Bolsa e investimentos

obtuso, em contas redondas um carro "ocupa" (contando já com área para entrar e sair) cerca de 30m2 numa garagem subterrânea de uma moradia, portanto se queres uma garagem para 6 carros aponta para uns 180-200 m2.

obviamente se forem 3 boxes duplas no rés-do-chão a coisa faz-se com menos área, mas numa garagem subterrânea de moradia a área costuma rondar esses 30m2, isto para uma pessoa não ter que andar a tirar uns para pôr outros, entrar/sair com facilidade, etc.

Não. Tenho uma garagem de 40m2 onde estão dois carros tranquilamente. O problema é usar apenas um de cada vez. Carros lado a lado bastaria uns 20 x 5 metros de estacionamento + espaço de manobra.

Isso é diferente, não é garagem para 6 carros, é para 2 + lugares de estacionamento para mais 4... [;)]

Se não precisares de uma casa muito grande, sim é possível.

Pessoal, vocês investem mais em fundos ou etf?
Pergunto isto, porque os etf têm comissões mais baixas. Mas numas páginas para trás deste tópico falou-se muito em FI e pouco em ETF.
O que é mais recomendável investir?
Cumprimentos

Pessoal, vocês investem mais em fundos ou etf?
Pergunto isto, porque os etf têm comissões mais baixas. Mas numas páginas para trás deste tópico falou-se muito em FI e pouco em ETF.
O que é mais recomendável investir?
Cumprimentos

Depende... Em traços muito genéricos, são a mesma coisa, mas têm algumas (pequenas) diferenças.

Por exemplo, as comissões de gestão (retiradas directamente ao fundo/etf) são menores na esmagadora maioria dos ETFs. Estamos a falar, por exemplo, de 0,2% ao ano no iShares Core MSCI World. Já no caso dos fundos de investimento, há muitos com um valor de comissões anual entre os 1% ou 2%. Ora, isto ao longo do tempo, vai acumular e não é pouco.

Por outro lado, os ETFs, por se transaccionarem em bolsa, têm sempre custos escondidos (basicamente a diferença entre o bid e o ask, como se de uma acção se tratasse). Claro que, quando mais líquido for o ETF, menor esse spread. Já no fundos de investimento, isso não existe, dado que o valor da participação acompanha sempre o Net Asset Value fora de bolsa.

Qual o melhor produto? Um fundo de investimento indexado, mas com o valor das comissões de gestão de um ETF. O que não existe na Europa segundo sei [:p][8b][s)]:(

o mesmo se aplica a comprar casa.

qualquer pessoa que queira ser rico, os primeiros dois investimentos NUNCA podem ser casa e carro. aliás, isto nem se chama investimento.

mas guess what... 99,99999% das pessoas fazem precisamente estes primeiros dois "investimentos" na vida. depois andam a vida toda a sobreviver para os pagar, e nunca vão ter dinheiro para aproveitar eventuais oportunidades de enriquecimento que apareçam.
as pessoas só pensam em gastar, são demasiado influenciadas pela aparência e são muito invejosas. tudo isto junto, leva a que todos se endividem para parecerem melhores que o vizinho, vivendo todos uma vida miserável. é uma rodinha, e é preciso ter cabeça para nunca entrar nela.

Última edição:

qualquer pessoa que queira ser rico, os primeiros dois investimentos NUNCA podem ser casa e carro. aliás, isto nem se chama investimento.

mas guess what... 99,99999% das pessoas fazem precisamente estes primeiros dois "investimentos" na vida. depois andam a vida toda a sobreviver para os pagar, e nunca vão ter dinheiro para aproveitar eventuais oportunidades de enriquecimento que apareçam.
as pessoas só pensam em gastar, são demasiado influenciadas pela aparência e são muito invejosas. tudo isto junto, leva a que todos se endividem para parecerem melhores que o vizinho, vivendo todos uma vida miserável. é uma rodinha, e é preciso ter cabeça para nunca entrar nela.

A compra de casa propria e o melhor investimento que 99,99999% das pessoas fazem na sua vida!

Mas... nada contra quem queira viver na casa dos pais ate aos 50...

Quanto ao bold, totalmente de acordo.

Ok, então qual é a tua ideia? Não se compra casa nem carro, mas então vai-se viver onde?Na rua? Ou fica-se em casa a chular os pais até não dar mais?
Se vais falar em arrendamento, hoje em dia existe muito pessoal que ao fazer um CH até vive melhor do que um aluguer de casa, porque por vezes até dá para pagar menos de prestação do que de renda..

Para ser um investimento tem de dar lucro entre a compra e a venda, senão é apenas um gasto, um gasto essencial na vida de qualquer pessoa mas um gasto na mesma.

Por não priviligiares a compra de casa no inicio de vida não significa que tenhas que cumprir o exagero que falas a meio do teu post.

Sinceramente não vejo porque é que com uns pais bacanos que sabem onde é o seu lugar porque é que não se há-de constituir familia na casa dos pais.

Não sei como vocês pensam mas eu só não o farei porque o meu pai recusa, mas serei o primeiro a oferecer a minha casa a qualquer um dos meus pais no caso dum deles ficar viúvo, a mim não me passa outra coisa pela cabeça que não seja um familiar próximo que viva sozinho viver automaticamente comigo desde que eu tenha condições de o albergar.

Nem uma casa pequena é desculpa, que metam uma cama na sala como eu tenho no t1 onde vivo (somos 3 e só há um quarto) ou então que comprem beliches que permite poupança de espaço.
LOL ser pobre é uma coisa, mas isso que descreves aí é ser agarrado! Apenas pergunto: o que interessa ter bastante dinheiro e viver pouco melhor que um sem abrigo?
A vida são dois dias, ok, não se deve gastar tudo o que se tem. As pessoas devem ter juizo, poupar, contrair o mínimo de dívidas possíveis, mas daí viver como descreves na minha cabeça não faz sentido.

Comprar casa própria, por mais que custe ver isso, é o PIOR investimento (leia-se gasto) que se pode fazer, seguido de imediato por carro novo!

E antes que eu seja crucificado, eu tenho casa própria e 2 carros novos! MAS tenho bem a noção que são péssimos gastos e num futuro próximo não voltarei a cair nesse erro!

Só que agora explicar isso a um português "normal"? Tá quieto...A Heresia!!:sh)

Viver mais um pouco na casa dos pais?

Viver com os teus próprios pais partindo do principio que se dão bem?

Mesmo numa casa pequena, não vale a pena viveres com quem mais gostas na vida?

Palavra de honra que não entendo o teu post.
Eu tenho um entendimento que quem quer constituir família, casar/viver em união de facto, ter filhos, etc, não deve fazê-lo em casa dos pais, salvo raras exceções. Claro que toda a gente tem o seu entendimento, mas eu pergunto, um casal de "fresco" lol, terá uma relação igual do que viver sozinhos ou em casa de pais/sogros? Claro que não.
Para mim há coisas que o dinheiro não paga, e esta é uma delas.

Ps. quando te referes: ficar mais um pouco em casa dos pais. LOL a malta já fica em média em casa do pais para lá dos 30 anos...

Investi em tempos nas privatizações, mas com abolição dos beneficios fiscais optei por outros investimentos.

O melhor será sempre em imoveis, embora ja estejamos a falar em "algum" dinheiro. De resto tenho umas aplicações e claro, as antiguidades.

As antiguidades, nomeadamente loiças, relogios, pratas, ouro, moedas, arte sacra, alguns quadros e algumas peças de imobiliario, são dos meus investimentos preferidos. Claro que como qualquer negocio, o segredo está na compra.

Dasse ! ler aqui alguns post faz-me lembrar que sou mesmo muito pobre.

Pode-se pagar casa a 50 anos e carro a 10, há casas boas a partir de 50 000 euros e carros bons a partir de 1000 e poucos euros e há créditos ao consumo igualmente até 10 anos.

Não há qualquer desculpa para cada um de nós não melhorar o seu nivel de vida em vez de esperar que sejam os politicos a fazê-lo por si.

Aliás o descontentamento que a maioria das pessoas tem em relação aos politicos mais não é que uma raivazinha por os politicos não fazerem as melhorias na vida dessas pessoas que elas próprias não são capazes de fazer pelos seus próprios meios. [:D]

Eu não sinto essa raivazinha em relação aos politicos precisamente porque não deposito qualquer esperança neles e porque sei que nada me impede de emigrar, outra coisa que as pessoas só fazem, incompreensivelmente, em caso de absoluta necessidade.
Onde? Eu sou do interior e tirando raras exceções onde é que viste isso? Vives em Portugal?

Para ser um investimento tem de dar lucro entre a compra e a venda, senão é apenas um gasto, um gasto essencial na vida de qualquer pessoa mas um gasto na mesma.

Por não priviligiares a compra de casa no inicio de vida não significa que tenhas que cumprir o exagero que falas a meio do teu post.

Sinceramente não vejo porque é que com uns pais bacanos que sabem onde é o seu lugar porque é que não se há-de constituir familia na casa dos pais.

Não sei como vocês pensam mas eu só não o farei porque o meu pai recusa, mas serei o primeiro a oferecer a minha casa a qualquer um dos meus pais no caso dum deles ficar viúvo, a mim não me passa outra coisa pela cabeça que não seja um familiar próximo que viva sozinho viver automaticamente comigo desde que eu tenha condições de o albergar.

Nem uma casa pequena é desculpa, que metam uma cama na sala como eu tenho no t1 onde vivo (somos 3 e só há um quarto) ou então que comprem beliches que permite poupança de espaço.
Isto só mostra a verdadeira ambição da pessoa [:D]

Viver em casa dos pais até aos 50 anos é de alguém com uma ambição de vida que impressiona!

LOL opa eu falo de no mínimo um t2.
Um t1 para mim não é uma compra racional de casa. A não ser para alugar a alguém... Porque um casal que compre uma casa t1, se tiver um filho, vai pô-lo a dormir onde? No sofá?

Comprar casa própria, por mais que custe ver isso, é o PIOR investimento (leia-se gasto) que se pode fazer, seguido de imediato por carro novo!

E antes que eu seja crucificado, eu tenho casa própria e 2 carros novos! MAS tenho bem a noção que são péssimos gastos e num futuro próximo não voltarei a cair nesse erro!

Só que agora explicar isso a um português "normal"? Tá quieto...A Heresia!!:sh)

Se comprar casa propia é uma asneira tens bom remédio, aproveitas que o mercado está em alta e vendes a casa. Depois agarras no guito e fazes os tais investimentos mirabolantes que te levarão á fortuna...

Voltar
Superior