posições abertas, mas se me aparecer um melhor investimento pensarei no caso.

Em relação aos produtos estruturados, tinha um que tinha por base mercado hipotecário dos estados unidos AKA Suprime e como o produto só iria vencer em 2012 e como duvido que o produto desse alguma coisa coisa, resgatei- o e perdi 9000 euros.
Agarrei no dinheiro e pus num produto com base em commodities e se o produto valorizar 12% (espero que valorize mais), recupero os 9000 perdidos.

Agora Unreal tens 4 hipoteses:
1ª--- Fechas posições e entras quando as coisas estiverem estabilizadas
2ª Fechas posições e partes para outra.
3ª Mantens posições abertas e encaras isso como um investimento a longo prazo----Aconselhavel caso não precises desse dinheiro.
4ª Armaste em kamikaze e continuas a comprar----Funcionou bem na semanas seguintes ao 11 setembro, mas pode correr bastante mal agora

Obg

Mike

Na minha modesta opinião, devias resgatar o fundo (tem em atenção se irás ter ou não penalização por resgate antecipado), porque esse fundo deve estar indexado a um benchmark qualquer e eu pessoalmente não gosto de investir em indices e isto não está para brincadeiras.
Se depois quiseres reenvestir, eu optaria por algo que tivesse por base commodities.
Mas isto é símplesmente a minha opinião e não tomes nenhuma decisão baseada somente nela.

Obrigado PSL pela tua opinião, até não discordo,mas ainda tenho esperança que as coisas melhorem a curto prazo no BCP, ou que haja uma OPA qq, é incrivel como desceu em quase um ano, dos 3 qq coisa para 1,8.

Mais alguma opinião?a minha pergunta está no inicio desta quote.

Cumpts

Obrigado PSL pela tua opinião, até não discordo,mas ainda tenho esperança que as coisas melhorem a curto prazo no BCP, ou que haja uma OPA qq, é incrivel como desceu em quase um ano, dos 3 qq coisa para 1,8.

Mais alguma opinião?a minha pergunta está no inicio desta quote.

Cumpts

Ah mas tu tens um fundo no Bcp ou tens um fundo do bcp?

-Se for fundo no bcp, esse fundo deve ter um conjunto de indices como por exemplo Nikkei 225, Euro StoXX 50, etc.

- Se for fundos do bcp... Eu pessoalmente não gosto de investir em bancos por isso não posso aconselhar nada racionalmente.

Agora tudo depende da tua estrategia e do teu perfil. Se achas que vai subir, não faças nada; se achas que vai descer e nunca mais sobe, desfaz-te disso.

Tem é em atenção as penalizações de resgate.

Boas, obg pela rapida rsp ;)

Tenho fundo do BCP, nomeadamente Millenium Moderado, junção de fundos com acções acho que 70-30 respectivamente.

O resgate é 0, pois era só um ano de obrigatoriedade.ja la vão 2..

Vou entao esperar as proximas semanas se aquilo subir aos pcs,deixo,senao (+ provavel) retiro tudo e compro acções da GALP por exemplo.

ja agora se tiveres 2k ou 3000€ para comprar acções actualmente em quais apostarias?

Desculpa tar a chatear mas ao pe de mim percebes muito do assunto decerteza.

Voltar
Superior