Bolsa e investimentos

Vamos imaginar a seguinte situação:

Em 2021 investi 1000 euros em dois fundos de investimento, num tenho atualmente 1100 e noutro 900 euros.
Preciso de 200 euros para uma despesa que não contava, devo levantar de qual?
Os números são inventados mas a situação é real.

Vamos imaginar a seguinte situação:

Em 2021 investi 1000 euros em dois fundos de investimento, num tenho atualmente 1100 e noutro 900 euros.
Preciso de 200 euros para uma despesa que não contava, devo levantar de qual?
Os números são inventados mas a situação é real.
Levantar 100 de cada um, e fazes tax loss harvesting.

Acabei por perder o fio à conversa mas no geral estou com o Rasec. Continuo com os investimentos focados nos States.
China, nunca investi nem faço intenção. Não confio no regime nem quero estar dependente da boa disposição do CCP. Ultimamente tenho comprado sobretudo SP500 e Nasdaq 100. Para além disso, tenho andado a pensar fazer algumas compras por sector, nomeadamente Healthcare, Oil&Gas para o Inverno e ando a pensar em Hidrogénio mas ainda não vi nenhum ETF que me convença a 100%.
Alguém por aqui tem investido no sector? Fico na dúvida se compre um ETF ou aposte em acções individuais como Air Liquid ou Plug Power.
PSI-15 mantenho-me afastado. Sei que este ano está com retorno +/- 20% mas durante anos só consegui perder dinheiro por cá. No entanto, voltando ao ponto anterior, Greenvolt, Galp e Ren parecem-me em boa posição para mamar forte da bazuca por causa do hidrogénio.

Entretanto, lembram-se de GME? Parece que apanharam os shorts a nadar nus outra vez em BBBY. O filme repete-se ou a sequela não é tão boa como o original?

Acabei por perder o fio à conversa mas no geral estou com o Rasec. Continuo com os investimentos focados nos States.
China, nunca investi nem faço intenção. Não confio no regime nem quero estar dependente da boa disposição do CCP. Ultimamente tenho comprado sobretudo SP500 e Nasdaq 100. Para além disso, tenho andado a pensar fazer algumas compras por sector, nomeadamente Healthcare, Oil&Gas para o Inverno e ando a pensar em Hidrogénio mas ainda não vi nenhum ETF que me convença a 100%.
Alguém por aqui tem investido no sector? Fico na dúvida se compre um ETF ou aposte em acções individuais como Air Liquid ou Plug Power.
PSI-15 mantenho-me afastado. Sei que este ano está com retorno +/- 20% mas durante anos só consegui perder dinheiro por cá. No entanto, voltando ao ponto anterior, Greenvolt, Galp e Ren parecem-me em boa posição para mamar forte da bazuca por causa do hidrogénio.

É um setor ao qual também procuro estar expostos mas é difícil de facto. Sigo neste momento 4 cotadas, cujos tickers são: PLUG (up 100% no último mês [:D], diria que é preciso alguma precaução porque provavelmente precisarão de um aumento de capital durante o próximo ano), AIL, LIN, HTOO (esta última uma peny stock portuguesa).

Se for para o setor das renováveis em si, ishare global clean energy, mas é distributivo cuidado.

Já agora, alguem sabe qual o procedimento de acumulação nos ETF's acumulativos?

Nos distributivos há distribuição de dividendos, nos acumulativos vai acumulando ao valor...

A questão é, mas que valor?

Os dividendos são utilizados para comprar mais ações das holdings do ETF aumentando o valor da unidade?

Mas isso não torna a unidade mais cara e obriga-me a comprar cada vez mais caro, ao ponto de tornar incomportável a sua compra no muito longo prazo?

Ou o valor dos dividendos é acumulado individualmente em cada investidor, aumentando o valor da sua participação sem aumentar o valor da unidade do ETF?

Nos distributivos há distribuição de dividendos, nos acumulativos vai acumulando ao valor...

Os dividendos são utilizados para comprar mais ações das holdings do ETF aumentando o valor da unidade?

Mas isso não torna a unidade mais cara e obriga-me a comprar cada vez mais caro, ao ponto de tornar incomportável a sua compra no muito longo prazo?

Ou o valor dos dividendos é acumulado individualmente em cada investidor, aumentando o valor da sua participação sem aumentar o valor da unidade do ETF?

Tambem faço as mesmas perguntas... percebo o intuito e a vantagem na nossa fiscalidade, mas como é feito??

Tambem faço as mesmas perguntas... percebo o intuito e a vantagem na nossa fiscalidade, mas como é feito??

https://www.degiro.ie/knowledge/inv...e-between-accumulating-etfs-distributing-etfs

Lá está, o valor da unidade do ETF aumenta. Quer porque se somou o valor do dividendo ou porque esse dividendo vai ser investido na compra de mais ações, gerando dividendos cada vez maiores e aumentando cada vez mais a unidade de participação.

O problema é que aumentando em demasia o valor da unidade pode tornar incomportável a sua compra.

Imaginando que eu invisto 500€ por mês num ETF. A unidade custa à volta dos 100€ e eu compro 5 todos os meses.

Se o preço da unidade vai subindo sempre, vai chegar a uma altura em que eu só consigo comprar 2 ou 3 todos os meses ao invés dos 5 que comprava.

A não ser que haja alguma operação de Share split para permitir ir mantendo o preço nivelado ainda que de forma fictícia.

Entretanto, lembram-se de GME? Parece que apanharam os shorts a nadar nus outra vez em BBBY. O filme repete-se ou a sequela não é tão boa como o original?

Marquei os 50% como objetivo e saí ainda abaixo dos $15. Já está a raspar nos $18 :sh)

GME também tem andado com movimentos engraçados, mas essas só vendo aos $1.000, para comprar 2 Lambos. [:D][:D][:D]

Apanhei a brincadeira da BBBY no wallstreetbets, mas já não fui a tempo de entrar .. se na gme fiz uns trocos, nesta achei que o comboio já tinha partido há muito e ia ficar com um sandbag.

Entretanto o Banco Invest lançou um novo PPR: Invest Tendências Globais PPR/OICVM ISIN: PTARMJHM0003

https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/investimento/invest-tendencias-globais

Misto flexível (neste momento com 100% acções). Não dá para perceber a totalidade da composição da carteira, mas ficam as top 10:

-67% USA
- 25% Europa
-4 % Emergentes

Microsoft Corp. 8.9%
Alphabet Inc. Cl. C 7.0%
Berkshire Hathaway 5.5%
VISA INC - CLASS A S 5.3%
LVMH Moet Hennessy L 4.7%
Amazon Com.Inc. 4.3%
Linde plc 4.0%
Accenture ltd 4.0%
Costco Wholesale 3.4%