Bolsa e investimentos

Boas, algum cliente do ActivoBank que tenha investido naquela parceria deles com o Ubs que existe ha 1 ou 2 anos, em que escolhes o tipo de investidor e sao os próprios profissionais da area do Ubs a gerir a tua carteira de acções e fundos com o tipo de risco que escolheste?

Ando a pensar nisso que nao tenho mt tempo nem conhecimentos para ganhar 7 e 9% como eles conseguiram nos últimos 2 anos no risco moderado e elevado respectivamente..bem melhor que DP..

Essas taxas maravilha aconteceram porque em 2011 os mercados andaram lá por baixo e depois voltaram a arrebitar. Em aplicacoes de risco moderado e elevado convém pensar a longo prazo (3-5 anos), só para precaver azares a meio caminho e esperar que os mercados voltem a subir.

Uma dúvida para o pessoal dos investimentos: É possível a uma micro empresa obter credito de 1 milhão de euros?

Em teoria, sim. Altamente improvável, e muito dependente das contra-garantias dadas, mas em teoria nada impede um banco privado de emprestar o que quiser a quem bem entender, desde que tenha arcaboiço financeiro para o fazer.

Se o banco for à falência, não se perdem as obrigações, certo? A quem recorremos?

Nessas situações pode acontecer uma de duas coisas... Quando os activos estão todos ok, as carteiras de títulos, fundos de pensões, etc.. são transferidos para outros bancos. Quando por algum motivo o intermediário financeiro (seja um banco, ou uma corretora) não tem capacidade financeira para restituir esses valores existe um fundo de garantia de investidores que garante até 25.000EUR por cada titular da conta.

Essas taxas maravilha aconteceram porque em 2011 os mercados andaram lá por baixo e depois voltaram a arrebitar. Em aplicacoes de risco moderado e elevado convém pensar a longo prazo (3-5 anos), só para precaver azares a meio caminho e esperar que os mercados voltem a subir.

Obrigado pela resposta..

Tava a pensar mais a médio prazo,12 a 18 meses.
Mas, mesmo q em 2013 em q tudo aponta uma retoma econômica geral..mesmo que dê metade dos últimos 2 anos,é melhor q os DP.

Ainda não sei se troco de carro em breve,mas se n o.fizer, com 15 ou 18k euros sem nenhum ou mt pouco risco onde conseguia mais receita?

Algo do gênero q falei,apesar de ter risco,pode ser mínimo..ou certf. Tesouro ou aforro?DP só último recurso..

Tks

Última edição:
Se o Estado entrar em incumprimento, qual a ordem de risco? Obrigações do Tesouro, Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro Poupança Mais.

Ou levam todos pela mesma medida?

Nessas situações pode acontecer uma de duas coisas... Quando os activos estão todos ok, as carteiras de títulos, fundos de pensões, etc.. são transferidos para outros bancos. Quando por algum motivo o intermediário financeiro (seja um banco, ou uma corretora) não tem capacidade financeira para restituir esses valores existe um fundo de garantia de investidores que garante até 25.000EUR por cada titular da conta.
Que fundo é esse?

as obrigações que tenho têm risco de perda de capital em caso de incumprimento do emitente e não referem nenhum fundo de garantia.

nao estas a confundir com fundo de garantia de depósitos?

Se o Estado entrar em incumprimento, qual a ordem de risco? Obrigações do Tesouro, Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro Poupança Mais.

Ou levam todos pela mesma medida?

teoricamente penso que começariam a cortar pelos valores acima de 100k, e só se a situação fosse catastrófica iriam a todos.

Que fundo é esse?

as obrigações que tenho têm risco de perda de capital em caso de incumprimento do emitente e não referem nenhum fundo de garantia.

nao estas a confundir com fundo de garantia de depósitos?

Se o emitente incumprir é uma coisa... Outra coisa é se o teu intermediário financeiro incumprir. O sistema de indemnização a investidores é independente do fundo de garantia de depósitos e destina-se a proteger os investidores nas situações em que os intermediários financeiros não forem capazes de reembolsar os títulos dos depositantes, ou o dinheiro expressamente destinado ou resultante da transacção de títulos. Se procurares no site da CMVM tens lá informação sobre o assunto, ou no site do teu banco também deve falar isso.

Quanto ao incumprimento do emitente, essa é a natureza das obrigações, todas têm risco de credito e ninguém te vai indemnizar se correr mal, a não ser que contrates um CDS (credit default swap), que no caso de pequenos investidores ninguém faz. Compete ao investidor saber o que está a fazer [;)]

Mundano, tens aparentemente um grande conhecimento acerca do mundo financeiro, queria portanto pedir-te uma opinião, apesar de já ter feito o investimento....

Comprei 1000€ de acções do BCP na esperança que elas quebrassem a barreira dos 0.18€ e passa-se a ser um apoio, no entanto um amigo meu este fim de semana disse-me que eu estava enganado e que tinha a certeza que elas iam voltar aos 0.14€ como já estiveram durante um tempo.

É claro que ninguém pode prever o futuro, mas todos temos uma opinião, gostava de saber a tua!

A minha é que as acções estavam e estão demasiado baixas para o real valor do banco, e uma vez que se apresenta em franca recuperação, assim como a nossa economia só posso prever que mais tarde ou mais cedo as acções valorizem bastante. Num ano dificil recuperou 600milhões dos 1200milhões de prejuízo com que tinha fechado no ano anterior, e preve-se feito igual para este ano. Espero honestamente poder daqui a uns 2/3 anos já estar a auferir de dividendos dos lucros do BCP.

Mundano, tens aparentemente um grande conhecimento acerca do mundo financeiro, queria portanto pedir-te uma opinião, apesar de já ter feito o investimento....

Comprei 1000€ de acções do BCP na esperança que elas quebrassem a barreira dos 0.18€ e passa-se a ser um apoio, no entanto um amigo meu este fim de semana disse-me que eu estava enganado e que tinha a certeza que elas iam voltar aos 0.14€ como já estiveram durante um tempo.

É claro que ninguém pode prever o futuro, mas todos temos uma opinião, gostava de saber a tua!

A minha é que as acções estavam e estão demasiado baixas para o real valor do banco, e uma vez que se apresenta em franca recuperação, assim como a nossa economia só posso prever que mais tarde ou mais cedo as acções valorizem bastante. Num ano dificil recuperou 600milhões dos 1200milhões de prejuízo com que tinha fechado no ano anterior, e preve-se feito igual para este ano. Espero honestamente poder daqui a uns 2/3 anos já estar a auferir de dividendos dos lucros do BCP.

Entraste a quanto?

Agora o BCP anda um pouco em correcção, depois de várias secções com subidas vertiginosas. O preço alvo penso que andará nos 0,19€ no curto prazo. A longo prazo deverá ser bem mais alto que isto.
Poderá passar das barreira psicológica dos 0.20€ e ai penso que não voltará a descer.
Mas tudo depende de muita coisa.

Se tens medo mete um stop loss num valor que te sintas confortável.
Se não tens e não precisas do dinheiro, deixa-as estar, daqui a 3 anos irás quase de certeza ter um bom retorno.

Aqui há dias Portugal adiou a maturidade de obrigações. O que aconteceu a quem tinha essas obrigações? Teve hipótese de querer receber o seu dinheiro e os juros na data anteriormente determinada? Qualquer emissora de obrigações pode empurrar a maturidade pra frente dessa forma?

Aqui há dias Portugal adiou a maturidade de obrigações. O que aconteceu a quem tinha essas obrigações? Teve hipótese de querer receber o seu dinheiro e os juros na data anteriormente determinada? Qualquer emissora de obrigações pode empurrar a maturidade pra frente dessa forma?

Tecnicamente, Portugal recomprou, aos investidores que assim o aceitaram, obrigações do tesouro com maturidade para Junho de 2014, Outubro de 2014, e Outubro de 2015, e em acto contínuo vendeu-lhes novas OTs para Outubro de 2017 e Outubro de 2018.
Na verdade não há um adiamento de maturidades, mas sim uma liquidação antecipada de OTs e emissão de novas OTs com novos prazos, e novas taxas de juro, naturalmente.
Desconheço os pormenores destas emissões, mas provavelmente seria OTs com Call Option, que permite à emitente reembolsar os investidores antes do vencimento.

Voltar
Superior