Bolsa e investimentos

O mercado tem muitas ferramentas para combater o risco cambial (FRAs e SWAPS de todo o tipo), mas só são interessantes para montantes elevados (mínimo de USD 500.000). Abaixo não há rede para ninguém. A solução é investir internamente (imóveis, etc), ou investir em activos cuja cotação varia em correlação com moedas mais fortes (ouro, por exemplo).

Duplicado...

Fácil; Manténs o saldo em dolares ou outra moeda que provavelmente se valorize e à medida que vais precisando para pagamentos faz-se a trf entre câmbios.

É preciso é ter em conta se o banco tem válvulas de escape, tipo letras pequenas nomeadamente n.º limite de operações.

Básicamente, é aquilo que já faço. Ao aproveitar as alturas em que a libra está alta, faço o câmbio do máximo que puder, assim quando a libra estiver baixa não preciso de enviar/câmbiar.

Última edição:
Antes disso foi Itália, as eleições em França, o Brexit, a eleição do Trump, a mega bolha Chinesa... e estou a esquecer-me de mais umas quantas só nos últimos anos...

Bot trading e irracionalidade dos mercados, não dá para prever nada. É investir para o long term e IGNORAR os rumores, NINGUÉM consegue prever nada.

O meu objectivo era esse para ter algum para dar de entrada para uma casa, com esta queda dos últimos meses (desvalorizou 15k ) , é esquecer o dinheiro e aproveitar os saldos :sh).

Quando falas em Investir, falas em quê?
Bolsa americana no geral?
Ou empresas tecnológicas da moda em especial?

Independentemente do caso, também existem falências de estrondo:
https://www.dinheirovivo.pt/empresa...apareceram-ou-falharam-de-forma-estrondosa-6/

E não é preciso ser falências. Uma amazon ou Apple reduzir o seu valor a metade é uma queda enorme e possível de acontecer.

Claro que pode acontecer. É, aliás, normal que aconteça.

E é também essa razão porque se deve investir através de fundos ou ETFs (desde que sigam índices mundiais, ETF de PSI-20 é simplesmente uma estupidez).
Sim, porque uma Apple ou uma Amazon valem quanto? 2,5% de capitalização bolsista mundial? Se abrirem falência, et ceteris paribus, perdes apenas 2,5% se investires num ETF que siga um índice mundial de acções. Bem melhor que perderes 100% se só investisses nas acções dessa empresa.

Relativamente a investir no "bolo" (seja ele o MSCI World ou apenas o SP500, que já representará entre 55% e 60% do MSCI World) ou investir em sectores específicos? Aqui o teoria da diversificação que apresentei acima funciona igual. Imagina que apenas investes no sector tecnológico. Ora, achas que vai ter um melhor retorno que a totalidade do mercado bolsista? Se sim, investe só nesse sector. Mas eu, que só um completo ignorante e não sei qual o sector do futuro, prefiro meter as minhas fichas nos sectores todos.

Quando falas em Investir, falas em quê?
Bolsa americana no geral?
Ou empresas tecnológicas da moda em especial?

Independentemente do caso, também existem falências de estrondo:
https://www.dinheirovivo.pt/empresa...apareceram-ou-falharam-de-forma-estrondosa-6/

E não é preciso ser falências. Uma amazon ou Apple reduzir o seu valor a metade é uma queda enorme e possível de acontecer.

O Mouro já te respondeu abaixo, mas se tens medo do risco, que é natural, então foca-te noutro tipo de investimentos. Claro que a Apple pode acabar em 2 anos, ou a Amazon pode ser cortada em pedaços e dada aos porcos... ninguém controlo o futuro! É uma questão de probabilidades e de risco.

Quando falo em investir e não em jogar roleta russa, falo em diversificar, nenhuma ação vale mais de 5% do meu portfolio, nenhum sector vale mais de 15% do meu portfolio, e o meu investimento em ações individuais nunca vale mais de 50% do meu total de investimentos. Contrabalançar com Fundos, ETFs, etc. E acima de tudo, como já disse várias vezes, vou dormir à noite sabendo que o mercado pode fechar nos próximos 10 anos (figurativamente) e não teria impacto na minha vida.

O meu objectivo era esse para ter algum para dar de entrada para uma casa, com esta queda dos últimos meses (desvalorizou 15k ) , é esquecer o dinheiro e aproveitar os saldos :sh).

Unreal, you're doing it wrong [;)]. Nunca investir dinheiro no mercado que possas precisar a curto prazo.

Claro que pode acontecer. É, aliás, normal que aconteça.

E é também essa razão porque se deve investir através de fundos ou ETFs (desde que sigam índices mundiais, ETF de PSI-20 é simplesmente uma estupidez).
Sim, porque uma Apple ou uma Amazon valem quanto? 2,5% de capitalização bolsista mundial? Se abrirem falência, et ceteris paribus, perdes apenas 2,5% se investires num ETF que siga um índice mundial de acções. Bem melhor que perderes 100% se só investisses nas acções dessa empresa.

Relativamente a investir no "bolo" (seja ele o MSCI World ou apenas o SP500, que já representará entre 55% e 60% do MSCI World) ou investir em sectores específicos? Aqui o teoria da diversificação que apresentei acima funciona igual. Imagina que apenas investes no sector tecnológico. Ora, achas que vai ter um melhor retorno que a totalidade do mercado bolsista? Se sim, investe só nesse sector. Mas eu, que só um completo ignorante e não sei qual o sector do futuro, prefiro meter as minhas fichas nos sectores todos.

A reler várias vezes!

A queda generalizada que houve das Tech.

Vai ver o valor da Amazon, Apple, Nvidia, Alphabet (Google) , Mastercard, Visa, Alibaba, Micron, AMD, e por aí à 6 meses atrás e agora.

Vê há 2 anos, colocar as coisas em perspectiva ajuda.

A perspectiva neste caso é que o user perdeu 15k.

De todo o modo concordo convosco. Uma alocação equilibrada de capital é fundamental.

Tb é de ponderar que a grande vantagem que um pequeno investidor tem é ser super ágil nas entradas/saidas ao contrário dos fundos.

Última edição:

De todo o modo concordo convosco. Uma alocação equilibrada de capital é fundamental.

Continuam a misturar conceitos... nem perdeu, nem ganhou... só se perde ou ganha quando se vende. De resto, são apenas "hopes and dreams". Nunca ninguém pagou a renda com ganhos potenciais.

Tb é de ponderar que a grande vantagem que um pequeno investidor tem é ser super ágil nas entradas/saidas ao contrário dos fundos.

Tocaste num ponto altamente pertinente. [;)]
Eu tenho um fundo que será de longuíssimo prazo (espero mais de 30 anos) à boa moda que o rasec gosta :) e não é gerido directamente por mim, nem acho que seja particularmente bem gerido pela entidade responsável. Claramente em 2018 vai levar na boca e valerá menos do que que valia em 2017. O que é sempre chato. :(
Em aplicações tradicionais/conservadoras sempre acumulei ganhos nunca ouve decréscimo de valor ao longo dos anos.
Por outro lado em ações geridas por mim, tive a tal "agilidade" de sair antes da entrada do verão e correu bem. [;)] Coisa que o fundo não "pode" ou quis fazer!

Por acaso, alguém aqui se souber sabe como pode uma entidade gestora de fundos normalmente mexer nas suas alocações de activos. Prazos, etc!?
Porque começar a ver as coisas a descambar e não fazer nada não me parece muito inteligente!

Última edição:
Tocaste num ponto altamente pertinente. [;)]
Eu tenho um fundo que será de longuíssimo prazo (espero mais de 30 anos) à boa moda que o rasec gosta :) e não é gerido directamente por mim, nem acho que seja particularmente bem gerido pela entidade responsável. Claramente em 2018 vai levar na boca e valerá menos do que que valia em 2017. O que é sempre chato. :(
Em aplicações tradicionais/conservadoras sempre acumulei ganhos nunca ouve decréscimo de valor ao longo dos anos.
Por outro lado em ações geridas por mim, tive a tal "agilidade" de sair antes da entrada do verão e correu bem. [;)] Coisa que o fundo não "pode" ou quis fazer!

Por acaso, alguém aqui se souber sabe como pode uma entidade gestora de fundos normalmente mexer nas suas alocações de activos. Prazos, etc!?
Porque começar a ver as coisas a descambar e não fazer nada não me parece muito inteligente!

Muitos fundos têm regras de alguma forma rígidas no que toca à alocação do investimento, do tipo ter determinada % ou intervalo em determinados ativos/zonas geográficas e não podem fugir dessas restrições. Num cenário de quedas generalizadas não há muito a fazer para fugir. Depois há outros fundos que têm a liberdade de se adaptar constantemente ao contexto de mercado e mudar as estratégias com alguma flexibilidade e rapidez (tipicamente os hedge funds). Teoricamente estes últimos fundos teriam melhor performance mas depois vai-se analisar e ainda se comportam igual ou pior que os fundos com restrições/estratégias definidas. [:D]

Por isso, a minha estratégia é investir em fundos/etf's de índices mundiais para o longo prazo, esquecer e não me preocupar. Garante a diversificação e a não ser que o mundo vá acabar, no longo prazo a rentabilidade vai ser positiva.

Voltar
Superior