Bolsa e investimentos

Como se consegue comprar ouro, nomeadamente esse tipo de lingotes? dos completamente feitos de ouro....como é óbvio.....

Da unica vez que comprei uma mini barra da PAMP, foi neste site:

https://www.investiremouro.pt/ , que é a versão PT deste: https://www.bullionbypost.eu/

Na altura pareceu-me um negócio sério, pediram-me inclusive validação de identidade, e a entrega correu bem. Se não estou em erro foi entrega por transportadora, mas daquelas que é preciso assinar. Quanto ao ouro em si, já o vendi e era original [:D]

Não conheço muito mais opções.

Update. UniCredit S.p.A, preço demasiado caro abril o intervalo de compra já passou infelizmente, não significa que não va subir entretanto mas está caro.

WEHB BELGIUM, optimos resultados 2 metade de 2025, acção ainda desvalorizada, crescimento constante +8 % de dividendos.
boa empresa esquecida pelo mercado. o pessoal ficou com a boca amarga por causa do covid!
reforço participação em 50%

E acabou o guito sem mais para investir :(

Vou colocar a carteira e ganhos relativos em % desde a compra quando puder.

bons investimentos à todos, que ganhem muito e não gastem tudo em mulheres como eu. 😂😂😂

Last edited:
Credit Agricole SA

​Nos últimos tempos, a ação passou por vários death crosses, o que mostra uma fase de fraqueza na sua tendência.

No entanto, atualmente, há sinais técnicos que apontam para uma possível recuperação no curto prazo, como a presença de suportes importantes perto de €16 e cruzamentos positivos nas médias móveis de curto prazo.

É provável que investidores institucionais estejam ajustando suas posições para realizar lucros antes da divulgação dos resultados prevista para 31 de julho de 2025. Espera-se que esses resultados fiquem dentro ou até acima do esperado pelo mercado (sem garantias) , o que pode fazer com que a ação valorize, pelo menos temporariamente.

A empresa é sólida, embora apresente um grau elevado de alavancagem, o que merece atenção.

acredito que vai subir

​Isto é apenas um palpite pessoal e não uma recomendação de investimento. Não sou analista ou profissional de forecast. Portanto, não me responsabilizo por perdas financeiras caso você decida investir com base neste comentário.

COOLMAN PORTOFOLIO

As ações americanas foram compradas em dólares. Não sei se o sistema faz a conversão corretamente ou não. Estas são as ações que tenho acompanhado, não tenho todas, mas se pudesse, teria. Isto é apenas uma experiência.

As ações foram adicionadas a partir de 7 de julho. Os preços de compra estão absolutamente corretos. Os valores de investimento estão equilibrados. Infelizmente, não sei se é possível deixar todos os valores exatamente iguais, mas, de qualquer forma, já deu bastante trabalho
Screenshot 2025-07-19 140959.png

Last edited:
o meu ponto fraco bonds... não entendo nada deles. tenho em vista LU2037748774 / LU2780871666 tenho que me despachar pois estou demasiado exposto para a minha idade

Há algumas teorias, que eu acho que fazem sentido, segundo as quais o nível base de juros na próxima década será consideravelmente mais alto do que foi na década de 2010-2020. Os níveis de défices relativamente altos, dividas a bater recordes de forma consecutiva, os incrementos de gastos militares, os planos de investimento e estimulo em curso quer no bloco euro, quer nos EUA com a BBB do Trump, etc.. etc.. etc.. contribuem para prémios de risco acrescidos e alguma inflação, que não estando descontrolada como em 2022-23, mantem-se persistentemente alta. Por exemplo, se leres na imprensa especializada, começa a haver algum consenso de analistas que acham que as taxas de juro do BCE em 2030 andarão em torno dos 2.75% a 3%, ao contrário da percepção da rua ou da imprensa generalista que olha para os últimos 6 meses e já imagina que isto agora é sempre a descer.

Obviamente, as projeções de longo prazo seriam super interessantes se os pressupostos fossem sempre constantes, acontece que o mundo está sempre a mudar e os imponderáveis sempre a acontecer.. Pelo que são projeções que valem o que valem, não são suficientemente fidedignas para apostar a vida nelas, mas não deixam de ter o seu valor ao mostrar o caminho que o mundo está a seguir.

Isto leva a crer que a década de m.... muito má das obrigações, que culminou com o pior ano de sempre em 2022 depois de 10 anos quase sem rendimento, chegou definitivamente ao fim e volta a ser interessante ter obrigações num portfólio, não só pelo hedge contra crises, mas também pelo rendimento.

O que escolher depende dos teus objetivos, se clarificares o que esperas dessa parcela do portfólio, tudo se tornará clarinho.

Se o teu objetivo é única e exclusivamente hedge contra crises, acrescentar estabilidade e proteção contra quedas ao portfólio e potencial para fazer rebalanceamenentos oportunísticos quando os índices de ações caem mais de 20 ou 30%, então acho que deves procurar um mix baseado essencialmente em obrigações de governo de curto prazo, algumas ligadas à inflação e algumas corporativas, sem exposição cambial.

Algo como isto, pode ser uma boa base de partida:
CBE3Obrigações Gov. EUR Curto Prazo40%
VECAObrigações Corporativas EUR30%
IBCIObrigações Gov. EUR Indexadas Inflação30%

Ficas com uma duration media que deve rondar os 3 a 4 anos, o que te protege de eventuais subidas bruscas das yelds, a componente de bonds corporativas traz rendimento extra e ficas muito bem protegido da inflação, quer pelo rápida rotação da carteira do CBE3, quer pela indexação das obrigações do IBCI. Podes alterar o mix entre as corporativas e as governamentais de curto prazo para aumentar ou diminuir o risco e o retorno.

Se a intenção não for fazer rebalanceamentos e estiveres disposto a maior volatilidade podes ir para um ETF' aggregate, como o VAGF, ou uma solução 100% EURO com algo como VGEA 60% +VECA 40%. Ai terias potencialmente maiores rentabilidades de longo prazo, igual proteção contra crises, mas a maturidade média saltaria para uns 7 ou 8 anos o que tornaria a tua carteira muito mais sensível aos choques nos juros ou no risco de crédito.

Também poderias optar por uma solução com maturidades por camadas que permite ir ajustando aos riscos de juro, com 30 ou 40% em corporativos euro, e o resto distribuído por exemplo pelos iShares Euro Government Bond 1-3yr UCITS ETF (Acc) e iShares Euro Government Bond 3-7yr UCITS ETF (Acc) e o iShares Euro Government Bond 7-10yr UCITS ETF (Acc), alternando o mix conforme o risco for mais de os juros subirem ou descerem. E conforme o teu próprio horizonte temporal, sendo que os prazos maiores têm maior rentabilidade, mas maior sensibilidade a mudanças dos juros e dos prémios de risco. Mas para mim já começa a ser muita complexidade, gosto mais de um mix fixo, que se possa implementar e esquecer.

Risco cambial, honestamente não faz sentido acrescentar na parte de protecção da carteira, estás a introduzir mais um risco, que no longo prazo não dá rentabilidade só acrescenta volatilidade. Pelo que sou de opinião que para alguém na Europa, o que faz sentido será sempre ou bonds em EUR, ou hedged ao EUR.

Obrigações high yield, mercados emergentes e afins, honestamente não aconselho. Apesar de nos períodos de expansão terem rentabilidades muito interessantes, nos períodos de crise podem cair mais de 20% com facilidade. Para isso vale mais investir simplesmente em índices de ações.

Last edited:
Há algumas teorias, que eu acho que fazem sentido, segundo as quais o nível base de juros na próxima década será consideravelmente mais alto do que foi na década de 2010-2020. Os níveis de défices relativamente altos, dividas a bater recordes de forma consecutiva, os incrementos de gastos militares, os planos de investimento e estimulo em curso quer no bloco euro, quer nos EUA com a BBB do Trump, etc.. etc.. etc.. contribuem para prémios de risco acrescidos e alguma inflação, que não estando descontrolada como em 2022-23, mantem-se persistentemente alta. Por exemplo, se leres na imprensa especializada, começa a haver algum consenso de analistas que acham que as taxas de juro do BCE em 2030 andarão em torno dos 2.75% a 3%, ao contrário da percepção da rua ou da imprensa generalista que olha para os últimos 6 meses e já imagina que isto agora é sempre a descer.

Obviamente, as projeções de longo prazo seriam super interessantes se os pressupostos fossem sempre constantes, acontece que o mundo está sempre a mudar e os imponderáveis sempre a acontecer.. Pelo que são projeções que valem o que valem, não são suficientemente fidedignas para apostar a vida nelas, mas não deixam de ter o seu valor ao mostrar o caminho que o mundo está a seguir.

Isto leva a crer que a década de m.... muito má das obrigações, que culminou com o pior ano de sempre em 2022 depois de 10 anos quase sem rendimento, chegou definitivamente ao fim e volta a ser interessante ter obrigações num portfólio, não só pelo hedge contra crises, mas também pelo rendimento.

O que escolher depende dos teus objetivos, se clarificares o que esperas dessa parcela do portfólio, tudo se tornará clarinho.

Se o teu objetivo é única e exclusivamente hedge contra crises, acrescentar estabilidade e proteção contra quedas ao portfólio e potencial para fazer rebalanceamenentos oportunísticos quando os índices de ações caem mais de 20 ou 30%, então acho que deves procurar um mix baseado essencialmente em obrigações de governo de curto prazo, algumas ligadas à inflação e algumas corporativas, sem exposição cambial.

Algo como isto, pode ser uma boa base de partida:
CBE3Obrigações Gov. EUR Curto Prazo40%
VECAObrigações Corporativas EUR30%
IBCIObrigações Gov. EUR Indexadas Inflação30%

Ficas com uma duration media que deve rondar os 3 a 4 anos, o que te protege de eventuais subidas bruscas das yelds, a componente de bonds corporativas traz rendimento extra e ficas muito bem protegido da inflação, quer pelo rápida rotação da carteira do CBE3, quer pela indexação das obrigações do IBCI. Podes alterar o mix entre as corporativas e as governamentais de curto prazo para aumentar ou diminuir o risco e o retorno.

Se a intenção não for fazer rebalanceamentos e estiveres disposto a maior volatilidade podes ir para um ETF' aggregate, como o VAGF, ou uma solução 100% EURO com algo como VGEA 60% +VECA 40%. Ai terias potencialmente maiores rentabilidades de longo prazo, igual proteção contra crises, mas a maturidade média saltaria para uns 7 ou 8 anos o que tornaria a tua carteira muito mais sensível aos choques nos juros ou no risco de crédito.

Também poderias optar por uma solução com maturidades por camadas que permite ir ajustando aos riscos de juro, com 30 ou 40% em corporativos euro, e o resto distribuído por exemplo pelos iShares Euro Government Bond 1-3yr UCITS ETF (Acc) e iShares Euro Government Bond 3-7yr UCITS ETF (Acc) e o iShares Euro Government Bond 7-10yr UCITS ETF (Acc), alternando o mix conforme o risco for mais de os juros subirem ou descerem. E conforme o teu próprio horizonte temporal, sendo que os prazos maiores têm maior rentabilidade, mas maior sensibilidade a mudanças dos juros e dos prémios de risco. Mas para mim já começa a ser muita complexidade, gosto mais de um mix fixo, que se possa implementar e esquecer.

Risco cambial, honestamente não faz sentido acrescentar na parte de protecção da carteira, estás a introduzir mais um risco, que no longo prazo não dá rentabilidade só acrescenta volatilidade. Pelo que sou de opinião que para alguém na Europa, o que faz sentido será sempre ou bonds em EUR, ou hedged ao EUR.

Obrigações high yield, mercados emergentes e afins, honestamente não aconselho. Apesar de nos períodos de expansão terem rentabilidades muito interessantes, nos períodos de crise podem cair mais de 20% com facilidade. Para isso vale mais investir simplesmente em índices de ações.

Este tópico não seria nada sem ti.

Fui ao banco pedir informações, o tipo falou, falou e falou... e não percebi nada do que disse.
Quando olhei para as comissões, pus-me logo a andar. Estes gajos... parecia o Wolf of Wall Street!

objetivo é única e exclusivamente hedge contra crises / potencial para fazer rebalanceamenentos oportunísticos.

é isso acertaste em cheio.

Gosto de esses bonds boa liquidez, baixo TER, euros, não preciso estar sempre a acompanhar… menos stress.

Vou estudar essa proposta. Quanto às taxas de juro, concordo contigo, pode ser que ainda as baixem um pouco mais, mas isso para curto prazo. não sei se haverá condições para manterem este cenário durante muito tempo, pouco provavel...

obrigado Mundano

Desde 2022 que bonds deixou de ser hedge para ações, passou a estar alinhado e a mover na mesma direção.

Vinha cá dizer isso mesmo. A história recente (ultimos 20 ou 30 anos) mostra-nos que as obrigações só têm correlação negativa muito clara com o mercado acionista em recessão bem comportada, por assim dizer. Noutras circunstâncias andam a par ou a correlação varia. Depende muito da inflação e dos correspondentes níveis das taxas de juro.

A correlação não tem de ser negativa para que seja um amortecedor e para que crie oportunidades de rebalanceamento oportunístico, se as obrigações cairem 1, 2 ou até 5% e as ações caírem +20%, cria-se a oportunidade para rebalancear o portfólio e comprar ações extra a preços baixos. E o que se passou no período de 2022 - 2023 praticamente não tem paralelo na historia, é um evento absolutamente extraordinário, pelo que por definição não é de esperar que aconteça de forma recorrente.

Olhando para os últimos 15 anos, consigo identificar praticamente 1 dezena de correções/crashes em que as ações caíram mais de 5% em relação ao mix de obrigações que referi e apenas uma vez em que ambos se moveram na mesma direção e de forma significativa.

Ainda este ano em abril fiquei com um desvio significativo na minha alocação alvo e vendi bonds para comprar SP500 e Stoxx600... Olhando em retrospectiva, diria que mais uma vez funcionou.

image.png

O viés de recência por aqui vai forte...

Vinha cá dizer isso mesmo. A história recente (ultimos 20 ou 30 anos) mostra-nos que as obrigações só têm correlação negativa muito clara com o mercado acionista em recessão bem comportada, por assim dizer. Noutras circunstâncias andam a par ou a correlação varia. Depende muito da inflação e dos correspondentes níveis das taxas de juro.

Precisamente por isso, no meu caso estou 100% exposto a 100% acções, necessário um amortecedor para tempos difíceis até por causa da conta margem , ninguem quer receber uma margin call! em um futuro proximo é absolutamente necessario e primordial.

outro que tem me passado pelas ideias são bonds em francos suíços pela lógica do histórico de valorização da propria moeda em si em tempo de crise, ainda não pesquisei sobre o assunto ou o que há disponível por aí

entretanto parece que ouro é boa ideia e até mesmo bitcoin este último estou bastante pensativo..
Qual vai ser o futuro da bitcoin?
Não é ouro é só porque as pessoas acreditam

Estou bastante pensativo mas estes preços assustam [:D]... não queria perder o comboio

Parece Parece que 2022 foi um ano excecional mau , não acredito que essa situação se repita frequentemente mas é uma prova que nada é verdadeiramente seguro... mas na realidade o que é seguro? Apenas podemos aumentar as probabilidades de o ser!

Last edited:
Se a tua intenção for guardar notas de banco num cofre, ai sim, deves procurar a moeda mais estável possível, com a menor inflação e que historicamente desvalorize menos.

Em relação a outros ativos, como bonds em CHF, tal como nas ações há mecanismos de estabilização que compensam as variações cambiais. E no fim do dia, não vai ser com o cambio que vais ganhar dinheiro. Se houver desajustes no mercado mundial que perduram por muito tempo, há logo especuladores que começam a tratam de trazer o equilíbrio. Foi o que aconteceu por exemplo com a recente situação que ficou conhecida como o "yen carry trade" onde os investidores se financiavam a juros artificialmente baixos no Japão para investir, p.ex., nos EUA.

Repara numa coisa, as yields das bonds governamentais suíças a 10 anos estão em 0,45%, as bonds governamentais da zona euro no mesmo prazo estão a 3,16%. Isto significa que se ao longo dos próximos 10 anos não mudar nada acumulas por cada 100 CHF's investidos tens 4,5CHF em juros, mas por cada 100€ investidos tens 31,60€ em juros, o cambio do CHF teria de subir 27% para compensar a diferença de juros.

Ora olhando para os últimos 10 anos, acontece que o cambio do Franco vs Euro valorizou 12%.

Tens uma segunda hipótese que é aproveitar as taxas do SNB vs BCE e ganhar o lucro do hedge, neste momento, atendendo a que o SNB tem uma taxa de referencia de 0% e o BCE de 2,15%, um um swap para fazer hedge ao CHF tem um custo anual de -2,15% deduzido de comissões, ou seja, na prática deve gerar um retorno de cerca de 2 a 2,1% ao ano. Mesmo juntando os 0,45% de yield, mais o rendimento de 2% do hedge estamos a falar de uma yield final inferior ao das obrigações da zona euro e deixarias de poder beneficiar no futuro das possíveis valorizações do CHF (também não corrias o risco de alguma desvalorização).

Nas obrigações não faz grande sentido introduzir riscos cambiais. É jogar especulativamente com movimentos de curto prazo das moedas, já que no longo prazo as moedas que mais valorizam tendem a ter juros mais baixos e as coisas, por essa via, compensam-se.

Que pena pensei que fosse mais fácil

Bem a ver pela coisa.

Proteção:
Bonds & ouro, bens físicos ouro, arte, Rolex, casas, carros de coleção ...😁 Parece que melhor não há

Lyxor index 600 banks

Indicadores técnicos:
Sinais de Compra:

Médias móveis de curto e longo prazo em configuração de alta.

MACD positivo.

Sinal de Golden Star média de curto, longo prazo e preço convergem, identificado tanto para o curto como para o médio prazo.

RSI : 57 indicando que o ativo ainda não se encontra em zona de sobrecompra.

Volatilidade: Relativamente baixa, com movimentos controlados.

Suportes e Resistências:

Suporte importante em €45
Resistência em €47

Alta de probabilidade de reversão de tendência da ultima semana ​

quem segue um etf que réplique o indice faça atenção vem aí alta... money money

talvez [:D]
wAAACH5BAEKAAAALAAAAAABAAEAAAICRAEAOw==

update
ad obs penny stocks

Francotyp-postalia Holding Ag Stock

subvalorisada a 50% bom potencial (analistas) , dados tecnicos ok up
fundamentos relativamente bons
Não há provas de que essa meta +50% pode ser alcançada, é necessária uma análise mais aprofundada

Q.beyond Ag

subvalorisada a 20% bom potencial ( analistas) , dados tecnicos ok up
fundamentos relativamente bons​
​Não há garantia de que essa meta +20% pode ser alcançada, é necessária uma análise mais aprofundada

Heidelberger Druckmaschinen
subvalorisada a 20% bom potencial (analistas), dados tecnicos ok up
fundamentos relativamente bons​
Não há provas de que essa meta +20% pode ser alcançada, é necessária uma análise mais aprofundada

update

Francotyp-postalia Holding Ag Stock
Probabilidade elevada de correção
​alta não tem sustentação fundamental
Reestruturações recentes incertezas
própria empresa admite estagnação ou retração de receita para 2025
expectativas infladas sem catalisadores valor at
ual demasiado especulativo
dados tecnicos mostra sinais de alta a curto prazo e apenas isso tem de positivo, não
significa nada em este contexto

Q.beyond Ag
​mesma historia, excesso de otimismo, margens baixas, custos altos, expetativas conservadoras vinda da propria empresa.
dados tecnicos mostra sinais de alta a curto prazo e apenas isso tem de positivo, não
significa nada em este contexto
muito arriscado

Heidelberger Druckmaschinen
Interrupções e prejuízos
alta não tem sustentação fundamental
setor em declínio estrutural

Dados tecnicos mostra sinais de alta a curto prazo e apenas isso tem de positivo, nãosignifica nada em este contexto
nenhuma vale a pena

update ad obs:.

Table Trac Inc.​ +30% potencial actual preço estimada analistas
  • Lucros consistentes: A empresa mantém uma trajetória sólida de lucratividade, com geração de caixa estável ao longo dos anos.
  • Receitas recorrentes em destaque: Uma parte relevante da receita vem de contratos de manutenção e serviços contínuos, o que garante maior previsibilidade financeira.
  • Baixo nível de endividamento: A estrutura de capital é conservadora, praticamente sem dívidas, o que reduz riscos em cenários adversos.
  • Distribuição de dividendos: Paga dividendos de forma regular, o que é um indicativo de maturidade e boa saúde financeira.
  • Foco em tecnologia e modernização: Vem investindo constantemente em produtos como o DataTrac, KTMobile e KioskTrac, voltados à digitalização e eficiência dos cassinos.
  • Alcance internacional: Está presente em mais de 300 cassinos espalhados por 13 países, o que diversifica a exposição geográfica.
  • Tendência de crescimento: Apesar de oscilações pontuais, mostra uma tendência positiva nos resultados ao longo dos anos.
  • Modelo de negócios resiliente: Baseado em contratos de longo prazo, produtos tecnológicos e suporte contínuo, garantindo estabilidade.
  • empresa relativamente solida para o tamanho
Atenção: aceitável
  • Liquidez limitada: As ações são negociadas no mercado OTCQX, o que implica menor volume de negociação e pode dificultar a entrada e saída do investimento.
  • Escala reduzida: Por ser uma empresa de pequeno porte, pode ter desvantagens competitivas frente a grandes players do setor.
  • Alta exposição ao setor de jogos: Qualquer mudança regulatória, social ou econômica que afete cassinos pode impactar diretamente os negócios.
  • Oscilações nas receitas: A empresa enfrentou queda de receita em determinados trimestres, o que sugere certa sazonalidade ou dependência de vendas pontuais.
  • Necessidade constante de inovação: O sector exige atualização tecnológica frequente, o que demanda investimentos contínuos e pode pressionar margens.
  • Complexidade regulatória internacional: Atuando em vários países, está sujeita a regras distintas que podem afetar custos e operação.

Pouco provável que o preço actual seja uma pechincha. O valor intrínseco pelo fluxo de caixa está próximo do valor actual, e apenas resultados positivos consistentes futuros podem elevar a acção​.
isso significa que chegamos tarde, sem margem de segurança, existe potencial se os resultados financeiros não decepcionarem.
todos os sinais técnicos são de alta a curto prazo

​​resultado: chamou a minha atenção. adicionado a lista de observação merece atenção pode ser que venha uma melhor entrada de futuro

Possivel reversão da tendência de baixa do euro em relação USD dos ultimos dias, cortesia users tradingview

Screenshot_20250721_040807_TradingView.jpg - Click image for larger version  Name:	Screenshot_20250721_040807_TradingView.jpg Size:	80.1 KB ID:	14616742

Uma compra e projeção

Screenshot_20250721_042512_TradingView.jpg

Attachments

• Screenshot_20250721_040807_TradingView.jpg
    Screenshot_20250721_040807_TradingView.jpg
    80.1 KB · Views: 0
  • Screenshot_20250721_042512_TradingView.jpg
    Screenshot_20250721_042512_TradingView.jpg
    63 KB · Views: 0
Last edited:
Candidato
Siemens AG potencial +5%de acordo com analistas .

O que me atrai:

Conglomerado industrial com presença em infraestrutura, automação, software, IA industrial e mobilidade, tudo isso cresce com a economia real.

Margens boas, lucros estáveis, dividendos consistentes e grande geração de caixa (€9,5 bi em FCF).

Recentemente adquiriu a Altair (software de simulação), reforçando o braço digital, um hedge tecnológico dentro de uma estrutura conservadora.

Valor intrínseco formula de Graham estimado em €202, cotação atual €215 está próxima do justo valor.

O que me preocupa:

Crescimento lento (6–7 % ao ano).

Elevada alavancagem: dívida total de mais de €50 bi , suportável mas o contexto do mercado actual é complicado.

Empresa tem manufatura nos EUA pelo que pode evitar certas tarifas diretas não significa que não tenham impacto indireto o que pode mecher com lucros futuros e afetar o valor da acção.

Incerteza.

Next :

Siemens health AG
em baixa
bons fundamentos mas divida alta.

​A Siemens Healthineers apresentou um bom desempenho operacional no 2º trimestre, com crescimento saudável de receita (+6,8%) e lucro líquido subindo 25%, impulsionado principalmente pelos segmentos de Imagem Médica e Varian (oncologia).

No entanto, a empresa revisou em baixa sua faixa de lucro ajustado por ação, de €2,35–2,50 para €2,20–2,50, citando o impacto das tarifas globais como obstáculo comercial. Isso foi visto pelo mercado como um alerta .
Está a sofrer com efeito Dead Cross

a evitar de momento ​

Last edited:
Comprar ouro/prata/platina em lingote físico só se forem desconfiados do sistema global.

Os bancos vendem mas cobram tantas comissões e há uma diferença grande entre preço compra e venda que só para vencer esse gap é preciso valorizações expressivas do subjacente além da dificuldade em vender.

Se mesmo assim quiserem apostar nisso, podem sempre pensar nas Libras Ouro, Kruggerrands ou Eagles americanos.
https://suissegold.com/pt/category/buy-gold-coins

P.S.: Não conhecia o tópico, vou tentar passar por cá de vez em quando

Last edited:
​COFACE SA queda de 9% death cross.​

A COFACE não apresenta sinais fundamentais ou noticias negativas evidentes, mas encontra-se num ponto técnico sensível
  • Sinais técnicos desfavoráveis predominam:
    • As médias móveis (curto e longo prazo) indicam venda.
    • O MACD (indicador de momentum) está em tendência descendente.
    • Volume fraco nos dias de subida, o que revela falta de convicção compradora e fragilidade na recuperação.
  • Contexto macroeconómico incerto:
    Ainda que não existam notícias negativas específicas sobre a empresa, o setor segurador e financeiro, onde a COFACE opera, pode estar a ser afetado por:
    • Perspetivas de abrandamento económico na Europa,
    • Tarifas Trump, investidores em cautela
Contexto Técnico

A ação COFACE subiu levemente (+0,187%) no dia 22 de julho,

A movimentação da ação mostra:
  • Divergência de volume: o volume caiu 115 mil ações no dia, mesmo com o preço subindo. Esse é um sinal técnico de fraqueza na alta — investidores estão menos dispostos a comprar a esse nível de preço.
  • Sinais técnicos negativos:
    • Médias móveis de curto e longo prazo ainda apontam para baixo.
    • MACD de 3 meses em terreno negativo (tendência de venda continua).
  • Resistências próximas: €16,29 e €16,32. A ação está abaixo disso, o que reforça a pressão vendedora.
  • Suporte técnico atual: €16,02 (acumulado de volume). Perder esse nível pode acelerar queda.
Tendência e Projeção
  • A ação ainda está dentro de uma tendência de queda de curto prazo.
  • Projeção técnica aponta para possível queda de -7,86% nos próximos 3 meses, com 90% de probabilidade de a cotação se manter entre €14,12 e €15,90.
  • A não ruptura do suporte pode alterar essa projeção nos próximos dias.
  • Volatilidade diária controlada (média de 2,04%), o que é comum em empresas com liquidez estável.
  • Stop-loss sugerido em €15,16 (-5,53% do valor atual) nível razoável para protecção sem sair prematuramente.
Principal causa da queda : Risco Geopolítico & Trump
  • A possibilidade de novas tarifas sobre importações europeias afeta diretamente os clientes da Coface, que são empresas exportadoras.
  • Isso eleva o risco de crédito nos mercados internacionais. o que, se confirmado, poderia impactar os resultados futuros da Coface.
  • O mercado se antecipa: "melhor vender agora e voltar se os resultados e Trump forem bons"​.
esta acção esta no meu porto-folio de teste pelo que stop-loss 15.16 será colocado

Last edited:
Comprar ouro/prata/platina em lingote físico só se forem desconfiados do sistema global.

Os bancos vendem mas cobram tantas comissões e há uma diferença grande entre preço compra e venda que só para vencer esse gap é preciso valorizações expressivas do subjacente além da dificuldade em vender.

Se mesmo assim quiserem apostar nisso, podem sempre pensar nas Libras Ouro, Kruggerrands ou Eagles americanos.
https://suissegold.com/pt/category/buy-gold-coins

P.S.: Não conhecia o tópico, vou tentar passar por cá de vez em quando

Pois, eu procuro comprar fisicamente, mas tenho sempre duvidas relativamente a sites a usar.

O S&P500 Europeu CEMR

Estratégia sugerida para o ETF CEMR:

iShares Edge MSCI Europe Momentum UCITS ETF
A presente abordagem visa explorar o potencial de longo prazo do fator momentum dentro do universo das ações europeias, através do ETF CEMR, que replica o índice MSCI Europe Momentum. O objetivo é capitalizar a rotação natural de liderança no mercado europeu, beneficiando-se de revisões periódicas da carteira subjacente ao índice.

Fundamento estratégia

Estudos empíricos e aplicações práticas demonstram que o fator momentum tende a gerar retornos acima da média em horizontes de médio a longo prazo, sobretudo quando combinado com disciplina de aportes e gestão de risco. O ETF em questão concentra-se nas ações com melhor desempenho recente ajustado ao risco, o que tende a criar um portefólio dinâmico e focado nos líderes de mercado em cada ciclo.

Ciclos de entrada

Como o índice subjacente é rebalanceado trimestralmente, os períodos imediatamente anteriores ou posteriores às datas de revisão representam oportunidades particularmente interessantes para entrada ou reforço. Os meses de março, maio, agosto e novembro são identificados como pontos estratégicos.

Mês Ação recomendada Justificação

Março Reforço Consolidação do novo ciclo após rebalanceamento
Maio Aporte estratégico Antecipação do novo ciclo de momentum
Agosto Aporte oportuno Entrada de novas líderes em carteira
Novembro Reforço forte Ponto historicamente favorável para momentum

Durante os meses restantes, recomenda-se observar o comportamento técnico e macroeconómico, evitando aportes em períodos de euforia excessiva ou de reversões abruptas.

Complemento técnico

A análise técnica pode ser utilizada como ferramenta adicional de apoio à decisão. Médias móveis de 50, 100 e 200 dias, bem como indicadores como RSI e MACD, ajudam a identificar momentos de entrada mais favoráveis. Idealmente, o RSI deve estar abaixo de 40 para entradas e acima de 70 como sinal de possível euforia a evitar.

Considerações

A estratégia visa captar o crescimento sustentado das ações líderes do mercado europeu, respeitando a lógica do fator momentum e os ciclos naturais do índice MSCI. A combinação entre disciplina de aportes trimestrais e filtragem técnica pontual visa equilibrar exposição ao risco e potencial de valorização.

Isto é teórico! Não uma certeza
este etf tem alta volatilidade uma entrada no momento errado no mercado pode resultar perdas por meses ou até anos até recuperar. Atenção!

O índice reage com atraso, segue subidas mas depois há correções.

ETF CSEMU – iShares Core MSCI EMU UCITS ETF EUR

O ETF CSEMU é uma opção de baixo custo e alta diversificação para investidores interessados na performance económica da zona euro. O fundo replica o índice MSCI EMU, que inclui grandes e médias empresas de países que partilham o euro como moeda oficial. Trata-se de uma solução amplamente utilizada por investidores institucionais e individuais para exposição estrutural à Europa sem risco cambial intra-zona.

A sua composição tende a refletir a estrutura económica da região, com forte peso nos setores financeiro, industrial, consumo cíclico e saúde. Por ser um ETF de acumulação e de larga escala, o CSEMU apresenta menor rotatividade, baixa volatilidade relativa e elevada correlação com o desempenho económico agregado da zona euro.

Apesar de o fundo não procurar "superar o mercado", o histórico de performance demonstra que o ETF oferece retornos consistentes ao longo do tempo, especialmente quando utilizado como base de uma carteira de longo prazo. O seu comportamento tende a ser estável, com correções suaves, e a recuperação após quedas costuma ser mais rápida do que em ETFs temáticos ou setoriais.

A melhor abordagem de compra envolve aportes regulares trimestrais, idealmente alinhados com a sazonalidade dos mercados europeus. Os meses de março, maio, agosto e novembro apresentam-se como momentos propícios para reforços, já que coincidem com períodos de maior rotação institucional e redistribuição de capital. Esta estratégia também contribui para suavizar o risco de entrada em momentos desfavoráveis.

Do ponto de vista técnico, a entrada é geralmente mais atrativa quando o índice apresenta recuos de 5% a 10% dentro de uma tendência maior de alta. Indicadores como médias móveis de 50 e 200 dias, além do RSI abaixo de 45, podem funcionar como filtros complementares para melhorar o ponto de entrada.

Em suma, o CSEMU é adequado para investidores que procuram estabilidade, exposição direta à economia europeia e acumulação de capital ao longo dos ciclos económicos, com baixa necessidade de intervenção tática e excelente custo-benefício. O uso disciplinado de aportes em períodos estratégicos tende a maximizar o retorno ajustado ao risco ao longo do tempo

Last edited:
Back