Bolsa e investimentos

Falei com um amigo, e ele disse que seria "melhor" ir pela Amundi, por ter mais histórico e ser uma mais conhecida

AUM5 | ETF Amundi Index Solutions - Amundi S&P 500 UCITS ETF C EUR - Investing.com

Mas frisou que, no fundo, dá mais ou menos a mesma coisa

@marcopns​ já recebi a acçao fraccionada depois de depositar o € na conta; obg

dia 03.02 começo a comprar, com reforços mensais a cada dia 1 (ou dia util seguinte)

Os que seguem o S&P 500 andam todos +- com a mesma performance.

Com um valor unitario atual de 115€, com compras de 200€ não se consegue comprar 2 unidades inteiras. Mas penso que não será problemático, porque depois compra após compra as frações vão se "juntando".

Tem um TER de 0,15% . Existem mais baratos.

É um ETF com replicação swap based / Synthetic
https://www.justetf.com/en/academy/synthetic-replication-of-etfs.html

Para quem usa a XTB, utilizam a opção Planos de Investimento para comprar ETFs ou compram os ETFs individualmente?
Existe alguma vantagem/ desvantagem entre essas opções?​

Para quem usa a XTB, utilizam a opção Planos de Investimento para comprar ETFs ou compram os ETFs individualmente?
Existe alguma vantagem/ desvantagem entre essas opções?​

Eu utilizo o plano de investimento para as minhas filhas. Cada plano tem 2 ETF e ao colocar lá € ele automaticamente faz a gestão do valor, consoante a percentagem a que corresponde cada ETF.

A vantagem de comprar ETF individualmente é que sempre que quiseres podes reforçar apenas um ETF específico em vez de vários em simultâneo.

Dúvida ETF filhos.

Tenho 2 planos de investimento (um para cada filha), em que neste momento só tem VWCE (Vanguard FTSE All-World).
A ideia é adicionar 1 de Mercados Emergentes (iShares Core MSCI Emerging Markets).

A dúvida é. Faço uma divisão 80/20 ou é demasiado e é melhor 90/10?​

Dúvida ETF filhos.

Tenho 2 planos de investimento (um para cada filha), em que neste momento só tem VWCE (Vanguard FTSE All-World).
A ideia é adicionar 1 de Mercados Emergentes (iShares Core MSCI Emerging Markets).

A dúvida é. Faço uma divisão 80/20 ou é demasiado e é melhor 90/10?​

O VWCE já inclui emergentes. Avalia se faz sentido mais exposição. Uma carteira típica seria 20% de obrigações, ou um cheirinho de Ouro (se bem que não será uma excelente altura para entrar)

O VWCE já inclui emergentes. Avalia se faz sentido mais exposição. Uma carteira típica seria 20% de obrigações, ou um cheirinho de Ouro (se bem que não será uma excelente altura para entrar)
Obrigado.
Era só para ter uma maior exposição à China, Índia e Taiwan, mas se calhar não vale a pena.
Em relação ao Ouro é uma coisa a pensar, mas como dizes, não é a melhor altura.
Vou focar-me apenas no All World e pronto.

Uma ajuda por favor com ETFs Leveraged, por exemplo este: FR0010342592

Eu entendo o conceito, sei que o potencial de ganhos é muito maior, mas o potencial de perdas também. No entanto, ao abrir o folheto do produto, reparei que o prazo recomendado para investir nisto é de apenas 1 dia, e não percebi....

Há alguma coisa que me esteja a escapar, em termos de custos, comissões, etc? Porque ao olhar apenas para o gráfico, vejo que em 5 anos o ETF rendeu cerca de 232%.

Qual é o motivo para isto ser recomendado para investimento muito curto?

Por falar em ouro, este deve ser o melhor artigo que vi este ano: https://www.unz.com/mhudson/the-politics-of-gold/

Está tão cheio de pepitas que nem consigo escolher uma para citar [:D] . O entrevistado já anda nisto há uns anos: "In 1973 or ‘74, Herman Kahn and I went to the White House for a meeting with the US Treasury."

Estava o Hudson a dizer que o ouro pode ou não estar nos cofres dos EUA (não se sabe por "razões de interesse nacional", e a Alemanha só conseguiu reaver 30% do seu quando o pediu de volta ...), e agora falam em ir fazer uma auditoria: https://www.zerohedge.com/political...hysical-audit-after-zerohedge-suggestion-goes

Feb 15, 2025
@zerohedge

It would be great if ElonMusk could take a look inside Fort Knox just to make sure the 4,580 tons of US gold is there. Last time anyone looked was 50 years ago in 1974.

Elon Musk
ElonMusk
Surely it’s reviewed at least every year?​

Rand Paul
@RandPaul
Nope. Let’s do it.​

Agora é que o Musk vai ter um acidente fatal [:)]

Uma ajuda por favor com ETFs Leveraged, por exemplo este: FR0010342592

Eu entendo o conceito, sei que o potencial de ganhos é muito maior, mas o potencial de perdas também. No entanto, ao abrir o folheto do produto, reparei que o prazo recomendado para investir nisto é de apenas 1 dia, e não percebi....

Há alguma coisa que me esteja a escapar, em termos de custos, comissões, etc? Porque ao olhar apenas para o gráfico, vejo que em 5 anos o ETF rendeu cerca de 232%.

Qual é o motivo para isto ser recomendado para investimento muito curto?

O motivo é precisamente esse: fazer o investidor questionar-se. É um ETF de reset diário. As posições abrem e fecham em cada dia que passa. E como é muito alavancado (100% de alavancagem) tem um RHP de apenas 1 dia. É uma regra imposta pela UE, mas claro que ninguém te impede de estar mais longo nisso. Não fui ver esse ETF em concreto mas de certeza que tem risco 7 e uma volatilidade de alguns 50%. Cuidado com essas brincadeiras. Uma sugestão: define o máximo que estarias disposto a perder sem te fazer perder o sono com isso e investe, no máximo dos máximos, o dobro disso.

O motivo é precisamente esse: fazer o investidor questionar-se. É um ETF de reset diário. As posições abrem e fecham em cada dia que passa. E como é muito alavancado (100% de alavancagem) tem um RHP de apenas 1 dia. É uma regra imposta pela UE, mas claro que ninguém te impede de estar mais longo nisso. Não fui ver esse ETF em concreto mas de certeza que tem risco 7 e uma volatilidade de alguns 50%. Cuidado com essas brincadeiras. Uma sugestão: define o máximo que estarias disposto a perder sem te fazer perder o sono com isso e investe, no máximo dos máximos, o dobro disso.

Percebi, obrigado.

Estou tentado a colocar uns trocos neste ETF e esquecer. Dinheiro que estou disposto a perder, se assim acontecer. Quase como comprar BTC.

Mas se fores ver o gráfico, isto já ganhou para cima de 8000% desde a criação, que nem foi assim há tanto tempo. Sei que o passado não garante o futuro, mas a perspectiva até é relativamente animadora.

Percebi, obrigado.

Estou tentado a colocar uns trocos neste ETF e esquecer. Dinheiro que estou disposto a perder, se assim acontecer. Quase como comprar BTC.

Mas se fores ver o gráfico, isto já ganhou para cima de 8000% desde a criação, que nem foi assim há tanto tempo. Sei que o passado não garante o futuro, mas a perspectiva até é relativamente animadora.

Acho que por vezes pode haver confusão entre ETFs “Leveraged” e CFDs.
Tenho uma posição muito pequena num ETF leveraged porque também quero saber mais sobre este tipo de produtos.
Aparentemente funciona como qualquer outro ETF, com subidas e descidas muito mais fortes, com comissões de gestão mais altas, normalmente acima dos 0,2% e maior diferencial entre preço compra e preço venda (spread). É bom quando prevês um movimento de subida e depois vender.

Bem diferente são os CFDs que têm custo swap descontado diariamente. É preciso muita atenção pois o custo swap derrete o teu activo ao longo do tempo.

Por exemplo o CFD da Tesla num investimento de 543,28€. O spread deixa-te com 534,66€ e diariamente perdes 0,67€.
b8055a8513dc2a08426353895a25cc25.jpg

Hoje, pela primeira vez na minha vida de investidor (comecei há 5 anos), uma das acções que detenho ultrapassou os +1000% de valorização na minha carteira. Pena não ter posto lá mais uns valentes cobres. Teria a reforma feita...

PLTR__.jpg - Click image for larger version  Name:	PLTR__.jpg Size:	39.7 KB ID:	14565854

Attachments

• PLTR__.jpg
    PLTR__.jpg
    39.7 KB · Views: 0
Qualquer tópico serve para postar propaganda...[8b]

Onde é que está a propaganda? Estou só a apontar um facto, nem sequer dei opinião.

Se houver alguma coisa, é capaz de mexer com os mercados, não sei para que lado ...

Se não houver nada, idem por outras razões.

Que paranóia, arre ...

Onde é que está a propaganda? Estou só a apontar um facto, nem sequer dei opinião.

Se houver alguma coisa, é capaz de mexer com os mercados, não sei para que lado ...

Se não houver nada, idem por outras razões.

Que paranóia, arre ...

Se houver tramóia quem se beneficia à grande é a Bitcoin....

Back