Bolsa e investimentos

Pessoal o que raio aconteceu hoje nos EUA (bolsa)?? Perdi uma pequena fortuna.... So ganhei na apple hoje.

Os principais indices americanos caíram entre 0,50% e 0,9%.
Se isto tivesse caído mais de 3% ainda poderia compreender a pergunta.

Assim, e não querendo estar aqui com um ar paternalista, apenas te posso aconselhar a reveres o teu nível de exposição.
Não é normal alguém perguntar: "que raio aconteceu", quando o mercado nem sequer mexeu 1% :)

Assim, e não querendo estar aqui com um ar paternalista, apenas te posso aconselhar a reveres o teu nível de exposição.
Não é normal alguém perguntar: "que raio aconteceu", quando o mercado nem sequer mexeu 1% :)

O homem pode ter investidos $10.000.000 e ter perdido perto de $100.000...

Não estou habituado a ver a minha carteira toda a vermelho... Estava tudo normal durante a manhã e quando fui ver depois do evento da apple, estava tudo já a vermelho e a perder bastante..

Não costumo ver diariamente a bolsa (para não enlouquecer), mas com esta situação toda da apple, tenho visto as cotações sempre ao dia (varias vezes por dia), nestes últimos dias. Se calhar estou a fazer uma tempestade no copo de agua; Mas que hoje perdi muito dinheiro, perdi.

Não estou habituado a ver a minha carteira toda a vermelho... Estava tudo normal durante a manhã e quando fui ver depois do evento da apple, estava tudo já a vermelho e a perder bastante..

Não costumo ver diariamente a bolsa (para não enlouquecer), mas com esta situação toda da apple, tenho visto as cotações sempre ao dia (varias vezes por dia), nestes últimos dias. Se calhar estou a fazer uma tempestade no copo de agua; Mas que hoje perdi muito dinheiro, perdi.

É normal alguma volatilidade na Apple neste dias de apresentações e isso contagia sobretudo o Nasdaq dado o elevado peso da Apple no índice.
Vai subindo os stops e evita aumentar muito a exposição da carteira quando tens o mercado em all time highs.

A não ser que tenhas comprado ontem e vendido hoje... não perdeste dinheiro. [;)]

É normal alguma volatilidade na Apple neste dias de apresentações e isso contagia sobretudo o Nasdaq dado o elevado peso da Apple no índice.
Vai subindo os stops e evita aumentar muito a exposição da carteira quando tens o mercado em all time highs.

O mercado abalou um bocadinho, tanto o Dow como o S&P fecharam com perdas, mas nada de fazer tremer ninguém, nem de se falar em "perdas de fortunas". Eu pessoalmente estou com capital para entrar e estou à espera de uma queda que justifique a entrada (para reforços em posições que já detenho).

O mercado abalou um bocadinho, tanto o Dow como o S&P fecharam com perdas, mas nada de fazer tremer ninguém, nem de se falar em "perdas de fortunas". Eu pessoalmente estou com capital para entrar e estou à espera de uma queda que justifique a entrada (para reforços em posições que já detenho).

As melhores quedas, numa perspectiva de longo prazo, são aquelas que fazem abrir os telejornais ou fazem manchete na primeira página do jornal.
Mas essas são raras e quando ocorrem fica tudo a tremer e ninguém quer ouvir falar em bolsa :)

As melhores quedas, numa perspectiva de longo prazo, são aquelas que fazem abrir os telejornais ou fazem manchete na primeira página do jornal.
Mas essas são raras e quando ocorrem fica tudo a tremer e ninguém quer ouvir falar em bolsa :)

No meu caso pessoal, é quando eu gosto de entrar. Mas eu sou um daqueles investidores super aborrecidos com quem ninguém quer falar de investimentos. Não invisto a pensar no valor da ação, mas sim nos dividendos.

No meu caso pessoal, é quando eu gosto de entrar. Mas eu sou um daqueles investidores super aborrecidos com quem ninguém quer falar de investimentos. Não invisto a pensar no valor da ação, mas sim nos dividendos.

Fiem-se nessa máxima e depois dão-se mal...

BCP- Queda abrupta nunca mais recuperou
BES- Queda abrupta nunca mais recuperou
PT- Queda abrupta nunca mais recuperou
Jerónimo Martins- Queda constante durante meses e quando toda a gente acreditava que ia subir o que acontece? Uma queda abrupta! Ah e ainda não recuperou...

Portanto as coisas não são bem assim.

Jerónimo Martins- Queda constante durante meses e quando toda a gente acreditava que ia subir o que acontece? Uma queda abrupta! Ah e ainda não recuperou...

1º) Tens de saber minimamente onde estás a investir. Por exemplo, não me digam que ninguém desconfiava dos problemas do BES quando meio mundo sabia, já em finais de 2013, que o PQP tinha denunciado uma série de irregularidades graves e que as mesmas teriam em algum momento de ser investigadas.
Igualmente antes do BES estourar, já há muito tempo se falava da pressão que existia para levar os clientes a subscrever papel comercial de entidades do grupo.

2º) Tens de saber o que está a provocar a queda. É o mercado como um todo? É algum sector especifico como o financeiro ou tecnológico?
De seguida deves evitar comprar as acções que mais caiem na esperança que sejam as que mais vão subir a seguir.
Se são as que mais caem, por algum motivo será, não?
Deves sim procurar empresas saudáveis que estejam a ser afetadas pela turbulência no mercado.
Na dúvida compra o índice, via futuros, etfs, cfds, certificados, wahtever... Ao menos assim diversificas um pouco.
Quando as coisas começarem a melhorar, foca-te nas acções que lideram a subida e não naquelas que ficaram lá em baixo deprimidas.

O mercado é algo muito mais simples e básico do que parece à primeira vista. Nós é que temos a tendência de complicar as coisas.
Queremos todos ganhar dinheiro fácil e rápido.

1º) Tens de saber minimamente onde estás a investir. Por exemplo, não me digam que ninguém desconfiava dos problemas do BES quando meio mundo sabia, já em finais de 2013, que o PQP tinha denunciado uma série de irregularidades graves e que as mesmas teriam em algum momento de ser investigadas.
Igualmente antes do BES estourar, já há muito tempo se falava da pressão que existia para levar os clientes a subscrever papel comercial de entidades do grupo.

2º) Tens de saber o que está a provocar a queda. É o mercado como um todo? É algum sector especifico como o financeiro ou tecnológico?
De seguida deves evitar comprar as acções que mais caiem na esperança que sejam as que mais vão subir a seguir.
Deves sim procurar empresas saudáveis que estejam a ser afetadas pela turbulência no mercado.
Na dúvida compra o índice, via futuros, etfs, cfds, certificados, wahtever... Ao menos assim diversificas um pouco.
Quando as coisas começarem a melhorar, foca-te nas acções que lideram a subida e não naquelas que ficaram lá em baixo deprimidas.

O mercado é algo muito mais simples e básico do que parece à primeira vista. Nós é que temos a tendência de complicar as coisas.

Queres uma empresa saudavel e com lucros e que deu uma queda e nao recupera melhor que a jeronimo martins...?
E tens tambem a Novabase que deu um tombo e nao passa dos 3e.

Queres uma empresa saudavel e com lucros e que deu uma queda e nao recupera melhor que a jeronimo martins...?

Não acompanho nem uma nem outra mas pegando por exemplo na Jerónimo Martins, são tantas as perguntas que se podem fazer.

Começando pelo mais importante, como é que os analistas têm vindo a avaliar os resultados da empresa? As suas expectativas têm sido batidas?
E que tal foi o outlook comunicado pelos administradores aquando da ultimas apresentações de resultados?
As suas projecções ultrapassaram as expectativas dos investidores ou ficaram aquém das mesmas?

Qual o comportamento do sector do retalho de um modo geral na Europa?
Sabendo que as operações na Polónia têm uma elevado peso no volume de negócios, talvez fosse bom começar por analisar o mercado onde a JM está inserida.
Será que o sector do retalho está em crescimento na Polónia? Como está a economia desse pais?
E como se está a comportar a concorrência? Estará esta a forçar a JM a diminuir as suas margens?
Existiu algum tipo de alteração a nível legislativo que possa provocar alterações no sector? Ocorreram revisões em baixa no que respeita aos resultados futuros?
Que dizem os analistas sobre a operação nesse país?

Depois tens a questão da América Latina. Em que ponto está o processo de expansão na Colombia? Está a decorrer de acordo com o previsto?

E como compara a JM com os seus peers? Está assim tão barata em comparação com o sector?
Ou será que mesmo após esta queda, o seu P/E está em linha com os restantes concorrentes?

O resultado das respostas a estas perguntas talvez ajude a compreender a queda e a ajude a dar sinais sobre a evolução futura da acção.
Não tens de perder uma semana inteira a analisar a empresa. Basta dares uma vista de olhos rápida nos gráficos e tabelas do ultimo relatório de contas para ficares com uma ideia da evolução do negócio.
Depois lê uma ou outra noticia sobre a avaliação dos resultados, feita pelos analistas.
Um investidor amador não tem tempo nem know how para grandes análises.

Por fim, não duvido que a empresa permaneça saudável.
A questão é: estará ela assim tão saudável como estava há um ano ou mesmo 6 meses atrás?
Se a resposta for sim então força, adiciona-a à carteira.
:)

A JM está muito dependente dos resultados provenientes do investimento que fizeram na Colômbia há poucos meses..... vale o que vale, mas a economia colombiana anda com taxas de crescimento entre 4 a 6%....

Já agora, alguém por aqui anda dentro do investimento em fundos para me dar umas indicações ou sitios onde possa ter informação\conselhos? Tenho um deposito a prazo prestes a terminar e ando a ver taxas tão baixas, e a vontade que tenho em emprestar dinheiro ao Estado Português é zero.... :mad:

Como disse antes eu não percebo a bolsa Portuguesa... eu estou a falar de posições em blue chips como Coca Cola, Proctor & Gamble etc, e alguns REITs e ETFs indexados a stocks que geram dividendos. São empresas como flutuações muito pequenas. E sinceramente o meu objectivo nem é ir atrás de empresas que gerem 13/15% ao ano, fico feliz com 9/10%.

1- Meu caro amigo, na verdade ninguém sabia o que se passava no BES, e apesar de teres este discurso que toda a gente sabia, tenho 100% de certeza que tu também não sabias. Vai ler noticias até se dar o crash e ves que o BES era considerado por muitos analistas a melhor acção para se estar exposto à recuperação económica portuguesa.
Portanto não, ninguém sabia o que se passava no BES até à queda abrupta, e no fim da queda estar feita pouco importa abrir a pestana porque o prejuízo que se queria evitar já estava feito e mais uma vez ninguém acreditava que o banco desaparece-se quanto mais com a rapidez com que desapareceu.

2º- Não entendo porque me estás a dizer isso, o que eu disse foi que a melhor acção não é sempre aquela que caiu de repente. Nada mais disse que isso. E dei-te vários exemplos de acções que caíram e não estão a recuperar. Poderás dizer isto ao Rasec, agora eu disse precisamente que as que caem do nada não são sempre a melhor aposta.

Por fim discordo totalmente quando dizes "O mercado é algo muito mais simples e básico do que parece à primeira vista. Nós é que temos a tendência de complicar as coisas."

Isso não é verdade, e ou estás muito confuso ou não fazes ideia do que dizes. Desculpa dizer-te isto assim, não te quero ofender, mas quem diz que o mercado é "simples e básico" não pode estar a pensar com clareza.

Podia dar-te inumeros exemplos de situações que mostram a dualidade de critérios dos investidores, mas nem vale a pena, porque se dizes à partida que é simples então só vou perder tempo.

Isso não é verdade, e ou estás muito confuso ou não fazes ideia do que dizes. Desculpa dizer-te isto assim, não te quero ofender, mas quem diz que o mercado é "simples e básico" não pode estar a pensar com clareza.

Podia dar-te inumeros exemplos de situações que mostram a dualidade de critérios dos investidores, mas nem vale a pena, porque se dizes à partida que é simples então só vou perder tempo.

A conversa não é comigo por isso desculpa estar a entrar aqui, mas o mercado é simples, numa perspectiva de longo prazo, as pessoas é que gostam de pensar numa perspectiva de curto prazo e aí torna-se muito complicado...

A regra é simples, quanto maior o risco, maior pode ser a recompensa, mas maior pode ser o desastre. Não pode ser mais simples do que isto.

Queres ganhar 5% ao ano na bolsa numa entrada a 20 anos? É bastante simples. Queres ganhar 50% em 2 anos? É pá... é possível, mas é arriscado e complicado!

Com algum atraso, venho cá deixar a minha opinião da "negociata" da PT:

A OI, que ficou de fora das perdas do GES, perdeu +60% de valor desde Outubro
A PT, que descontou a perda no GES, perdeu +50% de valor desde Outubro.

Perante estes valores, faz todo o sentido rever as condições da fusão entre PT e a OI, favoravelmente à OI:sh)

Esta PT é negócio ruinoso atrás de negócio ruinoso.
Este negócio foi bom mesmo para quem?
Depois de um excelente negócio na compra de um pseudo operador de telecomunicações, de um excelente negócio na compra de Papel Comercial do GES, eis que surge um excelente negócio na fusão entre PT e OI... mas para quem?

Que vergonha!!!!!

Com algum atraso, venho cá deixar a minha opinião da "negociata" da PT:

A OI, que ficou de fora das perdas do GES, perdeu +60% de valor desde Outubro
A PT, que descontou a perda no GES, perdeu +50% de valor desde Outubro.

Perante estes valores, faz todo o sentido rever as condições da fusão entre PT e a OI, favoravelmente à OI:sh)

Esta PT é negócio ruinoso atrás de negócio ruinoso.
Este negócio foi bom mesmo para quem?
Depois de um excelente negócio na compra de um pseudo operador de telecomunicações, de um excelente negócio na compra de Papel Comercial do GES, eis que surge um excelente negócio na fusão entre PT e OI... mas para quem?

Que vergonha!!!!!

Também não consigo perceber a vantagem desta fusão, nem para a PT nem para o país.

Ainda bem que nós temos um banco público, que em devido tempo usou a sua participação para impedir a opa da Sonae sobre a PT.

Como se dizia na altura, foram garantidos os centros de decisão nacionais, com as vantagens que agora se conseguem perceber...

Vantagens para o DDT entenda-se.. para a empresa e para o próprio país não houve qualquer vantagem.

Voltar
Superior