Bolsa e investimentos

Valeo (VLOF) negoceia a 11,76€ (+7,20%)
http://pt.investing.com/equities/valeo?utm_source=investing_app&utm_medium=share_li nk&utm_campaign=share_instrument

Preço ainda abaixo do seu real valor (+-14€), pode ser uma boa oportunidade assim como uma armadilha se o mercado não continuar interesse, por enquanto os fundamentos e avaliação técnica justificam uma possivel reversão ( nada garantido! em subida, entretanto resta ver se continua )

.................

Bureau Verita (BVI) negoceia a 28,60€ (0,00%)
http://pt.investing.com/equities/bu...dium=share_link&utm_campaign=share_instrument

Empresa com moat considerável abaixo do seu valor intrínseco com cerca de 20% de margem de segurança!
isso não significa que acção não possa descer. Estou ligeiramente optimista que vai subir

Last edited:
Parece que andam a "cozinhar" os numeros e lançam fake valores para o mercado continuar a fluir...
Ao Trump não interessa que isto caia!

CPI, jobs data, etc etc

Não sei é quando vêm as revisões a sério!

Eu acho que continua a ser sobretudo o excesso de liquidez que anda pelo mundo. Há uma minoria de gente com quantidades bíblicas de dinheiro, dinheiro esse que tem que ir para algum lado. E tem ido: mercado acionista, commodities, crypto, imobiliário, bens de luxo...
Há dias, em conversa com um colefga dos tempos da faculdade que está na Boatcenter, fiquei a saber que aqui no Portugalinho as vendas de barcos de recreio têm batido todos os recordes. E ele não estava a falar de lanchas abertas, mas de barcos cabinados para cima!

Eu acho que continua a ser sobretudo o excesso de liquidez que anda pelo mundo. Há uma minoria de gente com quantidades bíblicas de dinheiro, dinheiro esse que tem que ir para algum lado. E tem ido: mercado acionista, commodities, crypto, imobiliário, bens de luxo...
Há dias, em conversa com um colefga dos tempos da faculdade que está na Boatcenter, fiquei a saber que aqui no Portugalinho as vendas de barcos de recreio têm batido todos os recordes. E ele não estava a falar de lanchas abertas, mas de barcos cabinados para cima!

A pandemia trouxe este problema que já existiu noutros períodos por outros motivos. as impressoras imprimiram dinheiro sem fim que agora está disponível para investir/gastar. Falta descobrir quando se vai dar o equilíbrio financeiro novamente, ou seja quando isto vai dar novamente o estouro.
Aparentemente nos próximos tempos (acredito pelo menos em 2 anos) a coisa irá continuar a fluir, depois é uma incógnita.
O mercado está ainda mais global que antes da pandemia, o dinheiro circula a uma velocidade estonteante.

LOL... Acho uma piada a estas "análises" e "recomendações" "técnicas".

Se os mercados fossem previsíveis... o valor atual já estaria a refletir essas previsões.

Last edited:

O Hype está tão grande... que até uma pequena posição que detenho numa ação Europeia ranhosa, sobe mais de 6800€ num dia [:D]

glJkrdF.png

Perigo à espreita!

Ainda no seguimento deste ponto.

Uma coisa "engraçada".

Em Março de 2000 quando se atingiu o topo no Nasdaq e rebentou a bolha das dot.com, o M2 Money Supply era de ~4.85T.
Agora estamos nos 22.5T ou seja cerca de 4.65 vezes acima.

A inflação lá, penso que não chegou bem ainda agora a fazer as 2 vezes a mais em relação a 2000...

O topo do Nasdaq em 2000 foi 5132. Se multiplicarmos por 4.65, dá 23864.
Por acaso acabamos de lá chegar hoje!

Neste momento Portugal é um dos destinos principais dos milionários a nível mundial. Portugal daqui a uns 20 anos pode ser uma espécie de Dubai da Europa. Pode parecer exagero mas a este ritmo é o que vai acontecer se não acontecer nenhum grande desastre natural entretanto.

A bolha da dot-com foi causada sobretudo por excesso de alavancagem e especulação, as ações caíram, as corretoras venderam posições forçadas e isso gerou uma reação em cadeia.

Hoje, a situação é diferente, as grandes empresas tecnológicas têm lucros reais, menos alavancagem e mais regulação, o que torna o sistema mais sólido, embora ainda exista o risco de valorações exageradas e concentração excessiva em poucas empresas não é suficiente para causar uma queda generalizada mas sim correções.

Eu acredito mais em guerra comercial como o principal factor, Donald Trump!

A bolha da dot-com foi causada sobretudo por excesso de alavancagem e especulação, as ações caíram, as corretoras venderam posições forçadas e isso gerou uma reação em cadeia.

Hoje, a situação é diferente, as grandes empresas tecnológicas têm lucros reais, menos alavancagem e mais regulação, o que torna o sistema mais sólido, embora ainda exista o risco de valorações exageradas e concentração excessiva em poucas empresas não é suficiente para causar uma queda generalizada mas sim correções.

Eu acredito mais em guerra comercial como o principal factor, Donald Trump!

Os lucros reais da Nvidia e o esquema pescadinha de rabo na boca? Ou os "lucros" da OpenAI?

The Information posted another report on OpenAI and found that in the first half of this year, they made $4.3 billion in revenue and posted a net loss of $13.5 billion. So, in the first half of this year, OpenAI lost as much money as they were predicted to lose for the entirety of next year!​

https://wlockett.medium.com/you-have-no-idea-how-screwed-openai-actually-is-8358dccfca1c

Os lucros reais da Nvidia e o esquema pescadinha de rabo na boca? Ou os "lucros" da OpenAI?

https://wlockett.medium.com/you-have-no-idea-how-screwed-openai-actually-is-8358dccfca1c

O que existe é uma estimativa de investimento acumulado, não de perda operacional.
Esses 13,5 billion USD referem-se ao total de capital investido injetado por parceiros Microsoft etc... isso não é prejuízo direto ​ mas investimento na melhoria infraestrutura e treino...

Não te posso dizer que sim nem que não, apenas posso partilhar a forma como interpreto a situação...

Na minha visão, a IA não é uma bolha; está para ficar e já gera lucros reais, não é mera especulação.
Não há alavancagem excessiva nem o mesmo tipo de irracionalidade que vimos na bolha dotcom.
O que pode existir é uma sobrevalorização das empresas líderes e ligadas a AI, porque o crescimento é mesmo “apetitoso” e o mercado tende a antecipar-se, dito isto o cenário provável é uma correção técnica saudável, não um colapso generalizado.

Uma queda acentuada só me parece provável se vier por fatores externos,geopolíticos ou políticos, sobretudo se houver instabilidade causada por Trump e as tensões que ele possa reacender a nível global.

O homem exagera e a situação pode sair de controlo e se propagar... esse é o meu medo actual.

Last edited:
Back