Bolsa e investimentos

Não preciso de fazer os cálculos. Estás a assumir um aumento de capital, em que o valor unitário é igual ao valor actual. Isto na maioria das vezes não acontece.

E no caso que despoletou esta conversa, o BCP, os aumentos de capital tiveram sempre por base um valor unitário inferior.

Fazendo um exercício rápido.

As acções de uma empresa valem 100 cada uma, num total de 1000 acções. O capital correspondente é de 100*1000=100.000.

Pretendendo aumentar o capital para 200.000, emite mais 1000 acções do mesmo valor. Se fizeres os cálculos, encaixa inteiramente na tua fórmula.

Por vezes os cálculos não dão certos e ou se ajusta o número de acções ou desmultiplicam-se. Esta situação acontece quando o valor de cada acção é alto ou não dá "resto zero", fruto das cotações do mercado. Aconteceu isso, se não estou em erro, com a EDP, em que houve desmultiplicação das acções.

O que é certo é que os accionistas detentores das acções anteriores à nova emissão não podem ficar prejudicados com a nova emissão e aumento do capital.

Após a emissão das acções é que tudo pode acontecer, podendo subir ou descer conforme o mercado especulativo.

Vai dizer isso aos accionistas do Banif...

O que se passa normalmente é que os aumentos de capital são restrictos aos accionistas de modo a terem a possibilidade de não verem diminuida a proporção da empresa que detinham.

No caso do Banif deu-se o facto excepcional de ser o aumento de capital aberto a todos.

Eu entrei no BCP a 0,094 e não vendi, e acho que vou resistir à tentação de vender (100% de valorização).
Também entrei no Banif a 0,011 e logo depois (2 meses) caíram para 0,007. Neste momento já estou a ter lucro, mas também acho que não vou vender (17% de valorização).
O que aconselham os experts? Não preciso do dinheiro lá investido... será que daqui a 2 ou 3 anos a valorização será muito superior? Valerá a pena aumentar o investimento neste momento ou o risco é muito elevado?

Eu entrei no BCP a 0.097 e vendi a 0.1125 (burro!).
Por enquanto, se podes aguentar, guarda o BCP.
E já agora o Banif.

Acho que a Banca vai recuperar este ano.
Acredito no BCP a pelo menos 0.30 no final de 2014!

Acho que vou voltar a entrar...

Provavelmente a noticia de que o JPMorgan apenas interveio na acção por 4 vezes durante o periodo de "estabilização" deu aos investidores a convicção de que a acção conseguia, afinal, voar sózinha...

Eu entrei no BCP a 0.097 e vendi a 0.1125 (burro!).
Por enquanto, se podes aguentar, guarda o BCP.
E já agora o Banif.

Drifting, não acho que tenha sido burrice.
Fizeste um investimento e ganhaste dinheiro, foi bom! Se olharmos sempre para o que poderíamos ter ganho, começamos a usar menos a cabeça em termos de gestão de risco e isso é muito perigoso! Se ganhaste dinheiro foi bom, não te arrependas dessa decisão. [;)]

Boas pessoal,

Já há algum tempo que queria entrar nesta área da bolsa. Os meus conhecimentos são baixos na matéria, mas tenho vindo a ler algumas coisas e a estar presente em blogs e foruns online sobre o assunto.

Queria inicialmente investir 500€ e trabalhar com esse valor. As dúvidas são os valores que me são cobrados pela entidade bancária. Despesas de compra/venda, despesas de manutenção da carteira, impostos a pagar ao estado... Alguém me pode esclarecer.

Se calhar os ganhos que poderei vir a ter, se tiver! Podem nem chegar para despesas e afins. Tendo em conta o valor que quero investir.

Última edição:
Boas pessoal,

Já há algum tempo que queria entrar nesta área da bolsa. Os meus conhecimentos são baixos na matéria, mas tenho vindo a ler algumas coisas e a estar presente em blogs e foruns online sobre o assunto.

Queria inicialmente investir 500€ e trabalhar com esse valor. As dúvidas são os valores que me são cobrados pela entidade bancária. Despesas de compra/venda, despesas de manutenção da carteira, impostos a pagar ao estado... Alguém me pode esclarecer.

Se calhar os ganhos que poderei vir a ter, se tiver! Podem nem chegar para despesas e afins. Tendo em conta o valor que quero investir.

Na minha opinião sincera, com apenas 500 euros não vale muito a pena. Ou investes tudo num só título para diluir o mais possível os custos fixos de negociação, e isso não minha opinião não é estar verdadeiramente na bolsa, ou se quiseres diversificar vais ficar com custos de negociação altíssimos (em proporção às oprações de bolsa). Além disso, os ganhos potenciais são pouco relevantes em termos absolutos. Mais vale pores isso num fundo.

Na minha opinião sincera, com apenas 500 euros não vale muito a pena. Ou investes tudo num só título para diluir o mais possível os custos fixos de negociação, e isso não minha opinião não é estar verdadeiramente na bolsa, ou se quiseres diversificar vais ficar com custos de negociação altíssimos (em proporção às oprações de bolsa). Além disso, os ganhos potenciais são pouco relevantes em termos absolutos. Mais vale pores isso num fundo.

Muito mais que isso (500€) tenho algum receio, porque os meus conhecimentos são baixos na área. A arriscar queria arriscar um valor baixo e ver como me dava. Tenho conta no Best, BIG e Santander. Qual deste aconselham para iniciar esta actividade?

Muito mais que isso (500€) tenho algum receio, porque os meus conhecimentos são baixos na área. A arriscar queria arriscar um valor baixo e ver como me dava. Tenho conta no Best, BIG e Santander. Qual deste aconselham para iniciar esta actividade?

O best está com uma "promoção" qualquer de quem entrar na bolsa não paga taxas. É algo deste género.

Eu estou um pouco como tu, mas com pouco mais de investimento (1500€) uma vez que 500€ parece-me pouco. De qualquer modo o Best tem também "uma carteira" onde podes entrar que tem dado 5 e tal % que me parece interessante. É uma espécie de bolo onde entram vários investidores e depois o lucro/perda é a dividir por todos, tal como as comissões.

Também não percebo nada disto.. isto foi o que li no site e me pareceu interessante :sh)

Vejam no Banco Invest. É onde faço as minhas ordens. Até agora fiz 4 ordens e só 2 é que se concretizaram, cobrando 5€ por cada ordem concretizada. Só investi 1500 € (não percebo nada disto e tenho medo de arriscar mais) que neste momento valem 2474€, em menos de um ano.
No dia em que as acções do BCP dispararam (agora em meados de dezembro), logo de manhã cedo tinha um email com uma análise técnica que me levou a supor que iam subir (e descolar do sobe e desce que se verificava até então) e que era a altura ideal para comprar. No entanto, não percebi logo a segunda palavra do relatório! :)

EDIT: para além do mais, costuma ter uns depósitos indexados a 12 meses (capital investido garantido) com TANB's que podem ir de 0% a 10% (há apenas o risco de não ganhar nada). O único que fiz e que venceu até agora rendeu o máximo (10%). :)

Última edição:
Alguém pode dar uma ajudinha dizendo quais os custos totais na negociação de ações no BES net?

Exemplo: Ordeno 2000 euros em ações da empresa x. A cotação valoriza 5% num mês. Decido vender. Vendi.

Quanto ganhei em termos líquidos?

Última edição:
Alguém pode dar uma ajudinha dizendo quais os custos totais na negociação de ações no BES net?

Exemplo: Ordeno 2000 euros em ações da empresa x. A cotação valoriza 5% num mês. Decido vender. Vendi.

Epá, mal falei em investir na bolsa e já abre tudo a cair [:)]

Então, 2000€ a 5% dá 100€ , ou seja ao fim de 1 mês valesm 2.100€

Vendes. Como são só 100€ penso que estás isento de pagamento de mais valias.

Por isso aos 100€ abates apenas os valores de compra e venda.

Essa das mais valias anda-me a dar volta ao miolo...

O que são considerado mais valias?

Meu exemplo:

mandei vender acções, preço total venda 540€
compra inicial: 500€

Opção 1:
mais valias = 40€

ou
Opção 2:
mais valias = 40-8.50-8.5 (ordens compra e venda) = 23€

Para mim, a opção 2 é a real.

Nestes 23€ tenho que os declarar e pago 28% sobre eles.

É isto?

Ou a opção 1 é a única legal (e os custos das operações não são contabilizados?)

Meu exemplo:

Opção 1:
mais valias = 40€

ou
Opção 2:

É isto?

Ou a opção 1 é a única legal (e os custos das operações não são contabilizados?)

Sim, deves incluir nas contas todos os custos necessários para a realização das transacções de venda, logo as comissões de venda devem ser descontadas.
A partir do OE de 2013 todas as mais-valias são sujeitas a imposto (28%). Até aí havia isenção de mais-valias até 500 euros.
Depois vem a questão do englobamento. Vale a pena englobar o rendimento de mais-valias no bolo do rendimento todo do ano, ou mais vale pagar autonomamente os 28%? Vai depender da taxa marginal de IRS de cada um. Contudo, atendendo ao brutal aumento de impostos, o mais certo é valer mais a pena pagar autonomamente.

Última edição:

Meu exemplo:

Opção 1:
mais valias = 40€

ou
Opção 2:

É isto?

Temos de esperar por alguém mais entendido. Mas a ideia que tenho, sim, quando preenches o IRS metes o valor de compra o valor de venda e os gastos inerentes a essa operação.

Voltar
Superior