Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Se é para longo prazo esquece os fundos de obrigações... Até porque com juros a zero virgula zero qualquer coisa, as obrigações estão nos mercados e consequentemente cotadas nos fundos a valores inflacionados. Pelo que nos próximos tempos, mal os juros comecem a subir e obrigatoriamente vão subir, os preços das obrigações vão começar a corrigir e isso vai-se fazer sentir na performance dos fundos de obrigações.
O meu conselho para um investimento de mais longo prazo é por tudo em fundos de acções que será o que irá dar o maior retorno... Quanto ao risco, não te preocupes, o prazo é teu amigo, em investimentos devidamente diversificados é praticamente impossível encontrar na historia um período de 10 anos em que as pessoas tenham perdido dinheiro, mesmo tendo em conta que pelo meio houve guerras, crises e tudo o mais..
Pessoalmente para 10K em risco, faria uma alocação tipo 50% Europa, 30% EUA e 20% Ásia... Olhando para os fundos do Millennium que suponho sejam os mesmos do Ativobank faria algo como:
JPMorgan Investment Funds - US Select Equity D (acc) - EUR (hedged) - 3000€
Pictet-Japanese Equity Selection HR EUR - 2000€
Schroder International Selection Fund EURO Equity A1 EUR Acc - 5000€
Todos estes fundos são em Euros, para não teres preocupações com o cambio e proporcionam-te uma carteira de investimento muito diversificada tanto em sectores, como em empresas, como em geografias.. Mas o melhor é aconselhares-te com eles, especialmente por causa das comissões de subscrição e resgate, convém ver se tem e quais os valores.
Assumindo que o Ativobank tem os mesmos produtos do millennium, existe uma alternativa que é o investimento em modo "piloto automático", ou seja, investir simplesmente em índices bolsistas. Para isso eles têm um produto que são os certificados de índices, que replicam exactamente os índices bolsistas, sem comissões de gestão anuais, nem nada disso. Só tens o problema que os certificados ou terem uma figura jurídica semelhante às obrigações têm risco de crédito do BCP (embora nos dias que correm não me parece minimamente motivo para preocupação)..
Se é para longo prazo esquece os fundos de obrigações... Até porque com juros a zero virgula zero qualquer coisa, as obrigações estão nos mercados e consequentemente cotadas nos fundos a valores inflacionados. Pelo que nos próximos tempos, mal os juros comecem a subir e obrigatoriamente vão subir, os preços das obrigações vão começar a corrigir e isso vai-se fazer sentir na performance dos fundos de obrigações.
O meu conselho para um investimento de mais longo prazo é por tudo em fundos de acções que será o que irá dar o maior retorno... Quanto ao risco, não te preocupes, o prazo é teu amigo, em investimentos devidamente diversificados é praticamente impossível encontrar na historia um período de 10 anos em que as pessoas tenham perdido dinheiro, mesmo tendo em conta que pelo meio houve guerras, crises e tudo o mais..
Pessoalmente para 10K em risco, faria uma alocação tipo 50% Europa, 30% EUA e 20% Ásia... Olhando para os fundos do Millennium que suponho sejam os mesmos do Ativobank faria algo como:
JPMorgan Investment Funds - US Select Equity D (acc) - EUR (hedged) - 3000€
Pictet-Japanese Equity Selection HR EUR - 2000€
Schroder International Selection Fund EURO Equity A1 EUR Acc - 5000€
Todos estes fundos são em Euros, para não teres preocupações com o cambio e proporcionam-te uma carteira de investimento muito diversificada tanto em sectores, como em empresas, como em geografias.. Mas o melhor é aconselhares-te com eles, especialmente por causa das comissões de subscrição e resgate, convém ver se tem e quais os valores.
Assumindo que o Ativobank tem os mesmos produtos do millennium, existe uma alternativa que é o investimento em modo "piloto automático", ou seja, investir simplesmente em índices bolsistas. Para isso eles têm um produto que são os certificados de índices, que replicam exactamente os índices bolsistas, sem comissões de gestão anuais, nem nada disso. Só tens o problema que os certificados ou terem uma figura jurídica semelhante às obrigações têm risco de crédito do BCP (embora nos dias que correm não me parece minimamente motivo para preocupação)..
Eu sei que td os fundos tem risco, mas colocar como opinas, não tem demasiado risco?
Depende do prazo... No longo prazo será quase impossível perderes dinheiro com uma carteira tão diversificada.
Se achas que tem demasiado risco, reduz o montante a colocar em fundos e mete o resto em depósitos... Porque honestamente, fundos de obrigações neste momento acho má opção. Os juros estão a quase zero, só têm um caminho para evoluir que é para cima.. E quando os juros subirem as obrigações vão desvalorizar.
PMorgan Investment Funds - US Select Equity D (acc) - EUR (hedged) -
Pictet-Japanese Equity Selection HR EUR -
Schroder International Selection Fund EURO Equity A1 EUR Acc -
Dos 3, o activobank, não tem o Schroder, qual aconselhas para substituir?
Vou apostar assim: obrigado []
ISIN - LU0194438841 - Parvest Equity Japan Small Cap C H EUR - 2000€
Para a malta que andava à procura de um excel para fazer gestão do portfolio, descobri uma tool muito boa: www.stockrover.com
É grátis para as coisas mais normais e achei genial, para funções mais avançadas tem uma opção a pagar. Mas a versão gratuita é 10000X melhor que o meu Gdocs (que já encostei à box).
Passei 8h a aprender, trabalhar por prazer não é trabalho, é hobby...Queres dizer que passaste 8 horas de um domingo a trabalhar para nada...
O fim do mundo em cuecas vem aí...
http://www.telegraph.co.uk/finance/...o-midnight-as-central-banks-lose-control.html
O Telegraph nem é muito de tablóidezices e reconheço mérito na argumentação, mais cedo ou mais tarde lá teremos um bear market, seja em 2015, 2016 ou 2017... Posto isto, acho que vou comprar mais umas ações da KO, JNJ e PG... []
Prevejo um mini-crash brevemente.. já ando há umas semanas a preparar tudo (meu portfolio) para que isso aconteça...