O que existe é uma estimativa de investimento acumulado, não de perda operacional.
Esses 13,5 billion USD referem-se ao total de capital investido injetado por parceiros Microsoft etc... isso não é prejuízo direto mas investimento na melhoria infraestrutura e treino...
Não te posso dizer que sim nem que não, apenas posso partilhar a forma como interpreto a situação...
Na minha visão, a IA não é uma bolha; está para ficar e já gera lucros reais, não é mera especulação.
Não há alavancagem excessiva nem o mesmo tipo de irracionalidade que vimos na bolha dotcom.
O que pode existir é uma sobrevalorização das empresas líderes e ligadas a AI, porque o crescimento é mesmo “apetitoso” e o mercado tende a antecipar-se, dito isto o cenário provável é uma correção técnica saudável, não um colapso generalizado.
Uma queda acentuada só me parece provável se vier por fatores externos,geopolíticos ou políticos, sobretudo se houver instabilidade causada por Trump e as tensões que ele possa reacender a nível global.
O homem exagera e a situação pode sair de controlo e se propagar... esse é o meu medo actual.
Vi no Twitter nestes últimos dias uma cena que para mim ilustra na perfeição o hype em relação à IA.
Ideia: A IA vai mudar o nosso mundo, vai substituir os humanos, vamos curar o cancro!
Realidade: Este vídeo
https://x.com/sytaylor/status/1983494389751017819
Claro que há alavancagem, andam todos a investir uns nos outros de forma a bombar o mercado. Noutros tempos isso seria considerado um esquema ilegal.
A IA há muito que anda por cá e vai melhorar, sem dúvida, mas neste momento promete mais do que cumpre.
A história não se repete mas rima e eu acho que isto não corrige até à IPO da OpenAI...depois a ver vamos. Mas é um facto que a economia dos EUA está pendurada na IA, o seu CAPEX já é maior que o consumo privado.
Novo Nordisk
Oportunidade ou armadilha? Opiniões?
META
em queda derivado aos investimentos massivos em AI.
Alta probabilidade de os próximos resultados virem a sofrer do mesmo stintoma, alta probabilidade de performance lateral nos proximos tempos.
Oportunidade!
Mas se comprasses era para um horizonte temporal de quantos anos?
Vi no Twitter nestes últimos dias uma cena que para mim ilustra na perfeição o hype em relação à IA.
Ideia: A IA vai mudar o nosso mundo, vai substituir os humanos, vamos curar o cancro!
Realidade: Este vídeo
https://x.com/sytaylor/status/1983494389751017819
Agora que chegámos ao fim de Julho ...
![]()
Michael Burry a shortar forte e feio NVDIA e PALANTIR....
Brace! Brace for Impact!!!
:sh):sh)
Sigo um gajo que investiu sem fim na Palantir, tinha uma fé descomunal na empresa, neste momento deve estar a ganhar umas centenas de milhares de euros (ou mesmo milhões). não sei a quantidade que comprou.
Ainda no seguimento deste ponto.
Uma coisa "engraçada".
Em Março de 2000 quando se atingiu o topo no Nasdaq e rebentou a bolha das dot.com, o M2 Money Supply era de ~4.85T.
Agora estamos nos 22.5T ou seja cerca de 4.65 vezes acima.
A inflação lá, penso que não chegou bem ainda agora a fazer as 2 vezes a mais em relação a 2000...
O topo do Nasdaq em 2000 foi 5132. Se multiplicarmos por 4.65, dá 23864.
Por acaso acabamos de lá chegar hoje!
Mais uma "engraçada".
Os semi condutores lideram o mercado como se sabem são a AI..eles puxam o mercado e para onde eles forem assim vai o resto..
Constatei que as últimas 2 vezes que o Gráfico do ETF dos Semi se desviou 100% ou mais da média móvel semanal dos 200 periodos. Até foi mais precisamente 102%. Foi em Novembro de 2021 e Julho de 2024. Estamos agora a roçar os 102% de desvio again..
Ocorreram quedas de (45% e 40%) para vir testar essa média ou aproxima-la!
É mais um aspecto probabilístico de podermos estar num topo..!