Burla OLX

Continuo a achar alguns cenários aqui descritos como muito optimistas para dizer o mínimo.

Uma vez roubaram a carteira ao meu pai. Assaltaram o carro onde estava a carteira.

Entre o roubo e o meu pai descobrir e cancelar os cartões passou cerca de 1,5h.

Nesse período fizeram cerca de €3000 em compras com cartões numa grande superfície comercial cheia de câmaras por todo o lado.

Despois de feitas todas as queixas possíveis sabes o que é que a polícia fez?

Pois...

Sabes quanto dinheiro é que o meu pai viu de volta?

O que estava coberto pelo cartão de crédito.

(Sim, sabiam o código. Provavelmente seguiram-no e viram-no a introduzir o código)

Cada um tire as conclusões que quiser...

Esta semana vendi um aparelho pelo olx e aconteceu uma engraçada.

O comprador pediu para enviar pelo correio à cobrança e para incluir o preço dos portes no valor total. Óbvio que não aceitei e pedi os portes primeiro e expliquei o porquê.
O senhor disse que não havia problema. Um dia depois tinha o valor total dos portes mais a mercadoria paga. Estamos a falar de 150€.

Teve sorte de estar a lidar com uma pessoa séria. Enviei a encomenda no mesmo dia e um mail de seguida a explicar que é um erro fazer o que tinha feito. Acabou por responder a agradecer e dizer que era a primeira vez que comprava no olx e nunca tinha ouvido falar de burlas pelo olx...

O OLX é muito intéressante para se fazer uns negócios porreiros.

Mas é preciso ter cuidado básicos.
Enviar dinheiro as cegas é.sempre arriscado.

Em relação à queixa, por 25 EUR, não compensa o tempo perdido e as chatices.

Última edição:
Recentemente comprie um macbook e estranhei o preco estar tao baixo ( menos de metade do valor que ele pagou ) para um comutador que tinha 3 meses, combinei com o vendedor encontrarmo-nos la na rua de casa, deixei o entrar e ele mostrou me tudo e mais alguma coisa ficou 2 h ca dentro a explicar tim tim por tim tim.

Se fosse para enviar por ctt nao comprava pelo receio de ser burla e muitas vezes perde se bons negocios por causa das burlas.

Ha mto tempo que trabalho com estas plataformas de anuncios gratis nacionais, nao preciso citar nomes, e chega a ser 2~3 vezes por mes que recebo tentativas de burla . Enviam.me comprovativos falsos... Ou agendamento de transferencias (que depois Sao cancelados, claro) e tambem ha quem vá ao ATM na rua, digitam o nib e o valor e depois sacam Uma foto do ecra que aparece meu nome completo , e é claro que a operacao é cancelada imediatamente apos a fotografia tirada... Nunca caí nestas e outras, o material so é enviado depois de eu ter o valor levantado em notinhas bem vivas no meu bolso.

Foram mais as vezes que vendi do que comprei.

E preferi sempre fazer.negócios em mão, mesmo perdendo meia dúzia de euros por comparação a fazer o mesmo negócio mas com envios por correio, etc.

Iniciei-me nessas lides de venda de usados recentemente, e 1 dia após colocar uma data de anúncios, recebo uma oferta a dizer que comprava mas não queria à cobrança, pagava adiantado.

Apesar de ser um valor pequeno desconfiei, mas a verdade é que aceitei e no dia seguinte tinha o dinheiro na conta... Não sabia que a malta era assim tão "despachada".

.... há de tudo. não compro usado por cá porque o pessoal pensa que se gastou 100€ novo, passado 5 anos pode pedir 90€! Então com tecnologia é que se nota. Por ex, um portátil que tenha custado 500€ há 5 anos, agora um novo que custe 250€ é muito superior, por isso não se pode pedir 200€..150€... e mesmo 100€ já é um abuso.

Isso é verdade. Parece que as coisas valorizam nas mãos deles.

Mas o que acho mais piada é o material roubado que lá anda, tipo "iPhone bloqueado ao iCloud"...

.... há de tudo. não compro usado por cá porque o pessoal pensa que se gastou 100€ novo, passado 5 anos pode pedir 90€! Então com tecnologia é que se nota. Por ex, um portátil que tenha custado 500€ há 5 anos, agora um novo que custe 250€ é muito superior, por isso não se pode pedir 200€..150€... e mesmo 100€ já é um abuso.

Basta ires veres as consolas. A Xbox 360 já não se vende mas a Worten ainda permite encomendas (por correio ou levantamento em loja) a 199 euros e vê-se imensos anúncios a 300, 400 euros, etc.... As pessoas têm noção? Usadas também é uma desgraça. Uma loja bem conhecida vende xbox 360 usadas com 1 ano de garantia a 39,90 euros sem comando. E vê -se dezenas de consolas a 120/150 e mais euros.... Malta crente esta...

Outro exemplo é a xbox one que está agora nova a 349 euros com jogo fifa 16 e existen imensos anúncios no OLX de consolas novas seladas sem jogo a 399 e 450 euros.... Quem é que vai pagar mais por algo que pode comprar novo na loja com 2 anos de garantia a contar da data que compra e ainda vem com jogo?

Eu quando vendi coisas no antigo miau, nomeadamente jogos ou consolas, ia primeiro ver qual o valor mais baixo novo em loja. Depois via os usados e definia um valor médio com base no estado e vendas semelhantes. Agora vender uma consola com vários anos e usada menos 10 euros ou 15 do que uma nova, nem que fosse selada. Cheguei a vender uma ps2 nova e selada em tempos e foi quase metade do valor da loja. Ninguém compra no OLX sujeito a ser enganado por poupança de 20 ou 30 euros. Tem de compensar o risco que se corre. Pessoal não essa noção...

Última edição:
Burla OLX

Eu faço bastantes negócios no olx, nomeadamente vendas. Na grande maioria as pessoas pagam adiantado por transferência e só envio quando tenho o guito disponível. Já fiz também alguns negócios em mão. Mas tem sido cada vez mais difícil vender. Agora as pessoas todas querem envio à cobrança. Para além de ficar mais caro, corremos o risco de gastar dinheiro e não ver nada de volta. Agora peço em adiantado os valores dos portes por transferência. Depois faço o envio.

Só tive um "inicio de problema", num negócio pelo OLX!

Anunciei um Sony Vaio, que há anos ligava, e voltava a desligar-se minutos depois! Não sabia qual a avaria, e clarifiquei isso mesmo no anuncio!
Era rosa choque, e mesmo na condição que estava, previ que ia vendê-lo com facilidade, nem que fosse pela caixa.
Tal como previsto, tive vários contactos de interessados. Um dos interessados, pressionava-me para descer o preço, e eu não acedi! Mandava-me imensos SMS's (tipico puto) até quando vinha a caminho, ainda a 30 km de distância dizia que não vinha se eu não baixasse. Eu nunca respondi, e o que é certo é que apareceu.
Combinei na minha casa, e deixei-o entrar. (Risco desnecessário e a evitar). Já era crescidinho, aparentava 25 anos, viu o problema a aceitou pagar o preço combinado antes, sem pedir mais para baixar!:sh)
Passado umas horas tenho vários SMS's a dizer que o pc não dava para nada, que o problema era a motherboard, e que eu o tinha burlado! :confused:
Nunca respondi, por mensagem, mas ainda disposto a devolver-lhe o dinheiro, visto não estar satisfeito liguei-lhe. Atendeu, e quando perguntei educadamente, o que se estava a passar, desligou, e não voltou a atender-me mais, após outra tentativa. Minutos depois, recebo outro SMS a chamar-me de pessoa não séria, a informar-me que o seu pai era PSP e que vinham a minha casa brevemente.

Enfim, há pessoas com muitos problemas, eu "caguei e andei" e ainda hoje espero a sua visita! O puto não consegue encarar, se tivesse sido um pouco mais homemzinho, ainda tinha levado o seu dinheiro de volta, e eu certamente que venderia pelo mesmo preço a outro interessado.

Não sei se não conta como publicidade mas não referindo diretamente o nome da loja, diria que se obtém se traduzires "novo jogo" para inglês... Tinha lojas em quase todo o que era centro comercial..

Atualização. Espreitei agora site a confirmar e voltaram ao preço normal de 129 euros. Até semana passada aparecia 129 euros com uma cruz em cima e preço promocional 39 euros para as xbox 360 sem comando.

Por 39 era bom preço. Por 129 e sem comando não. Tendo em conta que comandos são caros e worten vende consola nova por 199....

Se calhar não devia ter para lá mandado vários emails sobre de me retomavam a xbox original na compra da 360... Aproveitaram-se e olha....

Eu quando vendi coisas no antigo miau, nomeadamente jogos ou consolas, ia primeiro ver qual o valor mais baixo novo em loja.

Esses tempos em que se faziam bons negócios no Miau, tanto para quem comprava, como para quem vendia, já lá vai há muito...

Mas não é só cá. Uso o eBay há relativamente pouco tempo (desde 2006), mas já deu para perceber que se anda a passar o mesmo. Não tanto como cá, mas aqueles negócios da China que por vezes ainda se apanhavam por lá, já são raros. Coisas baratas actualmente lá, só mesmo produtos com pouca qualidade.

Presumo que o que faça isto é que hoje em dia existem muitas mais pessoas a fazer negócios online, pelo que a possibilidade de aparecer alguém mais ingénuo a dar o que que não vale, é maior.

Como curiosidade, comprei recentemente um artigo no OLX, cujo vendedor também o tinha à venda no eBay... e até estava uns trocos mais baratos no OLX que lá e mesmo comparando com artigos idênticos que se viam por lá. Mas isto são casos raros.

Eu também vendo e compro no olx à alguns anos e até hoje tem corrido bem mas também já tive aqueles africansos a quererem burlar e aquilo que fiz foi fazer uma exposição à equipa técnica do OLX e o user foi banido... sendo vendedor penso que eles têm mecanismos para pelo menos lhe vedarem o acesso ao OLX!

Em relação à queixa, por 25 EUR, não compensa o tempo perdido e as chatices.

Por isso é que estes burlões continuam a actuar. Sabem que se forem burlando malta por 20€ aqui 25€ ali ninguém se queixa e se forem fazendo bastantes "negócios" destes é uma renda

Recentemente comprie um macbook e estranhei o preco estar tao baixo ( menos de metade do valor que ele pagou ) para um comutador que tinha 3 meses, combinei com o vendedor encontrarmo-nos la na rua de casa, deixei o entrar e ele mostrou me tudo e mais alguma coisa ficou 2 h ca dentro a explicar tim tim por tim tim.

Se fosse para enviar por ctt nao comprava pelo receio de ser burla e muitas vezes perde se bons negocios por causa das burlas.

Desculpa se não percebi bem, mas deixaste-o entrar em tua casa? Sou só eu que acho isso ligeiramente (para ser simpática...) arriscado?

Voltar
Superior