Bolsa e investimentos

A fabricante de chips ASML derrapa 9,4%

Esses fazem maquinaria para as fabs, não fabricam directamente chips - na tradução devem ter lido só "chipmaker" onde dizia "chipmaker equipment".

Há uns meses vi notícias que também tinham tido "overbooking" de compras - fabs que tinham feito feito encomendas a mais por medo de sanções baldaram-se depois.

Alguém pode explicar quais são TODOS os custos de ter ações em um banco nacional?

Estive a ver o preçário, e há coisas que não percebo muito bem. Vamos pegar como exemplo o Activo:

1) Quanto às comissões sobre operações, não tenho dúvidas. A primeira do mês é gratuita, e depois depende do tipo de ações compradas.

2) Na parte de "Eventos e Rendimentos", eles têm isto:
Rendimentos / Reinvestimento de Dividendos 1,00% Reembolsos 0,20%

- Significa que sempre que receba algum dividendo, eles ficam com 1% do valor que recebi, é isso? E já agora, o que são reembolsos?

3) Quanto às comissões de serviço de bolsa, a minha confusão é maior:
guarda de títulos (mensal) Integrados (Nacionais e Internacionais) N/A € 3,00
guarda de títulos (mensal) Não integrados Até 100 € 4,00 - Até 10.000 € 8,00 - Até 100.000 € 16,50 - > 100.000 € 33,00

- O que são não integrados? São títulos que eles não comercializam? Significa que se comprar ações sempre no banco, e só tiver essas ações, só vou pagar os 3,00€ mensais, certo?

4) E por último, o que significa esta comissão de "Depósitos e Levantamentos de Valores Mobiliários"? Transferências de coisas que já tenho para o banco? É isso? No caso de compra e venda sempre dentro do banco, isto não se aplica, certo?

Daquilo que percebi, neste caso do Activo, se comprasse sempre pelo banco pagaria pelas compras (quando aplicável), pagaria 3,00€ por mês para guarda de títulos, e 1% quando recebesse dividendos. É tudo, ou há mais alguma coisa que me esteja a escapar?

Já agora, podem sugerir quais são os melhores bancos nacionais para esta finalidade? Obrigado.
Sou cliente Activo. Comprei por lá algumas ações do mercado americano. Paguei uma taxa de 10€ por transação e uma taxa trimestral de guarda títulos, que já nem me lembro qual era o valor. Rapidamente abandonei a ideia porque era inviável a poupança por reforços mensais, porque a taxa de 10€ era elevada e não permitiam a compra de títulos fracionados.
Desconheço se há bancos melhores.

Há mais de 1 ano que passei tudo para a XTB. Não há taxas até 100 000€ por mês. Podes investir e reforçar com qualquer valor. Não há taxas de guarda títulos. Também tem um cartão de débito que dá para adicionar a carteira virtual. Os resgates para a conta a ordem do Activo são rápidos, normalmente demoram 1 dia. Até agora, recomendo.

Já testei a Deepseek. É muito mais rápida do que o ChatGPT 4o, mas também é muito menos fiavél. Se o ChatGPT ainda tem tendência para inventar coisas, o Deepseek é um desastre completo. É uma lotaria total. Tanto dá respostas coerentes como logo a seguir inventa factos. Mas inventa e elabora sobre eles! É muito mais criativo que o ChatGPT![:D]

Todas estas ferramentas são muito embrionárias ainda... anda tudo a jogar na escuridão.
Os chineses mesmo com erros mostraram que é possível fazer mais com muito menos, mesmo que a médio prazo.
As quedas e subidas da Nvidia neste último ano são qualquer coisa de surreal, é uma autentica roleta sem qualquer base de sustentabilidade na realidade. A queda de ontem então é diria assustadora em termos de valores.

Sou cliente Activo. Comprei por lá algumas ações do mercado americano. Paguei uma taxa de 10€ por transação e uma taxa trimestral de guarda títulos, que já nem me lembro qual era o valor. Rapidamente abandonei a ideia porque era inviável a poupança por reforços mensais, porque a taxa de 10€ era elevada e não permitiam a compra de títulos fracionados.

Há mais de 1 ano que passei tudo para a XTB. Não há taxas até 100 000€ por mês. Podes investir e reforçar com qualquer valor. Não há taxas de guarda títulos. Também tem um cartão de débito que dá para adicionar a carteira virtual. Os resgates para a conta a ordem do Activo são rápidos, normalmente demoram 1 dia. Até agora, recomendo.

Pois, entretanto mudou (devem ter mudado de filosofia e começado a apostar mais em investimentos).

A primeira transação agora é gratuita. Para quem faz poucas compras, parece uma boa solução. Em todo caso, há sempre a taxa mensal, que acaba por representar pelo menos 36,00€ anuais em comissões.

Todas estas ferramentas são muito embrionárias ainda... anda tudo a jogar na escuridão.
Os chineses mesmo com erros mostraram que é possível fazer mais com muito menos, mesmo que a médio prazo.
As quedas e subidas da Nvidia neste último ano são qualquer coisa de surreal, é uma autentica roleta sem qualquer base de sustentabilidade na realidade. A queda de ontem então é diria assustadora em termos de valores.

Sim, ainda está tudo no início, mas eu diria que a AI é um investimento seguro a médio e longo prazo. E não vai ser uma questão de apostar no cavalo certo. Penso que vai haver muitos cavalos ganhadores.
A propósito, bastou um dia de popularidade da DeepSeek para esta levar um banho de realidade. Está lenta, incapaz de responder a muitas questões e a alucinar muito.

A propósito, bastou um dia de popularidade da DeepSeek para esta levar um banho de realidade. Está lenta, incapaz de responder a muitas questões e a alucinar muito.

É preciso contextualizar. Estamos a falar de um serviço novo, que de um dia para outro passou a ter centenas de milhões de utilizadores ! Eu não me lembro de nenhum serviço Internet com este desafio de escalabilidade, em 2 ou 3 dias !

Certamente que eles não tinham a infraestrutura preparada para um sucesso destes, por isso é normal que fique lento ou até bloqueado.

O milagre é continuar a funcionar!

Sem dúvida que o Deep Seek é disruptivo e uma enorme vitória para a China.

• Like
Reactions: FZX
É preciso contextualizar. Estamos a falar de um serviço novo, que de um dia para outro passou a ter centenas de milhões de utilizadores ! Eu não me lembro de nenhum serviço Internet com este desafio de escalabilidade, em 2 ou 3 dias !

Certamente que eles não tinham a infraestrutura preparada para um sucesso destes, por isso é normal que fique lento ou até bloqueado.

O milagre é continuar a funcionar!

Sem dúvida que o Deep Seek é disruptivo e uma enorme vitória para a China.

Sim, mas do ponto de vista do mercado da computação o DeepSeek não vai significar menos procura. Se há coisa que se mantém constante há décadas é o aumento da procura por mais poder de computação, ainda que com altos e baixos. Se os algoritmos são eficientes com menos poder de computação, isso só faz perguntar como seriam com mais poder. Ou seja, não acho que Nvidias e semelhantes se vejam ameaçadas.
Já no mercado de utilizador final, seja o mero curioso, seja o developer, investigador, etc, aí sim, o DeepSeek pode fazer uma grande mossa porque é muito mais barato. O DeepSeek-R1 dá acesso às suas APIs por 2,19 USDs por milhão de tokens! O OpenAI o1 Pro fica por 15 USD. É certo que o o1 Pro é para já claramente melhor e mais rápido. Mas lá está, se derem ao DeepSeek o mesmo poder de computação...

Sim, ainda está tudo no início, mas eu diria que a AI é um investimento seguro a médio e longo prazo. E não vai ser uma questão de apostar no cavalo certo. Penso que vai haver muitos cavalos ganhadores.

Isso será o mais provável. Em todo o caso o valor de mercado também será dividido e não tão concentrado e se calhar alguns cavalos mesmo gigantes morrem pelo caminho. Pelo menos para mim não faz sentido uma coisa perder tanto valor de um dia para o outro.
Acho que há muito carneirismo, está tudo a tentar ficar milionário à força e compra tudo o que mexe subindo preços exponencialmente.
No resto como disse antes os chineses ainda estão no início também, embora a evolução é como nunca antes, quase diária.

• Like
Reactions: eu
Pelo menos para mim não faz sentido uma coisa perder tanto valor de um dia para o outro.

Mas também tinha ganho valor de forma inexplicável.

Falo de "Valor", mas na realidade os mercados vivem é da "perceção de valor", que é algo muito volátil.

Já testei a Deepseek. É muito mais rápida do que o ChatGPT 4o, mas também é muito menos fiavél. Se o ChatGPT ainda tem tendência para inventar coisas, o Deepseek é um desastre completo. É uma lotaria total. Tanto dá respostas coerentes como logo a seguir inventa factos. Mas inventa e elabora sobre eles! É muito mais criativo que o ChatGPT![:D]

Pergunta-lhe o que aconteceu em Tiananmen a 4 de Junho de 1989.

Mas também tinha ganho valor de forma inexplicável.

Falo de "Valor", mas na realidade os mercados vivem é da "perceção de valor", que é algo muito volátil.
Claro, já o tinha dito acima. E também o tínhamos discutido isso mais atrás. Há empresas que estão sobre valorizadas devido a essa perceção de valor. Por isso de quando em vez isto dá o estouro, a perceção choca com a realidade.

Recomendam a XTB, é seguro?

Recomendam a XTB, é seguro?

Ate agora sim, funciona muito bem. Nenhum problema com compras, vendas, resgates ou pagamentos com o cartão virtual.

Estão legais em Portugal e inscritos na CMVM. Se a corretora for a falência é possível transferir os títulos para outra correctora exceto produtos fracionados.

Vale a pena destacar a quantidade de vídeos disponíveis para formação.

Se alguém quiser registrar, tenho disponível 3 convites que dão 30€ de produtos fracionados a cada um.

A xtb negoceia ou nao em nome do cliente final? Pensava que a xtb nao, daí nao ter comissoes.
Tinha ideia ainda que tem um seguro qq em caso de falência, mas cobre apenas até 20k ou algo parecido.

Ate agora sim, funciona muito bem. Nenhum problema com compras, vendas, resgates ou pagamentos com o cartão virtual.

Estão legais em Portugal e inscritos na CMVM. Se a corretora for a falência é possível transferir os títulos para outra correctora exceto produtos fracionados.

Se alguém quiser registrar, tenho disponível 3 convites que dão 30€ de produtos fracionados a cada um.

Em relação à parte a bold, por exemplo comprava alguns ETFs este ano na XTB, daqui a 15 anos a XTB ia à falência e fechava, eu podia transferir esses ETFs para outra corretora sem perder o que tinha ganho nesses 15 anos?

Em relação à parte a bold, por exemplo comprava alguns ETFs este ano na XTB, daqui a 15 anos a XTB ia à falência e fechava, eu podia transferir esses ETFs para outra corretora sem perder o que tinha ganho nesses 15 anos?

Podes transferir tudo exceto produtos da própria corretora.
São os títulos fracionados, no entanto, se compras diversas frações, quando completares 1 unidade são automaticamente convertidas.
Outro produto que penso que se insere nos “produtos da correctora” são os planos de investimento. Mas é algo que tenho usado pouco, prefiro comprar diretamente os ETFs.

O que tu ganhaste nesses 15 anos não são ganhos efetivos. Se compraste por ex 20 ETFs ao longo do tempo a diversos preços, são esses 20 ETFs que serão transferidos e poderás vender ao preço a que estiverem cotados nessa data.

Obrigado
Vou ponderar, envias o referral pff?

Podes transferir tudo exceto produtos da própria corretora.
São os títulos fracionados, no entanto, se compras diversas frações, quando completares 1 unidade são automaticamente convertidas.
Outro produto que penso que se insere nos “produtos da correctora” são os planos de investimento. Mas é algo que tenho usado pouco, prefiro comprar diretamente os ETFs.

O que tu ganhaste nesses 15 anos não são ganhos efetivos. Se compraste por ex 20 ETFs ao longo do tempo a diversos preços, são esses 20 ETFs que serão transferidos e poderás vender ao preço a que estiverem cotados nessa data.

Então quando complertar 1 unidade do ETF já é "mais seguro" e já posso passa-lo para outra corretora?

Back