Bolsa e investimentos

Ainda ontem li este artigo no público:
https://www.publico.pt/2018/12/24/e...he-bank-elefante-alemao-sala-mercados-1855818
Está tudo a tremer...
Depois há a questão da guerra do Trump com a China e a UE.
O impasse do muro na fronteira do México... e o bloqueio de 25% do orçamento.
Está caótico.

Antes disso foi Itália, as eleições em França, o Brexit, a eleição do Trump, a mega bolha Chinesa... e estou a esquecer-me de mais umas quantas só nos últimos anos...

Bot trading e irracionalidade dos mercados, não dá para prever nada. É investir para o long term e IGNORAR os rumores, NINGUÉM consegue prever nada.

Antes disso foi Itália, as eleições em França, o Brexit, a eleição do Trump, a mega bolha Chinesa... e estou a esquecer-me de mais umas quantas só nos últimos anos...

Bot trading e irracionalidade dos mercados, não dá para prever nada. É investir para o long term e IGNORAR os rumores, NINGUÉM consegue prever nada.

Wise man.

Ontem dei ordens de compra para hoje ao melhor para as FAANG e também para a Nike e Akamai. Tinha vendido Apple em redor dos 180 USD e não sabia o que fazer ao dinheiro. Meia hora a ler umas opiniões e a ler uns gráficos e deu-me para isto. Em boa hora! Agora vou colocar umas ordens stop antes que o carrossel venha por aí abaixo novamente.

Existe uma "pequena" diferença de quando se falou desses pontos e o este momento.

Os gráficos estão (já faz meses) a apontar para quedas.

Cuidado com o investir a longo termo:
- BES
- ESFG
- BANIF
- PT
- Soares da Costa

Isto só para falar nas empresas que andaram no "nosso PSI 20"

Existe uma "pequena" diferença de quando se falou desses pontos e o este momento.

Os gráficos estão (já faz meses) a apontar para quedas.

Cuidado com o investir a longo termo:
- BES
- ESFG
- BANIF
- PT
- Soares da Costa

Isto só para falar nas empresas que andaram no "nosso PSI 20"
Eu falo em investir, não em jogar roleta russa com o PSI20

A título pessoal não há muito que possa fazer a não ser o mesmo que deveriamos todos fazer que é aproveitar os bons momentos para acautelar os maus momentos, seja através de uma boa poupança seja através de outras formas de rendimento.

A título profissional tenho apenas reforçado o stock para me ir prevenindo para o hard-brexit que aí vem e que vai ser um murro no estômago para pequenos empresários como eu.

O que se fala é que a saída com acordo ou sem pode gerar elevada depreciação da libra. Manter activos/contas em euros e/ou dolares pode amortecer a pancada.

S&P 500 +4,92%
Segundo um levantamento feito por um banco americano os fundos de pensões por causa da desvalorização das ações, para cumprirem as alocações dos seus estatutos teriam que reforçar em ações qualquer coisa como 64 mil milhões de dólares antes do final do ano.

Pode ser uma explicação... Isso e os tuittes do Trump.

Não me parece que os receios de um bear market tenham morrido ontem.

O que se fala é que a saída com acordo ou sem pode gerar elevada depreciação da libra. Manter activos/contas em euros e/ou dolares pode amortecer a pancada.

Neste momento o que está a provocar maior depreciação da libra é toda esta incerteza em volta do que irá acontecer com o brexit.
Caso haja acordo, a libra dispara logo, pêlo menos momentaneamente, sem acordo vem por aí abaixo...

A forma que encontrei para menorizar este impacto foi exportando alguns "bens" sobrevalorizados em PT em vez de libras.
Assim permite-me recuperar algum dos €€ perdidos com as taxas de câmbio.

Outra forma de "suavizar" estas perdas é monitorizando o valor da libra constantemente e aproveitar os momentos em que sobe um pouco para fazer o câmbio.

Para além destas duas medidas não dislumbro mais nada...

Última edição:
Neste momento o que está a provocar maior depreciação da libra é toda esta incerteza em volta do que irá acontecer com o brexit.
Caso haja acordo, a libra dispara logo, pêlo menos momentaneamente, sem acordo vem por aí abaixo...

Com a cotação atual da libra já estou a perder 10K €/ano, se continuar a baixar vai ser ainda pior.
A forma que encontrei para menorizar este impacto foi exportando alguns "bens" sobrevalorizados em PT em vez de libras.

Outra forma de "suavizar" estas perdas é monitorizando o valor da libra constantemente e aproveitar os momentos em que sobe um pouco para fazer o câmbio.

Pelo menos cá há vários bancos q têm contas em dólares.

Bolsa e investimentos

Alguém aqui percebe algo de Forex?

Dá realmente para fazer dinheiro com trading diário (desde que haja tempo e paciência para ler umas coisas) ou é uma perfeita ilusão?

Dá realmente para fazer dinheiro com trading diário (desde que haja tempo e paciência para ler umas coisas) ou é uma perfeita ilusão?

Sim dá para fazer dinheiro. Muito até. Mas não é para os normais traders. Dá dinheiros é aos brokers ah ah ah.

Se queres a minha opinião que não vale nada, se é para perderes tempo e dinheiro, gasta em p***** e/ou vinho (pode ser tinto, ou outra bebida qualquer), porque não faz tão mal ao coração [:p][:p][:p]

Se o mercado bolsista é uma autêntica lotaria desde que o trading automático pegou de vez (dizem que já é responsável por 50% das negociações da NYSE), o FOREX então nem se fala.

Com a cotação atual da libra já estou a perder 10K €/ano, se continuar a baixar vai ser ainda pior.

O mercado tem muitas ferramentas para combater o risco cambial (FRAs e SWAPS de todo o tipo), mas só são interessantes para montantes elevados (mínimo de USD 500.000). Abaixo não há rede para ninguém. A solução é investir internamente (imóveis, etc), ou investir em activos cuja cotação varia em correlação com moedas mais fortes (ouro, por exemplo).

Sim, sei disso, em dólares e em libras.
Mas para que me servem os dólares se tenho de pagar aos fornecedores em euros?

Fácil; Manténs o saldo em dolares ou outra moeda que provavelmente se valorize e à medida que vais precisando para pagamentos faz-se a trf entre câmbios.

É preciso é ter em conta se o banco tem válvulas de escape, tipo letras pequenas nomeadamente n.º limite de operações.

Voltar
Superior