Sempre foi sobrevalorizada.
Sobrevalorizada é um eufemismo.
A capitalização bolsista era (e continua a ser) completamente absurda, não há qualquer fundamento para aquela valorização.
Sempre foi sobrevalorizada.
Com quedas mt rápidas, normalmente subidas MT rápidas = comprasO SXR8 (S&P500) está no segundo pior mês de sempre. Pior apenas o mês de Março de 2020, o mês Covid
![]()
SXRV (Nasdaq100)
![]()
Com quedas mt rápidas, normalmente subidas MT rápidas = compras![]()

Sim... Esta correcção, crise, crash, ou o que quiserem chamar é diferente das outras todas.
Agora mais a sério... Usar ETF's numa moeda diferente do SP500 e do NASDAQ que só por acaso corrigiu quase 8% das quedas significativas que estava a ter desde Setembro é um enorme enviesamento da realidade. Além do mais o mês não acabou, ainda podemos ter o melhor o segundo melhor mês de sempre.
Para quem faz trading não tenho nada a dizer... Não é a minha praia.
Mas para quem está numa lógica de longo prazo, a única coisa que posso dizer é para terem calma. O que se está a passar faz parte dos ciclos normais do mercado, mesmo que desça mais, há-de subir. Aguentem firme, continuem a investir, aproveitem que alguns mercados e setores começam a baixar das valorizações MUITO esticadas que tinham e o tempo tratará do resto.
Só recomendo que tenham muita atenção aqueles que têm carteiras sem a devida diversificação e sem considerações pelo risco. Os tempos que vamos viver, com esta administração dos EUA são de volatilidade e as estrelas de ontem, podem ser os perdedores de amanhã. Muita atenção a quem tem exposições desmesuradas às ultimas modas, como a AI, Semicondutores, as Crypto, etc..
Por acaso acho que o que se está a passar faz tudo menos parte dos ciclos normais de mercado. É uma anormalidade gigante que na forma e contexto não era visível diria que há décadas. Por exemplo as tarifas.
O mercado vai voltar a subir? Sim certamente, até onde ninguém sabe, quando? Muito menos se sabe.
Diria que o mercado nunca foi tão manipulado como aos dias de hoje, e por isso vem também daí uma grande anormalidade.
Vamos esperar que isto estabilize minimamente.
Tempo de recolher as poupanças dos CA's e colocar tudo debaixo da cama?
https://youtu.be/c1AtM53falg?si=BX9Z8nqehjfGjqSc
Tempo de recolher as poupanças dos CA's e colocar tudo debaixo da cama?
Se tanto, está bom para comprar acções da Rheinmetall!
O artigo é pago... podem fazer um resumo?