Bolsa e investimentos

Vou começar a meter algumas poupanças em ETF para as minhas filhas e também reforma, colocando algo todos os meses e reforçando também quando recebem dinheiro nos aniversários, natal, etc.
A ideia distribuição será +/- esta.

10% - VVSM
90% - Aqui é que ainda está a grande dúvida de será VUAA ou VWCE.

VWCE - Para além de grande parte das empresas do S&P500 (VUAA), tem também várias de outros paises. Por outro lado tem uma TER mais elevada (0,22% contra 0,007) e a rentabilidade tem sido ligeiramente inferior.

VUUA - Juntando às que vantagens que mencionei face à VWCE, tem um risco um pouco superior porque é preciso confiar que a econimia dos Estados Unidos se irá manter forte no futuro como tem sido ao longo das últimas décadas.

Escolhe a que te sentires mais confortável e que te permita dormir mais descansado de noite.
A minha única opinião é: Se os States forem ao charco, o mundo todo também vai, mas mesmo que não vá, ficas com apenas 30% do investimento no VWCE....

Ha 2 pontos importantes sobre o SP500:
1. Se alguma vez se der mal de forma aparentemente permanente, a menor das nossas preocupações será o dinheiro lá investido;
2. A política dos EUA vive da bolsa. Ao contrário dos chineses, os governos americanos têm a bolsa como uma das suas prioridades de topo para manter a população satisfeita.

Pessoal uma dúvida.

Num Fundo de Pensão de uma empresa, onde há uma aplicação de X% por parte da empresa e X% por parte do trabalhador. Como se calcula o benefício fiscal do IRS?
A parta da empresa entra ou só do funcionário?

Só a parte do funcionário.

Obrigado, era a parte que eu pensava.
E como funciona? O Funcionário desconta x€ por mês que sai do seu bruto, penso que até é 14x a dividir por 12 entregas.
O Benefício muda com a idade, isso já vi, mas como se fazem as contas?

Por norma os bancos têm custos/comissões maiores na compra e levam também alguns euros na guarda de títulos.

As corretoras por norma são mais baratas, podes abrir conta na XTB e quando tiveres um volume que já não te sintas confiante, transferes para um banco como o banco invest ou big

Acabei por criar a conta na XTB e já está tudo activo, mais simples

• Like
Reactions: jmf
Não conhecendo o preçário do BPI, mas sabendo como são a maioria dos bancos, abrir conta numa XTB ou Trading 212 será sempre muito mais barato.

Eu tenho conta na XTB e não pagas nada para comprar etf's que é o que interessa a mim.

Podes ter lá o dinheiro que quiseres investido em ETF's porque mesmo que um dia esta ou outra corretora fosse à falência, os etfs são sempre uma propriedade tua que transita sempre para onde pretenderes.

Os ETF's que replicam o índice do S&P500 mais usados são o "SXR8.DE" e o "VUAA.DE".

Têm só atenção se à frente destes tickets que mencionei tens a designação EUR e não USD para não pagares taxas de câmbio.

Por fim se queres o etf acumulativo têm também atenção se diz "ACC" que corresponde ao acumulativo.

Consulta o site justetf.com para obter mais informações sobre qualquer ETF pretendido. Lembrando que tanto o SXR8 como o VUAA têm uma taxa de operacionalidade de 0.07% anual, um dos valores mais baixos neste mundo dos ETF'S.

Foi precisamente o que adquiri, VUUA.DE Eur ACC

Porque escolheste a XTB e não a DEGIRO, por exemplo?
Tiveste em conta as taxas de transação e o tempo que demora a transferência de €€ e o resgate?

Não pesquisei muito mais.

O meu irmão usa a XTB há algum tempo e foi o único feedback que acabei por ter.

Sobre a transferência usei um cartão débito virtual. Não houve esse problema

Não faço ideia o tempo de resgate

Entretanto surgiu-me outra dúvida. :)
O objectivo é fazer uma espécie de PPR para a idade da reforma para mim e para a minha esposa e também um investimento para as miúdas.

Coloco tudo numa só conta ou crio 3 contas separadas? (casal + filha1 + filha2)

1 só conta - Sendo só "um bolo" o valor é superior, logo os juros serão maiores e crescerá mais rapidamente.

3 contas - Consigo alocar em cada uma das contas os valores respetivos. Prenda dada à filha1 vai para a conta dela, mealheiro da filha2 vai para a dela, poupança do casal da a deles.....

Qual a vossa opinião?

Entretanto surgiu-me outra dúvida. :)
O objectivo é fazer uma espécie de PPR para a idade da reforma para mim e para a minha esposa e também um investimento para as miúdas.

1 só conta - Sendo só "um bolo" o valor é superior, logo os juros serão maiores e crescerá mais rapidamente.

3 contas - Consigo alocar em cada uma das contas os valores respetivos. Prenda dada à filha1 vai para a conta dela, mealheiro da filha2 vai para a dela, poupança do casal da a deles.....

Qual a vossa opinião?

Os juros são os mesmos, 5% de 100k é o mesmo que 5% de 33.(3)k*3.

Tudo depende dos custos de manutenção, e transações, se pagas a triplicar, ou não.

Regra de ouro do investimento: nunca colocar todos os ovos no mesmo cesto.

Eu faria 3 contas separadas, em 3 instituições diferentes.

Como já te explicaram, os ganhos são os mesmos.

Porque escolheste a XTB e não a DEGIRO, por exemplo?
Tiveste em conta as taxas de transação e o tempo que demora a transferência de €€ e o resgate?
Por exemplo tens aqui um vídeo geral a falar sobre muitas das corretoras digitais a operar em Portugal e os seus custos.

https://m.youtube.com/watch?v=3QQyHAROnGg&t=9s&pp=ygUcUXVhbCBhIGNvcnJldG9yYSBtYWlzIGJhcmF0YQ==

E aqui um a falar da XTB que foi a que escolhi para mim, se bem que a trading 212 também seja boa alternativa tendo em conta o investimento em ETF's.

https://m.youtube.com/watch?v=lEQsr...vcnJldG9yYSBtYWlzIGJhcmF0YSBUaWFnbyBSYW1vcw==

Regra de ouro do investimento: nunca colocar todos os ovos no mesmo cesto.

Eu faria 3 contas separadas, em 3 instituições diferentes.

Como já te explicaram, os ganhos são os mesmos.

Os ganhos são, mas as despesas podem ser a triplicar, portanto só mesmo sabendo como são calculadas.

Os juros são os mesmos, 5% de 100k é o mesmo que 5% de 33.(3)k*3.

Tudo depende dos custos de manutenção, e transações, se pagas a triplicar, ou não.

Realmente estava a complicar e a fazer mal as contas.

Como vou utilizar a XTB, ela permite criar vários planos de investimento na mesma conta e os carregamentos não precisam de ser automáticos.
PI-1 - PPR casal - vai uma parte das poupanças mensais
PI-2 - Filha1 - "mesada" + prendas aniversário, natal, etc
PI-3 - Filha2 - "mesada" + prendas aniversário, natal, etc

E a XTB não cobra taxas por transações (até 100.000€ por mês)

Obrigado, era a parte que eu pensava.
E como funciona? O Funcionário desconta x€ por mês que sai do seu bruto, penso que até é 14x a dividir por 12 entregas.
O Benefício muda com a idade, isso já vi, mas como se fazem as contas?

Supõe como exemplo que descontas 100€ por mês (14 vezes devido aos subsidios Natal e Férias). Dá 1400€/ano de entregas.

Desses 1400€ vais ter 20% de beneficio fiscal = 280€.

Os limites consoante a idade já sabes.

Depois este beneficio fiscal é dedutivel à colecta e soma a outras beneficios fiscais. Poderá dar-se o caso para rendimentos altos que não se consiga aproveitar..

"Limite da soma das deduções à coleta

A soma das deduções à coleta, excluindo as deduções pessoais e familiares (dependentes e ascendentes), despesas gerais familiares e dupla tributação, estão sujeitas a um limite, por agregado familiar, que depende do escalão do IRS:
  • Primeiro escalão (até 7 479 euros): sem limite;
  • Segundo ao oitavo escalão (de mais de 7 479 euros até 78 834 euros): entre 1000 euros e 2500 euros;
  • Nono escalão (mais de 78 834 euros): 1 000 euros.
Nos agregados familiares com três ou mais dependentes, o limite da soma das deduções à coleta é majorado em 5%, por cada um."

Esse tema dos fundos de pensões é pertinente.

Eu tenho um FP desse género em que faço X contribuições e a empresa faz outro X mensalmente.

Ia fazer o IRS automático convencido que isso não era um PPR e portanto não teria benefício algum. Mas é diferente então, certo?

Como devo declarar o FP de modo a ser apurado o benefício?

Nem sei quanto dinheiro lá tenho, dado que não tenho qualquer login para aceder à área de cliente e a única coisa que recebo em casa trimestralmente são extratos com o valor atualizado das UPs.

Back