Bolsa e investimentos

O SXR8 (S&P500) está no segundo pior mês de sempre. Pior apenas o mês de Março de 2020, o mês Covid
457bbb43487873521a8ab9b26d796c9a.png

SXRV (Nasdaq100)
70c6504ec33fe5181814613079c52b8f.png

Last edited:
Sim... Esta correcção, crise, crash, ou o que quiserem chamar é diferente das outras todas.

image.png

Agora mais a sério... ​Usar ETF's numa moeda diferente do SP500 e do NASDAQ que só por acaso corrigiu quase 8% das quedas significativas que estava a ter desde Setembro é um enorme enviesamento da realidade. Além do mais o mês não acabou, ainda podemos ter o melhor o segundo melhor mês de sempre.

Para quem faz trading não tenho nada a dizer... Não é a minha praia.

Mas para quem está numa lógica de longo prazo, a única coisa que posso dizer é para terem calma. O que se está a passar faz parte dos ciclos normais do mercado, mesmo que desça mais, há-de subir. Aguentem firme, continuem a investir, aproveitem que alguns mercados e setores começam a baixar das valorizações MUITO esticadas que tinham e o tempo tratará do resto.

Só recomendo que tenham muita atenção aqueles que têm carteiras sem a devida diversificação e sem considerações pelo risco. Os tempos que vamos viver, com esta administração dos EUA são de volatilidade e as estrelas de ontem, podem ser os perdedores de amanhã. Muita atenção a quem tem exposições desmesuradas às ultimas modas, como a AI, Semicondutores, as Crypto, etc..

Sim... Esta correcção, crise, crash, ou o que quiserem chamar é diferente das outras todas.

Agora mais a sério... ​Usar ETF's numa moeda diferente do SP500 e do NASDAQ que só por acaso corrigiu quase 8% das quedas significativas que estava a ter desde Setembro é um enorme enviesamento da realidade. Além do mais o mês não acabou, ainda podemos ter o melhor o segundo melhor mês de sempre.

Para quem faz trading não tenho nada a dizer... Não é a minha praia.

Mas para quem está numa lógica de longo prazo, a única coisa que posso dizer é para terem calma. O que se está a passar faz parte dos ciclos normais do mercado, mesmo que desça mais, há-de subir. Aguentem firme, continuem a investir, aproveitem que alguns mercados e setores começam a baixar das valorizações MUITO esticadas que tinham e o tempo tratará do resto.

Só recomendo que tenham muita atenção aqueles que têm carteiras sem a devida diversificação e sem considerações pelo risco. Os tempos que vamos viver, com esta administração dos EUA são de volatilidade e as estrelas de ontem, podem ser os perdedores de amanhã. Muita atenção a quem tem exposições desmesuradas às ultimas modas, como a AI, Semicondutores, as Crypto, etc..

Por acaso acho que o que se está a passar faz tudo menos parte dos ciclos normais de mercado. É uma anormalidade gigante que na forma e contexto não era visível diria que há décadas. Por exemplo as tarifas.
O mercado vai voltar a subir? Sim certamente, até onde ninguém sabe, quando? Muito menos se sabe.
Diria que o mercado nunca foi tão manipulado como aos dias de hoje, e por isso vem também daí uma grande anormalidade.
Vamos esperar que isto estabilize minimamente.

Por acaso acho que o que se está a passar faz tudo menos parte dos ciclos normais de mercado. É uma anormalidade gigante que na forma e contexto não era visível diria que há décadas. Por exemplo as tarifas.
O mercado vai voltar a subir? Sim certamente, até onde ninguém sabe, quando? Muito menos se sabe.
Diria que o mercado nunca foi tão manipulado como aos dias de hoje, e por isso vem também daí uma grande anormalidade.
Vamos esperar que isto estabilize minimamente.

Não sei há quando tempo cá andas, mas eu já vivi estes ciclos vezes suficientes para saber que é sempre diferente, mas depois, no fim, para o investidor que segue regras sensatas de diversificação e gestão do risco que consegue tolerar, no fim, é sempre igual.

A única vez que para mim foi um bocado diferente foi em 2022, porque os estabilizadores tradicionais de um portfólio, em especial as obrigações governamentais, caíram brutalmente ao mesmo tempo que as ações caiam. O que levou a que os rebalanceamentos que normalmente faço de forma contracíclica não tenham sido possíveis.

De resto, tenho trabalhado mais ou menos na área desde a recuperação do crash das dot com e é sempre igual. Achar que o mundo agora está diferente comparado com o que se passou em 2008-2013 por exemplo, é para meninos, numa altura o mundo todo estava a estar a entrar em colapso e tu nem sabias se o teu broker ia sobreviver, quanto mais se devias manter os investimentos em ações. Ou o que dizer das primeiras semanas da pandemia? Em que nem sequer podias sair de casa, as empresas todas a fechar e os mercados a cair mais de 30%? E agora, fazendo zoom out aos gráficos e olhando em perspectiva, as regas básicas mantém-se intocadas. Neste momento, apesar da grande guerra de palavras, esta negociação de feirante, etc.. etc.. o mundo manté-se igual, 2ª feira irei trabalhar, no dia certo receberei o meu salário, não falta nada na prateleiras dos supermercados, as empresas continuam a dar lucro e os obrigacionistas continuam a paga aos credores.

Como é óbvio, há crises que alteram brutalmente os equilíbrios que havia antes da crise. Países que ganham, países que perdem, setores que colapsam, setores nascentes que disparam. Basta pensar no Japão que chegou a dominar 50% da capitalização bolsista e teve uma bolha que quando rebentou levou mais de 30 anos para voltar a um ATH, mas quem investisse no MSCI World, ou no FTSE AW em 1990, apesar do estoiro brutal de um pais que representava quase metade do indice, hoje estaria muitíssimo bem. Daí que em tempos de incerteza seja especialmente importante manter exposições globais, não fazer apostas muito grandes em nenhum setor ou país específico, ter atenção às exposições excessivas às mega caps que compõem quase em exclusivo muitos índices, fugir dos setores da moda e se fizerem isso, continuarem a investir, certamente vão acabar bem.

Last edited:
Tempo de recolher as poupanças dos CA's e colocar tudo debaixo da cama?

Claro que não, isto é só sensacionalismo.

Vai haver acordo na Ucrânia: os russos ficam com território, os EUA com minerais, e os Europeus com palavras.

Daqui a um ano já ninguém se lembra da guerra e continua tudo como habitual.

Back