Bolsa e investimentos

Tirei isto das "poupanças", é escusado baralhar mais as coisas ...

A unica diferença é que ninguém compra ouro a pensar que vai ter os retornos que espera na bitcoin.

Pois, o ouro de 2024 para cá deu 85%, e BTC agora com o descalabro só 15% [:p]

Tenho aqui uma proposta para ter uns fundos de obrigações (nomeadamente JP Morgan Europ High Yield Short Duration e Pimco Low Duration Income Fund Dist) com pagamento de dividendos. A ideia era substituir umas Obrigações de Dívida soberana Portuguesa. Acham boa opção?

Diversificação é boa. No fundo trocas 1 única obrigação governamental por 2 fundos que são uma cesta de obrigações cada um.

Agora estão longe de ser algo parecido.

Sem ISIN é mais chato ver os dados pois podemos estar a falar de fundos diferentes ou variações do mesmo fundo que fazem alguns números variar um pouco(Retalho ou grandes investidores, Dist/Acc, Hdg ou não Hdg, USD, EUR, GBP, CHF, SGD, AUD, etc...).

Estás a trocas 1 obrigação governamental de um país sob a saia protectora da UE por:

JP - Cesta com 194 obrigações de empresas com risco elevado de crédito BBB ou menos mas com uma maturidade média de 1.5 anos logo o risco acaba por ser menor (Fundo consultado: LU1533170467 - JPMorgan Funds - Europe High Yield Short Duration Bond Fund D (acc) - EUR - Versão retalhista, sem hedge em EUR)

Pimco - Uma cesta enorme (1000+), com mais diversidade, mas tipo 60-20-20 em Agências de crédito imobiliário, obrigações de empresas e colaterais. Tem risco cambial pois, ao contrário do JPM, investe globalmente, muito nos EUA. Consultado: IE00BDT57Z04 - PIMCO GIS Low Duration Income Fund E Class EUR (Hedged) Income - Versão retalhista, com hedge cambial em EUR)

Relação risco benefício? Tens que analisar e ver o que estás disposto a arriscar mas também o que esperas obter a mais em relação aos títulos da dívida de Portugal.

Cuidado que o Estado come-te à cabeça 28% do rendimento distribuído pelo que podes perder apenas e só pela distribuição de dividendos, tipo comprar a 100, receber dividendo 10 e vender a 90... soma nula mas não, o estado ficou com 2.80 dos 10 distribuídos logo ficaste apenas com 97.2

Tenho aqui uma proposta para ter uns fundos de obrigações (nomeadamente JP Morgan Europ High Yield Short Duration e Pimco Low Duration Income Fund Dist) com pagamento de dividendos. A ideia era substituir umas Obrigações de Dívida soberana Portuguesa. Acham boa opção?
Quais são os produtos ao certo? É difícil estar a dar opiniões sem saber a emissão em concreto, por vezes o mesmo produto tem 2 ou 3 séries diferentes com custos totalmente diferentes e que podem mudar a eventual recomendação. Um fundo de obrigações com uma comissão de gestão de 2%, que os há aí nos bancos, em 10 anos fica com 20% do teu capital e nunca fará sentido, o mesmo produto com uma comissão de 0,25% pode fazer sentido.

Depois a pergunta mais importante é: o que procuras com esse investimento?

As obrigações high yield embora tenham um rendimento superior às investment grade, não dão convexidade a um portfólio, já que quando já uma crise caem quase tanto como as ações porque é crédito de empresas mais frágeis e quando há uma fuga para a segurança toda a gente despeja esse tipo de obrigações, e dar convexidade a um portfólio diversificado costuma ser a função mais interessante do investimento em obrigações, porque psicologicamente ajuda imenso a atravessar as crises e dá-te liquidez para fazer rebalanceamentos no momento em que os outros activos estão em saldos.

Depois a questão da distribuição é uma opção que deves ponderar, porque em Portugal é fisicamente penalizadora. Se não precisares dessa distribuição, por norma é melhor optar pelas versões acumulativas.

Este artigo vai abrir totalmente daqui a umas horas, mas a introdução promete: https://no01.substack.com/p/the-dollar-index-is-lying-to-you

> “Perhaps someone should have a closer look into the USD index calculation method. My nose tells me it’s useless and graphs with it are distracting.”

My immediate reaction? Nah, can’t be that bad. The DXY is everywhere. Every financial site quotes it. Every metals analyst references it. Hell, I reference it constantly. Surely if it was fundamentally broken, someone would have fixed it by now.

Right?

So I went digging. Pulled the ICE methodology documents. Read the Fed’s papers on trade-weighted indices. Traced the historical evolution of the basket composition.

And you know what I found?

His intuition was spot on! The DXY isn’t just useless for modern analysis. It’s a perfectly preserved fossil from 1973, maintained by a private company with every financial incentive to keep it that way.

The Federal Reserve figured this out back in 1998 and basically said “fine, we’ll make our own index”. They did. It tells a completely different story. And almost nobody uses it.

Ena, quando é o Daily Mail a meter isto no meio das notícias das celebridades :confused: : https://www.msn.com/en-us/money/sav...index-hits-the-worst-reading-ever/ar-AA21q3ya

Wall Street on red alert as Buffett's favorite index hits the worst reading ever

[...]

Buffett said that a reading of 100 percent suggests markets are in balance - in other words, the stock market is worth about as much as the US economy produces in one year - while a lower figure means stocks are undervalued.

Right now, the index hit its highest reading ever - 232 percent - indicating that stocks are historically overvalued.​

[...]

Nem sei como é que se contiveram sem aconselhar umas T-bills [:p]

Não tem grande surpresa, há muitas ações sobrevalorizadas.
O aumento das últimas semanas é completamente surreal face a todos os dados económicos disponíveis e previsões em função da crise do petróleo..

Alguém com experiência em obrigações de empresas nacionais negociadas através dos nossos bancos?

A minha pergunta é porque outro dia vi que a Mota Engil irá emitir obrigações e pagará 4,6% ao ano. A ideia era perceber se os bancos cobram comissões altas na compra e no resgate (ou quando a obrigação atingir a maturidade), taxas de manutenção, etc

É muito simples e qualquer balcão te explica.
Normalmente não tens custos de aquisição/vendas mas tens comissões de manutenção. Aos lucros, não te esqueças de deduzir a parte do "sócio maioritário".

Edd :)

Alguém com experiência em obrigações de empresas nacionais negociadas através dos nossos bancos?

A minha pergunta é porque outro dia vi que a Mota Engil irá emitir obrigações e pagará 4,6% ao ano. A ideia era perceber se os bancos cobram comissões altas na compra e no resgate (ou quando a obrigação atingir a maturidade), taxas de manutenção, etc

Geralmente, no site dos bancos, tens simuladores. No meu entendimento, para pequenas quantias, os ganhos são grandemente comidos em comissões e taxas.
Numa pesquisa rápida encontrei o do Banco Best:

https://www.bancobest.pt/bestsite/b...resOPS/1-NBPPBET-Mota-Engil-2026-2031-public/

Por exemplo para 5.000 EUR:
Taxa anual nominal bruta (TANB): 4,600%
Taxa interna de rentabilidade (TIR) líquida da estimativa *: 2,489%

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
É muito simples e qualquer balcão te explica.
Normalmente não tens custos de aquisição/vendas mas tens comissões de manutenção. Aos lucros, não te esqueças de deduzir a parte do "sócio maioritário".

Edd :)

Ha uns anos o Banco Best tinha uns simuladores.....

Geralmente, no site dos bancos, tens simuladores. No meu entendimento, para pequenas quantias, os ganhos são grandemente comidos em comissões e taxas.
Numa pesquisa rápida encontrei o do Banco Best:

https://www.bancobest.pt/bestsite/b...resOPS/1-NBPPBET-Mota-Engil-2026-2031-public/

Por exemplo para 5.000 EUR:
Taxa anual nominal bruta (TANB): 4,600%
Taxa interna de rentabilidade (TIR) líquida da estimativa *: 2,489%

Fora o risco das obrigações. Pode parecer algo seguro, mas o risco existe. Lembro-me de muita gente que perdeu imenso dinheiro com obrigações do BES, que na altura pareciam acima de qualquer suspeita.

Não acho que o ganho seja assim tão elevado que compense o risco, que é inerente a qualquer investimento, mas que em certos casos é compensado com taxas bem acima destas

Obrigado a todos pela ajuda. O simulador é muito porreiro, muito obrigado!

O que parece-me que é o correcto para comparar duma forma racional com outros activos é retirar da rentabilidade: o custo a pagar na compra e na amortização; guarda de títulos e imposto sobre a guarda (chulanço do crlh ... uma pessoa até para respirar paga); comissão do sindicato de colocação.

Estar a contabilizar a retenção para IRS no pagamento do cupão, então estamos a falar de rentabilidade líquida e há que ter isso em conta. Por exemplo um Certificado de Aforro F dará grosso modo 2,5% x 0,72 = 1,8% (para quem não tem as majorações de permanência)

É claro que o grau de risco é completamente diferente e há que ponderar se vale à pena ou não.

Fora o risco das obrigações. Pode parecer algo seguro, mas o risco existe. Lembro-me de muita gente que perdeu imenso dinheiro com obrigações do BES, que na altura pareciam acima de qualquer suspeita.

Não acho que o ganho seja assim tão elevado que compense o risco, que é inerente a qualquer investimento, mas que em certos casos é compensado com taxas bem acima destas

Sim, sem dúvida. Obrigações corporate são um animal diferente em relação à governamentais (de países "sérios"). O exemplo que deste é pertinente e bem lembrado.

Não é um valor fantástico, principalmente se tivermos inflação à la 2022-2024 :(

Mas caso a inflação seja mais moderada e para uma pequena percentagem da carteira pode fazer sentido. O problema é ser uma pessoa a quem 30 mil euros é uma pequena percentagem da carteira :D

O que acaba por ser o factor que degrada a yield - mesmo para quem coloca um valor de 5 ou mais dígitos - é a comissão do sindicato de colocação. Como diz o adágio: não há almoços grátis.

Eu não meto dinheiro nesse tipo de obrigações (SIC, ME e muito menos em clubes da bola). Para offset uso os certificados de aforro.

Costuma ser um excelente negócio...

..para os bancos.

Tu ficas com o risco e os bancos cobram comissões em doses cavalares.

Já ando para fazer esta pergunta há algum tempo: alguém tem experiência com inverse ETFs? Não necessariamente de empresas singulares mas também de índices.

Back