Bolsa e investimentos

É. e fazes a operação dia 30, a data de operação é dia 30. Mas o banco só liquida a operação passado 2 ou 3 dias. Logo a data de liquidação é já em 2014. E a data que passa a contar para o totobola é a de liquidação. Logo já é 2014!

Boas amigos.

Vou pegar aqui no post do Nmiguel e fazer uma pergunta do genero.

Pus aogra 23000€ a 6 meses a 2.3%TANB e tenho mais 10000€ e o meu gestor diz-me para aplicar em divida publica até 2016 que dará qualquer coisa como 5%.

Acham boa ideia, não sera perigoso nesta altura que ainda não se sabe se levamos 2º resgate, programa cautelar, ou nada?

Já agora queria algo mais arriscado com outros 1000€ e no BIG aconselharam-me o BIGlink, no entanto eu estava mais inclinado para comprar acções do BCP, se no dia em que perguntei pela 1ª vez ao bancário se era boa ideia comprar e ele disse que não eu tivesse mesmo comprado tinha-as comprado a 14.2€.........................

BCP a 14,2€??
querem ver que estou multi-milionário e não sabia? [:)]

De momento qual a melhor solução para 10.000€?

Estou a pensar num DP a médio prazo...

Penso que essa questão estará mais enquadrada neste tópico: http://forum.autohoje.com/off-topic/100343-bancos-depositos-prazo.html

De qualquer forma, para não ires sem resposta, com 10.000EUR, em depósito a prazo neste momento não esperes encontrar nada de jeito na maioria dos bancos, com 10 mil não consegues aceder às taxas negociadas e os produtos de prateleira estão com taxas pela hora da morte. Se a ideia é constituir uma reserva de médio prazo, procura por produtos na area dos seguros de capitalização ou do tipo unit-linked, onde ainda consegues rentabilidades à volta dos 3% líquidos. Em alternativa tens os produtos de poupança do Estado, disponíveis nos CTT's.

Em depósitos a prazo, excepto taxas promocionais para novos clientes (e se a ideia é constituir uma reserva de médio prazo, presumo que não vais querer andar a abrir contas novas de meio em meio ano para ganhar mais meia dúzia de euros), dificilmente arranjaras muito mais do que 2% brutos, o que com as brutais taxas de IRS actuais se traduzirá em pouco mais de 1% liquido. Ou seja, nem a inflação compensas...

Malta, 2014 é capaz de ser o meu ano de estreia em bolsa.

Sim, eu sei que vou um ano atrasado, mas quando temos 5.5 a 7% líquidos ano do outro lado do Atlântico, ou até 11 ou 13 como já foi o caso, com "risco desprezível e capital garantido", o investidor cauteloso que há em nós fala sempre mais alto. Principalmente tendo em contas os trambolhões que assistimos nos últimos 5 anos e a instabilidade política e financeira actuais.

À partida, por uma questão de ignorância minha, vou espelhar as ordens de um conhecido que faz disto um 2º emprego há quase 2 dúzias de anos, tendo uns resultados acumulados bastante atractivos do ponto de vista percentual. A título de exemplo, com um rendimento mensal familiar que não chegará a 4000€/Líq e 2 filhos a estudarem fora, esta pessoa já conseguiu ganhar o suficiente para adquirir um património imobiliário na ordem dos 400 a 500'000€. Claro está que se o emprego dele e da esposa lhes possibilitasse ganhar o dobro ou o triplo, estes valores também reflectiriam isto mesmo.

No entanto, não poderia deixar de vir aqui pedir algumas dicas, até para comparar com o que já me foi dito.

1 - Qual a forma mais barata de comprar / ter acções ? Isto é, quais os Bancos ou entidades com comissões mais atractivas ?

2 - O que é que acham melhor para 2013, apostar em "cabazes" ou comprar a individualmente ?

3 - Grande parte dos analistas andam a dizer para apostar nas empresas do sector de retalho e direccionar os € para os bancos / construtoras que este ano tiveram subidas mais modestas. Concordam ?

4 - Continuam a acreditar que há empresas nossas capazes de subirem 3 e 4% vários dias seguidos como assistimos este ano ? Quais ?

5 - No seguimento da pergunta anterior, acham que, tal como em 2013, quem quer ganhar dinheiro "a sério" em 2014 tem de reajustar a sua carteira de uma forma quase quinzenal ou até mais curta. ?

Boas entradas a todos. [;)]

Penso que essa questão estará mais enquadrada neste tópico: http://forum.autohoje.com/off-topic/100343-bancos-depositos-prazo.html

De qualquer forma, para não ires sem resposta, com 10.000EUR, em depósito a prazo neste momento não esperes encontrar nada de jeito na maioria dos bancos, com 10 mil não consegues aceder às taxas negociadas e os produtos de prateleira estão com taxas pela hora da morte. Se a ideia é constituir uma reserva de médio prazo, procura por produtos na area dos seguros de capitalização ou do tipo unit-linked, onde ainda consegues rentabilidades à volta dos 3% líquidos. Em alternativa tens os produtos de poupança do Estado, disponíveis nos CTT's.

Em depósitos a prazo, excepto taxas promocionais para novos clientes (e se a ideia é constituir uma reserva de médio prazo, presumo que não vais querer andar a abrir contas novas de meio em meio ano para ganhar mais meia dúzia de euros), dificilmente arranjaras muito mais do que 2% brutos, o que com as brutais taxas de IRS actuais se traduzirá em pouco mais de 1% liquido. Ou seja, nem a inflação compensas...
Sabia que existia outro topico, mas nao me recordava. Inclusive ja participei nele![:D]

Agradeco a resposta. Tenho uma outra aplicacao a terminar, a partir de que montante poderei tentar negociar?

Malta, 2014 é capaz de ser o meu ano de estreia em bolsa.

Sim, eu sei que vou um ano atrasado, mas quando temos 5.5 a 7% líquidos ano do outro lado do Atlântico, ou até 11 ou 13 como já foi o caso, com "risco desprezível e capital garantido", o investidor cauteloso que há em nós fala sempre mais alto. Principalmente tendo em contas os trambolhões que assistimos nos últimos 5 anos e a instabilidade política e financeira actuais.

À partida, por uma questão de ignorância minha, vou espelhar as ordens de um conhecido que faz disto um 2º emprego há quase 2 dúzias de anos, tendo uns resultados acumulados bastante atractivos do ponto de vista percentual. A título de exemplo, com um rendimento mensal familiar que não chegará a 4000€/Líq e 2 filhos a estudarem fora, esta pessoa já conseguiu ganhar o suficiente para adquirir um património imobiliário na ordem dos 400 a 500'000€. Claro está que se o emprego dele e da esposa lhes possibilitasse ganhar o dobro ou o triplo, estes valores também reflectiriam isto mesmo.

No entanto, não poderia deixar de vir aqui pedir algumas dicas, até para comparar com o que já me foi dito.

1 - Qual a forma mais barata de comprar / ter acções ? Isto é, quais os Bancos ou entidades com comissões mais atractivas ?

2 - O que é que acham melhor para 2013, apostar em "cabazes" ou comprar a individualmente ?

3 - Grande parte dos analistas andam a dizer para apostar nas empresas do sector de retalho e direccionar os € para os bancos / construtoras que este ano tiveram subidas mais modestas. Concordam ?

4 - Continuam a acreditar que há empresas nossas capazes de subirem 3 e 4% vários dias seguidos como assistimos este ano ? Quais ?

5 - No seguimento da pergunta anterior, acham que, tal como em 2013, quem quer ganhar dinheiro "a sério" em 2014 tem de reajustar a sua carteira de uma forma quase quinzenal ou até mais curta. ?

Boas entradas a todos. [;)]

O investidor não experiente ganha mais em investir em cabazes de ETF's do que em acções. Os ETF's são instrumentos que replicam índices, nomeadamente SP500, PSI20, DAX-30 por aí. Ao investires em instrumentos que repliquem índices deixas de estar exposto a 1 ou 2 ou 3 empresas e passas a estar exposto a todas as empresas representadas nesse índice.

Quando fazes a pergunta 4 nitidamente estás a pedir os números do euromilhões da próxima semana. A não ser que alguém tenha informação privilegiada é impossível dar-te essas garantias. Podes apostar na empresa A e a empresa B e C é que sobem. Mais uma vez o investimento em índices de certa forma evita a aposta no cavalo errada, pois apostas em todos os cavalos.

Está demonstrado que o mercado de acções não é estanque, ou seja, há relações com o mercado de divida, obrigações, commodities.

Mais uma vez o investimento num cabaz de ETF permite-te ter exposição a todas as variáveis, seja acções de várias origens, acções de empresas de vários tamanhos, moeda, obrigações variadas, ouro, petróleo/gás.

Outro ponto positivo dos ETF's é que não precisas de andar todos os dias a ver os gráficos. Basta constituíres e ao final de cada ano fazer a calibragem das percentagens de cada ETF no cabaz global.

Resumindo, ETF's são mais fáceis de usar para o utilizador não experiente, permite maior exposição a uma maior variada de índices e activos, ou seja, sempre que alguma aposta correr menos bem, as outras compensam. Ou seja, tem um investimento mais "estável" que o tradicional acções de 1 ou 2 empresas.

Quanto a bancos, BIG, Banco BEST, Banco Invest, ActivoBank deverão ser os melhores seja em acções seja em ETF.

Agradeco a resposta. Tenho uma outra aplicacao a terminar, a partir de que montante poderei tentar negociar?

Esse montante pode variar um pouco de banco para banco e é capaz de haver patamares (tipo 20K €, 50K €, 100K €...) Apesar que actualmente acho que não há nada bom, mesmo para montantes mais elevados.
Por exemplo no Montepio para se ter acesso a melhores taxas ou produtos mais bem renumerados, aqui à cerca de 1 ano atrás só com montantes acima >= 50000€

Boas, algum cliente do ActivoBank que tenha investido naquela parceria deles com o Ubs que existe ha 1 ou 2 anos, em que escolhes o tipo de investidor e sao os próprios profissionais da area do Ubs a gerir a tua carteira de acções e fundos com o tipo de risco que escolheste?

Ando a pensar nisso que nao tenho mt tempo nem conhecimentos para ganhar 7 e 9% como eles conseguiram nos últimos 2 anos no risco moderado e elevado respectivamente..bem melhor que DP..

O investidor não experiente ganha mais em investir em cabazes de ETF's do que em acções. Os ETF's são instrumentos que replicam índices, nomeadamente SP500, PSI20, DAX-30 por aí. Ao investires em instrumentos que repliquem índices deixas de estar exposto a 1 ou 2 ou 3 empresas e passas a estar exposto a todas as empresas representadas nesse índice.

Quando fazes a pergunta 4 nitidamente estás a pedir os números do euromilhões da próxima semana. A não ser que alguém tenha informação privilegiada é impossível dar-te essas garantias. Podes apostar na empresa A e a empresa B e C é que sobem. Mais uma vez o investimento em índices de certa forma evita a aposta no cavalo errada, pois apostas em todos os cavalos.

Está demonstrado que o mercado de acções não é estanque, ou seja, há relações com o mercado de divida, obrigações, commodities.

Mais uma vez o investimento num cabaz de ETF permite-te ter exposição a todas as variáveis, seja acções de várias origens, acções de empresas de vários tamanhos, moeda, obrigações variadas, ouro, petróleo/gás.

Outro ponto positivo dos ETF's é que não precisas de andar todos os dias a ver os gráficos. Basta constituíres e ao final de cada ano fazer a calibragem das percentagens de cada ETF no cabaz global.

Resumindo, ETF's são mais fáceis de usar para o utilizador não experiente, permite maior exposição a uma maior variada de índices e activos, ou seja, sempre que alguma aposta correr menos bem, as outras compensam. Ou seja, tem um investimento mais "estável" que o tradicional acções de 1 ou 2 empresas.

Quanto a bancos, BIG, Banco BEST, Banco Invest, ActivoBank deverão ser os melhores seja em acções seja em ETF.

Obrigado pela informação.

Tens toda a razão no que toca a experiência. Apesar de um grande número pessoas com quem lido terem acções e estarem mais ou menos dentro desse mundo, no meu caso em particular falamos de noções muito básicas e 0 transações feitas na bolsa.

É que, por razões que não são para aqui chamadas, tenho acesso a produtos financeiros internacionais, nomeadamente Brasileiros, que têm oferecido uma rentabilidade bastante satisfatória para um risco que até agora tem sido mínimo. Acontece que com o Mundial do próximo ano, J.O do Rio, bolha imobiliária, aumento exponencial do crédito particular e habitação, aumento da insatisfação popular, instabilidade social, etc. A pessoa que me aconselha do lado de lá do Atlântico disse-me que não seria mal pensado começar a apostar no velho continente, nomeadamente no mercado bolsista, aproveitando a onde de recuperação económica que aí vem, de forma a não ser apanhado com as calças na mão e 90% dos ovos no mesmo cesto.

Por isso é que uma das ideia iniciais seria imitar 99% das atitudes de alguém que tem provas dadas e que, neste caso em particular, por razões que também não são para aqui chamadas, sei que vai efetivamente partilhar toda a informação e formação que tem. Ou seja, a tal parte de ver gráficos de forma constante, cotações em tempo real, aplicar equações, analisar resistências, identificar e interpretar "figuras" típicas como Ombro-Cabeça-Ombro, etc seria delegada, poupando-me tempo, trabalho e protegendo-me da minha própria ignorância.

No entanto, tal como tu dizes, é claro que a atitude mais prudente para um "zero" como eu é apostar nos tais cabazes de ETFs.

Tenho de pensar bem na coisa....

Já agora, a nível de IRS e/ou mais valias, é tudo equivalente ? ETFs, , Acções, etc ?

Pergunto porque, numa conversa que apanhei entre amigos, eles falavam que alguns produtos que para efeitos de fiscais são "somados" aos rendimentos para efeitos de cálculo do IRS, em vez dos resultados obtidos serem declarados como "mais-valias" e tributados segundo a taxa liberatória.

Para quem não quer andar de 15 em 15 dias a calibrar carteiras, para mim os índices são de longe a melhor forma de entrar e são umas das melhores formas de diversificar. Seja através de ETF's ou outro instrumento semelhante.

Se fores cliente do millennium ou do ativobank eles têm uma área onde poderás ver mensalmente uma carteira recomendada, e algumas dicas sobre o que ai vem, procura na area de Certificados. A carteira recomendada por eles para o mês de Dezembro a titulo de exemplo é esta:

CarteiraETF.PNG

É uma carteira que me parece bastante equilibrada para quem se quer iniciar, sem grandes exposições a riscos específicos e com alguma preponderância pelos países do sul da zona Euro que é onde previsivelmente haverá as maiores recuperações nos próximos 12 ou 24 meses, já que os EUA e a Europa do Norte já tocou ou ultrapassou os máximos de sempre, pelo que agora o crescimentos dos índices tenderá a ser mais moderado.

EDIT: já agora, se a ideia é comprar e vender com frequência definitivamente compensa abrir uma conta numa corretora online. Se a ideia é criar uma carteira para o médio/longo prazo é relativamente indiferente com quem trabalhas. Tem atenção é que uma boa parte dos bancos comerciais apenas comercializam acções e não comercializam produtos que repliquem índices.

Última edição:
A maior ou menor actividade deste tópico tem uma boa correlação com o sentimento bull ou bear do índice bolsista português. Nota-se logo aumento de actividade sobretudo se os títulos mais populares estiverem verdes.

Faz-me lembrar a historia dos bitaites bolsistas do motorista de táxi.

aliás os ganhos em bolsa do BCP e MOTA fizeram hoje capa um jornal de grande tiragem.

Já agora, a nível de IRS e/ou mais valias, é tudo equivalente ? ETFs, , Acções, etc ?

Pergunto porque, numa conversa que apanhei entre amigos, eles falavam que alguns produtos que para efeitos de fiscais são "somados" aos rendimentos para efeitos de cálculo do IRS, em vez dos resultados obtidos serem declarados como "mais-valias" e tributados segundo a taxa liberatória.

O melhor é contactar o banco ou a correctora on-line que utilizes ou mesmo um contabilista. Pelo que vou lendo nos fóruns, este é um tema controverso e há várias opiniões mais ou menos fundamentadas por isso não tenho nenhuma resposta certa para dar.

Boas amigos.

Vou pegar aqui no post do Nmiguel e fazer uma pergunta do genero.

Pus aogra 23000€ a 6 meses a 2.3%TANB e tenho mais 10000€ e o meu gestor diz-me para aplicar em divida publica até 2016 que dará qualquer coisa como 5%.

Acham boa ideia, não sera perigoso nesta altura que ainda não se sabe se levamos 2º resgate, programa cautelar, ou nada?

O trabalho de gestor de conta é ingrato pois ele está numa posição complicada em que ou trabalha para o cliente ou para o patrão (o banco). Quando os interesses de ambos estão alinhados tudo corre bem, mas quando o patrão pressiona o gestor para apresentar números e resultados muitas vezes a situação torna-se algo complexa.

Após esta pequena explicação de como vejo os gestores de conta, eu penso que acima de tudo deverás investir se te sentires realmente confiante nesse investimento e não porque o gestor aconselha.

Dívida pública foi um maná em 2011. Existiram várias linhas de obrigações que terminaram ou terminarão durante o programa da Troika, ou seja, ainda garantida com o dinheiro desta e que muito pessoal comprou com preços inferiores ao par e que por isso tiveram ou previsivelmente vão ter uma boa rendibilidade.

Nesta altura eu também tenho receios. Um 2º regaste e um programa cautelar são diferentes numa pequena grande coisa: no haircut. A ideia que tem sido difundida é que segundo resgate implica necessariamente haircut da dívida enquanto o programa cautelar não exige haircut. Ou seja, no segundo cenário à partida o investimento estará seguro.

Malta, sou novo e ainda não trabalho, pelo que as minhas poupanças são modestas.

Tenho algum dinheiro de parte, cerca de 1000€, que não me interessa que esteja parado. Tenho a possibilidade de fazer um DP a 12meses online, do meu banco, com uma TANB de 1,6%. Sei que é pouco, mas também sei que as taxas andam baixas, sobretudo para esta pequena quantidade de capital.

O que recomendam?

P.S. Possibilidade de mobilização total ou parcial antecipada é importante. Caso contrário, fico apenas com 500€ para investir em algo que não tenha a possibilidade de mobilizar antecipadamente.

Malta, sou novo e ainda não trabalho, pelo que as minhas poupanças são modestas.

Tenho algum dinheiro de parte, cerca de 1000€, que não me interessa que esteja parado. Tenho a possibilidade de fazer um DP a 12meses online, do meu banco, com uma TANB de 1,6%. Sei que é pouco, mas também sei que as taxas andam baixas, sobretudo para esta pequena quantidade de capital.

O que recomendam?

P.S. Possibilidade de mobilização total ou parcial antecipada é importante. Caso contrário, fico apenas com 500€ para investir em algo que não tenha a possibilidade de mobilizar antecipadamente.

Esse valor é praticamente irrisório. Estamos a falar de 17€ num ano. Mesmo que arranjes uma taxa melhorzita, estamos a falar de ganhar mais 5 ou 6 euros durante um ano, não vale o trabalho. Se não queres ter o dinheiro "parado" mete em qualquer depósito a prazo com possibilidade de mobilização antecipada que exista no teu banco.

Honestamente, recomendo-te que não te chateies muito com isso e fazer o tal depósito, por tres razões.

1º Tendo em conta a quantia que indicas possuir e por referires que ainda não trabalhas, não acho que devas investir em produtos com risco de capital. Uma regra básica que eu adoptei há muito e que recomendo a todos é NUNCA arriscar o dinheiro que pode fazer falta para coisas básicas.

2º Mesmo que numa aplicação diferente, igualmente sem risco conseguisses mais 1%, estaríamos a falar de 10 euros num ano, brutos. Liquido seria mais 7,2 euros. Honestamente não dá para o trabalho de andar a pesquisar bancos e produtos.

3º 1,6% não é uma taxa muito má tendo em conta o montante. Alguns bancos pagam isso para montantes de 30 ou 50 mil euros..

O que recomendam?

Porque não certificados de aforro? Tem taxa bruta acima de 3%, pagam juros de 3 em 3 meses e são mobilizaveis .

Voltar
Superior