Bush, o tópico...

Eu vetaria também, ora essa... desde quando a comunidade portuguesa e brasileira são tão expressivas? Com os Mexicanos a invadir os EUA o mais lógico é mesmo ser o Espanhol a língua oficial... digo... o Inglês língua oficial e o Espanhol como segunda língua! [:D]

Agora há um pormenor que me está a escapar, a aprendizagem da língua era de forma facultativa, quem queria escolhia como segunda língua, ou era obrigatória?

Eu percebi que era de forma facultativa, mas há aqui quem fale de forma a que fosse obrigatória. Ou percebi mal?

Ingles
Espanhol
e depois TALVEZ portugues.... mas penso que devem existir mais italianos lá do que brasileiros/portugueses/angolanos etc etc.

Tambem convem sermos racionais de x em x.

Eu sei que é fugir um pouco ao tópico mas cá em Portugal também deviam mudar o ensino de linguas estrangeiras, o Inglês tem de ser ensinado por ser a lingua "oficial" mundial e deveria ser ensinado Espanhol (Castelhano) eles estão mesmo aqui ao lado.

Quando andei na escola estudei Inglês e Francês também havia Alemão(sempre tive 1 a Francês pois não gostava daquilo) se tivessem Espanhol estava lá e como são linguas muito parecidas não deve ser de dificil aprendizagem.

No ultimo domingo deu na SIC uma reportagem que em Espanha (Extremadura) estavam a ensinar Portugês porque não o mesmo por cá?

Eu sei que é fugir um pouco ao tópico mas cá em Portugal também deviam mudar o ensino de linguas estrangeiras, o Inglês tem de ser ensinado por ser a lingua "oficial" mundial e deveria ser ensinado Espanhol (Castelhano) eles estão mesmo aqui ao lado.

Quando andei na escola estudei Inglês e Francês também havia Alemão(sempre tive 1 a Francês pois não gostava daquilo) se tivessem Espanhol estava lá e como são linguas muito parecidas não deve ser de dificil aprendizagem.

No ultimo domingo deu na SIC uma reportagem que em Espanha (Extremadura) estavam a ensinar Portugês porque não o mesmo por cá?

Acho que já é possível ter-se espanhol em vez de francês no básico. (pena que na minha altura ainda não houvesse... detestei ter francês).

Como segunda lingiua oficial no ensino nos EUA só faz sentido que seja o espanhol, ou castelhano para os puristas, e de facto já é em muitos estados.
Há zonas no estado da Califórnia em que se fala muito mais o espanhol do que o inglês. Aliás, há cidadezecas em que não é minimamente preciso saber falar inglês para viver. Está tudo em espanhol.

Epá...sinceramente também não percebo esta lei...

Segundo acho que seja, nos EUA são maioria de americanos, hispânicos em 2º lugar, chineses e afins no 3º lugar and so on.....

Há muitos portugueses mas daí a ser a 2ª língua ensinada na escola.....:confused:

Desta vez acho que ele esteve bem...o que é raro, mas esteve. :)

Mas isto é só a minha opinião...[;)]

Exactamente, Bruno :)

Vá lá, é que há gente que parece não saber separar as coisas e só porque é o Bush que o faz, 'tá errado à partida e lá tem que dizer mal :sh)

Pois permitam-me discordar.

O Bush comparou o ensino da língua portuguesa nas escolas dos EUA como um investimento tão ignóbil quanto o investimento numa escola naval a bordo de um catamarã ou num museu prisão.

Aliás, estes foram referidos em primeiro lugar e só em último o ensino da língua portuguesa.

Aqui não está em causa o ensino do português como língua secundária. Está em causa dotar as escolas dos EUA de ferramentas e pessoal qualificado para, mediante opção do aluno, receber o ensino da língua portuguesa.

Seria o mesmo que em Portugal, dotar todas as escolas públicas, atendendo à diferença de escalas, de meios para ensinar, por exemplo, italiano ou mandarim e comparar essa medida à construção de um museu prisão.

Caso não saibam, o português é o 6º idioma mais falado no mundo. Comparar o investimento no ensino de português a um museu prisão parece-me insultuoso.

Por outro lado, se formos pela vossa teoria, quantos franceses é que moram em Portugal para que essa possa ser uma das línguas estrangeiras de ensino obrigatório na escola?
Por essa ordem de ideias deveríamos estar a ensinar na escola o crioulo e o espanhol/castelhano, sabiam?

Porque é que acham que quando se ensina inglês na escola não se ensina apenas a língua mas também as bases da cultura inglesa? É tudo uma questão de presença. E é disso que se trata, da presença da cultura portuguesa no mundo. Os ingleses souberam-no fazer e nós achamos natural que o ensino da nossa língua noutros países seja equiparado a um museu prisão.

Eu vi a notícia e o sr. Bush, do qual não gosto, esteve muito bem.

É patético o modo como as pessoas vêm defender causas que não conhecem.

Em primeiro lugar, os USA têm um problema com a língua oficial.

Daí, não poderem falar de uma 2ª língua.

Que em certos estados, como a Flórida se assume como um pesadelo.

Agora, o português?

Não há dúvida que o mundo anda insano. Mas há pessoas que abusam. [:D]

mas ca tambem ha espanhol!!, a minha irma tem ingles e espanhol, e noa ingles e frances![;)]

A língua portuguesa, com mais de 210 milhões de falantes nativos, é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Idioma oficial de Portugal e do Brasil, e idioma oficial, em conjunto com outros idiomas, de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, sendo falada na antiga Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli), além de ter também estatuto oficial na União Europeia, no Mercosul e na União Africana. A situação da Galiza e do galego em relação ao português é controversa. De um ponto de vista político e, portanto, oficial, o galego é uma língua porque assim o determinam os organismos de Estado espanhol e da Região Autónoma da Galiza, com legitimidade democrática. De um ponto de vista científico, a ideia de que o galego é uma variedade dialectal da língua portuguesa reúne hoje um vasto consenso, sendo estudado a par com as restantes variedades do português nas universidades e centros de investigação linguística. Ver o artigo Língua galega.
A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estado conhecido atualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialetos e subdialetos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu). No momento actual, o português é a única língua do mundo ocidental falada por mais de cem milhões de pessoas com duas ortografias oficiais (note-se que línguas como o inglês têm diferenças de ortografia pontuais mas não ortografias oficiais divergentes), situação a que o Acordo Ortográfico de 1990 pretende pôr cobro.
Segundo um levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, a língua portuguesa tem, atualmente, cerca de 356 mil unidades lexicais. Essas unidades estão dicionarizadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa .
O português é conhecido como A língua de Camões (por causa de Luís de Camões, autor de Os Lusíadas), A última flor do Lácio, expressão usada no soneto Língua Portuguesa de Olavo Bilac ou ainda A doce língua por Miguel de Cervantes.
Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde a costa Africana até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas. Como resultado dessa expansão, o português é agora língua oficial de oito países independentes além de Portugal, e é largamente falado ou estudado como segunda língua noutros. Há, ainda, cerca de vinte línguas crioulas de base portuguesa. É uma importante língua minoritária em Andorra, Luxemburgo, Namíbia, Suíça e África do Sul. Encontram-se, também, numerosas comunidades de emigrantes, em várias cidades em todo o mundo, onde se fala o português como Paris na França; Toronto, Hamilton, Montreal e Gatineau no Canadá; Boston, New Jersey e Miami nos EUA e Nagoya e Hamamatsu no Japão.
Tenho dito...

Eu vi a notícia e o sr. Bush, do qual não gosto, esteve muito bem.

É patético o modo como as pessoas vêm defender causas que não conhecem.

Em primeiro lugar, os USA têm um problema com a língua oficial.

Daí, não poderem falar de uma 2ª língua.

Que em certos estados, como a Flórida se assume como um pesadelo.

Agora, o português?

Não há dúvida que o mundo anda insano. Mas há pessoas que abusam. [:D]
Sim, o Bush tem dado um "bom contributo" nesse sentido... [s)]

Voltar
Superior