Bolsa e investimentos

Sonae continua disponível para discutir possível negócio com a Zon

Paulo Azevedo está confiante que a Sonae SGPS vai atingir metas definidas para 2008.

Alda Martins

Paulo Azevedo mantém-se firme na vontade de fazer crescer o negócio de comunicações do grupo Sonae. E para isto, a Zon continua a ser um caminho possível.

“No que nos diz respeito, estamos disponíveis para ponderar soluções que tornem possível uma operação que crie valor para os accionistas de ambas as empresas [Sonaecom e Zon]”, disse ontem o presidente executivo da Sonae SGPS em declarações escritas ao Diário Económico.

Enquanto esse momento não chega, a dona da Optimus está “empenhada na implementação do seu plano de crescimento”, nomeadamente através do investimento no reforço da cobertura e da capacidade da rede. Por entender que a fibra é o caminho das comunicações, a empresa anunciou também um investimento de 240 milhões de euros no desenvolvimento de uma rede de fibra. Mas as preocupações do CEO do grupo Sonae são hoje mais vasta do que o negócio da área de comunicações de que foi presidente executivo.

No dia em que a Sonae SGPS apresentou os resultados do primeiro trimestre, Paulo Azevedo mostrou-se confiante em relação ao crescimento das unidades de retalho, apesar da retracção do consumo que inevitavelmente leva ao emagrecimento de margens. Confrontado com o facto de os lucros desta área de negócio, composta por 655 lojas, terem ficado aquém das expectativas dos analistas, Paulo Azevedo lembra que no mesmo período do ano passado, as vendas registaram o impacto positivo do lançamento do cartão de cliente. Mesmo assim, sem este impulso extraordinário, “foi possível alcançar um crescimento de vendas da base comparável de lojas de retalho alimentar (+1%) e retalho especializado (+6%)”, diz. Com os resultados atingidos neste trimestre, e apesar da redução da confiança dos consumidores em Portugal, “estamos confiantes que conseguiremos alcançar o objectivo de manter a margem EBITDA recorrente em 2008 e, simultaneamente, crescer mais de 20% o volume de negócios da companhia”, acrescenta.

Aos analistas, Paulo Azevedo adiantou que, após a expansão para Espanha, em 2010 a Sonae Distribuição já terá entrado noutro mercado.

Na Sonae Sierra, o negócio dos centros comerciais, o trimestre também foi favorável, com o ‘cash flow’ operacional a crescer 31% face ao mesmo período de 2007. O CEO assegura que, apesar da falta de liquidez nos mercados mundiais, a Sonae Sierra “não enfrentou até ao momento qualquer dificuldade em continuar a financiar o desenvolvimento dos seus projectos”.

Em queda continuam as acções do grupo, situação que contrasta com o optimismo da administração em relação aos resultados e que Paulo Azevedo apelida de comportamento “desfasado do desempenho do grupo”. No entanto, a deterioração do cenário macroeconómico e a crise financeira explicam parcialmente os receios dos investidores e a consequente evolução dos mercados de capitais, acrescenta.

fonte: "www.diarieconomico.com"

Será que as minhas suspeitas se irão confirmar?

Começa-me a cheirar a esturro a IPO da EDPR.

Nas noticios hj veio a nota das acções aos institucionais terem sido vendidos a preço perto do intervalo minimo e consequentemente bastante abaixo do preço médio do intervalo de preços.

Eu não fui, mas de qq modo sou espectador atento.

Começa-me a cheirar a esturro a IPO da EDPR.

Nas noticios hj veio a nota das acções aos institucionais terem sido vendidos a preço perto do intervalo minimo e consequentemente bastante abaixo do preço médio do intervalo de preços.

Eu não fui, mas de qq modo sou espectador atento.

Noticias vindas da UBS não me inspiram confiança absolutamente nenhuma.
Ainda há pouco tempo disseram que, com base na analise fundamental da EDPr, o valor das acções deveria ser de 3,45 euros.
Não sei como raio fizeram eles as contas, quando as restantes casas de investimento avaliaram a empresa a um valor 20% superior ao colocado na IPO.

O que a UBS quer sei eu[;)]

Ainda há pouco tempo disseram que, com base na analise fundamental da EDPr, o valor das acções deveria ser de 3,45 euros.
Não sei como raio fizeram eles as contas, quando as restantes casas de investimento avaliaram a empresa a um valor 20% superior ao colocado na IPO.

Não estás a confundir alguma empresa?!

Onde e quando é que alguém avaliou a EDPr nesse valor?

Desconheço do que falas por isso qto a isso não sei.

De qq modo a UBS é das que mais respeito, sendo certo que a nota de hj é mais uma info em 1.ª mão e não uma research.

Brevemente saberemos.

Então há uma ano toda a gente dizia que o Berardo era bestial e agora ng diz nada qdo ele está a ter um prejuízo brutal com o bcp a 1,62?? (Refiro-me a jornais/revistas, que até o elegeram como Homem do ano).

Ah, e o Ullrich que tb foi qq coisa do ano??

Estou confundido.

Outra coisa curioso foi no outro dia o Finibanco ter perdido 5% num dia. Será que já são efeitos da presença do ex-seleccionador de futebol como administrador ?

Qq dia temos Scolari como presidente da CGD? Então se ganhar o Euro..ui ui!

Não estás a confundir alguma empresa?!

Onde e quando é que alguém avaliou a EDPr nesse valor?

Já sei onde li e foi um artolas qualquer que comentou a entrevista do CFO da EDP e pos lá esse comentario, por isso a credebilidade é nula e erro meu nesse aspecto.

De qualquer forma, enquanto tiver na mémoria que a UBS á uns meses atras atribuiu um potêncial de subida á altri, passado uma semana, atribui um potencia de descida, e passado duas semanas aumenta a sua participação na mesma, para mim deixa de ter credibilidade.

Desconheço do que falas por isso qto a isso não sei.

De qq modo a UBS é das que mais respeito, sendo certo que a nota de hj é mais uma info em 1.ª mão e não uma research.

Brevemente saberemos.

Mas olha que no diarioeconomico, a noticia vem escrita de outra maneira.
De qualquer das formas, a EDP não confirmou esses valores, por isso e na minha opinião, a noticia tem credibilidade nula.

Houve uns comentários bem merecidos a essa entrevista que foi no minimo risivel.

Parecia campanha eleitoral em que se prometem mundos e fundos. Um dos pontos negativos desta cena da EDPR são as noticias, que mais não são q publicidade grátis, que por aí pululam.

Houve uns comentários bem merecidos a essa entrevista que foi no minimo risivel.

Parecia campanha eleitoral em que se prometem mundos e fundos. Um dos pontos negativos desta cena da EDPR são as noticias, que mais não são q publicidade grátis, que por aí pululam.

Estas a falar da entrevista do CFO da EDP?
Essa entrevista foi de uma idiotice pegada. Fiquei apreensivo quando li a entrevista.

Mas nos comentarios também apareceu lá um totó a falar da REN, mas segundo me lembro, a REN foi colocada a 2,75 e ontem tava a 3,11, por isso quem entrou na IPO ainda está a ganhar dinheiro.

Estas a falar da entrevista do CFO da EDP?
Essa entrevista foi de uma idiotice pegada. Fiquei apreensivo quando li a entrevista.

Mas nos comentarios também apareceu lá um totó a falar da REN, mas segundo me lembro, a REN foi colocada a 2,75 e ontem tava a 3,11, por isso quem entrou na IPO ainda está a ganhar dinheiro.
Estava.

Adorei ele a dizer: A EDPR é como a REN mas melhor.

Parece-me que temos novidades hj.

Acho algo estranho uma empresa com potencial tão grande (segundo dizem os interessados) ser vendida com desconto tão grande.

A parte da "pressão dos institucionais" tb é de estranhar.

De todo o modo não tenho dúvidas que poderá ser bom investimento a médio/longo prazo, desde logo pq o centro da operação é nas eolicas que demoram tempo a rentabilizar e exigem enormes investimentos iniciais.

Não nos podemos esquecer que as barragens não vão para a EDPR (disto não tenho a certeza por isso corrijam-me se estiver enganado).

Estava.

Adorei ele a dizer: A EDPR é como a REN mas melhor.

Parece-me que temos novidades hj.

Acho algo estranho uma empresa com potencial tão grande (segundo dizem os interessados) ser vendida com desconto tão grande.

A parte da "pressão dos institucionais" tb é de estranhar.

De todo o modo não tenho dúvidas que poderá ser bom investimento a médio/longo prazo, desde logo pq o centro da operação é nas eolicas que demoram tempo a rentabilizar e exigem enormes investimentos iniciais.

Não nos podemos esquecer que as barragens não vão para a EDPR (disto não tenho a certeza por isso corrijam-me se estiver enganado).

Vão ser vendidas a 8 euros. A UBS estragou os planos da EDP, que previa vende-las entre os 8,15 e os 8,90, mas como o investimento e os riscos que a EDP está a correr com esta IPO são elevados, levaram-na a vender ao mesmo preço que os institucionais.
Agora resta saber a que preço vão ser colocadas em bolsa.
Eu aponto para os 9,20 a 10 euros

Andei a ver a Análise técnica, coisa que já não fazia há uns meses e aquilo está fraquissimo por estas bandas.

Claro que não vi todas mas o que notei foi que as linhas (ainda) não auguram nada de bom. Sp pensei que o bear se fosse embora mais cedo. Talvez em Agosto/Outono a coisas voltem aos eixos.

Quanto à cotação da EDP R não consigo fazer estimativas mas se achasse que elas iam começar pelos valores que enunciaste (PSL) tinha ido à IPO!

Qdo começam a negociar?

Esqueci-me de dizr que o BPI está em direcção a um abismo!

Os direitos têm sido pco negociados (esperam que tenham contratods de tomada firme) em grande desvalorização (ok 15% equivale a queda de apenas .02 cent), a cotação do titulo é igual à que foi proposta no aumento de capital e o pior de tudo é a incerteza com o negócio Angolano.

A única coisa boa é que tem bons accionistas de referência que em principio não deixam o BPI cair e devem comprar os direitos.

Andei a ver a Análise técnica, coisa que já não fazia há uns meses e aquilo está fraquissimo por estas bandas.

Claro que não vi todas mas o que notei foi que as linhas (ainda) não auguram nada de bom. Sp pensei que o bear se fosse embora mais cedo. Talvez em Agosto/Outono a coisas voltem aos eixos.

Quanto à cotação da EDP R não consigo fazer estimativas mas se achasse que elas iam começar pelos valores que enunciaste (PSL) tinha ido à IPO!

Qdo começam a negociar?

Também já não analiso gráficos há algum tempo. Tenho me limitado a olhar para o mercado e a assimilar noticias.
Não sei o porquê de a zon tar a cair tanto(o facto da jp morgan ter uma recomendação de underweight não deve ajudar) e de a JM estar a subir quase 5% (ainda bem para mim[:D]).

A EDPr começa a negociar dia 4 junho.
Atenção que os valores que referi são meramente especulativos.

Então o pessoal que foi à OPS da edpr, como está a ver este primeiro dia?

Só agora é que as fui ver...

Nada que não estivesse à espera, a maneira como está o mercado e os financiamentos dados a particulares (alguns bancos a 100%), isto vai ser tipo vendas desesperadas, mesmo com algumas perdas, é muito cedo para prever o que se vai passar...

No meu caso com linha de crédito da instituição financeira onde trabalho, tenho 4 meses, se no fim do período me apetecer devolvo-as a 8€, por isso a preocupação é relativa...

Voltar
Superior