Bolsa e investimentos

Se não gostam de quedas tão grandes têm de fazer gestão do risco que correm. Ou apostam em ações mais defensivas, como as de dividendos altos, ou escolhem com base em critérios de valor.

Só a titulo de exemplo, no YTD, tanto o FTSE All-World High Dividend Yield como o MSCI World Value Factor, estão a sair cerca de 6% e 7%, já os índices "mãe" de cada um deles, o FTSE All-World e o MSCI World, estão a cair 13% e 14% respetivamente. É claro que se alargarmos o prazo e olharmos para Jan/2020 até hoje, temos 37% e 30% nos índices com fatores de dividendos ou valor e respetivamente 50% e 57% nos globais.

Outra alternativa, que é a que eu uso desde há bastante tempo é ter obrigações no portfólio. Além de estabilizar permitem ter sempre pólvora disponível para poder disparar nos momentos de oportunidades. Para quem investe no longo prazo, há poucas coisas mais tristes do que ver tudo a cair e não ter dinheiro disponível para ir aos saldos.

Eu como cheguei à conclusão que para ganhar dinheiro tinha de tirar o lado emocional de todas as decisões de investimento, além de ter alguma preocupação com o risco, tenho uma folha de Excel onde com base nos múltiplos do mercado vai determinando se tenho maior ou menos percentagem em obrigações, entre cerca de 10% a 40%. Como o SP500, que é o índice de maior peso mundial, andava com múltiplos em relação aos lucros absolutamente estratosféricos também na minha carteira tinha uma percentagem de bonds bastante acima do normal, neste momento só com as desvalorizações das ações já tenho sobre exposição a bonds em relação à minha alocação objetivo, e quando atualizar o meu excel com os valores de fecho de Março, onde os múltiplos dos vários índices caíram já um bom bocado, de certeza que vou ter uma boa margem de rebalanceamento para vender obrigações e comprar ações, provavelmente SP500 que é o que mais se desviou da minha alocação central com estas quedas.

Agora, se fazem um portfólio só com mega caps, Nasdaq, Crypto e afins, provavelmente vão ganhar mais do que eu, mas nestas alturas têm de se agarrar firmes porque a montanha russa vai ser dura.

Mas etf´s de obrigações europeias certo?

Aqui há uns anos tinha uma estratégia semelhante. 70% MSCI core World; 30% obrigações governamentais europeias

Mas infelizmente era muito parada, pelo que bem ou mal, quase de certeza mal [:D]e já dou valores​, passei a escolher algumas acções só para ter um mínimo de acontecimentos.

A rentabilidade dessa escolha de activos em relação ao Core MSCI World baixou +- a rentabilidade a 5 anos de mais de 100% para 60% com escolha.

Isto, só para dizer, stick with the initial plan.[:D]

Mas continuo a seguir a mesma estratégia 70%+30%, mas numa % mais pequena dos recursos.

Mas etf´s de obrigações europeias certo?

Aqui há uns anos tinha uma estratégia semelhante. 70% MSCI core World; 30% obrigações governamentais europeias

Mas infelizmente era muito parada, pelo que bem ou mal, quase de certeza mal [:D]e já dou valores​, passei a escolher algumas acções só para ter um mínimo de acontecimentos.

A rentabilidade dessa escolha de activos em relação ao Core MSCI World baixou +- a rentabilidade a 5 anos de mais de 100% para 60% com escolha.

Isto, só para dizer, stick with the initial plan.[:D]

Mas continuo a seguir a mesma estratégia 70%+30%, mas numa % mais pequena dos recursos.
Eu sei que 8 anos de taxas a zero ou abaixo de zero, seguidas de uma subida brutal dos juros fizeram com que o investimento em obrigações europeias pareça uma perda de tempo.

Mas eu vejo a eventual rentabilidade como um bónus, o que procuro é um estabilizador e fazer investimentos contraciclicos, ou seja, ir tirando algum de ações quando sobem muito e investir quando têm grandes quedas, para isso tenho de ter um contrabalanço onde vou colocando o dinheiro. E mais uma vez está a funcionar bem.

Quanto aos ETF's em concreto tenho um misto, um pouco num ETF de mercado monetário e o resto em ETF's aggregate de obrigações com edge. No passado já tive do governamentais europeias, mas decidi mudar porque são muito sensíveis às crises de inflação, um índice agregado global acaba por reagir mais depressa.

Enquanto a Euribor não cair, e para quem quer pensar muito no assunto, uma alternativa podem ser os certificados de aforro.

Enquanto a Euribor não cair, e para quem quer pensar muito no assunto, uma alternativa podem ser os certificados de aforro.

As Euribor já estão a começar a afetar a renumeração dos certificados de Aforro, de qualquer das formas como dizes e bem para quem não se quer chatear são uma opção em que estou dentro.
Os série E consoante a antiguidade, baixaram agora em Abril de 4,5% para 4,415% e de 4% para 3,915%.

Os novos F é que já são mais fraquitos.

Vendi grande parte do que tinha em Janeiro com lucros. Nada arrependido, embora com valores baixos.

Inclusive cirpto. Vendi tudo.

Vou reinvestir agora nos saldos novamente .

Eu vendi tudo no dia antes das eleições, apostei tudo na vitoria do trump, depois investi novamente no dia a seguir as eleições aproveitei a subida, em janeiro vendi tudo e comprei ouro.

Outra vez arroz... Sempre que há um grande movimento aparecem sempre uns quantos a explicar quão inteligentes são porque previram e adivinharam tudo o que estava a acontecer.

Quem anda a tentar adivinhar, adivinha algumas, mas perde muitas mais oportunidades do que as que acerta. Já se gastaram rios e rios de dinheiro a estudar tudo isso e a conclusão é sempre a mesma: tentar adivinhar os mercados no longo prazo não compensa. Fazer timing ao mercado resulta sempre em piores performances do que simplesmente manter-se no mercado.

Até porque uma boa parte dos ganhos das bolsas ocorrem em uns quantos poucos dias, e 50% desses dias incríveis ocorrem quando os mercados tecnicamente estão em bear market, outros 30% nos primeiros dois meses após a inversão, que nunca se sabe se foi realmente uma inversão ou um ressalto, um dead cat bouncing, ou o que lhe quiserem chamar. Só 20% dos dias realmente bons acontecem a meio dos bull markets.

Se pensarem que os melhores 30 dias do SP500 nos últimos 30 anos representam mais de 83% do total de valorização do SP500. Quem perder esses dias mágicos, nem vale a pena correr o risco de investir em bolsa, mais vale comprar certificados do tesouro e pronto.

Quem tiver curiosidade de ver o que valem os adivinhos da bolsa é ir ver neste mesmo tópico as conversas que havia nos primeiros 20 dias de Março de 2020. Tirando um ou outro user que justiça seja feita sempre deram bons conselhos, a ideia era: eu já vendi tudo, isto vai cair cada vez mais, o SP500 vai descer facilmente dos 2000 pontos, etc.. etc... Vejam lá o que foi investir naquele momento. O SP500 só subiu 165% nos 5 anos seguintes.

-> https://forum.motorguia.net/forum/m...bolsa-e-investimentos?p=12465275#post12465275

Ou o que se dizia no final do verão de 2022, a meros de dias de começar outro incrível rally que iria levar a uma subida de 70% do SP500 desde Outubro de 22 até Fevereiro deste ano:

-> https://forum.motorguia.net/forum/m...bolsa-e-investimentos?p=13718076#post13718076

Por isso, se jogaram na lotaria e acertaram, parabéns pela sorte... Mas eu não quero por o meu futuro nas mãos da sorte, nem gosto de jogos de azar, por isso não quero saber.

Eu cá, não adivinhei esta queda, perdi nos últimos dias mais de um mês de salário em cada um desses dias, por isso podem chamar-me burro à vontade, mas não alterei, nem penso alterar em nada a minha estratégia de longo prazo. No mesmo dia de sempre, este mês, vou voltar a investir mais um pouco.

Eu comecei o ano pasado, em janeiro, a investir e esta sexta feira estava ja estava a perder forte... mas segunda feira la vai a orden de comprar mais uns trocos no ETF e se vejo que continua a descer, a ver se desenrasco de algum colchao mais uns trocos para investir. Aproveitar "os saldos" porque melhores dias virao seguramente, como ja aconteceu otros anos, em outras crises.

Outra vez arroz... Sempre que há um grande movimento aparecem sempre uns quantos a explicar quão inteligentes são porque previram e adivinharam tudo o que estava a acontecer.

Quem anda a tentar adivinhar, adivinha algumas, mas perde muitas mais oportunidades do que as que acerta. Já se gastaram rios e rios de dinheiro a estudar tudo isso e a conclusão é sempre a mesma: tentar adivinhar os mercados no longo prazo não compensa. Fazer timing ao mercado resulta sempre em piores performances do que simplesmente manter-se no mercado.

Até porque uma boa parte dos ganhos das bolsas ocorrem em uns quantos poucos dias, e 50% desses dias incríveis ocorrem quando os mercados tecnicamente estão em bear market, outros 30% nos primeiros dois meses após a inversão, que nunca se sabe se foi realmente uma inversão ou um ressalto, um dead cat bouncing, ou o que lhe quiserem chamar. Só 20% dos dias realmente bons acontecem a meio dos bull markets.

Se pensarem que os melhores 30 dias do SP500 nos últimos 30 anos representam mais de 83% do total de valorização do SP500. Quem perder esses dias mágicos, nem vale a pena correr o risco de investir em bolsa, mais vale comprar certificados do tesouro e pronto.

Quem tiver curiosidade de ver o que valem os adivinhos da bolsa é ir ver neste mesmo tópico as conversas que havia nos primeiros 20 dias de Março de 2020. Tirando um ou outro user que justiça seja feita sempre deram bons conselhos, a ideia era: eu já vendi tudo, isto vai cair cada vez mais, o SP500 vai descer facilmente dos 2000 pontos, etc.. etc... Vejam lá o que foi investir naquele momento. O SP500 só subiu 165% nos 5 anos seguintes.

-> https://forum.motorguia.net/forum/m...bolsa-e-investimentos?p=12465275#post12465275

Ou o que se dizia no final do verão de 2022, a meros de dias de começar outro incrível rally que iria levar a uma subida de 70% do SP500 desde Outubro de 22 até Fevereiro deste ano:

-> https://forum.motorguia.net/forum/m...bolsa-e-investimentos?p=13718076#post13718076

Por isso, se jogaram na lotaria e acertaram, parabéns pela sorte... Mas eu não quero por o meu futuro nas mãos da sorte, nem gosto de jogos de azar, por isso não quero saber.

Eu cá, não adivinhei esta queda, perdi nos últimos dias mais de um mês de salário em cada um desses dias, por isso podem chamar-me burro à vontade, mas não alterei, nem penso alterar em nada a minha estratégia de longo prazo. No mesmo dia de sempre, este mês, vou voltar a investir mais um pouco.

Só perdes se venderes.

Só tenho fundos actualmente. Desisti de ações.

+1,37% em relação ao ano passado na mesma data. Mas fiz todas as realocações recomendadas pela correctora ao longo do ano. A última foi no inicio da semana.

Vamos ver como corre.

Uma ajudinha na decisão, pf. - a minha gestora enviou-me 2 propostas de investimento, mas estou com receio por causa desta volatilidade dos últimos dias...ou por estarem os valores de cotação baixos é a altura ideal para investir, na esperança que isto a médio prazo estabilize e suba?

​Como o meu perfil é conservador, o Moderado abaixo seria boa opção?
image.png
​Análise de rentabilidade:

image.png

Obrigado.

Uma ajudinha na decisão, pf. - a minha gestora enviou-me 2 propostas de investimento, mas estou com receio por causa desta volatilidade dos últimos dias...ou por estarem os valores de cotação baixos é a altura ideal para investir, na esperança que isto a médio prazo estabilize e suba?

filedata/fetch?filedataid=181696

Obrigado.

A resposta aqui é muito pessoal e dependente do teu perfil. Se achas que volatilidade grande vai fazer com que vendas na altura errada, deves ir para algo mais conservador

filedata/fetch?filedataid=181696

Obrigado.

Honestamente isso é tudo lixo. Mas se tiver de ser um desses 3 definitivamente o Ações Mundiais. Se não estiveres confortável em ter tudo em ações põe uma percentagem no fundo e outra em deposito a prazo. Faz tu a gestão de alocação.

Os fundos impacto é fugir. Ações temáticas é quase sempre um mau investimento, esses produtos são lançados no auge do hype e depois o que sobra para os investidores são anos de má performance.

Agora, volto a dizer, para mim, nada disso faz sentido. Num dos casos tens uma gestão activa com uma enorme underperformance em relação ao índice de referência, mas cobram todos os anos 2% do teu capital para fazer esse rico trabalho? Nos fundos impacto tens ainda uma pior seleção de ações e o resto em obrigações que nos últimos anos nem sequer rendem o suficiente para pagar as comissões de gestão, qual é o sentido? Daqui eu dizer que se quiseres um fundo misto, vale mais fazeres tu o fundo de ações+ depósito a prazo, ao menos do depósito tens a certeza que vais tirar algum juro.

Eu não sei qual é o teu objectivo, eu quero o meu dinheiro a trabalhar para mim, não para o BPI ou para outro banco qualquer. Por isso, uma última dica é: nunca invistas de acordo com os objectivos do teu gestor de conta, primeiro ele não trabalha para ti, trabalha para a empresa que lhe paga o salário, além disso é muito raro encontrar algum gestor de conta que saiba realmente sobre investimentos, no geral são apenas vendedores de catálogo.

É isso que foi falado anteriormente:
1. O gestor de conta vai te vender o que mais interessa a ele, e não a ti.
2. Na banca de retalho (com todo o respeito), a maioria percebe tanto de fundos de investimento como nós aqui de pontos de crochet....

Já agora, esqueci-me de dizer uma coisa.

Colocar a analise desse Ações Mundiais a iniciar dia 19 de Março de 2020 é intelectualmente muito desonesto por parte de quem o fez, ou da gestora, ou do departamento de marketing que lhe deu essa literatura para divulgar.

Escolher precisamente o dia onde os mercados bateram no fundo quando foi o crash da Covid, como é óbvio inflaciona os resultados brutalmente para cima. Se é para escolher datas a dedo, eu posso fazer a analise desde o dia 01/01/2022 até hoje e chego à conclusão que em 3 anos e 3 meses o BPI Ações Mundiais valorizou 0.76% e como tal está a crescer a cerca de 0.2% ao ano, o que também seria intelectualmente desonesto:

image.png​​

Mas já agora, nesta comparação podes ver o que fizeram índices de referencia em ações mundiais, como o MSCI World (mundial economias desenvolvidas, só big caps) ou o FTSE All-World (mundial, países desenvolvidos e emergentes, big e medium caps), que em vez de 0,7 renderam 15 e 18%.

A grande diferença é que além das vantagens da gestão passiva, nos exemplos com que comparo as comissões de gestão são de cerca de 0.2%, já no caso do fundo do BPI:

image.png

Todos os anos, pagas ao gestor do fundo 2% do teu capital para ele gerir pior do que faz o mercado. Excelente negócio, para o gestor do fundo claro.

Attachments

• image.png
    image.png
    168 KB · Views: 0
Eu faço a gestão da conta de um amigo, que tambem era como tu, seguia a gestora de conta, meti um perfil conservador, bonds, ETFs(yields, US, world, tech, ouro) e todos os meses alinho quando existe dinheiro depositado coloco no activo que me ajuda a alinhar as percentagens em cada activo consoante a % de alocação prometida.

Não é nada de especial, mas fico sempre meio chocado por ver que faço de borla e melhor algo que a banca tradicional apenas te tenta roubar em taxas e comissões.

Eu faço a gestão da conta de um amigo, que tambem era como tu, seguia a gestora de conta, meti um perfil conservador, bonds, ETFs(yields, US, world, tech, ouro) e todos os meses alinho quando existe dinheiro depositado coloco no activo que me ajuda a alinhar as percentagens em cada activo consoante a % de alocação prometida.

Não é nada de especial, mas fico sempre meio chocado por ver que faço de borla e melhor algo que a banca tradicional apenas te tenta roubar em taxas e comissões.

O objetivo da banca é ter lucro e esse lucro vem das comissões, não ganha mais ou menos quando o cliente ganha ou perde, é-lhes indiferente. É logo por norma um mau principio.
No entanto há excepçoes, já no longínquo ano de 2006 lidei com alguém num balcão do Montepio que percebia dos mercados, discutia com os clientes os mercados e aquilo que cada um pretendia. Embora na altura essencialmente mercado português, longe da facilidade de investir dos dias de hoje.

mpereira palavras sábias e bons conselhos nos posts acima. Não ponhas o teu dinheiro a render para o banco. Há muitas opções melhores em prol da tua carteira, para todos os níveis de risco que possas escolher.

Eu vendi tudo no dia antes das eleições, apostei tudo na vitoria do trump, depois investi novamente no dia a seguir as eleições aproveitei a subida, em janeiro vendi tudo e comprei ouro.

Não percebei muito bem aqui isto!?
Não estás numa de longo prazo, talvez mais de "swing trade" é isso?

Vendeste dia 4 de Novembro e voltaste a comprar dia 6 de Novembro 3-4% cima do que estava dia 4! Portanto tiveste fora do mercado 1 dia e perdeste logo 3-4% de valorização sobre o bolo todo.

As mais valias de curto prazo vão levar com os 28%(*) para o "sócio"..isto se não houver entretanto menos valias de outros negócios que descontem nestas mais valias.

Como diz o mundano raramente estar fora do mercado compensa... ainda para mais tendo um estado a comer as mais valias dos nossos investimentos.

(*) consoante o (montante da mais valia + rendimento de trabalho), estas até podem ir ser taxadas bem acima dos 28%.[s)]

Last edited:

Vendeste dia 4 de Novembro e voltaste a comprar dia 6 de Novembro 3-4% cima do que estava dia 4! Portanto tiveste fora do mercado 1 dia e perdeste logo 3-4% de valorização sobre o bolo todo.

As mais valias de curto prazo vão levar com os 28%(*) para o "sócio"..isto se não houver entretanto menos valias de outros negócios que descontem nestas mais valias.

Como diz o mundano raramente estar fora do mercado compensa... ainda para mais tendo um estado a comer as mais valias dos nossos investimentos.

(*) consoante o (montante da mais valia + rendimento de trabalho), estas até podem ir ser taxadas bem acima dos 28%.[s)]

De certeza que está a ganhar mais que eu, que não vendi nada.

Mais valias tem de englobavas quando ?

ps. já vi quando é obrigatorio
https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/englobamento-de-rendimentos.aspx

Last edited:
Eu sei que já escrevi aqui à uns dias sobre isto, mas toda esta queda da bolsa e o facto do Trump andar a martelar para baixar os juros e agora já se pode ler por aí que os USA podem fazer default à divida deles, será melhor preparar-me para resgatar os meus CA e fazer um bank-run à minha conta entretando (pois Portugal sendo dos países mais fracos é dos primeiros a declarar default se se chegar a isso)? À velocidade com que isto anda o que acham?

Last edited:
Back