Bolsa e investimentos

Se há quebras repentinas de 50%? Claro que há, tanto quebras como subidas. E muito mais do que 50%.

Olha uma acção que eu tenho estado a seguir com atenção (tinha inside information dado que trabalho no ramo e não, antes que perguntem, não meti dinheiro nenhum do processo):

http://finance.yahoo.com/echarts?s=RLOC+Interactive#{"range":"1mo","allowChartStacking":true**
Sim mas eu estou a falar de quebras de segundos.

Alavancagem mais não significa do que pedir $ emprestado para comprar acções.

Impensável para mim.

Última edição:
Alavancagem mais não significa do que pedir $ emprestado para comprar acções.

Impensável para mim.
Há dois tipos de empréstimos, ao banco/financeira e ao corretor, alavancagem usa-se para designar o último.

Eu ainda não tenho bem noção dos perigos.

Se calhar para tirar muito é preferivel a especulação intraday.

Alguém me responda por favor. :)
Ainda não percebi bem a tua dúvida. Mas cá vai do pouco que sei :
Negociar alavancado ou em margem, é nada mais nada menos que negociar com dinheiro emprestado.
Isto é, por exemplo, tu tens 1000 euros, e investes alavancado 3x, significa que por cada 1000 euros que colocas num activo (acções, cfd, etf, etc...), na realidade, estás a investir 3000 euros, sendo os outros 2000 do banco/corretora.
Caso o activo tenha uma valorização de 10%, tu podes ter ganhos de 30%(neste caso ficas com 1300 euros) . Numa situação inversa, com uma desvalorização de 10%,podes ter perdas de 30%, ficando com 700 euros.
Existem várias hipóteses de alavancar, sendo que em activos mais "seguros" já vi alavancagem 10x (ou margem de 10%).

Se um activo pode desvalorizar muito? Claro que pode. Tiveste a situação recente do brexit, que praticamente todas as bolsas abriram com grandes perdas...

O problema reside nas desvalorizações repentinas, em que não consegues fazer nada, especialmente quando as bolsas estão fechadas. Não há stop que te valha...

Ainda não percebi bem a tua dúvida. Mas cá vai do pouco que sei :
Negociar alavancado ou em margem, é nada mais nada menos que negociar com dinheiro emprestado.
Isto é, por exemplo, tu tens 1000 euros, e investes alavancado 3x, significa que por cada 1000 euros que colocas num activo (acções, cfd, etf, etc...), na realidade, estás a investir 3000 euros, sendo os outros 2000 do banco/corretora.
Caso o activo tenha uma valorização de 10%, tu podes ter ganhos de 30%(neste caso ficas com 1300 euros) . Numa situação inversa, com uma desvalorização de 10%,podes ter perdas de 30%, ficando com 700 euros.
Existem várias hipóteses de alavancar, sendo que em activos mais "seguros" já vi alavancagem 10x (ou margem de 10%).

Se um activo pode desvalorizar muito? Claro que pode. Tiveste a situação recente do brexit, que praticamente todas as bolsas abriram com grandes perdas...

O problema reside nas desvalorizações repentinas, em que não consegues fazer nada, especialmente quando as bolsas estão fechadas. Não há stop que te valha...
Parte disso já sabia mas obrigado.

As quedas repentinas tipo de segundos podem acontecer em todos os activos ou só nuns?

Parte disso já sabia mas obrigado.

As quedas repentinas tipo de segundos podem acontecer em todos os activos ou só nuns?

Sim, tenhas tu uma:

- acção - representa parte do capital da empresa ajustada ao seu valor total/Nº de acções
- obrigação - representa um empréstimo que fizeste à empresa, cujo juro, idealmente, é o resultado do risco de incumprimento Vs juro + spread desse mesmo financiamento adiantado por um banco
- ETF - representa um fundo transacionável em tempo real, cujo ideia primordial é replicar cotações de índices, matérias primas, etc
- CDF - representa um contracto que fazes com um broker / banco, normalmente alavancado, cuja cotação é definida por essa mesma entidade.

Qualquer um destes activos pode ir ao charco em segundos.

Basta ser lançado no mercado / entre os grandes players informação altamente prejudicial que altere dramaticamente todas as prespectivas para a empresa em questão.

Procura em algumas bases de dados o comportamento das acções da VW quando rebentou o escândalo dos motores / emissões modificadas, das obrigações da PT que passaram para o domínio da OI, do ETF que replica o SP500 no 11 de Setembro, etc.

Um ponto importante por onde tens de começar é definir-te como investidor. Por exemplo, eu reconheço que percebo muito pouco do assunto (análise técnica) e tenho muito pouco tempo disponível para seguir o mercado ao minuto, além disso tenho aversão ao risco que eu não controlo, ou seja, o meu perfil não se coaduna com um "day trader" ou com alguém que shorta o mercado, usa leverage accounts, etc.

Por outro lado, conheço razoavelmente o mercado de large caps de NA, sigo as macro tendências com curiosidade, adoro ler sobre economia e finanças e tenho "olho" para entender negócio. Adoptei uma estratégia de "buy and hold" e "value investing", ou seja, tento comprar large caps que estão em território de valor (aka baratas) porque o mercado acha que alguma coisa vai mal, compro essas ações e a ideia é colecionar dividendos e capitalizar.

Há várias estratégias diferentes e TODAS têm risco. Tens de aprender quem és, e começar aos pouquinhos. Porque depois de entender o mercado de ações, falta entender uma coisa muito mais complicada... que é como declarar impostos desta porra [8b][8b]

E ha alguma diferença na maneira como declaras e a plataforma que usas? Por exemplo, o meu banco (que tem todas as minhas informações fiscais) oferece uma solução com acesso a não sei quantos mercados com determinadas taxas, e de outro lado ha plataforma tipo o plus 500 (que imagino, basta apenas um nickname e transferir para la dinheiro).

Sim, tenhas tu uma:

- acção - representa parte do capital da empresa ajustada ao seu valor total/Nº de acções
- obrigação - representa um empréstimo que fizeste à empresa, cujo juro, idealmente, é o resultado do risco de incumprimento Vs juro + spread desse mesmo financiamento adiantado por um banco
- ETF - representa um fundo transacionável em tempo real, cujo ideia primordial é replicar cotações de índices, matérias primas, etc
- CDF - representa um contracto que fazes com um broker / banco, normalmente alavancado, cuja cotação é definida por essa mesma entidade.

Qualquer um destes activos pode ir ao charco em segundos.

Basta ser lançado no mercado / entre os grandes players informação altamente prejudicial que altere dramaticamente todas as prespectivas para a empresa em questão.

Procura em algumas bases de dados o comportamento das acções da VW quando rebentou o escândalo dos motores / emissões modificadas, das obrigações da PT que passaram para o domínio da OI, do ETF que replica o SP500 no 11 de Setembro, etc.
Quanto pergunto se pode acontecer só nalguns é se acontece em acções de grande capitalização por exemplo ou se só acontece em acções pequenas.

Desculpem mas não estou a conseguir fazer esta conta. :confused:

Se comprar 1000 euros em acções a 1.20 dolares, elas valorizarem 20% num mês (alavancadas) e o euro passar a valer 1.1 dolares, tenho prejuizo?

Última edição:
Desculpem mas não estou a conseguir fazer esta conta. :confused:

Se comprar 1000 euros em acções a 1.20 dolares, elas valorizarem 20% num mês (alavancadas) e o euro passar a valer 1.1 dolares, tenho prejuizo?

Tens de ser mais claro...

O que é que vale 1.2$ ? A ação (não será CFD) ou o câmbio ? Quantas ações compraste e qual o preço por ação ?

A alavancagem é de quanto ? Qual foi a valorização real ?

(Acho que estas dúvidas já são razão mais que suficiente para estares quieto e optares por outros produtos).

Tens de ser mais claro...

O que é que vale 1.2$ ? A ação (não será CFD) ou o câmbio ? Quantas ações compraste e qual o preço por ação ?

A alavancagem é de quanto ? Qual foi a valorização real ?

(Acho que estas dúvidas já são razão mais que suficiente para estares quieto e optares por outros produtos).
O câmbio.

Comprei acções a 1000€, não importa quantas.

4x alavancagem e valorização de 20%.

Ainda está longe a altura de investir na bolsa. :)

Eu planeio investir em euros precisamente para evitar o problema do câmbio mas a enorme capitalização do SP500 é muito atractiva porque em teoria evita manipulações que mais facilmente podem acontecer noutros indices com menos capitalização.

Última edição:
A realidade por si só começa a ser aborrecida.

As novas gerações querem mais... snapchat, msqrd e agora pokemongo!

Há gente que fazia zero exercício e nos últimos 3 dias já andaram kms graças ao jogo!
As potencialidades disto são infinitas.

Voltar
Superior