Bolsa e investimentos

Sim, mas o que ele estava a dizer é que, em qualquer fundo que metesse o dinheiro, fosse de baixo, médio ou alto risco, nunca perdeira o capital... poderia era deixar de ganhar.... ora, isto está completamente equivocado.

Exactamente...
E no momento actual, as hipóteses de perder capital são uma realidade em quase todos os fundos...

Exactamente...
E no momento actual, as hipóteses de perder capital são uma realidade em quase todos os fundos...

É verdade. No entanto em agosto depois daquele crash do subprime, meti uns trocos num fundo do BES de empresas brasileiras. Tava a espera que subisse, mas por sorte em 1 semana a cotação disparou, fui buscar 240 Eurios limpinhos em 1 semana, mesmo depois de pagar os 1.5% de comissão de resgate [:D] (mas foi uma sorte, agora não meto o €€€€ em lado nenhum a não ser depósito a prazo)

Não sei de que tipo de fundos estás a falar, mas estás enganado. Em qualquer fundo, seja ele de baixo, médio ou alto risco podes, para além de não ganhar nada, perder capital. Imagina que metes 10.000 Euros no fundo XPTO e que a cotação é de 6,5 por unidade. Se ao fim de 15 dias a cotação cair para 5,5 (acontece)... já perdeste nessa brincadeira 1500 Euros. A diferença entre os fundos de baixo, médio e alto risco está explícita no nome... os de baixo risco investem principalmente em empresas bastante estáveis (por exemplo, há fundos compostos por acções apenas de empresas do PSI20).
A única aplicação que não implica risco é o depósito a prazo, Os fundos têm sempre a sua componente de risco, a não ser que o banco garanta o capital do fundo em caso de perda acentuada (o que não é nada normal)
Cumps

Mas tu ai tás a falar de fundos de acções.
N leste nd no meu post onde falava em acções ou algo do genero pois não?
Mas existem muitos fundos de investimento de médio/alto risco, onde tens capital garantido

Epah por acaso tava com uma ideia errada e estava a confundir fundos com produtos estruturados.
Pensava que os fundos de alto risco tinham o capital inicial garantido, mas afinal os fundos de alto risco estão sp relacionados com a bolsa e por isso corre-se o risco de termos valorização negativa.

Os produtos estruturados é que funcionam como tava a dizer: mesmo em alto risco, tens capital garantido.

Mas respondendo ao user: eu com 3000 euros investia num produto estruturado de médio risco a 1 ano.

Mas o que o fcp2008 dizia também não esta 100% correcto.
Os fundos de alto risco são investidos em vários indices e em várias acções, logo para que a valorização seja negativa, era preciso que a valorização fosse negativa em todos os "items", o que raramente acontece, pois existem estratégias de cobertura e a balança fica equilibrada.
Existe sim o risco de no final do prazo se ficar com valorização negativa, mas essa probabilidade é mt baixa.

Mas o que o fcp2008 dizia também não esta 100% correcto.
Os fundos de alto risco são investidos em vários indices e em várias acções, logo para que a valorização seja negativa, era preciso que a valorização fosse negativa em todos os "items", o que raramente acontece, pois existem estratégias de cobertura e a balança fica equilibrada.
Existe sim o risco de no final do prazo se ficar com valorização negativa, mas essa probabilidade é mt baixa.

A probabilidade de um fundo ter desvalorização, para quem não percebe nada de indicadores económicos, é igual como para a desvalorização 50/50. Simplesmente porque não conhece, investe apenas porque sim, para ganhar dinheiro.

Imagina que tens um fundo que é composto por um determinado grupo de acções, basta que no dia seguinte ao investimento a média percentual dessas empresas/acções (n sei se é o termo certo) ser negativa para já estar a perder, ou ganhar sendo a média positiva.

Todos falam dessa taxas superiores a 5% e o McGrives até fala em 150 a 200 a 6 meses...

Onde?

Para não haver confusão, é falar em TANB.

É que o que eu vejo por ai são 4,5 / 4,6 / 4,8...

O que para 3.000€ dá entre 108 a 115€ por ano... Ou seja 54 a 58€ em 6 meses!

E mesmo assim estas opções são por noma as máximas dos bancos. Pq para valores desses as taxas normais andam nos 3,5 / 3,8% TANB...

Esses do Millenium a 10% e do Barclay a 8% é preciso ler as letras pequenas... 10% e 8% é só em 1!!! Mês!!! no final do prazo... Os outros meses é a uns 2,25% e coisas assim. O que depois dá taxas TANB de 3,5%

Este por exemplo...

Depósito Zoom 10% Reforce os seus investimentos no Barclays através do Depósito Zoom 10%!
O Depósito Zoom 10% é uma aplicação a prazo com as seguintes características:
  • Mínimo de constituição: 1.000 €
  • Prazo: 12 meses
  • Pagamento de juros: mensal, na conta de Depósitos à Ordem associada
  • Reforços: não permitidos
  • Levantamentos antecipados: permite liquidações totais ou parciais em qualquer momento, com penalização total sobre os juros vencidos e não pagos
  • Fiscalidade: sobre os juros incide uma tributação, por retenção na fonte, à taxa em vigor (actualmente 20%)
  • Taxa de juro (Taxas Anuais Nominais Brutas)
10% UAUUUU

grafico_dep_zoom10.gif

Ups, afinal não é 10%...

Hummmm deixa cá fazer as contas...

São 3,8% TANB. Ahhh Pois...

3000€ x 3.8% = 114€ menos IRS = 91.2€ EM 12 MESES!!!!

A probabilidade de um fundo ter desvalorização, para quem não percebe nada de indicadores económicos, é igual como para a desvalorização 50/50. Simplesmente porque não conhece, investe apenas porque sim, para ganhar dinheiro.

Imagina que tens um fundo que é composto por um determinado grupo de acções, basta que no dia seguinte ao investimento a média percentual dessas empresas/acções (n sei se é o termo certo) ser negativa para já estar a perder, ou ganhar sendo a média positiva.

Sim, mas estas te a esquecer de um pormenor:Estrategia de cobertura.
Imagina que um fundo e constituido pela acção X e pela acção Y;se a X subir 5% e a Y descer 2%, tens uma valorização de 3%.
Agr imagina isto com um conjunto vasto de acções.Agr se o fundo for composto por 10 acções e todas descerem....chapeu

Uma regra básica:

qualquer investimento com uma taxa abaixo da inflação é mandar dinheiro ao lixo! Por isso aqueles investimentos que muita gente gosta de fazer, é uma completo disparate na minha opinião.

Prefiro perder 10% num ano, mas também poder ganhar 10, 20 ou 30%, do que ter a garantia de que vou ganhar 1 ou 2%:sh)

Este por exemplo...

Depósito Zoom 10% Reforce os seus investimentos no Barclays através do Depósito Zoom 10%!
O Depósito Zoom 10% é uma aplicação a prazo com as seguintes características:
  • Mínimo de constituição: 1.000 €
  • Prazo: 12 meses
  • Pagamento de juros: mensal, na conta de Depósitos à Ordem associada
  • Reforços: não permitidos
  • Levantamentos antecipados: permite liquidações totais ou parciais em qualquer momento, com penalização total sobre os juros vencidos e não pagos
  • Fiscalidade: sobre os juros incide uma tributação, por retenção na fonte, à taxa em vigor (actualmente 20%)
  • Taxa de juro (Taxas Anuais Nominais Brutas)
10% UAUUUU

grafico_dep_zoom10.gif

Ups, afinal não é 10%...

Hummmm deixa cá fazer as contas...

São 3,8% TANB. Ahhh Pois...

3000€ x 3.8% = 114€ menos IRS = 91.2€ EM 12 MESES!!!!

O barclays até bem pouco tempo atrás tinha um depósito que pagava 8% reais TANB, sem nenhum tipo de condição. Sei que tinha porque fiz um :)

As condições eram estas:

---------------------------------------------
Depósito Barclays 8%

Não está a sonhar, mas convém acordar.

É mesmo realidade. Sem quaisquer condições adicionais, remuneramos a 8% TANB, até 15 de Janeiro de 2008, os Depósitos a prazo para novos montantes até ao máximo de € 100.000.

Quanto mais cedo investir, mais ganha.

Descubra o valor que damos ao Cliente e a competitividade das nossas Soluções.
  • Montante mínimo de constituição/manutenção: 1 000 €;
  • Montante mínimo de reforço: 1 000 €;
  • Montante máximo: 100 000 € (1);
  • Prazo de aplicação: corresponde ao número de dias decorridos entre a data de constituição e 15 de Janeiro de 2008;
  • Data de vencimento: 15 de Janeiro de 2008;
  • Renovação: não permite renovações automáticas;
  • Reforços: Permite reforços até ao montante máximo de 100 000 € (1);
  • Juros: Creditados na conta de Depósito à Ordem associada, na data de vencimento;
  • Levantamentos antecipados: Permite liquidações antecipadas, parciais e totais, em qualquer momento, com penalização total sobre os juros decorridos;
  • Fiscalidade: Os juros do depósito a prazo estão sujeitos a uma retenção na fonte de 20%;
  • Remuneração: 8% (TANB)
Principais vantagens/benefícios:
  • Depósito a prazo com uma taxa acima das condições de mercado: 8%;
  • Quanto mais cedo investir mais ganha;
  • Depósito a prazo, com capital e remuneração garantidos;
  • Prazo curto;
  • Liquidez em qualquer momento.
(1) apenas é permitido um Depósito por Agregado Familiar

Acções têm risco mas vale a pena[;)]

Com 3 mil euros consegues comprar 5 acções do google (não dá para mais).. e em alguns meses terás pelo menos 500 euros de retorno..

Última edição:
Ao pesssoal que vejo que percebe do assunto tenho uma pergunta:
Fiz recentemente um investimento no BES num plano Estratégia Activa II.
Eu sinceramente não percebo nada da poda. Acham q é um bom plano de baixo risco?

Acções têm risco mas vale a pena[;)]

Com 3 mil euros consegues comprar 5 acções do google (não dá para mais).. e em alguns meses terás pelo menos 500 euros de retorno..

Mas o risco é elevadissimo.O google nem sp sobe e o preço de cada acçao é caro.Obvio que se subir 1% ganhas bastante, mas se descer 3%....
Eu acho que investir em warrants é mais seguro e com maior rentabilidade.

Voltar
Superior