Bush, o tópico...

Por vezes penso que tudo isto só pode ter como objectivo a manutenção do clima de guerra fria e controlo da região petrolífera. Se o Irão for bombardeado com armas nucleares e rebentar um conflito nuclear não existirão condições para se viver no Médio-Oriente logo Israel iria deixar de existir como nação.

Não será somente no Medio Oriente e muito menos só Israel :(

Médio Oriente e resto do planeta, pois seriam activados de imediato todos os acordos e pactos de defesa com terceiros dos países envolvidos no conflito.

Médio Oriente e resto do planeta, pois seriam activados de imediato todos os acordos e pactos de defesa com terceiros dos países envolvidos no conflito.

Não é só isso.
Assim que fosse detectado um lancamento de um missil nuclear, todos os paises dentro do seu alcance responderiam prontamente mesmo antes de saber para quem o missil era dirigido.
Éra uma reacção em cadeia.

Não é só isso.
Assim que fosse detectado um lancamento de um missil nuclear, todos os paises dentro do seu alcance responderiam prontamente mesmo antes de saber para quem o missil era dirigido.
Éra uma reacção em cadeia.

Prontamente não diria mas haveria um curtíssimo espaço de tempo onde seriam calculadas as coordenadas de entrada do míssil e aí poderia haver retaliação pelo ditos acordos de cooperação militar mesmo que este não entrasse no seu espaço aéreo.

Prontamente não diria mas haveria um curtíssimo espaço de tempo onde seriam calculadas as coordenadas de entrada do míssil e aí poderia haver retaliação pelo ditos acordos de cooperação militar mesmo que este não entrasse no seu espaço aéreo.

O tempo estimado para impacto num missil de curto alcance é muito pequeno pelo que duvido que alguem ficasse a ver para aonde ia.
Alem disso tens ainda de contar com o tempo de armar de um missil para lançamento em resposta.
Por exemplo, um missil lançado dos EUA leva 30 minutos a atingir a Russia.
Agora quanto tempo leva um missil de curto/medio alcance a atingir o seu alvo?

Por vezes penso que tudo isto só pode ter como objectivo a manutenção do clima de guerra fria e controlo da região petrolífera.

Todos os conflitos e este não é execepção tem valores económicos como factor de principal de avanço ou recuo.

Neste caso concreto além do dito petróleo ainda existe um outro recurso bastante cobiçado na área que é o controlo dos recursos hídricos.

O tempo estimado para impacto num missil de curto alcance é muito pequeno pelo que duvido que alguem ficasse a ver para aonde ia.
Alem disso tens ainda de contar com o tempo de armar de um missil para lançamento em resposta.
Por exemplo, um missil lançado dos EUA leva 30 minutos a atingir a Russia.
Agora quanto tempo leva um missil de curto/medio alcance a atingir o seu alvo?

Existem mecanismos de prevenção e controlo que tratam desses assuntos, não acredito que a resposta fosse automática.

Já vi este filme...

Movimento mais recente: Washington arma grupos "dissidentes e separatistas"
Artigo completo

O ISI canalizou o envio de armas e capital a um grupo dissidente balúchi já estabelecido, o Jundullah, que causou alto número de baixas em uma série de ataques contra unidades da Guarda Revolucionária Iraniana, ocorridos em Zahedan e áreas do sudeste iraniano em 2006 e 2007. Os EUA não tentaram esconder seu apoio ao Jundullah. Em 2 de abril de 2007, o programa Voz da América entrevistou o líder da milícia, Abdulmalek Rigi, apresentando-o como “líder do movimento de resistência popular no Irã”. (Terroristas!?!? )

Como autor de um livro sobre os balúchis [2], tenho muitos contatos com esse povo, e, em recente encontro em Dubai, alguns dos meus conhecidos apresentaram diversos fatos que comprovam a ligação de Rigi com o ISI. Correspondentes da rede de televisão norte-americana ABC, em reportagem no território paquistanês, informaram que “fontes da inteligência dos EUA e do Paquistão reconheceram o apoio do ISI ao Jundullah” [3]. (não deu para esconder... né!?)

De sua parte, o Mossad possui contatos há cinco décadas nas áreas curdas do Irã e do Iraque. E, durante o reinado do xá Reza Pahlevi, utilizou seus agentes no Irã para desestabilizar os territórios curdos iraquianos. Considerando-se tal cenário, é possível acreditar nas informações de Seymour Hersh, de que o Mossad oferece “equipamento e treinamento” ao grupo curdo do Irã Pejak [4] – mesmo que o Pejak esteja ligado ao grupo curdo da Turquia PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), rotulado por Washington e Ancara como organização terrorista. Jon Lee Anderson entrevistou uma antiga autoridade curda do Iraque, que disse que o Pejak opera a partir de bases no Curdistão iraquiano, e realiza ataques no Irã com o “apoio secreto dos EUA” [5]. (A politica divisionista norteamericana para o Mundo como estrategia de expanssão hegemonica já não é segredo...)

Em termos econômicos, a mais importante ameaça latente contra Teerã é a província sudoeste do Khuzestão, responsável por 80% da produção petrolífera do país. (xeque mate...) Os xiitas árabes do Khuzestão têm a mesma identidade étnica e religiosa dos xiitas árabes da bacia de Shatt-al-Arab no Iraque, e sua capital, Ahwaz, está a apenas 120 quilômetros a leste de Basra, onde as forças britânicas no Iraque estão aquarteladas. Considerando-se a história, não é surpreendente que Teerã acuse a Grã-Bretanha de usar Basra como base de inteligência para disseminar o descontentamento no Khuzestão. Com o apoio das forças e dos interesses britânicos em relação ao petróleo, os príncipes árabes do Khuzestão separaram-se da Pérsia, em 1897, e estabeleceram um protetorado controlado pela Grã-Britânica (o Arabistão), que a Pérsia reconquistou somente em 1925. Segundo acusações de grupos separatistas, embora a maior parte da receita petrolífera do Irã seja produzida no Khuzestão, Teerã rejeita oferecer uma participação em recursos para o desenvolvimento econômico à província. Até o momento, as facções separatistas (terroristas???)não criaram uma força militar unificada, como o Jundullah do Baluchistão, e não há evidências de ajudas estrangeiras. No entanto, essas mesmas facções ensaiam, periodicamente, ataques a instalações de segurança do governo e bombardeiam unidades de produção de petróleo. Muitas, ainda, transmitem propaganda política em árabe a partir de pontos no exterior que não são claramente identificados. (Os tipos da ONU andam a dormir... Afinal são pago$ para que?...)

eu li umas coisas e deixem ver se a minha conclusão é boa

todos temos o direito a ter a bomba nuclear( ffoi dito que todos temos direito as coisas)

correcto

depois alguem falou em arma
e foi dito que temos direito mas temos de ter licença, ou seja de certa maneira é um direito, mas restringido, porque ser conviniente a alguem

então a conclusão é o irão pode ter a bomba nuclear mas tem de ter licença, ou seja esta restringido devido a conviniencia de alguem( segurança mundial)

Começam os empurrões, Irão deixa o dólar americano.

Começam os empurrões, Irão deixa o dólar americano.

Os empurrões começam. Saddam Hussein alegadamente tencionava mudar as reservas de dólar para euro e por consequência ditaria o fim dos petro-dólares para "petro-euros". A invasão deu-se e a ameaça nunca se concretizou.

Mas o Irão descontinuou o dólar americano e parece estar disposto a usar essa arma contra os EUA.

O Banco Central do Irão diz que o processo de conversão das reservas de dólares do país, para outra moeda estrangeira, foi completada.

O processo de diversificação das reservas iranianas de moeda estrangeira, transformando as reservas em dólares noutra moeda, estará praticamente completa. A agência noticiosa Fars citou o Presidente do Banco Central do Irão, numa declaração à publicação americana, The Emerging Market.

Acrescenta que o procedimento foi tomado da melhor maneira possível e atingiu os melhores resultados. Peritos acreditam que o Irão beneficiou bastante ao adoptar estas medidas devido
à queda acentuada do dólar americano.
Outros países afirmam estar dispostos a tomar medidas semelhantes pelas mesmas razões. Os estados do Golfo Pérsico retêm, em princípio, 30% das suas reservas de moeda estrangeira noutras moedas que não o dólar.

Bush Vetou Lei que incluia Portugues como segunda lingua...

Bush Vetou Lei que incluia Portugues como segunda lingua...

Tal e qual o que está no titulo...
Nem mais nem menos... e ainda disse....
A oposição devia começar a apresentar propostas de lei serias...

Claro que se fosse para fazer mais uns misseis...

bem, do Sr George Warlord Bush já nada me surpreende, coitado ... eu também não concordava com a aplicação da língua de um País que não existe, Portugal? isso é o quê? Uma cidade de Espanha?

É essa aquela bill em que iam criar escolas de navegação em catamarans, prisões museus e outras coisas "giras" e que ia custar 10 mil milhões de dólares a mais do que a outra proposta?

Mas vocês andam a tomar alguma medicação? :confused:

E qual é mesmo a segunda língua mais falada nos EUA? Português?

Já ultrapassamos o:

Espanhol?
Chinês?
Francês?
Alemão?
Tagalo?
Vietnamita?
Italiano?
Coreano?
Russo?
Polaco?
Árabe?

:confused:

E agora o burro fui eu, que pensava que vocês sabiam que o português é apenas a 13ª língua mais falada nos Estados Unidos.

Enfim. Toda a informação à distância dum clique e os ceguetas de sempre a comer a palha do costume.

Há coisas tristes não há?

É essa aquela bill em que iam criar escolas de navegação em catamarans, prisões museus e outras coisas "giras" e que ia custar 10 mil milhões de dólares a mais do que a outra proposta?

Já ultrapassamos o:

Espanhol?
Chinês?
Francês?
Alemão?
Tagalo?
Vietnamita?
Italiano?
Coreano?
Russo?
Polaco?
Árabe?

E agora o burro fui eu, que pensava que vocês sabiam que o português é apenas a 13ª língua mais falada nos Estados Unidos.

Enfim. Toda a informação à distância dum clique e os ceguetas de sempre a comer a palha do costume.

Eu cá tenho uma ideia da razão pela qual nomearam o português para esse programa, mas enfim...

Não vou defender o pacote legislativo porque não o conheço.

Mas o gajo não deixa de ser uma grande BESTA. [:D]

Já ultrapassamos o:

Espanhol?
Chinês?
Francês?
Alemão?
Tagalo?
Vietnamita?
Italiano?
Coreano?
Russo?
Polaco?
Árabe?

Triste é o dinheiro que ele gasta numa coisa chamada guerra...

Voltar
Superior