Bush, o tópico...

Pá se se procupassem que os Portugueses quando ouven o Hino Nacional, é como se estivessem a ouvir uma música qualquer, ou se se preocupassem com a falta de patriotismo do povo português, ainda vá lá, agora com essas americanices?!
Poupem-me.
Preocupem-se com coisas nacionais, como que uma grande parte dos portugueses não sabe sequer a letra o Hino Nacional.
Preocupem-se com o facto de os portugueses nem sequer põem a mão em lado nenhum, se não estiverem dentro de um estádio de futebol.
E mais vos digo, na américa não se passa nada disto, porque este sentido de patriotismo é passado logo às crianças na pré-primária e levam com este sentido de patriotismo durante toda a vida deles.
Em portugal nada disso se faz.
Basta ver que na américa em qualquer local de trabalho está um enorme bandeira, já para não falar que está sempre uma bandeira hasteada em todos os edifícios públicos.
E em portugal onde se vê isso?
Ponham um pouco a mão na consciência, e pensem um pouco.

citação:Originalmente colocada por Cheires

Pá se se procupassem que os Portugueses quando ouven o Hino Nacional, é como se estivessem a ouvir uma música qualquer, ou se se preocupassem com a falta de patriotismo do povo português, ainda vá lá, agora com essas americanices?!
Poupem-me.
Preocupem-se com coisas nacionais, como que uma grande parte dos portugueses não sabe sequer a letra o Hino Nacional.
Preocupem-se com o facto de os portugueses nem sequer põem a mão em lado nenhum, se não estiverem dentro de um estádio de futebol.
E mais vos digo, na américa não se passa nada disto, porque este sentido de patriotismo é passado logo às crianças na pré-primária e levam com este sentido de patriotismo durante toda a vida deles.
Em portugal nada disso se faz.
Basta ver que na américa em qualquer local de trabalho está um enorme bandeira, já para não falar que está sempre uma bandeira hasteada em todos os edifícios públicos.
E em portugal onde se vê isso?
Ponham um pouco a mão na consciência, e pensem um pouco.

Estás numa república das Bananas,não sei se já te apercebeste disso[}:)][}:)][}:)]

já me aprecebi, mas se nós população (que segundo dizem é quem tem o poder) não tentarmos mudar as coisas, os politicos não as irão mudar...
è uma républica das bananas, está muita coisa muito mal, mas é o meu país.
Posso ser apenas uma gota num ocenao, mas ao menos posso expressar a minha opinião. Não foi por isso que se deu o 25 de abril?

Que tópico giro...

O autor ja me conhece de outros debates, e eu a ele...

Pois... uns sao rotulados de anti-americanos só por criticarem as sucessivas administracoes e a politica externa do Complexo Militar Industrial, ha falta de tópicos sobre a teoria da conspiração... alias apenas "conspiração" criam-se estas perolas.

Serei então julgado com outros que pensam como eu pela famosa Comissão McCarthy da AHO!

McCarthy.jpg

ADMIT you're a communist!!! ADMIT you're not patriotic!!!

Tenho muitos clientes nos EUA e sao pessoas simpáticas e interessadas, participo em fóruns nos EUA e eles sao os primeiros a admitirem que o governo deles e o Pentagano nao representam na realidade o comum cidadão dos EUA!

Mas o objectivo de incendiar o tópico foi conseguido apesar de isso dar direito a cadeado. [|)]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por worldtiki

Infelizmente este fórum é um espaço livre (demais até...)

[:0][:0][:0]:(

Ás vezes fico que a ideia que há pessoas que não sabem o que é a liberdade ou não a merecem.[8]
Eu às vezes fico com a ideia que há pessoas que só conhecem a "Liberdade de Indiferença";).

Se alguém pensa que é o pobre do Bush filho que gere a politica externa americana (pelo menos), estão mesmo muito longe da verdade.

(quote)
Vejamos o seguinte exemplo: o Presidente Ford, insatisfeito com o comportamento israelense, fez uma declaração pública solicitando uma reavaliação da política dos Estados Unidos no Oriente Médio. O termo "reavaliação" significava a suspensão da ajuda dos EEUU a Israel até que esse país desse mostras de mudanças em seu comportamento. Isto constituiu-se numa proposta histórica pois, pela primeira vez, desde os tempos de Eisenhower, um presidente americano tornava pública a possibilidade de suspender a ajuda a Israel. A resposta dos israelenses não veio de sua própria capital como seria de se esperar, mas do próprio Senado estadunidense. Era impossível conceber uma resposta mais dramática e intimidatória: setenta e sete assinaturas de senadores fizeram o presidente Ford saber que ele estava incapacitado de levar adiante a sua proposta. Não foi em vão que, em 1973, o legendário Senador William Fulbright chegou a pronunciar as seguintes palavras: "A grande maioria do Senado dos EEUU, ao redor de 85% do mesmo, encontra-se à completa disposição de Israel, para cumprir qualquer coisa que ele queira".

in Robert H. Trice (American Jewish Ethnicity, Ethnicity in Contemporary America, Dubuque 1985

Bem, vou tentar fazer um comentário com a seriedade que este tópico permite:

Existem claramente 2 Americas (isto é, EUA)!

Uma América evoluída, lider na investigação e divulgação científica, no ensino, nas tecnologias. Uma América que tem das principais empresas a nível mundial, cuja importância na economia mundial é determinante ! Uma América cujo desempenho económico influencia toda a economia mundial de de cujas empresas todos dependemos. Uma América que tem uma indústria cinematográfica que todos apreciamos!
Uma América que desde cedo soube que necessitava de importar cérebros para o país e que só assim se desenvolviria.
Uma América que é demasiado importante na diplomacia internacional para ser ignorada. Uma América que é provavelmente o principal poder bélico no mundo e que tem um poder de intervenção fantástico !

A 2ª América - que serve de caricatura para muita gente - é a América inculta, conservadora, excessivamente nacionalista, fechada a todo o mundo exterior. Nós conhecêmo-la assim porque é provavelmente o país mais exposto a nível mundial. A América de interior, desprotegida, motivo da chacota mundial. A América que pensa que Lisbom é uma cidade em New England, que Paris é uma cidade no Kentucky e o nome da filha do dono da cadeia de Hoteis Hilton e que Europe é um país lá do outro lado do Atlantico !
Uma América que é caricaturada pelos próprios Americanos - Basta ver a rúbrica do Jay Leno, a Jay Walking, ou o Daily Show do Jon Stewart!

Neste momento estas duas Américas são governados por uma Administração Republicana que serve muitos interesses excepto os do seu próprio povo !
Citando Donald Trump, "A Total Disaster"... A guerra no Iraque é o melhor exemplo de algo que só serve alguns e mais ninguem ! Não serve o Iraque, não serve os EUA, não teve justificação para existir...nada ! Zero ! Um "Total Disaster" !

Depois, a juntar a tudo isso, George W. Bush é uma figura caricata, cómica mesmo ! As pessoas gozam, naturalmente !

Já agora, fica aqui um entrevista a Donald TRump... é so uma opiniao, vale o que vale, mas coincide com a minha:

http://www.youtube.com/watch?v=KdxFn8FfauU

PS: Qualquer tentativa de defender cegamente qualquer uma das duas Américas como se mais nada existisse é estúpido e só revela ou falta de inteligência ou um fanatismo parvo !

Concordo com o hpventura de certa maneira a dizer que há 2 americas...

sem duvida num País com 280milhoes de habitantes(ou talvez ja mais) existe de tudo, quer a nivel de pessoas, de inteligencia de politica de principios e de moral, a america pode ter o mto bom como tambem o mto mau:). é um país de extremismos radicais onde se fumar numa certa zona pode ser quase um crime mas onde se pode comprar uma arma numa loja com facilidade na mesma zona...um país onde em tempos se abria uma conta num banco e se recebia uma arma como brinde de lembrança...é o unico país que defende e apela á liberdade e aos direitos mas continua a ter pena de morte.
Enfim é o país onde tudo existe e tudo é possivel, onde o bom e o mau se cruza formando um extremismo caricato.

Não há duas Americas, há apenas uma. Dizer que há duas Americas é o mesmo que dizer que há vários "Portugais", o Portugal urbano e cosmopolita, o Portugal do interior, do país real, o Portugal dos emigrantes, o Portugal das ilhas, etc,etc. Se num país tão pequeno como Portugal há tantas realidades diferentes o que não será com um país como a America ... Portanto falar de duas Americas não faz sentido, ou então falem de centenas de Americas diferentes, pois na realidade é disso que se trata.

A America é simplesmente muito grande, com 300 milhões de pessoas, organizado em imensos Estados que por sua vez são muito diferentes entre si, com legislações diferentes, com tradições e culturas também muito diferentes, etc, etc. A maioria das pessoas não tem noção de que a distância de Washington DC a Los Angeles é a distância que vai de Lisboa a Lagos na Nigéria.

Numa década a população americana subiu de 280 milhões para 300 milhões. Deve ser porque é um país muito mau para se lá viver ...

Regressando ao tópico, aquilo que o autor quis desabafar é a habitual intolerância e muitas vezes ignorância quando se critica a America.

A intolerância por culturas e tradições diferentes é um típico defeito do homem. Os ingleses são intolerantes com os espanhois por eles matarem touros na Arena, ou nós somos intolerantes com os chineses porque eles comem cães e gatos, ou as vacas que nós comemos são sagradas na India, e por aí fora. Aqui há pouco tempo correu mundo a noticia que no aeroporto de Istambul os empregados para festejar uma coisa qualquer fizeram uma grande jantarada em que comeram um camelo. No ocidente ficaram todos pasmados, mas básicamente os homens limitaram-se a festejar e foi como se nós nos juntassemos todos a comer um belo leitão.

No caso dos Americanos, essa intolerância é muito superior, pois além da intolerância tradicional, ela também é sobre todo o tipo de coisas, muitas por mera antipatia ou por questões ideológicas, em que qualquer notícia exôtica é logo recebida com desprezo e com gozo.

Quando aqui no Forum apareceu um video com entrevistas a americanos que não sabiam localizar no mapa uns países importantes, esse tópico encheu-se de coisas do género: "Só na America", "Os americanos são mesmo incultos", "É só burros na America", etc, etc. Sabes isso muito bem, pois se calhar até ajudaste também à festa :)

Ora, se as pessoas parassem e pensassem um pouco antes de escrever tais coisas, se calhar poderiam chegar à conclusão de que em Portugal seria extremamente fácil fazer exactamente o mesmo tipo de entrevistas e obter exactamente as mesmas respostas ignorantes.

Imaginem um americano a ver um video com a compilação de apanhados da TVI que passou por aí no Forum. Também diriam umas coisas engraçadas sobre os tugas, não ? E como é que alguém pode chamar estupido aos americanos se eles vendem milhões de bilhetes só para Opera todos os anos, tem as melhores faculdades do mundo e mais de metade da pesquisa e investigação mundial é feita na América ? Só por total ignorância alguém pode dizer tal, generalizar, usar a expressão "os americanos", e então ser um português a dizê-lo já nem sequer é ignorância, é qualquer coisa muito pior que nem sequer tem definição.

Ainda há dias repetiu-se novamente esse "fenónomo". Uma estupida americana qualquer participou num estupido programa de rádio qualquer em que acabou por morrer porque o objectivo do concurso era estupidamente beber muita água. Ora a estupidez neste caso acabou mal, mas estupidos programas e concursos há em todo o mundo, ainda me recordo que uma radio cá também fez um estupido programa para ver quem aguentava mais dias dentro dum automóvel em pleno centro comercial. Ou conduzir a 200 km/h na 2ª circular não seja também uma grande estupidez, ou fazer corridas na Vasco da Gama também não fosse ...

Depois vem a parte da ignorância. Uma das coisas que mais diverte o pessoal pelo mundo são os casos judiciais. De vez em quando lá vem uma história da senhora que queimou a lingua com um pickle no MacDonalds e processou a companhia, ou a historia da americana que ganhou um processo porque secou o gato no microondas e não vinha nas instruções a indicação de que não se podem secar gatos no microondas.

Ora, é verdade que o sistema judicial americano de vez em quando cria uma destas historias giras alvo de chacota global. Mas são casos em milhões. Porque o sistema judicial americano é fabuloso. É verdade que é muito mercantilista, mas cuidado, aquilo lá é a sério, não é para brincar. Cometem erros ? Há pois cometem. Mas aqui tabém não se cometem ?
O que diria um americano se lhe contassem que em Portugal há milhares de processos judiciais que se arrastam em tribunal durante mais de uma década ? Que milhares de casos prescrevem. Que milhões em dividas fiscais também prescrevem ?

O ano passado fartei-me de rir com uma situação caricata. Havia um piloto português injustamente preso preventivamente na Venezuela. Ora bem, cá houve movimentações ao mais alto nivel para pressionar as autoridades da Venezuela para despachar o assunto. Até o presidente da Republica fez lobby.

O piloto foi libertado ao fim de um ano de preventiva, e regressou felizmente a Portugal. Repararam bem ? Um ano ! Ou seja, aquilo que a Venezuela fez, nós não fazemos com os nossos presos preventivos que aguardam em média mais tempo na prisão sem julgamento !!

E a historia não acaba aqui. Para o piloto houve todo um enorme lobby para o libertar. Mas há duas portuguesas que também são inocentes e que continuam presas na Venezuela e nunca mais ninguém quis saber delas ! Estão esquecidas, mas um puto que fi preso porque resolveu fumar um charro no Dubai ninguem esqueceu !

Nós não temos autoridade moral para gozar sequer com a justiça de um pais como a Venezuela, quanto mais com a justiça americana !!

A próxima vez que fizerem uma piada com um qualquer caso judicial caricato americano, parem, e reflictam um pouco sobre isto que eu acabei de dizer ..

É tudo !

O melhor post que li nuns últimos tempos no fórum.

Dos 300 milhões, terem 5 milhões de génios é uma vantagem financeira..
Mas continuam com 295 milhões de eleitores pouco conscientes e muito facilmente manipulavéis.
Nesse aspecto nota-se claramente que a Europa (europa não é Portugal) é superior.

Cá existe uma consciência social activa e informada.

citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

Que tópico giro...

O autor ja me conhece de outros debates, e eu a ele...

Pois... uns sao rotulados de anti-americanos só por criticarem as sucessivas administracoes e a politica externa do Complexo Militar Industrial, ha falta de tópicos sobre a teoria da conspiração... alias apenas "conspiração" criam-se estas perolas.

Serei então julgado com outros que pensam como eu pela famosa Comissão McCarthy da AHO!

http://beatl.barnard.columbia.edu/amciv/McCarthy.jpg

ADMIT you're a communist!!! ADMIT you're not patriotic!!!

Tenho muitos clientes nos EUA e sao pessoas simpáticas e interessadas, participo em fóruns nos EUA e eles sao os primeiros a admitirem que o governo deles e o Pentagano nao representam na realidade o comum cidadão dos EUA!

Mas o objectivo de incendiar o tópico foi conseguido apesar de isso dar direito a cadeado. [|)]
Alto que não foi isto que pus em causa nem isto que critiquei!

Há 2 grupos muito distintos no fórum, e tenho a certeza que já te apercebeste disto.

Partilhando da opinião ou (muitas das vezes) não</u>, reconheço o valor de uns como críticos sérios e como sendo pessoas sensatas.

...e depois há os "outros", bacocos, que ou por imitação ou falta de sei-lá-quê só fazem ataques vazios... de argumentos, de bom-senso, de tudo.

Exemplos não faltam, basta acompanhar uma discussão com o forunista "eu" sobre a invasão do Iraque e comparar o nível da conversa com tantas outras que cá andam... É uma diferença da água para o vinho.

Até mesmo nos tópicos em que gozam com certas situações o desnível entre participações é assustador [xx(] Há quem veja o caricato e brinque com a situação e há os "outros" que aproveitam para mandar mais um ou dois insultos</u> ocos. Grande parte das vezes duma maneira tão óbvia e tão descarada que nem sequer compreendo como os aturam...

Liberal, óptimo post, embora eu não concorde com algumas coisas. Quando eu disse que haviam 2 Américas é, naturalmente num sentido figurado e tentando abarcar tudo em 2 conceitos, se isso for possivel... Por um lado a América, digamos, "high-tech", e por outro a América "Red-Neck" como eles própios referem.

E mencionei 2 Americas pelo facto de ser o que habitualmente está em discussão, ou seja:

- America "mais-que-tudo-no-mundo" vs America "nao-vale-um-chavo" !!

citação:Regressando ao tópico, aquilo que o autor quis desabafar é a habitual intolerância e muitas vezes ignorância quando se critica a America.

Essa mesma tb existe "do outro lado da barricada" ;)

citação:Quando aqui no Forum apareceu um video com entrevistas a americanos que não sabiam localizar no mapa uns países importantes, esse tópico encheu-se de coisas do género: "Só na America", "Os americanos são mesmo incultos", "É só burros na America", etc, etc. Sabes isso muito bem, pois se calhar até ajudaste também à festa

Resultado da tal exposição mediática a que estão sujeitos !

citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira
Dos 300 milhões, terem 5 milhões de génios é uma vantagem financeira..
Mas continuam com 295 milhões de eleitores pouco conscientes e muito facilmente manipulavéis.

E em que é que te baseaste para tais numeros ? Se o problema é os que votaram no Bush, que foram 62 milhões, não te esquecas que no Kerry votaram 59 milhões de americanos.

citação:Originalmente colocada por Paulo Oliveira
Cá existe uma consciência social activa e informada.

Como é que comparas essa suposta falta de consciência com o facto de Salazar estar à frente da votação para o melhor português, ou por exemplo onde encaixas nessa tua ideia os 5 milhões e meio de votos (18%) que teve Jean-Marie Le Pen nas presidenciais francesas de 2002 ?

Tudo isto é muito relativo e complexo. E eu no meu post tentei mostrar como as habituais generalizações são estupidas ou mesmo ignorantes.

Aquilo que se diz e escreve tantas vezes de forma tão negativa sobre a America é impressionante. Choca-me muitas e muitas vezes. Por isso me estou agora a dar ao trabalho de escrever.

Quando foi o furacão Katrina houve pessoas que chegaram a chamar aquilo um genocídio racial. Ainda ontem ou anteontem falei num tópico sobre o Katrina. Foi uma terrivel tempestade com uma dimensão inimaginável. Em Portugal se chove intensamente durante umas horas já é o caos. No Katrina morreram 1800 pessoas. Mas em França, em 2003, em Agosto morreram 14 mil pessoas sozinhas em casa por causa duma onda de calor, a maioria idosos esquecidos pelas familias, e não porque algum cataclismo como o Katrina se tenha abatido sobre a França. Morreram silenciosamente, sem espalhafato mediático, sem milhões de reporteres histéricos a gritar sobre o colapso da poderosa nação americana.

Outro exemplo, é frequente por exemplo dizerem que a América é racista. Claro que há muito racismo na América. Como cá, e em todo o lado. Mas haverá algum país no mundo onde os negros tenham tantas oportunidades de serem alguém importante ? Há algum país do mundo onde tantos negros são senadores, grandes médicos, brilhantes advogados, cientistas e gestores de sucesso? Não há!

E ao que tudo indica a probalidade de terem um próximo presidente negro é enorme. Em Portugal há algum deputado negro por exemplo?

citação:Originalmente colocada por Duro

Pronto, já está desvirtuado...

Era vassalagem que pretendia, parabéns pela conclusão Duro.

Deixa-me voltar ao topico dos "mastronços" que se intoxicam com água.

deixa ver se eu percebi bem a sequencia de acontecimentos.

criaste um tópico para a malta falar mal do Bush. É uma ideia como outra qualquer.

A seguir vieram uns users fazer exactamente isso

A seguir vieste tu "contrariar" essas pessoas.

A ideia que fica é que apesar de isto ser o "playground" continuas a nao lidar muito bem com as criticas ao Bush ou a americanos em geral e no fundo a mensagem subliminar que passa é que "vou abrir aqui um espaço para os tontinhos se divertirem e pelo caminho chamo-os de otários, indirectamente, porque têm uma opiniao diferente da minha"

É a minha leitura, pode estar errada, mas enfim.

Quanto à vassalagem, é evidente que nao era vassalagem em relaçao a ti mas sim às "politiquices" sejam de um lado ou de outro, neste caso especifico é de um lado [}:)].

"A seguir vieste tu "contrariar" essas pessoas."
Não era de esperar outra coisa vindo de quem vem.

Bem vindo FGO!

É bom saber que continua a ler apenas o que lhe interessa :)

Mais uma vez um juízo errado da minha pessoa.
Sobre os states, interessa-me muita coisa, não só me desinteressa como repudio é as políticas externas do “amigo" Bush.

Nos últimos 50 anos, os EUA têm feito ENORMES contribuições positivas para a humanidade. Agora mesmo, você está provavelmente a usar um computador (invenção EUA) com um processador Americano, num sistema operativo Americano, usando a Internet (invenção Americana).

Muitas das coisas estúpidas que se lêem e vêem sobre a América derivam de um anti-Americanismo primário e arbitrário. Os próprios Americanos também têm alguma culpa no florescimento destes sentimentos, pois por vezes as suas intervenções político/militares externas são... insensatas, para não usar um adjectivo mais forte.

Voltar
Superior