Bolsa e investimentos

Tenho 2 PPR ( 1 por CT) para usufruir mesmo do IRS e mesmo assim ainda lá ficam €

E é para usar para prestação CH

Por aqui o objetivo é o mesmo, IRS e mais tarde prestação casa.
Tenho NB PPR, a rentabilidade a 10 anos anda nos 2,86%, a 1 ano que é +- o que tenho anda pelos 3%. Tem uma parte de ações, penso que 10 ou 20%. Juntando o beneficio do IRS acho que vale a pena, a 5 anos renderá algo acima de 6%. Não é de capital garantido, mas é razoavelmente seguro.

Já agora aproveito para refrescar info.
Onde andam a investir no SP500?

Só no ETF, deixei-me de cherry picking faz algum tempo! Deixei de acreditar que era melhor que os pros que passam o dia nisto, são pagos para isto, e ainda assim não batem o index[:)][:)]

BTW, bem regressado seja, ontem nem tinha percebido a quem estava a responder!

Só no ETF, deixei-me de cherry picking faz algum tempo! Deixei de acreditar que era melhor que os pros que passam o dia nisto, são pagos para isto, e ainda assim não batem o index[:)][:)]

BTW, bem regressado seja, ontem nem tinha percebido a quem estava a responder!

Thanks! :) (Eu ando por aqui em stealth mode! ;) )
Uma coisa, que ETF em particular e onde?
Isto porque há dezenas de ETFs indexados ao SP500 e ainda não entendi as diferenças. :)

Thanks! :) (Eu ando por aqui em stealth mode! ;) )
Uma coisa, que ETF em particular e onde?
Isto porque há dezenas de ETFs indexados ao SP500 e ainda não entendi as diferenças. :)

Um ETF de SP500 é um commodity, são todos iguais*** portanto o mais barato é o melhor. Tenho na Degiro, um dos gratuitos.

*** tens essencialmente Distributivos ou Acumulativos. É escolher o que faz mais sentido para ti, se receber os dividendos ou reinvestir. Depois podes escolher em USD ou EUR, é basicamente um zero sum game. Por último podes escolher onde compras, Dublin, Frankfurt etc... Tb é um zero sum game, tem só a ver com volume de transação.

por exemplo:
se o distributivo aumentar de valor 10% e pagou 2% de dividendo
então o acumulativo deverá aumentar de valor 12% porque o ETF usa os dividendos que recebe para comparar mais acções...

pode haver pequenas oscilações pois podem não estar perfeitamente sincronizados mas basicamente é isto...

as vantagens do acumulativo são:

- atrasa o pagamento de impostos, para quem investe a decadas faz uma diferença enorme porque no distributivo mesmo que reinvistas tens de declarar no IRS e pagar 28% do dividendo, enquanto que no acumulativo apenas vais pagar 28% do ganho quando venderes daqui a decadas e esse dinheiro que seria perdido para impostos está a render mais dinheiro...

- dar menos trabalho no IRS pois só tens de decalarar quando venderes em vez de teres de declarar todos os anos os dividendos...

Percebo essas vantagens e são das que têm peso para investir neste tipo acumulativo.

Lá está, parece-me que terá essa relação "directa" com o ETF distributivo mas queria perceber se é essa a regra (partindo do princípio que existe sempre um distributivo e um acumulativo).

E, inicialmente, pensava que o processo do acumulativo era aumentar a nossa posição (através do aumento da quantidade detida do ETF, usando a quantidade de dividendo proporcional do distributivo) mas pelo que dizes é apenas pela valorização,enquanto pensva que era pelo aumento da quantidade detida.

E a outra parte do comentário, que adicionei depois, é que apesar do ETF receber muito frequentemente dividendos das ações que o compõem deve ter alguma regra para definir o dividendo que distribui aos subscritores. Não sei se é uma média dos dividendos recebidos, descontado de comissões, taxas, etc, ou outra regra qualquer.

O PPR só paga 8% de mais valias.
Dou bem os 1.7% se me derem um bom retorno ;)
Para o bem e para o mal, o PPR é só o melhor investimento em termos de pagamento de impostos. Não há muitos que deem retorno, mas há alguns. E todas as taxas que possas pagar nunca chegam aos 28% de ETFs, Acções, ...

note: A comissão de gestão é 1.3 ou 1.5% e não 1.7%

atenção que a comissão de gestão é anual, ou seja, o custo acumulado acaba por ser enorme. Eu também não tenho nenhum PPR por essa razão.

Aliás, não entendo como é que em PT as soluções de reforma, sejam PPR ou planos de pensões de contribuição definida, têm todas comissões de gestão elevadíssimas (mínimo 1.5% p.a.). Tenho planos noutros países (UK, US) com comissões de 0.02%... é incompreensível. Pode ser que com a AD e o plano dos 401K a coisa melhore um pouco.

atenção que a comissão de gestão é anual, ou seja, o custo acumulado acaba por ser enorme. Eu também não tenho nenhum PPR por essa razão.

Pensei que era o único a pensar desta forma. Também desisti dos PPR quando comecei a ver as comissões anuais que eram cobradas. A maior parte dos PPR são uma armadilha.

a NOS está a distribuir em dividendos mais do que gera de lucro já há varios anos, será sustentavel até quando?

a NOS está a distribuir em dividendos mais do que gera de lucro já há varios anos, será sustentavel até quando?

Até ao dia que corta os dividendos, como todas as outras...

Quem sai a tempo safa-se, quem não sai, vê o investimento desvalorizar na mesma medida!

Supostamente, quando uma empresa reduz o pagamento de dividendos, esse capital fica na empresa (ou é investido no crescimento), pelo que o valor da ação também deve subir na mesma proporção, não?

Isto em teoria, pois na prática os mercados parecem ser muito irracionais.

Back