Bolsa e investimentos

Acham que é desta que se dá o peido-mestre e a casa vai abaixo? Ou é apenas uma correcção de mercado?! De qualquer das formas, está-se a formar um cocktail jeitoso.

Correcção? Qual a tua interpretação para tal ? Juntas mais 5% à tua correcção de 15% e já entramos em modo Bear. ;)

Ainda está tudo de férias, lá para Setembro já teremos uma ideia mais clara do que aí vem.

Eu acho que o cenário mais provável é o FED vir dizer que afinal ainda não há condições para subir as taxas de juro... E o festim continuar por mais umas semanas ou meses em direcção ao desfecho inevitável... Esta bolha ainda tem que inchar mais um bocado para que a explosão e o fogo de artificio seja ainda mais grandioso do que o de 2007..

Afinal de contas é essa a função destes tecnocratas dos bancos centrais. Acham que são uma espécie de deuses que com as suas politicas monetárias conseguem controlar e prever as milhares de microdecisões que cada um dos milhões de pessoas toma diariamente, e com isso vão brincando ao experimentalismo social e económico, com medidas que supostamente são infalíveis e vão trazer o crescimento e a felicidade de todos, mas quando dão por isso, simplesmente criaram uma gigantesca bolha que lhes rebenta nas mãos... Mas não há problema, quando tudo isto rebentar, acusa-se os mercados, a falta de regulamentação, a capacidade de intervenção limitada, os especuladores, etc.. etc.. de serem os culpados da crise. E reforça-se ainda mais o poder e a capacidade destes tecnocratas intervirem, que com os novos instrumentos, agora sim, vão conseguir guiar o rebanho mundial pelo caminho correcto, até perceberem que afinal só os guiaram para um precipício garantido que a próxima crise seja ainda mais devastadora...

Última edição:
Mundano, as coisas são o que as coisas são, o mercado é irracional, sobe e desce em ciclos, há quem tente adivinhar o mercado, quem invista os ovos todos no mesmo cesto, quem tenta enriquecer em curto prazo... Esses sofrem.

Depois há os que compram qualidade, estão diversificados, estão nisto para o longo prazo, que sorriem quando o mercado desce e vêm oportunidades para daqui a 20 anos.

Quem não consegue ver o mercado a subir e a descer não devia entrar. O Fed está a tentar evitar que a bolha rebente mas a culpa da bolha não é do Fed!

Mundano, as coisas são o que as coisas são, o mercado é irracional, sobe e desce em ciclos, há quem tente adivinhar o mercado, quem invista os ovos todos no mesmo cesto, quem tenta enriquecer em curto prazo... Esses sofrem.

Depois há os que compram qualidade, estão diversificados, estão nisto para o longo prazo, que sorriem quando o mercado desce e vêm oportunidades para daqui a 20 anos.

Quem não consegue ver o mercado a subir e a descer não devia entrar. O Fed está a tentar evitar que a bolha rebente mas a culpa da bolha não é do Fed!

Eu sei perfeitamente que o mercado, a economia e a própria inovação tecnológica avançam com crises e momentos de expansão... Não é novidade nenhuma para mim... Mas seria hipócrita se não dissesse que me incomoda profundamente o que o intervencionismo está a fazer ao Mundo de há muitos anos para cá... Porque se pensarmos bem, desde 2001 que andamos em crises e recaídas consecutivas que são geradas pela tentativa das autoridades evitarem a crise e evitarem que as empresas que têm que desaparecer, desapareçam...

Acho que hoje estaríamos todos muito melhor se em resposta à crise de 2001 não tivéssemos gerado a bolha imobiliária de 2007, se em resposta à crise de 2007 não tivéssemos gerado a crise das dividas soberanas de 2011 e se em resposta a essas crises não tivéssemos gerado uma enorme bolha no mercado de obrigações e de acções, que não sabemos muito bem o que vai despoletar..

Só isto...

Quanto à culpa não ser do FED... Como é óbvio numa coisa destas os culpados acabam por ser todos os que entram no jogo.. Mas percebendo a função que os preços têm na condução das decisões dos agentes económicos, percebe-se facilmente como pode ser brutal o efeito da manipulação do preço do dinheiro que tem sido feita pelos bancos centrais...

Sempre terás crises, seja de uma coisa seja de outra. Poderes ter períodos anormalmente longos de crescimento mas haverá sempre um qualquer factor a afectar quer supply quer demand. Nem que sejam crises forçadas como esta do petróleo.

Desta forma não podes relacionar a bolha do dotcom com o subprime, uma coisa nada teve a ver com a outra excepto num factor... a ganância do ser humano. Todos querem enriquecer rápido demais e isso é que gera bolhas e crises. A irracionalidade do Mr. Market!

A próxima crise quando passarmos esta (se é que se confirma uma crise)? Crédito pessoal? Segurança social falida à escala mundial? Outra coisa qualquer... Mas se esquecemos a volatilidade do NAV e nos focarmos no longo prazo, e principalmente formos fazendo DCA (dollar cost averaging, como se traduz isto para Pt?) ao longo dos anos, daqui a 20, 30 ou 40 anos a coca cola provavelmente continuará por aí, tal como PG, Unilever, os comboios, 3M e a CAT, a Chevron/Exxom/Shell, a agua e eletricidade, etc. Agora será que daqui a 20 ou 30 anos ainda teremos Netflix ou Twitter ou Facebook? É pá, se calhar não... Talvez nem Google nem Apple...

Eu continuo a investir e a sorrir, "perdi" muito dinheiro em 2 dias, estou feliz porque o próximo drip vai sair mais barato :D.

Tens muita fé nessas empresas estou a ver... (CAT, Shell, Exxom, etc etc) Prepara-te para te surpreenderes nas próximas décadas então [:cool:]

99,9999% das pessoas não tem noção da época em que vive. Esta época que vivemos é a mais incrível de sempre.

Última edição:
Ainda bem que os meus investimentos no petróleo já atingiram a maturidade e resgatei tudo.

Que fundos de investimento aconselham, assim para o conservador?

Eu sei perfeitamente que o mercado, a economia e a própria inovação tecnológica avançam com crises e momentos de expansão... Não é novidade nenhuma para mim... Mas seria hipócrita se não dissesse que me incomoda profundamente o que o intervencionismo está a fazer ao Mundo de há muitos anos para cá... Porque se pensarmos bem, desde 2001 que andamos em crises e recaídas consecutivas que são geradas pela tentativa das autoridades evitarem a crise e evitarem que as empresas que têm que desaparecer, desapareçam...

Acho que hoje estaríamos todos muito melhor se em resposta à crise de 2001 não tivéssemos gerado a bolha imobiliária de 2007, se em resposta à crise de 2007 não tivéssemos gerado a crise das dividas soberanas de 2011 e se em resposta a essas crises não tivéssemos gerado uma enorme bolha no mercado de obrigações e de acções, que não sabemos muito bem o que vai despoletar..

Só isto...

Quanto à culpa não ser do FED... Como é óbvio numa coisa destas os culpados acabam por ser todos os que entram no jogo.. Mas percebendo a função que os preços têm na condução das decisões dos agentes económicos, percebe-se facilmente como pode ser brutal o efeito da manipulação do preço do dinheiro que tem sido feita pelos bancos centrais...

Paradoxalmente quase toda a gente concorda que o princípio desta sucessão de crises foi a revogação da lei Glass-Steagall nos Estados Unidos, sob pressão das grandes instituições financeiras, com os argumentos que era impossível acontecer novamente uma grande depressão, e que o mercado se regulava a ele próprio...

Quando o dinheiro feito de ar começou a fazer "puf", é interessante que os "mercados" se viraram para o estado-pai, que tão vivamente tinham repudiado em 1995...

Tens muita fé nessas empresas estou a ver... (CAT, Shell, Exxom, etc etc) Prepara-te para te surpreenderes nas próximas décadas então [:cool:]

99,9999% das pessoas não tem noção da época em que vive. Esta época que vivemos é a mais incrível de sempre.

Discordo da tua último na frase, é a mais incrível porquê? Não serão todas as épocas em que vivemos as mais incríveis? Porque é que está é mais incrível que os loucura anos 20, a gloriosa década de 60, os loucos anos 90, ou em 1500 em plena época de descobrimentos?

Quanto à minha confiança nestas empresas não é cega, é reavaliada todos os trimestres . Mas confio mais numa empresa que anda por aí há mais de 50, 70 ou 100 anos, já passaram guerras mundiais, hrande recessão, crashes, etc e sempre souberam evoluir e progredir (e pagar dividendos) do que no Twitter ou Facebook.

Discordo da tua último na frase, é a mais incrível porquê? Não serão todas as épocas em que vivemos as mais incríveis? Porque é que está é mais incrível que os loucura anos 20, a gloriosa década de 60, os loucos anos 90, ou em 1500 em plena época de descobrimentos?

Quanto à minha confiança nestas empresas não é cega, é reavaliada todos os trimestres . Mas confio mais numa empresa que anda por aí há mais de 50, 70 ou 100 anos, já passaram guerras mundiais, hrande recessão, crashes, etc e sempre souberam evoluir e progredir (e pagar dividendos) do que no Twitter ou Facebook.

Há muitas diferenças e muitas razões para que esta seja a época mais incrível de sempre, mas a principal é: internet.
O conhecimento está disponível para "todos", estamos todos ligados e o futuro pode surgir de qualquer um. Os governos cada vez mandam menos e o povo cada vez "pesa" e "manda" mais.

Hoje em dia confio muito mais num nerd gênio de 16 anos que criou uma empresa bilionária do que num velho ultrapassado já bilionário há anos.

Carros elétricos, carros autônomos, bitcoin, internet, IA, computação quântica... Prepara-te para muitas surpresas. (Nem me estou a referir a ti directamente, até porque te considero bem à frente da maioria)

Concordo contigo em tudo (tirando o facto desta ser a época mais gloriosa de sempre, continuo a achar que a nossa é sempre a melhor e a mais recente), e por isso sou um firme defensor da Amazon, Tesla, ou Uber (e dezenas de outras), empresas que vieram partir o mercado e têm um business model sustentado e sustentável. Mas se me dessem 50k para investir na Tesla ou na JNJ, eu apostaria na JNJ todos os dias! Até porque a JNJ me paga 3% e a subir para ~5% em 5 anos.

No Santander?

Esta foi em Agosto do ano passado, e na altura estava bem explícito que a taxa seria revista dentro de um ano. Podia reforçar com um mínimo de 1000 e um máximo de 2000€ por mês.
Também tinha isso e está a chegar ao fim em setembro. Se tivessem algo a 3% é que era. Se souberes de algo avisa.

Voltar
Superior