Bolsa e investimentos

Não é assim que funciona infelizmente.

Do que vi, evito pagar 58% de imposto (30% EUA + 28% PT) para pagar "somente" 43% (15% EUA + 28% PT), a parte dos EUA fica logo retida na Degiro, a PT tenho que ser eu a declarar no IRS.

Tenho um colega que não declara mais valias nenhuma, diz ele que o estado não tem que ficar com os lucros do dinheiro que ele arrisca.
Como é ele um peixe pequeno, as finanças nem lhe devem cair em cima, mas eu prefiro pagar aquilo que é devido.

Mas se houver maneiras de pagar menos , seja em dividendos ou venda de acções, digam :) !

Eu disto deduzo que só se paga os 13% cá:
A segunda opção é pedir o crédito de imposto diretamente na declaração de IRS. Isto pode ser feito mesmo que a convenção internacional não seja acionada. “Basta declarar os dividendos recebidos do estrangeiro no anexo J, sem os englobar no anexo E, e a administração fiscal fará as contas e devolverá parte ou a totalidade do imposto pago lá fora”, diz a Deco.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/dividendos-de-acoes-como-declarar-no-irs-144275

Eu segui por aqui.

“A primeira é acionar uma das convenções internacionais de eliminação da dupla tributação que o Estado português assinou com dezenas de outros países. Assim, antes de receber os dividendos, peça nas Finanças um certificado de residência fiscal e entregue-o junto da empresa estrangeira que lhe pagará os dividendos”, explica a associação.

Mas alguém com um contabilista que se prenuncie, o ano passado não teve muita mossa, mas para este a diferença já dá para ir jantar fora e ao cinema [:D].

Mas o artigo do Unreal e o meu é o mesmo e lá está ou...
É que ser for assim mais vale estar quieto, porque andar a arriscar as poupanças e partir o coco para uns larápios ficarem com 43% grátis...
Gibraltar, aqui vou eu...[:D]

Última edição:

Do que vi, evito pagar 58% de imposto (30% EUA + 28% PT) para pagar "somente" 43% (15% EUA + 28% PT), a parte dos EUA fica logo retida na Degiro, a PT tenho que ser eu a declarar no IRS.

Tenho um colega que não declara mais valias nenhuma, diz ele que o estado não tem que ficar com os lucros do dinheiro que ele arrisca.
Como é ele um peixe pequeno, as finanças nem lhe devem cair em cima, mas eu prefiro pagar aquilo que é devido.

Mas se houver maneiras de pagar menos , seja em dividendos ou venda de acções, digam :) !

É isso. Como faz o teu colega para não declarar? Julgava que o broker fazia logo retenção na fonte do IRS. A não ser que a conta esteja sediada fora do país...

Só conheço a ideia que dei.

Vender antes da data de Ex-dividendo e comprar depois. Normalmente é descontado o valor do dividendo.

Apenas nada disso é certo e pode não descontar o valor do dividendo todo e até pode descer mais ou pode ocorrer qualquer outra situação fora do normal. Mas isso da bolsa já deves saber.

Malta, uma pergunta:

Exemplo. Para quem pensa em ter uma carteira de fundos e uma de ETFs, com montantes relativamente reduzidos (5k nos fundos e 5k nos ETFs) e que pensa em fazer reforços anuais, será que vale a pena ir para a Degiro para pagar menos comissões e depois sofrer mais com impostos no momento do resgate?

As comissões do Best não são assim tão elevadas.

Malta, uma pergunta:

Exemplo. Para quem pensa em ter uma carteira de fundos e uma de ETFs, com montantes relativamente reduzidos (5k nos fundos e 5k nos ETFs) e que pensa em fazer reforços anuais, será que vale a pena ir para a Degiro para pagar menos comissões e depois sofrer mais com impostos no momento do resgate?

Se detiveres títulos de fora do país pagas dupla tributação quer eles estejam na DeGiro ou no Best.

Boas pessoal.
Queria começar a investir um valor baixo em 2 ou 3 fundos de investimento. Mas percebo pouco do assunto
Quais são os melhores bancos para quem está a começar? Banco best? Banco big?
Podem fornecer informação básica e descomplicada para quem quer começar?
Obrigado

Quais são os melhores bancos para quem está a começar? Banco best? Banco big?
Considera também o ActivoBank para os fundos de investimento. O Banco Best tem a maior oferta dos 3.

Se, para além do dinheiro aplicado nos fundos de investimento, utilizares a nova conta como uma simples conta a ordem (cartão MB, cartão crédito, transferências...) considera mesmo o ActivoBank porque não tens despesas em nenhum desses serviços. [;)]

Podes depositar dinheiro nas caixas MB do Millennium. [;)]

Tens também a vantagem de teres os balcões abertos ao Sábado e até às 20h.

https://www.activobank.pt/PDF/PRECARIO_Aviso_8_2009.pdf

https://www.activobank.pt/PDF/precario_op_titulos.pdf

Última edição:
Considera também o ActivoBank para os fundos de investimento. O Banco Best tem a maior oferta dos 3.

Se, para além do dinheiro aplicado nos fundos de investimento, utilizares a nova conta como uma simples conta a ordem (cartão MB, cartão crédito, transferências...) considera mesmo o ActivoBank porque não tens despesas em nenhum desses serviços. [;)]

Que fundos aconselhas no activobank? [;)]

Obrigado pela resposta.
Não faço questão de ter cartão, etc porque tenho conta no bancoctt e também não pago nada lá.
O best neste caso é uma boa opção, correto?
Queria começar por investir uma módica quantia, cerca de 200€ em cada fundo. Não quero risco máximo nem risco mínimo. Talvez um fundo de nível 6 e talvez outro de nível 4. Há alguma sugestão?

É isso. Como faz o teu colega para não declarar? Julgava que o broker fazia logo retenção na fonte do IRS. A não ser que a conta esteja sediada fora do país...

Compra e venda de opções dos EUA num broker do Chipre (plus500).

Em relação à dupla tributação, quanto tanto sei é como disse o 33Stradale.

Última edição:
Malta, uma pergunta:

No resgate, pagas apenas 28% sobre o saldo positivo entre as mais-valias e as menos-valias do exercício. Tenhas conta na Degiro ou no Best.

Notem, no caso das mais-valias, na maior parte dos países não existe dupla-tributação. Isto porque a maioria dos sistemas fiscais dos países desenvolvidos (e mesmo em países faz-de-conta como Portugal), os não residentes não estão sujeitos a tributação sobre as mais-valias obtidos com investimentos financeiros (com imóveis a história pode ser outra).

Best é sem dúvida a melhor escolha...
Apenas 200€ é mt pouco, no mínimo devias iniciar com 5k....
Obrigado pela resposta.
Não faço questão de ter cartão, etc porque tenho conta no bancoctt e também não pago nada lá.
O best neste caso é uma boa opção, correto?
Queria começar por investir uma módica quantia, cerca de 200€ em cada fundo. Não quero risco máximo nem risco mínimo. Talvez um fundo de nível 6 e talvez outro de nível 4. Há alguma sugestão?

Voltar
Superior