Bolsa e investimentos

Boas!
Que fundo calminho, recomendam para "estacionar" dinheiro, mas que renda mais que qualquer DP, no activobank?

É sempre complicado aconselhar.

Tenho um da UBS equilibrado que está-me a dar 12% de rentabilidade desde que lá meti o guito... Agora é fácil olhar para lá e ver que devia ter metido mais dinheiro.
Assim como nas acções da PT em que perdi quase 70% do investido, agora olho e não devia ter metido tanto dinheiro. [:D]

Silver quando começaste esse Ubs equilibrado?ando a adiar ha uns tempos apostar nele...

Meti em Setembro de 2013.

Neste momento está assim:

Taxa anual - 7.13 %
Valorização total - 12.97 %

Quase 13% de valorização em menos de 2 anos não foi mau de todo. Isto com risco baixo como é óbvio. Ficava contente com uma taxa anual de 3 ou 4%

Boas!
Para aplicar 10k no activobank, perfil conservador, 2 a 5 anos, o que acham de subscrever os seguintes fundos?

UBS (Lux) Strategy Fund - Yield (EUR), classe N-acc (ISIN: LU0167295319)

Parvest Bond Euro Government N-Capitalisation (ISIN: LU0111549134)

Morgan Stanley Investment Funds Euro Corporate Bond B (ISIN: LU0132602227)

BNY Mellon Global Real Return A (ISIN: IE00B4Z6HC18)

Schroder SISF Euro Equity B (ISIN: LU0106235376)

Qual é o teu horizonte temporal? I.e, se não acontecer nenhuma situação absolutamente imprevisível como uma doença grave ou um acidente, esse dinheiro ficará investido quantos anos?

Santander Acções América - alguém recomenda?

dzct5g.jpg

Epá, na minha visão de leigo, Fundos que apostam em Acções de apenas um mercado (America, neste caso), são demasiado arriscados.

Mas depende do resto da carteira. Se tens um carteira com 10 fundos, e esse vai ser 'só mais um', força nisso :)

Última edição:
É mesmo para arriscar (com capital baixo) numa perspectiva de alta rentabilidade. Estou ciente dos riscos.
Nessa perspectiva, será de avançar? Quem subscreveu há 12 meses é que se aviou bem... [:p]

Boas!
Para aplicar 10k no activobank, perfil conservador, 2 a 5 anos, o que acham de subscrever os seguintes fundos?

UBS (Lux) Strategy Fund - Yield (EUR), classe N-acc (ISIN: LU0167295319)

Parvest Bond Euro Government N-Capitalisation (ISIN: LU0111549134)

Morgan Stanley Investment Funds Euro Corporate Bond B (ISIN: LU0132602227)

BNY Mellon Global Real Return A (ISIN: IE00B4Z6HC18)

Schroder SISF Euro Equity B (ISIN: LU0106235376)

É para longo prazo, não necessito do dinheiro, mesmo em caso urgente....

Passei um belo domingo a criar uma spreadsheet no Google Docs para controlar todos os meus investimentos, foram 8h da minha vida de pura loucura que já ninguém me devolve, mas pelo menos foram 8h em que estive ocupado e sem gastar 1 tostão!!

Mas tenho a dizer que estou muito orgulhoso do resultado final!! [:D]

Passei um belo domingo a criar uma spreadsheet no Google Docs para controlar todos os meus investimentos, foram 8h da minha vida de pura loucura que já ninguém me devolve, mas pelo menos foram 8h em que estive ocupado e sem gastar 1 tostão!!

Mas tenho a dizer que estou muito orgulhoso do resultado final!! [:D]

Agora podias partilhar

[:)]

Posso partilhar sem problema. Deixem-me criar uma cópia e apagar a minha informação.

Está tudo em inglês, USD, 401k, etc, por isso funciona para mim, não quer dizer que funcione para todos ;)

Eu também tinha uma folha excel toda xpto que até fazia queries ao Yahoo finance para actualizar as cotações automaticamente, mas a dada altura eles (a Yahoo) mudou lá qualquer coisa e nunca mais tive pachorra para voltar a mexer na minha folha de excel. Agora actualizo tudo à mão.

É para longo prazo, não necessito do dinheiro, mesmo em caso urgente....

Se é para longo prazo esquece os fundos de obrigações... Até porque com juros a zero virgula zero qualquer coisa, as obrigações estão nos mercados e consequentemente cotadas nos fundos a valores inflacionados. Pelo que nos próximos tempos, mal os juros comecem a subir e obrigatoriamente vão subir, os preços das obrigações vão começar a corrigir e isso vai-se fazer sentir na performance dos fundos de obrigações.

O meu conselho para um investimento de mais longo prazo é por tudo em fundos de acções que será o que irá dar o maior retorno... Quanto ao risco, não te preocupes, o prazo é teu amigo, em investimentos devidamente diversificados é praticamente impossível encontrar na historia um período de 10 anos em que as pessoas tenham perdido dinheiro, mesmo tendo em conta que pelo meio houve guerras, crises e tudo o mais..

Pessoalmente para 10K em risco, faria uma alocação tipo 50% Europa, 30% EUA e 20% Ásia... Olhando para os fundos do Millennium que suponho sejam os mesmos do Ativobank faria algo como:

JPMorgan Investment Funds - US Select Equity D (acc) - EUR (hedged) - 3000€
Pictet-Japanese Equity Selection HR EUR - 2000€
Schroder International Selection Fund EURO Equity A1 EUR Acc - 5000€

Todos estes fundos são em Euros, para não teres preocupações com o cambio e proporcionam-te uma carteira de investimento muito diversificada tanto em sectores, como em empresas, como em geografias.. Mas o melhor é aconselhares-te com eles, especialmente por causa das comissões de subscrição e resgate, convém ver se tem e quais os valores.

Assumindo que o Ativobank tem os mesmos produtos do millennium, existe uma alternativa que é o investimento em modo "piloto automático", ou seja, investir simplesmente em índices bolsistas. Para isso eles têm um produto que são os certificados de índices, que replicam exactamente os índices bolsistas, sem comissões de gestão anuais, nem nada disso. Só tens o problema que os certificados ou terem uma figura jurídica semelhante às obrigações têm risco de crédito do BCP (embora nos dias que correm não me parece minimamente motivo para preocupação)..

Já que pediram o Excel ao rasec, também vou aproveitar. Ao menos para tentar ter tudo organizado num ficheiro. Se eu morresse os meus herdeiros teriam de pedir ajuda ao banco de Portugal para saber onde está tudo, tal é a diversificação.

Não é excel, é em Google docs, e não estou a conseguir partilhar sem que se veja o meu email :sh)

Está complicado isto, deixem-me ver se consigo fazer download e upload noutro email.

Voltar
Superior